04/04/20

Aconteceu a 04 Abril 1984

Neste dia, o FC Porto reservava um lugar no Estádio do Jamor ao vencer o Sporting, por 2-1, no jogo de desempate das meias-finais da Taça de Portugal, inevitável após a igualdade (1-1) registada em Alvalade. Mais tarde, em Oeiras, os Dragões de Pedroto e António Morais conquistariam o troféu com uma goleada sobre o Rio Ave, por 4-1.

Dragões Diário 04-04-2020

Durante o dia de ontem, Sérgio Conceição esteve à conversa com outro ex-jogador: Fabio Cannavaro. Sérgio Conceição e Fabio Cannavaro foram companheiros de equipa, primeiro no Parma (2000/2001) e, posteriormente, no Inter de Milão (2002/2003), mas os temas abordados foram outros e em italiano fluído. Já se sabe que nosso treinador quer muito ganhar, mas reconhece que, nesta altura, o mais importante é a saúde e as pessoas.

O episódio de ontem do FC Porto em Casa juntou dois ex-Dragões que nos dizem muito: Jorge Fucile e Fernando Reges. A tertúlia com o defesa uruguaio, que começa a equacionar colocar um ponto final na carreira, e o médio brasileiro, actualmente no Sevilha, teve especial enfoque na épica temporada de 2010/2011, na qual o FC Porto de André Villas-Boas, que também se juntou à conversa, ganhou tudo o que havia para ganhar.

Já na Suécia, para onde regressou face à suspensão das competições devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), Magnus Andersson falou em exclusivo à FC Porto TV e garantiu que mantém um contacto permanente com jogadores, staff e dirigentes, revelando alguma frustração pela interrupção forçada do percurso brilhante da nossa equipa de andebol em 2019/2020: Foi azar para nós. Estamos a fazer uma grande época.

O mais recente episódio de Tudo Num Instante, uma das novas rubricas da FC Porto TV, recua até 2 de Junho de 2019, dia em que a equipa de andebol fez a primeira dobradinha na história do clube. Depois de conquistar o título nacional, o colectivo portista defrontou o Águas Santas na final da Taça de Portugal, no Multiusos de Sines, e venceu nos segundos finais com um golo de Fábio Magalhães que valeu a dobrar.

03/04/20

Aconteceu a 03 Abril 2011

Na Luz e, mais tarde, até sem luz. Quem não se lembra? Neste dia, quando os golos de Guarín e Hulk fizeram com que a reacção de Saviola de nada valesse, foi assim. E até fizeram mais. Fizeram do FC Porto campeão. Resumindo, como Guarín resumiu, foi histórico, pá! O campeonato terminava ali, com cinco jornadas por disputar e um final sublimado pelo apagão do sistema elétrico e a activação do sistema de rega. Foi tão lindo… Obrigado. O mundo nunca mais pôde esquecer.

Dragões Diário 03-04-2020

Gomes, Fernando Gomes, o duplo vencedor da Bota de Ouro, foi o convidado do segundo episódio do FC Porto em casa em dia de efeméride e a pretexto dos dois golos que marcou em Alvalade há 42 anos. Falou de mística e do processo de transmissão desde os tempos de Yustrich, recebeu um abraço virtual de Sérgio Conceição, revisitou golos e jogos, apontou ídolos e sucessores e, mesmo não tendo chegado a uma conclusão, apontou uma certeza: Não sei se fui o melhor, mas fui o que mais marcou. Marcou uma geração inteira.
 
Já lhe falámos aqui de hat-tricks a propósito dos 28 momentos mágicos das últimas 20 temporadas que saltaram das páginas da Dragões para o suporte vídeo da FC Porto TV e que agora, às duas por três, nos servem de pretexto para recuperar um golo da autoria de Benni McCarthy. E porquê este?, pergunta. Porque naquela tarde o sul-africano precisava de apontar três golos para ser o melhor marcador da Liga, porque só ele fez hat-tricks nas Antas e no Dragão, porque fechou a série com um pontapé de bicicleta e porque aquele jogo de consagração, frente ao Paços de Ferreira, foi o último de Sérgio Conceição com a camisola do FC Porto. Chega?
 
Home Cup. É justamente assim que se chama a nova ferramenta de treino desenvolvida pela Dragon Force, que depois do Home Challenge envolve agora cerca de 6.000 alunos de 22 escolas, incluindo as de Valência e Bogotá, numa competição em que o nível de execução dos desafios propostos vale golos e a expressão jogar em casa nunca fez tanto sentido.

02/04/20

Aconteceu a 02 Abril 1978

Neste dia, os comandados de José Maria Pedroto atravessaram a ponte e venceram em Alvalade por 3-2. Na temporada em que quebrámos um jejum de 19 anos sem conquistar o título nacional, a 21ª jornada foi uma grande barreira que ultrapassámos com distinção. Logo aos 11 minutos, Rodolfo foi expulso e temeu-se o pior. Porém, ainda antes do intervalo, já Fernando Gomes tinha bisado e garantido vantagem mínima à ida para as cabines. Depois do descanso, o Sporting empatou e só um remate de Duda, a 20 minutos do fim, manteve os Dragões vivos na luta pelo campeonato de 1977/78.

Dragões Diário 02-04-2020

Com a ponte D. Luís e a Serra do Pilar em fundo, Pepe esteve mais de uma hora à conversa na FC Porto TV para contar episódios marcantes desde a sua chegada, no verão de 2004, até aos dias de hoje. Era respeito, respeito. Quando pus o pé no balneário para entrar… o ar era diferente, relatou Pepe, que confessa ter aprendido com Jorge Costa e Vítor Baía a defender o grupo e os interesses do clube. Entre elogios a Sérgio Conceição, agradecimentos aos adeptos e palavras de eterna gratidão ao brasão abençoado, o veterano admitiu, no FC Porto em Casa, ainda não pensar no pendurar das botas: Se me continuar a sentir bem, tenho alguns anos pela frente. Quem ouve Pepe falar, percebe o motivo pelo qual o nosso camisola 3 é um dos donos da braçadeira.
 
O melhor marcador dos Dragões em 2019/20 também falou à nação portista. Em exclusivo à FC Porto TV, Tiquinho Soares mostrou-se feliz por estar a ajudar os meus companheiros, seja com golos ou correndo, dando o máximo, para que possamos sempre vencer. A recuperação pontual do emblema da Invicta até ao primeiro lugar, para a qual o avançado contribuiu bastante, é fruto de muito trabalho, muita dedicação e muito querer por parte de toda a gente. O nosso grupo é muito unido e focado”, revela o paraíbano.
 
A rubrica Sozinho em Casa, da FC Porto TV, leva diariamente até si um pouco daquilo que tem sido a reclusão dos atletas azuis e brancos das mais diversas modalidades e escalões. Dos ídolos do futebol às nossas jogadoras de voleibol, dos miúdos da formação aos graúdos do basquetebol, dos campeões de hóquei em patins aos que têm deixado marca na Europa do andebol, todos os profissionais da nossa instituição têm merecido destaque na plataforma audiovisual do clube.

01/04/20

Aconteceu a 01 Abril 1956

Neste dia, o FC Infesta aproveitava uma pausa no campeonato para organizar um festival desportivo que incluiu um jogo entre o FC Porto e uma selecção de estrangeiros, no Estádio do Lima. Os Dragões triunfaram por 5-2 e ergueram a Taça Yustrich, troféu que homenageou o treinador que viria a conduzir o FC Porto à primeira dobradinha da sua história.

Dragões Diário 01-04-2020

Não é a primeira vez que o dizemos, mas vale a pena recordar: o FC Porto foi a única equipa que marcou em todas as 24 jornadas do campeonato que se disputaram até à suspensão das competições. O colectivo comandado por Sérgio Conceição atingiu um número redondo antes da paragem que resultam numa média superior a dois remates certeiros por encontro.

A cumprir a segunda época no FC Porto, Giulio Cocco já está perfeitamente adaptado ao clube, à cidade e ao campeonato português, que continua a considerar ser a NBA do hóquei em patins europeu e mundial. O jovem hoquista italiano, que à semelhança dos companheiros continua a trabalhar diariamente em casa, colocou-se à disposição dos adeptos portistas e respondeu a várias perguntas à FC Porto TV.

O voleibol nacional está suspenso até pelo menos 31 de Agosto, mas a AJM/FC Porto protagonizou um percurso verdadeiramente extraordinário até à paragem. A nossa equipa de voleibol feminino já conquistou a Supertaça e Taça de Portugal, mas promete não ficar por aqui quando a normalidade regressar. José Moreira, uma lenda do voleibol portista, é também um dos principais responsáveis pelo regresso da modalidade ao clube.

31/03/20

Aconteceu a 31 Março 1952

Foi neste dia, durante a madrugada, que Maria Amélia Canossa gravou o hino do FC Porto, no Teatro de São João. Com letra de Heitor Campos Monteiro e música de António Figueiredo de Melo, é o tema que continua a soar quando a nossa equipa entra em campo no Dragão.

Dragões Diário 31-03-2020

Continua a contagem decrescente até ao regresso de uma espécie de normalidade que ninguém sabe quando chegará. Para já, para quem pode, o novo normal continua a ser estar em casa, treinar em casa e esperar em casa.

Enquanto esperamos, podemos recordar. A FC Porto TV mostra-nos um vídeo com alguns dos golos que fazem do FC Porto a única equipa dos dez principais campeonatos europeus a marcar em todos os jogos da Liga. Um dos mais bonitos foi o que Alex Telles assinou frente ao Portimonense, no vídeo analisado pelo próprio depois de ter sido eleito pelos adeptos como o melhor do primeiro trimestre de 2020.

Neste regime de isolamento a que quase todos estamos submetidos é preciso ter cuidados especiais com a alimentação. Mais sopa e mais fruta impõem-se, garante Vítor Hugo Teixeira, nutricionista do FC Porto, num vídeo que lhe deixa informações sobre o que consomem os nossos atletas.

Diogo Branquinho deve andar a comer bem, a julgar pela eficácia que tem exibido esta época. Os 164 golos em 41 jogos foram o mote para uma entrevista em que o ponta-esquerda explica os motivos do sucesso individual e coletivo. Depois de ouvir, provavelmente pensará: com jogadores assim, como é que não havia de dar certo?

Na equipa de basquetebol, tem-se destacado Sasa Borovnjak, que já leva 384 pontos em 26 jogos. O sérvio falou com o Miguel Marques Monteiro e garantiu que tentar divertir-se em cada jogo é meio caminho andado para as coisas correrem bem.

30/03/20

Aconteceu a 30 Março 1994

Neste dia, os Dragões foram até à Alemanha derrotar o campeão da Bundesliga por 5-0. Com a vitória de mão cheia em Bremen, frente ao Werder, os portistas praticamente carimbaram o passaporte para as meias-finais da Liga dos Campeões. Os golos de Rui Filipe, Kostadinov, Secretário, Domingos e Timofte ajudaram a construir a maior vitória fora de casa do emblema da Invicta no actual formato da mais importante competição de clubes do mundo. No modelo anterior da prova, os azuis e brancos haviam batido o Rabat Ajax, em Malta, por 9-0. Foi em Setembro de 1986, no primeiro jogo da caminhada triunfal até Viena.

Dragões Diário 30-03-2020

Sérgio Conceição cumpriu ontem mil dias ao comando do FC Porto. O nosso timoneiro orientou a primeira sessão de trabalho no dia 3 de Julho de 2017, no Olival, e a efeméride não podia passar em claro. Ao longo de quase três anos, o homem que foi campeão nacional no nosso clube como atleta e treinador bateu recordes, devolveu o clube aos títulos e recuperou a mística azul e branca. Na tabela liderada pelo Mestre José Maria Pedroto, Sérgio Conceição é o quinto técnico com mais jogos no banco portista e o mais rápido a atingir a centena de vitórias, a par de Artur Jorge. Melhor companhia era difícil!

Tem saudades de ver o nosso clube jogar? É normal que sim. Por isso mesmo, a FC Porto TV fez um trabalho sobre os 50 golos do líder do campeonato nacional. À 24ª ronda, os Dragões são a única equipa que marcou em todas as jornadas e a distribuição entre lances de bola corrida, na sequência de cantos e livres, de grande penalidade, com o pé direito, esquerdo e de cabeça é bastante homogénea. Reviva emoções com o cabeceamento certeiro de Marcano, aos 98 minutos, que garantiu a vitória no Algarve, a obra de arte de Tecatito Corona em Moreira de Cónegos, a picadinha de Marega contra o racismo, em Guimarães, ou o míssil de Alex Telles que catapultou o FC Porto para o topo da Liga, contra o Portimonense.

Agustín Marchesín esteve à conversa com Mariano Antico, da TyC Sports, para elucidar os seus compatriotas sobre como tem sido a etapa europeia, principalmente os últimos dias em quarentena voluntária devido à interrupção das competições portuguesas. O facto de treinarmos ajuda-nos a passar o dia. Pelo menos terminamos cansados, é 1h30 que dedicamos ao trabalho, e ajuda, explicou Marche, antes de confessar que substituir o ídolo Iker Casillas foi um momento muito importante na carreira. O guardião destacou Alex Telles e Tecatito Corona: um craque, o melhor jogador da equipa, disse em directo no Instagram com o jornalista argentino.

Otávio era, até à suspensão da actividade desportiva em Portugal, um dos grandes protagonistas da campanha 2019/20 dos Dragões. O todo-o-terreno de Sérgio Conceição protagoniza, em média, um valor estonteante de 90 acções por partida e prova, jogo após jogo, que é um verdadeiro jogador à Porto. Na Liga portuguesa ninguém toca mais na bola que o nosso camisola 25 e, portanto, é merecido o destaque que lhe é dado em mais um trabalho da FC Porto TV: Otávio: O Distribuidor.

29/03/20

Aconteceu a 29 Março 1980

Neste dia, a equipa de basquetebol do FC Porto, comandada pelo professor Jorge Araújo, sagrava-se bicampeã nacional ao vencer em Sangalhos por 93-86, com Charuto (31 pontos) em grande plano.

Dragões Diário 29-03-2020

Marcar três golos num jogo não está ao alcance de qualquer um, mas os adeptos do FC Porto podem gabar-se de já terem celebrado muitos hat-tricks ao longo das últimas 21 temporadas futebolísticas. Sabe quantos foram? Este trabalho do Sérgio Velhote percorre os 7.273 dias e os 31 troféus que separam o primeiro hat-trick deste período, assinado por Mário Jardel, e o mais recente, obra de Zé Luís.

Quando pensamos na nossa equipa de hóquei em patins, falar de golos é o mesmo que falar de Gonçalo Alves. Antes da suspensão das competições devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o avançado portista apontou um total de 68 golos em 29 jogos, deixando a sua marca em todas as provas disputadas pelos Dragões. No campeonato, Gonçalo Alves já ultrapassou a meia centena de remates certeiros (51).

Uma reunião através de videoconferência realizada na passada sexta-feira resultou numa posição conjunta de todos os 14 clubes que disputam o Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. Os emblemas do escalão máximo da modalidade vão agora elaborar, em conjunto, um documento que será entregue à FPP com contributos para minimizar o impacto social, desportivo e financeiro da pandemia.

Victor Iturriza proporcionou uma manhã diferente aos vizinhos e, durante sensivelmente 40 minutos, foi uma espécie de instrutor de fitness para todos aqueles que se juntaram à aula improvisada. E não foram poucos, de todas as idades, diga-se em abono da verdade. Habituado a exercitar-se sozinho nos últimos tempos, desta vez não faltou companhia ao possante pivô cubano da nossa equipa de andebol.