29/01/08

Convocados para as Selecções

Bosingwa, Bruno Alves, Raul Meireles e Ricardo Quaresma são os quatro representantes do F.C. Porto nos convocados da selecção nacional, tendo em vista o encontro amigável entre Portugal e Itália, agendado para 6 de Fevereiro, em Zurique, na Suíça.
Os quatro atletas portistas têm sido presença regular no lote de escolhas do seleccionador nacional, que volta a chamá-los para o encontro particular perante a actual campeã do Mundo, a Itália, a disputar em Zurique.
A partida insere-se na preparação da equipa nacional para o Euro2008, competição que decorre entre 7 e 29 de Junho, numa organização partilhada pela Áustria e Suíça.

O guarda-redes Ventura e o extremo Hélder Barbosa, atletas do principal plantel portista, foram chamados pelo seleccionador nacional de sub-21 para representar Portugal no Torneio Internacional do Vale do Tejo, prova que decorre nos próximos dias 5 e 6 de Fevereiro.
Os dois jogadores do F.C. Porto integram o lote de eleitos da equipa nacional portuguesa, que vai defrontar as congéneres da Escócia, da Ucrânia e da Suécia na competição de carácter particular, que se disputa nas localidades de Abrantes, Alcanena, Rio Maior e Cartaxo.

Formação: Resultados deste fim-de-semana

Sub17
Campeonato Nacional Juniores B
Feirense – FC Porto, 1-7

Sub 16
Campeonato Nacional Juniores B
Padroense – Pasteleira, 1-1

Sub 15
Campeonato Nacional Juniores C
Diogo Cão – FC Porto, 1-4

Sub 14
Campeonato Distrital Iniciados - 1ª Divisão
FC Porto – Srª Hora, 3-0

Campeonato Distrital Iniciados - 2ª Divisão
FC Porto – Progresso, 8-0

Sub 13
Campeonato Distrital Infantis – 1º Divisão
OL. Douro – FC Porto, 0-11

Campeonato Distrital Infantis – 2ª Divisão – Série 02
Candal – FC Porto, 0-1

Campeonato Distrital Infantis - 2ª Divisão – Série 03
FC Porto – Castelo Maia, 3-1

Sub 11
Campeonato Distrital Escolas (Fut. 11)
Varzim – FC Porto, 1-3

Campeonato Distrital Escolas –Série 2 (F7)
FC Porto – Salgueiros, 10-0

Campeonato Distrital Escolas –Série 4 (F7)
P. Ferreira – FC Porto, 2-2

"Afinal houve outro clássico" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

No país do faz de conta, lugar imaginário em que só existe um canal de televisão, a RTP Memória, vivem-se dias de enorme satisfação. A alegria não advém tanto do que o Sporting fez ao FC Porto, mas mais do que o Sporting deu também ao Benfica: a hipótese de voltar a sonhar, possibilidade que serve às mil maravilhas a quem necessita de esquecer a realidade. É exactamente de sonhos que se trata, sendo que neste caso dos vividos por Sporting e Benfica dá-se a particularidade de serem "sonhos de autor". Ao que parece jogaram-se dois clássicos na noite de domingo: o que deu a cores na Sport TV, dominado por um FC Porto a quem apenas faltou um Lucho de pontaria calibrada; e o que terá sido transmitido em circuito fechado e no qual a sorte foi elevada a modelo de jogo. Lê-se, ouve-se e fica-se com dúvidas de que o primeiro clássico existiu. Nesta realidade paralela habitam as aspirações dos rivais do FC Porto. Não apenas neste campeonato, mas em muitos campeonatos do passado, os suficientes para sustentarem a tese de que alguns andam a enganar a Segunda Circular, fazendo-a acreditar que assiste ao melhor e ao mais bem sucedido futebol de Portugal. Se o País fosse assim tão rural não haveria quem suspeitasse, nem uma alma mal informada que duvidasse que Rui Patrício come argentinos ao pequeno-almoço, que Lucho não jogou nada, que Miguel Veloso guardou o "El Comandante" num bolso ou que Lisandro só por sorte tem 13 golos à 17ª jornada. Só o Sporting não tem sorte. É tudo eficácia. E tudo isto leu-se em jornais.

Serviço público - Antena 1
Ao cuidado do Provedor do Ouvinte da RDP: a duas horas do clássico de domingo a Antena 1 anunciou "para breve" declarações de uma figura típica do FC Porto. Pensei em antigos jogadores, dirigentes e adeptos mais ou menos ferrenhos. Acabei a ouvir mais de um minuto de Fernando, o Emplastro. Há ainda quem lhe chame serviço público?