03/08/19

Aconteceu a 03 Agosto 1930

Neste dia, Eduardo Dumont Villares foi pela primeira vez eleito presidente do FC Porto. Antigo praticante de futebol, atletismo e natação no clube, tendo mesmo integrado o onze do primeiro encontro internacional da história do futebol português (FC Porto-Fortuna de Vigo, em 1907), Dumont Villares presidiu ao FC Porto em 1930-1931 e 1934-1936. Foi sob a sua direção que os azuis e brancos conquistaram a primeira edição da Liga portuguesa, em 1934/35.

Dragões Diário 03-08-2019

Agustín Marchesín é argentino, mas chega do México para lutar por um lugar na baliza do FC Porto. Aos 31 anos, o guarda-redes atravessou o Atlântico com seis troféus no currículo e presenças regulares nas convocatórias da Argentina, e assinou contrato até 2023. Foi apresentado ontem e já treinou.

Com vontade de aproveitar esta oportunidade ao máximo, o novo camisola 32 confirma que chega com muita ambição e com os objectivos de triunfar no FC Porto e com o FC Porto. Nas primeiras palavras como jogador do clube, o guarda-redes demonstrou que tem tudo para vir a agradar muito aos portistas: um jogador tem de jogar como um adepto

Marche foi mesmo a grande novidade do treino de ontem, em que prosseguiu a preparação para o jogo de Krasnodar. Se não vai à Rússia, a primeira oportunidade para ver o FC Porto de 2019/20 em jogos oficiais em Portugal é daqui a uma semana, em Barcelos. Os bilhetes para esse encontro estão à venda na Loja do Associado.

Do Plaza Colonia do Uruguai chegou ontem o argentino Rodrigo Auzmendi. É avançado, tem 18 anos, mede 1,91m e vai reforçar, por empréstimo, a equipa campeã nacional e europeia de sub-19.

A camisola amarela mudou de dono na segunda etapa da Volta a Portugal, mas permanece na W52-FC Porto: Gustavo Veloso foi o terceiro na chegada a Loures e assumiu a liderança da competição. O azul e branco, de resto, continua a dominar a prova, que tem cinco ciclistas portistas nas dez primeiras posições. Para hoje, está agendada uma tirada com 194,1 quilómetros entre Santarém e Castelo Branco.

02/08/19

Aconteceu a 02 Agosto 1996

Neste dia, nos Estados Unidos, já madrugada do dia seguinte em Portugal, Fernanda Ribeiro conquistava a medalha de ouro dos 10.000 metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta, depois de um sprint impressionante que lhe permitiu ultrapassar a chinesa Wang Junxia e estabelecer um novo recorde olímpico. Entro na recta final a faltar 100 metros e decido que não tenho nada a perder. Achei que a ponta final me permitiria ganhar e lembro-me de ver o público levantar-se. Só há uma coisa de que não me lembro: como é que fui passar por dentro? Nunca passo, nunca faço isso, comentou mais tarde a atleta do FC Porto, que juntava o ouro olímpico aos títulos mundial e europeu.

Dragões Diário 02-08-2019

Depois de um dia de folga, Sérgio Conceição e o plantel do FC Porto regressam esta tarde ao Olival. Na contagem decrescente para a deslocação à Rússia, a equipa retoma a preparação do jogo com o Krasnodar, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, com treino marcado para as 17h.

Samuel Caldeira manteve a camisola amarela ao final do segundo dia de prova na Volta a Portugal, apesar de se ter visto envolvido numa queda colectiva a dois quilómetros da meta que o impediu de disputar a chegada a Leiria ao sprint, ganho pelo italiano Davide Appolonio, da Amore & Vita. A etapa de hoje, a mais longa da Grandíssima, liga a Marinha Grande a Loures numa extensão de 198,5 quilómetros.

O golo de António Areia, marcado na segunda mão dos quartos de final da Taça EHF, foi eleito o melhor da época na competição. No Top 30 submetido a votação entraram ainda mais três golos de andebolistas do FC Porto: um de Fábio Magalhães, outro de Diogo Branquinho e mais outro de Areia. 

Tanner McGrew é a mais recente aquisição da nossa equipa de basquetebol. O poste norte-americano, que chega da G-League e dos Salt Lake City Stars, a segunda equipa dos Utah Jazz, vestiu a camisola dos Estados Unidos na qualificação para o Campeonato do Mundo e já ouviu dizer coisas muito boas sobre o FC Porto.

01/08/19

Aconteceu a 01 Agosto 1961

Neste dia, chegou ao Porto proveniente do Rio de Janeiro e do Vasco da Gama um dos mais importantes avançados azuis e brancos da década de 60: Azumir. Logo na época de estreia, foi o melhor marcador do campeonato, com 23 golos, a que juntou outros oito na Taça de Portugal. No total, em três épocas no FC Porto, participou em 64 jogos e marcou 57 golos.

Dragões Diário 01-08-2019

O plantel principal do FC Porto goza hoje de um dia de folga bem merecido. Ontem não só houve sessões de trabalho durante a manhã e a tarde como houve mesmo dois treinos com jogo: primeiro, o Sporting de Braga foi derrotado por 1-0; depois, o FC Porto B foi vencido por 6-2.

Azul e branco foram as cores dominantes logo no primeiro dia da Volta a Portugal. Samuel Caldeira foi o mais rápido no prólogo de Viseu e outros três ciclistas da W-52 FC Porto integram a lista dos dez primeiros classificados. Hoje realiza-se a primeira etapa em linha, com uma ligação de 174,7 quilómetros entre Miranda do Corvo e Leiria. 

Os campeões nacionais de hóquei em patins vão começar a defesa do título no Dragão Arena, frente ao Juventude de Viana, no segundo fim de semana de outubro, e terminá-la no mesmo local, em Maio, contra a Oliveirense. O sorteio da liga realizou-se ontem.

31/07/19

Aconteceu a 31 Julho 1939

Neste dia, a equipa de andebol de 11 do FC Porto foi recebida em êxtase por milhares de portistas que acorreram às imediações da estação de São Bento. Na véspera, os atletas azuis e brancos tinham batido o Sporting por 7-3, em Lisboa, e conquistado pela primeira vez o título nacional da modalidade.

Dragões Diário 31-07-2019

Está online mais uma edição da Dragões, desta vez com os reforços que chegaram este verão em destaque. Há lá, também, uma pitada de passado recente e outra de futuro próximo: neste número, poderá rever alguns dados sobre o estágio e a apresentação do FC Porto, da mesma forma que poderá conhecer melhor o Krasnodar, adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

As outras modalidades, como é habitual, também estão bem representadas na revista. Aproveite esta oportunidade para saber mais sobre as novas contratações das equipas de hóquei e de basquetebol e para recordar a excelência das organizações pelo FC Porto da Taça dos Clubes Campeões Europeus, da Taça do Mundo e da final six do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas. 

Antes de tudo isso, não deixe de ler mais um texto de Jorge Nuno Pinto da Costa, desta vez a evocar a memória de Paulo Nunes de Almeida, o recentemente falecido presidente do Conselho Fiscal do FC Porto, e a elogiar a seleção nacional de hóquei em patins, com alguns recados políticos pelo meio.

Falta precisamente uma semana para o FC Porto começar a disputar o acesso à Liga dos Campeões, em Krasnodar. A preparação para essa eliminatória prossegue a todo o gás, por isso ontem houve dose dupla de treinos no Olival.

Arranca hoje a 81ª edição da Volta a Portugal, o que significa que a W52-FC Porto começa esta tarde a corrida pelo tetra na mais importante competição do ciclismo nacional. A concretizar-se, será uma reedição do feito alcançado pelo clube entre 1959 e 1962 – neste último ano, o grande vencedor foi José Pacheco.

30/07/19

Aconteceu a 30 Julho 1983

Neste dia, o FC Porto conquistava o primeiro campeonato nacional de hóquei em patins, após vitória sobre o Benfica por 3-1. A equipa treinada por Vladimiro Brandão coroou como campeões os jogadores Domingos, Vale, Alves, Vítor Bruno, Vítor Hugo, David Reis, Gil e Castro.

Dragões Diário 30-07-2019

Ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival, onde o FC Porto continua a preparar o jogo com o Krasnodar, agendado para 7 de agosto (18h), na Rússia, referente à 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição orientou um treino vespertino, ainda com Diogo Costa e Loum a figurar no boletim clínico dos Dragões.

O FC Porto sagrou-se campeão nacional de boxe por equipas nos escalões de seniores masculinos e juniores femininos, numa competição que decorreu no passado fim de semana no Pavilhão Municipal Lisboa, no Casal Vistoso – Areeiro. Márcio Cardoso, Carlos Silva, Mário Guimarães, Pedro Ribeiro, Bruno Baduka e Márcio Gonçalves, no masculino, e Joana Gonçalves, no feminino, foram os Dragões campeões.

O arranque da FC Porto TV chegou a 108 países dos cinco Continentes. O primeiro dia de emissão do novo meio de comunicação do FC Porto, que contemplou a transmissão em directo do jogo entre o FC Porto e o Mónaco, foi um sucesso à escala planetária. A aplicação da FC Porto TV está disponível através da Google Play, em dispositivos Android, e através da App Store, em sistemas operativos iOS.

29/07/19

Aconteceu a 29 Julho 1974

Neste dia, Murça realizava os exames médicos necessários para a formalização de contrato que o ligaria ao FC Porto a partir de 1974/1975. Na imprensa do dia seguinte, era divulgada a primeira fotografia do futebolista com a camisola portista. Ao todo, vestiu de azul e branco 202 vezes e apontou seis golos, ajudando os Dragões a conquistar o campeonato e o bicampeonato entre 1977 e 1979, que fugiam há 19 e 39 anos, respectivamente.

Dragões Diário 29-07-2019

O FC Porto regressou aos trabalhos e ao Olival, após o encontro de apresentação para a temporada 2019/20. A equipa comandada por Sérgio Conceição arrancou ontem a preparação para o encontro frente ao Krasnodar, a contar para a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Champions, com duas baixas.

De Portugal para a Alemanha, o FC Porto Sofarma ficou em 5º lugar na Sparkassen Cup, uma competição de pré-temporada realizada em Estugarda, na Alemanha. Em três jogos ao longo de três dias, os Dragões de Magnus Andersson garantiram dois triunfos e deram boas indicações neste início de estágio, que contará com mais particulares até ao próximo domingo.

Terminou este sábado o Tour de Qinghai Lake, na China, que marcou a primeira aventura da W52-FC Porto nas estradas chinesas. Joaquim Silva foi o melhor classificado dos Dragões, numa prova em que os corredores azuis e brancos estiveram sempre acima dos 2000 metros de altitude.

28/07/19

Aconteceu a 28 Julho 1950

Neste dia, correu-se a terceira etapa da Volta a Portugal, entre Vila Real e Chaves, que terminou com o portista Dias dos Santos a envergar a camisola amarela. Até ao final da competição, o ciclista do FC Porto jamais perdeu a liderança, repetindo o triunfo que já tinha alcançado no ano anterior. Tornou-se, assim, o primeiro atleta da história do clube a vencer esta prova em duas ocasiões, um feito que só seria igualado 68 anos depois, na Volta de 2018, pelo espanhol Raúl Alarcón.

Dragões Diário 28-07-2019

Um penálti defendido por Benjamin Lecomte, uma bola de Fábio Silva na trave e outras boas oportunidades desperdiçadas impediram o FC Porto de alcançar um bom resultado no particular frente ao Mónaco, no jogo de apresentação aos sócios e adeptos. A equipa do campeonato francês foi mais eficaz e venceu por 1-0.

A infelicidade do resultado não ofusca os aspectos positivos de um dia que é sempre especial: o regresso dos portistas a casa, o reencontro do plantel com os adeptos, a primeira experiência dos reforços e dos mais novos no Dragão, a harmonia entre a equipa e o público. O estreante Fábio Silva testemunhou-os nas redes sociais.

Antes do encontro, houve a tradicional sessão de apresentação dos jogadores aos adeptos. Foram 30 os atletas chamados ao centro do terreno, enquanto eram anunciados os números que vão envergar nas camisolas em 2019/20.

A dez dias do primeiro jogo oficial da temporada, em Krasnodar, a equipa regressa hoje ao trabalho no Olival. O treino arranca já daqui a pouco, às 10h30.

Aos 15 anos, Gonçalo Santos, da Dragon Force, já é campeão nacional de sub-21 de bilhar às três tabelas. Na final, uma partida que confirmou a enorme valia da formação do FC Porto nesta modalidade, derrotou o colega de equipa Luís Pinto, que era o campeão em título.