09/06/18

Aconteceu a 09 Junho 1968

Neste dia, o FC Porto recebia o Benfica na segunda mão da meia-final da Taça de Portugal. Djalma tinha sido a figura no empate a dois no primeiro jogo e voltava a brilhar uma semana depois. O avançado brasileiro bisou na Luz e repetiu a dose nas Antas, abrindo o caminho a uma vitória que ainda teve o carimbo de Pavão, já perto do final (3-0). Vale a pena ver os três golos, que permitiram marcar encontro com o Vitória de Setúbal no Jamor, onde, oito dias depois, a equipa treinada por José Maria Pedroto venceria por 2-1 e levantaria a tão almejada Taça. Foi o primeiro e único troféu conquistado durante daquele maldito e irrepetível jejum de 19 anos do título de campeão nacional.

Dragões Diário 09-06-2018

Nem João P., nem J. Pedro. João Pedro é o nome que vai aparecer na camisola do primeiro reforço do FC Porto para a nova temporada. Em homenagem ao avô, João, e ao pai, Pedro. Fã de Maicon, Cafu e Roberto Carlos, define-se como um lateral ofensivo, à imagem daqueles que tem como referências, mas consciente de que a primeira missão é defender. O antigo jogador do Palmeiras apresentou-se aos adeptos numa entrevista ao site do clube e ao Porto Canal em que se assume determinado a justificar a aposta: Espero crescer muito com Sérgio Conceição e quero aprender bastante com ele. Sou uma pessoa que ao longo da carreira sempre procurou aprender o máximo para dar o melhor e ajudar a equipa.

João Pedro já conheceu o Estádio do Dragão, mas só deverá pisar o relvado no sábado 28 de julho, dia em que o plantel principal se apresentará aos sócios e adeptos. A bola só vai rolar depois, no jogo com o Newcastle, com apito inicial marcado para as 19h30, conforme foi ontem anunciado.

Há um ano e um dia, Sérgio Conceição era apresentado como treinador do FC Porto. O clube recordou o momento nas redes sociais num vídeo, em que Sérgio profere estas premonitórias palavras no dia em que regressou a casa: Estou convencido de que, em maio, eu e os portistas vamos estar felizes. No Twitter, o antigo número sete também assinalou a data em que iniciou a mais bonita e desafiante etapa desta segunda vida no futebol. E ainda deu o mote para 2018/19: Antevejo mais uma época de luta e desafio, mas sempre com o mesmo espírito de entrega e trabalho rigoroso. Força Porto.

Logo à noite (21h30), em Oliveira de Azeméis, começa-se a decidir o próximo campeão nacional de basquetebol: o FC Porto defronta a Oliveirense, o vencedor da fase regular da Liga e que esta temporada ainda está invicta nos jogos com os portistas. Moncho López desvaloriza o passado, prefere concentrar-se no presente e no futuro, que se pretende vitorioso: Acredito que as duas equipas estão muito motivadas para lutar pelo título, mas na motivação e na ambição de vencer não nos podem ganhar. Vamos com a máxima ambição para conseguir o título, garantiu o treinador na antevisão dos dois primeiros jogos da final que terão transmissão na FPB TV e em A BOLA TV.

Antes, ao início da tarde, no Dragão Caixa, a equipa de hóquei em patins recebe o Infante de Sagres na última jornada do campeonato. O Porto Canal vai lá estar para lhe mostrar tudo a partir das 18h00.

A Taça da Europa de Clubes de bilhar às três tabelas entra hoje na fase decisiva e o FC Porto entra em cena para começar a defesa do título, que poderá acompanhar no Porto Canal.

No futebol de formação, os Sub-17 jogam amanhã, às 11h, no reduto do Sporting de Braga, prontos para a atacar o primeiro lugar do campeonato, a penas um ponto de distância. À mesma hora, mas no Olival, os Sub-15 também têm como adversário os arsenalistas e apontam a uma vitória no adeus oficial à temporada.

07/06/18

Aconteceu a 07 Junho 1999

Este será sempre um dia triste para o hóquei em patins do FC Porto e português. Era notícia o desaparecimento de António Livramento, considerado por muitos como um dos melhores executantes da modalidade de todos os tempos. Como jogador, Livramento passou por Sporting, Benfica, Lodi, Banco Pinto & Sotto Mayor e pelo Monza, destacando-se também ao serviço da selecção portuguesa, camisola com a qual conquistou três Campeonatos do Mundo e sete Campeonatos da Europa. No momento em que uma trombose lhe tirou a vida desempenhava a função de treinador principal do FC Porto, tendo-se despedido com a conquista do campeonato e da Taça de Portugal (1998/89). Ainda em vida foi homenageado com a atribuição do seu nome à Supertaça, competição em que os Dragões são recordistas de vitórias (21).

Dragões Diário 07-06-2018

Foi na negra e após prolongamento, mas a nossa equipa de basquetebol deixou para trás o Benfica e reservou um lugar na final dos Playoffs da Liga Portuguesa. No jogo 5, no Pavilhão da Luz, os comandados de Moncho López venceram por 90-96, depois de uma igualdade a 80 no final dos quatro períodos. No fim do partida, o técnico espanhol era, claro está, um homem feliz. Feliz por poder jogar a final, que era um objetivo do grupo, e também porque vê a sua equipa muito bem psicologicamente. O adversário na final, já se sabia, é a Oliveirense.

Diogo Bessa, futebolista actualmente da formação de Sub-19, renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 30 de junho de 2021. O lateral esquerdo, de 19 anos, está no clube desde os 11, tendo na última temporada realizado 33 jogos e marcado três golos.

Começou ontem na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão a 60ª edição da Taça da Europa de Clubes de Bilhar às três tabelas. O primeiro dia de qualificações foi repleto de acção.

O período de captações da Dragon Force de Marco de Canaveses está a chegar. Destinadas a crianças nascidas entre 2002 e 2012, as acções decorrerão em quatro dias: 16 e 23 de junho e 7 e 21 de julho, entre as 10h e as 12h.

04/06/18

Aconteceu a 04 Junho 1948

Neste dia, Vítor Guilhar terminava a carreira de futebolista. Natural de São Tomé e Príncipe, começou por jogar como extremo esquerdo e foi assim que chegou ao FC Porto com 23 anos. Estreou-se num clássico frente ao Sporting, a 31 de janeiro de 1937, impôs-se no onze e foi o extremo mais utilizado na Liga. Na época seguinte, jogou no Boavista, mas regressaria à Constituição em 1938/39. O treinador Mihaly Siska viu nele um defesa. Dotado de uma estatura invulgar, destacava-se pelo jogo aéreo e pelo pontapé longo, Guilhar agarrou o lugar. No total, fez 265 jogos, foi capitão em mais de 100, marcou 11 golos, ganhou nove títulos, foi um dos primeiros bicampeões nacionais do clube e somou duas internacionalizações pela seleção portuguesa.

Dragões Diário 04-06-2018

Faltam exactas quatro semanas até chegarmos à segunda-feira de 2 de Julho, a data marcada para a equipa principal do FC Porto regressar ao Centro de Treinos do Olival e dar início aos trabalhos da pré-temporada 2018/19. Duas semanas depois, há um estágio de nove dias no Algarve, antes do jogo de apresentação do plantel aos sócios e adeptos. A nova época arranca oficialmente a 4 de Agosto, com a Supertaça. A primeira jornada da Liga está agendada para o fim de semana seguinte.

Chidozie também vai à Rússia. O central de 21 anos, que em 2017/18 esteve cedido por empréstimo aos franceses do Nantes, tem lugar garantido nos convocados da Nigéria e junta-se a Maxi Pereira no lote de portistas com presença confirmada no Mundial. Hoje é a vez de o seleccionador do México anunciar a lista final dos 23 jogadores eleitos para participar na competição.

Em basquetebol, o FC Porto derrotou o Benfica (91-74) e adiou para a negra a sentença da meia-final da Liga, a ser conhecida na quarta-feira (21h00), na Luz. A equipa tomou conta do marcador do primeiro ao último minuto, foi lutadora, teve boa atitude e muita vontade de vencer, como referiu Moncho López: Tínhamos de ser mais inteligentes a defender e conseguimo-lo, pois tivemos uma atitude defensiva irrepreensível. Também estivemos muito bem no ataque, como demonstram as 25 assistências que fizemos, disse o treinador dos azuis e brancos, que ontem se sagraram bicampeões nacionais de Sub-18.

Foi uma vitória em toda a linha da W52-FC Porto no Grande Prémio JN, que chegou ontem ao fim: António Carvalho foi o grande vencedor da geral, ao terminar no terceiro lugar a última etapa, que foi conquistada pelo companheiro de equipa César Fonte. Os portistas lideraram também a classificação por equipas, na montanha e nas metas volantes e ainda seguraram o prémio da combatividade.

Os atletas da equipa de boccia do FC Porto subiram todos ao pódio do Campeonato Nacional de Pares e Equipas. Confira aqui todos os resultados.

No futebol de formação, os Sub-17 receberam e golearam o Sporting por 4-0. Os golos de Levi, Seco Sani, Fábio Silva e Rodrigo Valente garantiram os três pontos que permitem à equipa treinada por Mário Silva manter-se a apenas um do primeiro lugar, ocupado pelo Benfica, no início da segunda volta da fase final do campeonato.

Os Sub-15 também ganharam, mas fora de casa, à Académica de Santarém, por 2-0. João Magalhães e Martim Tavares assinaram os nomes na lista de marcadores do penúltimo jogo oficial de 2017/18.