15/07/09

"Equilíbrio matemático" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Nunca fui grande coisa a matemática. Aliás, foi essa inépcia para lidar com as abstracções da álgebra que me afastou de uma brilhante carreira como físico nuclear. Ainda hoje, apesar de ter conseguido perceber os fundamentos básicos da matemática - leia-se somar e subtrair - continuo a sentir dificuldades nos exercícios mais complicados, tipo divisões e multiplicações. Ontem, por exemplo, reparei na preocupação de alguns adeptos portistas com o título de um jornal que garantia que o Benfica já joga o dobro e fiquei na dúvida: Joga o dobro de quê? É que, não há assim muito tempo, não faltava quem escrevesse nesse jornal que o Benfica não jogava nada. Ora, a minha matemática não é grande coisa, mas estive a fazer aqui uns rabiscos e, com a ajuda da calculadora, percebi que o dobro de nada é coisa nenhuma. O que me leva a concluir que o jornal errou por defeito: para conseguir ganhar ao Shakhtar, mais do que o dobro, o Benfica deve ter jogado para aí o triplo ou o quádruplo. Pelo menos. Já o FC Porto não deve ter jogado mais do que quatro-quintos do que jogou o ano passado para bater o Tourizense. Ora, com o Benfica a jogar o quádruplo e o FC Porto a jogar quatro-quintos, isto promete ser equilibrado.
Cara nova no Dragão, proveniente do Leixões, o guarda-redes Beto não podia estar mais satisfeito com os primeiros dias de trabalho, até porque, salientou, encontrou no FC Porto um balneário «vencedor» e «com mística». Sobre a luta pela titularidade, Beto diz que a luta com Helton e Nuno será sempre sã, pois acredita que todos partem em «igualdade de circunstâncias e com as mesmas oportunidades». De qualquer forma, o mais importante, garante, é ajudar o clube: «Acima de tudo, aquilo a que me propus ao aceitar este desafio, foi a ambição e a ânsia de títulos. Esse é o meu grande objectivo. Quero ser um elemento a ajudar o grupo na conquista de títulos e só depois pensar nos meus objectivos pessoais.»Os primeiros dias de trabalho, esses, têm sido muito bons, salientou o guarda-redes. «Fui bem recebido, até porque já conhecia alguns jogadores e é fácil adaptarmo-nos ao FC Porto. A mística do clube está patente no seio do grupo e é muito fácil para quem chega adaptar-se e lidar com estes profissionais», referiu.

Fonte: A Bola

Falcão confirmado no Porto


O FC Porto confirmou hoje a contratação do futebolista colombiano Radamel Falcao ao River Plate, da Argentina, pelo valor de 3,9 milhões de euros, 60 por cento do passe.
Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o tetracampeão português informa que o contrato será válido para as próximas quatro temporadas e formalizado logo que o atleta concluir os habituais exames médicos.
"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248.º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a um principio de acordo com o River Plate para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Falcão".
A aquisição foi "realizada pelo montante de 3.930.000 de euros, sendo que a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD adquiriu 60 por cento dos direitos económicos do jogador".
"Informa-se ainda que o jogador acordou com a sociedade um contrato válido para as próximas quatro temporadas, ou seja, até 30 de Junho de 2013", acrescenta a nota.
O jogador, que chegou a ser pretendido pelo Benfica, também já confirmou a contratação na sua página oficial e disse querer "alcançar a glória de dragão ao peito".
"Quero alcançar a glória, tanto na Liga portuguesa como na Liga dos Campeões, torneio no qual sonho participar desde criança. O River Plate, que me acolheu durante os últimos nove anos, ficará sempre no meu coração", disse o jogador.
Fonte: A Bola e O Jogo

13/07/09

Pinto da Costa "informa" Bettencourt

"O doutor José Eduardo Bettencourt merece-me a maior consideração e certamente que só por falta de informação terá incluído o FC Porto no comentário de estranheza que fez relativamente às contratações feitas pelos clubes portugueses ", principiou por afirmar Pinto da Costa numa reacção à dúvida suscitada pelo presidente do Sporting, o qual se referira, anteontem, à actividade dos grandes emblemas do futebol português no mercado de transferências deste Verão nos seguintes termos: "Achava que não havia dinheiro, mas pelos vistos há".
À saída do centro de estágio do Olival, onde acompanhou a sessão da tarde de ontem de preparação do plantel, Pinto da Costa declarou que "pela parte do FC Porto posso informar o doutor Bettencourt de que não gastamos em compras sequer 50 por cento daquilo que recebemos com as vendas de jogadores como Lucho, Paulo Machado, Lisandro ou Paulo Assunção, entre outros".
Fonte: O Jogo

Falcão aterrará na Invicta?

Fontes a que Dragão Madeirense teve acesso, confirmam que Falcão irá aterrar no Porto na próxima quarta ou quinta-feira, se bem que haja também o interesse do Saragoça. A ver vamos o futuro do jogador. Não o conheço muito mas pelas notícias a que Dragão madeirense tem acesso parece ser um craque mas nada como vê-lo a actuar.