27/04/18

Aconteceu a 27 Abril 1988

Neste dia, o Estádio das Antas era palco de um dos jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal. O FC Porto recebia e vencia o Espinho, por 3-1, com golos de André, Rui Barros e Celso. Seguiu-se no caminho o Boavista, o Benfica e depois o Vitória de Guimarães, derrotado por 1-0 na final. A equipa treinada por Tomislav Ivic, recém-sagrada campeã nacional, fechava com chave de ouro uma época notável: aos dois troféus nacionais juntou outros dois internacionais, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.


Dragões Diário 27-04-2018

Acabou de sair do forno, não cheira a tinta porque ainda não está nas bancas, mas a mais recente edição da Dragões já pode ser na versão digital. A vitória na Luz sobre o Benfica é o principal destaque do número 376 da revista que, como sempre, traz nas páginas muitos outros motivos de interesse: fomos a Inglaterra com o FC Porto B, viajámos até à Suécia para apresentar o novo treinador de andebol e ainda demos um salto a Itália para falar com o primeiro reforço da equipa de hóquei em patins para 2018/19; também espreitámos a história e fizemos contas aos (muitos) golos de Gomes. Não lhe falta leitura para os próximos dias.

No Olival, continua a ser preparado o jogo de domingo na Madeira, com o Marítimo, para o qual já estão disponíveis, em exclusivo para sócios, os bilhetes na Loja do Associado do Dragão. Sérgio Conceição marcou novo treino para esta manhã, às 11h, tal como aconteceu ontem, dia em que a Autoridade Antidopagem esteve de visita para realizar um controlo a todos os jogadores do plantel.

O FC Porto B também joga no domingo (16h00, Porto Canal), mas em casa, com o Sporting de Braga B, e tem no horizonte o regresso às vitórias na Segunda Liga. Um triunfo será importante para a nossa confiança e é por isso que vamos lutar. Eles têm necessidade de vencer o jogo, mas nós também queremos muito ganhar, garante o central Alan Bidi.

No futebol de formação, os Sub-19 têm clássico no Olival com o Sporting (16h, Porto Canal), em que o objetivo, apesar das dificuldades previstas, passa por somar os três pontos, à semelhança do que aconteceu em Alcochete, na primeira volta desta fase final do campeonato.

FC Porto Fidelidade e Valongo encontram-se no Dragão Caixa amanhã à tarde (18h, Porto Canal) para acertar as contas do calendário do campeonato de hóquei em patins. Rafa garante que a equipa está preparada para um jogo exigente e de alto nível, que se tornará mais fácil com o apoio dos adeptos: São muito importantes, dão-nos aquela força extra que precisamos em certos momentos. Fica aqui o convite para todos virem ao pavilhão e ajudarem-nos a vencer o Valongo.

É esta manhã, em Oviedo, que se dá o tiro de partida para a Volta às Astúrias, numa etapa, com 176 quilómetros, que ligará a capital do principado asturiano a Pola de Lena. A W52-FC Porto terá sete ciclistas a correr na prova.

O FC Porto e a Fundación Escuela de Formación Avanzada chegaram a acordo para a extensão do contrato que permite a permanência da Dragon Force em Bogotá, na Colômbia, por mais dez anos. A escola conta atualmente com cerca de 600 alunos inscritos.

23/04/18

Aconteceu a 23 Abril 1982

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse pela primeira vez como presidente, ou em que, em 2009, o Dragão Caixa abriu oficialmente as portas. Há nove anos, conta-nos a Revista Dragões, um intenso espetáculo de luzes, cor e magia de sobra assinalava a inauguração do sucessor do Pavilhão Américo de Sá, um projeto ambicioso e audacioso da autoria do arquiteto Manuel Salgado, o mesmo que desenhou o vizinho Estádio do Dragão. No discurso que encerrou a cerimónia, Pinto da Costa falou na concretização de mais um sonho azul e branco. Deus quis, o Homem sonhou e mais uma obra nasceu, 27 anos depois daquele dia em que o FC Porto começou a mudar. Hoje já são 36. Parabéns, Presidente.

Dragões Diário 23-04-2018

Preparem a voz, vistam a camisola, metam o cachecol ao pescoço, porque hoje é dia de Dragão. O FC Porto recebe o Vitória de Setúbal (20h00, Sport TV) com a missão de reocupar o lugar da Liga que tem sido seu por natureza e continuar na frente deste sprint final na corrida ao título, como disse Sérgio Conceição na conferência de imprensa, após ter orientado o último treino antes do jogo. Este é um campeonato em que se vai lutar até ao fim e o importante é estar um ponto à frente do segundo depois de todos esses obstáculos. Esperamos dificuldades, mas temos que nos focar nas nossas tarefas e assumir a responsabilidade de ganhar, sublinhou o treinador, que não dispensa a ajuda dos adeptos para serem uma parte importante do jogo e sejam parte da vitória.

O Mar Azul está a responder à chamada: já só restam 2.500 bilhetes para aquele que será o penúltimo jogo desta temporada no nosso estádio. Segue-se a viagem à Madeira, para defrontar o Marítimo, no próximo domingo (18h), depois a receção ao Feirense, a 6 de maio (20h15), e, por fim, a deslocação a Guimarães para jogar com o Vitória, agendada para 12 ou 13 de maio.

O Dragão Caixa assistiu ontem a um grande jogo de basquetebol e a uma boa vitória do FC Porto sobre o Benfica (98-85). O domínio pertenceu por inteiro aos azuis e brancos, que só não lideraram o marcador durante pouco menos de um minuto e chegaram a ter uma vantagem de 24 pontos. Sasa Borovnjak foi o MVP (com 32 pontos, sete ressaltos e 1 assistência), mas Will Sheehey (19 pontos) e Pedro Pinto (15 pontos e 6 assistências) também estiveram em destaque do lado da equipa de Moncho López.

O treinador aplaudiu a exibição, sobretudo na primeira parte, e o grande trabalho defensivo, que acabou por favorecer o ataque. Foi uma demonstração de energia da nossa parte, defendeu, em declarações ao Porto Canal, aproveitando a ocasião para anunciar e saudar a renovação do contrato de Will Sheehey por duas temporadas – Estamos a construir um futuro promissor, garantiu.

A Volta a Castela e Leão chegou ao fim e Raúl Alarcón foi o melhor da W52-FC Porto. A jogar em casa, o corredor de Valência terminou no 12.º lugar da geral, a pouco mais de um minuto do vencedor. No calendário segue-se agora a Volta às Astúrias, a correr-se entre sexta-feira e domingo.