16/08/25

Aconteceu a 16 Agosto 1953

Neste dia, num jogo com lotação esgotada, o FC Porto recebia o Sporting, vencia por uns esclarecedores 63-27 e sagrava-se Bicampeão Nacional de basquetebol. Foram os primeiros grandes títulos da história de uma modalidade com enorme tradição no Clube.

Dragões Diário 16-08-2025

O feriado foi de trabalho para o plantel principal, que continua a preparar a deslocação ao Estádio Cidade de Barcelos, onde defronta o Gil Vicente na segunda-feira às 20h15 (Sport TV). Ainda com os nomes de Martim Fernandes e Francisco Moura no boletim clínico, os Dragões regressam daqui a pouco ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia já com os horários definidos para as jornadas 3 e 4 do campeonato.

Quem entra já hoje em campo é o FC Porto B, que ontem também trabalhou no Olival. Assim que o relógio marcar 14h (Sport TV+), os Dragões sobem ao relvado do Estádio do FC Vizela para defrontar um adversário que se reforçou com jogadores de qualidade para renovar o objetivo de subir de divisão. Por isso mesmo, João Brandão pediu aos jogadores para estarem muito focados nos nossos princípios em mais um duelo competitivo e difícil.

Nunca é fácil jogar em casa do Vitória SC e o cenário complicou-se ainda mais com a vantagem vimaranense ao intervalo, mas uma segunda parte de altíssimo nível permitiu aos sub-19 somar mais três pontos (3-1), conseguidos de reviravolta com golos de André Miranda, João Abreu e Rafael Magalhães antes de uma receção ao GD Chaves, em Pedroso (terça-feira, 17h). Ainda na formação, Paulo Leite assinou o primeiro contrato com o Clube.

Depois de Jalen Riley, eis mais um regresso ao basquetebol portista: Vlad Voytso. Se o base norte-americano esteve apenas meio ano aquando da primeira passagem pelo Porto, o extremo internacional português de 26 anos vestiu de azul e branco durante oito temporadas consecutivas, entre 2015 e 2023. De azul e branco, o ex-GA Cantabria (Espanha) já conquistou uma Supertaça, uma Taça Hugo dos Santos e uma Taça de Portugal.

Após assinar um contrato válido por duas temporadas, até 2027, Vlad Voytso voltou a falar como Dragão e não escondeu que regressa com fome de vencer pelo FC Porto. Muito contente e até nostálgico por estar de volta à Invicta, o basquetebolista que se prepara para representar Portugal no EuroBasket vem com a mesma vontade e com o mesmo querer, mas acredita ter uma mentalidade diferente e estar mais maduro em campo.

14/08/25

Aconteceu a 14 Agosto 1990

Neste dia, os três golos conseguidos pelo FC Porto não valeram três pontos, mas sim uma Supertaça. A vantagem do Estrela da Amadora, garantida na primeira mão, foi anulada pelos Dragões num lotado Estádio das Antas, que viu Stéphane Paille, Semedo e Jorge Couto assinarem os momentos da festa portista. O primeiro de dois troféus conquistados pelos azuis e brancos na temporada de 1990/91 é recordado nesta efeméride.


Dragões Diário 14-08-2025

Partiu o Homem, ficou a lenda. Já está disponível, em formato digital, a edição especial da revista Dragões que homenageia Jorge Costa. A publicação faz uma viagem pelos momentos mais marcantes de uma carreira de sucesso, desde os tempos em que o Capitão mais titulado da história do FC Porto era apenas um jovem central a correr atrás de um sonho até ao regresso a casa enquanto Diretor do Futebol Profissional.

No editorial, André Villas-Boas recorda o amigo exigente como alguém que nunca desistia e que vivia o Clube como poucos e promete honrar o seu legado diariamente sem nunca o deixar esmorecer. Para o presidente, a melhor forma de reagir às enormes perdas dos últimos meses é celebrar a vida de quem tanto deu ao FC Porto e dar início a um novo ciclo de conquistas com Francesco Farioli ao leme, apoiado na crença inabalável de uma nação que quer reencontrar o rumo das vitórias.

André Franco foi cedido a título de empréstimo ao Chicago Fire, emblema que disputa a Liga norte-americana de futebol, a Major League Soccer (MLS). O acordo, válido até dia 1 de janeiro de 2026, inclui uma opção de compra de 50% dos direitos económicos do atleta por 1,1 milhões de euros. O FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades nesta nova etapa da carreira.

Ontem foi uma rara quarta-feira de folga para o plantel principal, mas hoje é dia de regressar ao trabalho e de continuar a preparar o duelo com o Gil Vicente que será apitado por Ricardo Baixinho (segunda-feira, 20h15). O FC Porto B, por sua vez, treinou ontem no Olival com o foco na deslocação a Vizela (sábado, 14h).

Fernando Jorge assinou contrato de formação e vai continuar a vestir de azul e branco, pelo que se prepara para cumprir a terceira temporada no Clube. Antes de ingressar nos escalões de formação portistas, o guarda-redes de apenas 14 anos representou o SC Espinho e a Elite de Aveiro. Orgulhoso pela confiança que lhe é dada, o jovem guardião não esconde que chegar à equipa A é sempre um dos objectivos.

No basquetebol, eis o terceiro reforço para 2025/26: depois de Javian Davis e Márkó Filipovity, Jhonathan Dunn é a mais recente cara nova do plantel portista. O base/extremo norte-americano, de 27 anos, chega à Invicta com muita experiência acumulada nos Países Baixos, na Alemanha, na Polónia e no México, sendo que em 2024/25 vestiu a camisola dos South Bay Lakers, a equipa satélite dos Los Angeles Lakers.

Prometendo dar o máximo em todos os jogos Jhonathan Dunn garante que fará o que for preciso para ajudar a equipa a ganhar, até porque o objetivo esta temporada é vencer o maior número de jogos, ir o mais longe possível em todas as competições e formar um grupo forte para que a época seja memorável. Na bagagem, o basquetebolista de 1,93 metros traz experiência, empenho na defesa e capacidade de marcar pontos.

12/08/25

Aconteceu a 12 Agosto 1947

Neste dia, Fernando Pascoal Neves nasceu em Chaves. O transmontano que o mundo do futebol ficaria a conhecer como Pavão foi um dos grandes jogadores da história do FC Porto, Clube ao serviço do qual realizou 228 jogos e conquistou uma Taça de Portugal em nove temporadas. O médio internacional português viria a falecer a 16 de dezembro de 1973 em pleno relvado do Estádio das Antas, ao minuto 13 da 13ª jornada contra o Vitória de Setúbal. Bem viva continua a lenda do Homem que ganhou a alcunha de Pavão pela forma como ultrapassava adversários em cadeia, sempre de braços abertos.

Dragões Diário 12-08-2025

Casa cheia, uma grande exibição e um triunfo inequívoco: não havia melhor forma de homenagear Jorge Costa. No primeiro jogo após a morte do mítico número 2, o FC Porto venceu o Vitória SC por 3-0 e ascendeu à liderança do campeonato. Pepê e Samu (dois) assinaram os golos portistas e dedicaram-nos ao Capitão.

No rescaldo de um jogo que o Jorge ia adorar ver, Francesco Farioli afirmou que os jogadores têm de estar muito felizes pelo que fizeram em termos de compromisso, desejo e atenção aos pequenos detalhes e que a vontade de todos é ver o Dragão sempre cheio e com este espírito”.

Queria ver uma certa intensidade e agressividade nos duelos e na mentalidade e foi fácil demonstrá-lo hoje, especialmente com o apoio dos adeptos que foram maravilhosos. A energia do estádio e os festejos a cada duelo são coisas que queremos implementar cada vez mais, anunciou o técnico italiano para quem ainda há muito a melhorar.

Diogo Costa não conseguiu conter a emoção enquanto tentava explicar a importância de honrar Jorge Costa. Numa curta declaração, o herdeiro da braçadeira quis aproveitar para mandar um abraço forte e sentido de toda a equipa à família e aos amigos deleHoje o objectivo era deixar o Jorge Costa orgulhoso e acho que o conseguimos, concluiu entre lágrimas.

Igualmente abalado pelo desaparecimento de uma pessoa muito importante na história do Clube, Samu confidenciou que a semana foi muito difícil para toda a gente e que o grupo sabia que era preciso entrar bem para dedicar a vitória ao Jorge CostaViu-se uma equipa muito forte, não só a nível individual, por isso temos de continuar a trabalhar para darmos muitas alegrias aos nossos adeptos, acrescentou o MVP da Liga.

Alberto Costa considerou que a equipa merece os parabéns pela grande exibição frente a um adversário difícil e revelou que no balneário a mentalidade é de campeão e só se pensa em ganharÉ o que vamos tentar fazer em todos os jogos, mas o de hoje era especial, foi pelo nosso grande Jorge Costa. Isto era o mínimo que podíamos fazer para o honrar e homenagear, constatou o defesa cujo sonho é ganhar tudo no FC Porto.

De manhã, no New Balance Park, Luís Esteves orientou 40 jogadores no primeiro treino ao leme dos sub-14. O novo técnico pretende transformá-los numa equipa à Porto, dominadora e que entra em todos os jogos para ganhar, sempre com os valores do Clube bem patentes e visíveis e o capitão Rúben Queiroz fez saber que o mister exige muito nos treinos e em todos os momentos com o símbolo ao peito.

Com Ana Rui Monteiro em destaque, a seleção de voleibol alcançou uma vitória histórica contra a Geórgia (3-0) e apurou-se pela segunda vez para um Campeonato da Europa. Lado a lado com Mariana Marinho, companheira de Clube e selecção, a zona 4 de 20 anos já tinha ajudado as sub-22 nacionais a qualificarem-se para o Europeu do escalão.

Os atletas do basquetebol em cadeira de rodas realizaram uma demonstração durante o intervalo do jogo entre as seleções femininas de Portugal e dos Países Baixos a contar para o EuroBasket sub-20. O campeonato arranca no final de outubro e a equipa treinada por Pedro Bártolo ambiciona conquistar títulos na época de estreia.

11/08/25

Aconteceu a 11 Agosto 2012

A estreia de Jackson Martínez com a camisola azul e branca foi inesquecível. Neste dia, o avançado colombiano debutou oficialmente pelo FC Porto e assumiu um papel-chave na conquista da quarta Supertaça de uma série de cinco consecutivas, ao marcar o golo decisivo no Municipal de Aveiro. A 20 segundos do apito final, o ponta de lança vestiu a capa de herói, apareceu por entre os centrais para desfazer o nulo de cabeça e levou as bancadas à loucura. O início de uma história de sucesso com muitos golos à mistura.


Dragões Diário 11-08-2025

O FC Porto estreia-se esta noite no campeonato e o Estádio do Dragão vai encher para honrar a memória e o legado de Jorge Costa (20h45, Sport TV1). Determinado a demonstrar o ADN dele dentro de campo, seguindo o seu exemplo e paixão numa altura muito difícil para todos, Francesco Farioli quer concretizar o sonho do lendário Capitão e recuperar a mística do Clube.

Frente ao Vitória SC, um adversário historicamente difícil, que tem competido sempre pelos primeiros lugares e que fez uma boa pré-época, os Dragões estão obrigados a dar o máximoTemos de abordar o jogo com a mentalidade certa e vontade de ditar o ritmo desde o primeiro minuto, reforçou o treinador italiano após orientar o último treino da semana, em que ficou confirmada a ausência por lesão de Francisco Moura.

A caminhada da equipa B na Segunda Liga arrancou com um empate a zero frente ao CD Feirense. Com Tomás Pérez de início e Kauê em estreia, os bês dominaram a posse de bola desde cedo e protagonizaram várias aproximações à baliza adversária, principalmente na segunda parte, mas o nulo persistiu até ao final. Para sábado está agendada uma deslocação a Vizela (14h, Sport TV+).

João Brandão admitiu que foi difícil lutar contra uma equipa tão organizada e agressiva e reconheceu que faltou definir melhor para concretizar a supremacia num duelo em que o adversário não teve qualquer situação de perigo. No final de uma semana dura marcada pela partida de alguém que diz muito ao Clube, o técnico portista reforçou a importância de transportar o legado de Jorge Costa da melhor forma, sempre com muito orgulho em representar o FC Porto, uma casa onde a atitude e o comportamento dentro do campo são prioritários.

O percurso na Gaia Handball Week não podia ter corrido melhor: menos de 48 horas depois de terem vencido o Águas Santas (36-24), os comandados de Magnus Andersson levaram a melhor diante dos franceses do USAM Nîmes, desta feita por 33-31. Concluída a participação no torneio gaiense, seguem-se três embates de preparação em solo gaulês: contra o Dunkerque amanhã (19h), frente ao Cesson-Rennes na quinta-feira (17h) e diante do Saint-Raphael no sábado (17h).

Agenda da semana
Hoje, 20h45: FC Porto-Vitória SC
Amanhã, 19h: FC Porto-Dunkerque em andebol
Quinta-feira, 17h: FC Porto-Cesson Rennes em andebol
Sexta-feira, 11h: FC Porto-FC Famalicão sub-17
Sexta-feira, 17h: Vitória SC-FC Porto sub-19
Sábado, 14h: FC Vizela-FC Porto B
Sábado, 17h: Saint Raphael-FC Porto em andebol
Segunda-feira, 20h15: Gil Vicente-FC Porto

10/08/25

Aconteceu a 10 Agosto 2003

O FC Porto venceu duas Supertaças no dia 10 de agosto. Em 2003, acabados de conquistar o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça UEFA, os comandados de José Mourinho bateram a União de Leiria em Guimarães (1-0) graças a um golo solitário de Costinha no início de uma campanha histórica. Dez anos depois, em Aveiro, Lucho González, Jackson Martínez e Licá ajudaram a garantir o triunfo por 3-0 diante do Vitória SC.


Dragões Diário 10-08-2025

A recepção ao Vitória SC aproxima-se a passos largos (amanhã, 20h45) e o FC Porto continua a prepará-la no sítio do costume, ainda com Francisco Moura em regime de tratamento e ginásio. Hoje não há conferência de imprensa, mas mesmo assim Francesco Farioli fará uma breve antevisão da primeira jornada aos meios do Clube. 

Em vésperas do arranque oficial da temporada, o plantel principal participou numa sessão de esclarecimentos com Bertino Miranda, assessor e formador para a área de arbitragem e leis do jogo que se encarregou de explicar as alterações promulgadas pelo IFAB e de atualizar os futebolistas quanto às novas regras para 2025/26.

Os sub-19 entraram com o pé direito no campeonato e venceram o Moreirense por 3-0 com golos de André Miranda, Anhá Candé e Mateus Mide. Garantidos os primeiros três pontos da época no Estádio de Pedroso, os juniores deslocam-se a Guimarães já na próxima sexta-feira (17h).

A partir das 18h, no Olival, a equipa B estreia-se frente a um adversário com tradição na Segunda Liga, que nos últimos dez anos ficou quase sempre na primeira metade da tabela e que este ano se reforçou para lutar por outros objectivos. Decidido a representar os valores do Clube da melhor forma no final de uma semana muito dura, João Brandão prevê um campeonato longo, difícil e muito competitivo, como é tradição e promete uma equipa extremamente competitiva frente ao CD Feirense de Ricardo Costa. Rui Monteiro é a única baixa.

Agenda da semana
Hoje, 16h: FC Porto-USAM Nîmes em andebol
Hoje, 18h: FC Porto B-CD Feirense
Amanhã, 20h45: FC Porto-Vitória SC
Terça-feira, 19h: FC Porto-Dunkerque em andebol
Quinta-feira, 17h: FC Porto-Cesson Rennes em andebol
Sexta-feira, 11h: FC Porto-FC Famalicão sub-17
Sexta-feira, 17h: Vitória SC-FC Porto sub-19
Sábado, 14h: FC Vizela-FC Porto B
Sábado, 17h: Saint Raphael-FC Porto em andebol