19/01/19

Aconteceu a 19 Janeiro 1991

Neste dia a expulsão de Fernando Couto ao 23º minuto do jogo que o FC Porto disputou em Alvalade não abria grandes perspectivas para o resto do clássico, ainda empatado a zero. Mas os campeões revelam-se nos momentos difíceis, e sete minutos depois Kostadinov já estava abrir o marcador, assistido por Tozé, num fabuloso contra-ataque. A vencer ao intervalo, os Dragões não levantaram o pé, e precisaram de apenas dois minutos na segunda parte para Bandeirinha combinar com Jaime Magalhães e definir o resultado final. Dois golos, vitória por 2-0, dois pontos somados na caminhada rumo ao título.

Dragões Diário 19-01-2019

Mais de 30 anos depois de uma célebre campanha eleitoral, o slogan Soares é fixe mantém plena atualidade. Ontem, em Trás-os-Montes, um hat-trick de Tiquinho ajudou o FC Porto a bater o Chaves por 4-1 e a arrancar a segunda volta da Liga com uma vitória expressiva num terreno historicamente difícil. O quarto golo foi marcado por Nuno Coelho na própria baliza, na tentativa desesperada de evitar uma finalização certeira de Fernando Andrade.

No final, Sérgio Conceição só podia ser um treinador satisfeito com um jogo bom e muito consistente do FC Porto. No fundo, foi uma exibição quase perfeita de uma equipa que está trabalhada para procurar sempre a baliza adversária, que teve como único ponto menos positivo o golo sofrido de grande penalidade. Para mim, não existe penálti, observou o técnico campeão nacional.

Também muito feliz, claro, estava Soares, tanto pelos três golos como, sobretudo, pelos três pontos, que são o mais importante. O mérito que o avançado reconhece à equipa resulta, em grande medida, da atitude: Encaramos todos os jogos como finais. E o papel dos adeptos é sempre relevante: Tenho de agradecer-lhes, apareceram em massa.

Garantida a manutenção da vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado no arranque da segunda volta do campeonato, a atenção da equipa vira-se agora para a final four da Taça da Liga. O jogo das meias-finais frente ao Benfica disputa-se em Braga, na terça-feira, mas para já é tempo para descansar: hoje o plantel gozará uma merecida folga.

Depois da equipa principal, hoje é a vez de os Sub-19 fazerem uma curta deslocação até Matosinhos para enfrentarem o Leixões, num jogo que Fábio Vieira prevê intenso e para o qual, garante Levi Faustino, os jogadores estão completamente preparados (15h). Amanhã, às 11h, são os Sub-17 que recebem o Chaves com o objectivo delineado por Tulipa de ganhar e levar coisas diferentes para o jogo.

É hoje que o FC Porto joga em Lodi, Itália, uma partida da quarta jornada da Liga Europeia de hóquei em patins que pode valer a qualificação para a fase seguinte da prova. Quem conhece perfeitamente o adversário de mais logo é Giulio Cocco, que no último verão trocou aquela pequena cidade da Lombardia pela Invicta, e que recebeu o Porto Canal em casa para abordar este encontro e ensinar a cozinhar uma verdadeira pasta italiana.

Tinha 69 anos, jogou no FC Porto entre 1971 e 1974, e é considerado por muitos o melhor basquetebolista da história do desporto português: Dale Dover morreu esta semana, nos Estados Unidos da América, e vai ser homenageado mais logo no FC Porto-Lusitânia. Há pouco mais de um ano, esteve no Porto, viu ao vivo a estátua que lhe é dedicada no Museu e confessou ao Porto Canal que ficou portista para sempre.

18/01/19

Aconteceu a 18 Janeiro 1976

Numa semana e em duas jornadas, o FC Porto marcava dez golos na Liga, metade deles da autoria de Cubillas. Depois do hat-trick em Tomar, o peruano subiu ao relvado das Antas a 18 de Janeiro de 1976 para bisar na vitória por 5-1 sobre a Académica. Antes dele já tinha marcado Otávio e depois dele marcou também Dinis. O resultado ficou fechado com a dupla intervenção dos irmãos Freixo: José enganou-se na baliza e fez o quinto golo dos azuis e brancos cinco minutos antes de Gregório reduzir para os estudantes. Em jogo estavam ainda mais dois irmãos, no caso separados pelas camisolas que vestiam na altura: Carlos Alhinho, com a do FC Porto, e Alexandre Alhinho, com a da Académica.

Dragões Diário 18-01-2019

A bola mal parou de saltar e já o FC Porto volta a jogar. Entre taças, a de Portugal e a da Liga, os Dragões regressam ao campeonato esta noite (19h) em casa do penúltimo classificado e avisados pelo treinador de que o Chaves precisa de pontos e, mais importante ainda, que a motivação é grande quando se defronta o campeão.

E o campeão, que também é líder, vai à procura dos três pontos, mesmo com um quinteto de indisponíveis. Somos nós que temos de assumir o jogo, disse Sérgio Conceição em conferência de imprensa, ainda sem saber se o fará com ou sem Brahimi e preparado para o fenómeno, cada vez mais frequente, de ver os adversários mudar de figura a cada vez que defrontam o FC Porto.

Amanhã é a vez dos bês, que recebem o Estoril com Gleison determinado a somar mais uma vitória, mesmo tendo pela frente uma equipa que luta pela subida. Para o conseguir, o avançado brasileiro propõe uma exibição concentrada do primeiro ao último minuto para devolver ao adversário a derrota sofrida na primeira volta.

Menos de duas horas depois, às 18h45, a equipa de basquetebol do FC Porto regressa ao Dragão Caixa com a presença na final eight da Taça de Portugal garantida e o projecto de somar a nona vitória consecutiva na Liga. A ideia, resume Pedro Pinto, é resolver o jogo revelando superioridade.

Se vencer o Lodi, também amanhã (20h), mas em Itália, a nossa equipa de hóquei em patins garante já, à quarta jornada da fase de grupos, a qualificação para os quartos de final da Liga Europeia, ainda que Carles Grau vá avisando que o jogo vai ser muito difícil e bem diferente do encontro da primeira volta, que o FC Porto ganhou por 8-3.


Virar o bico ao prego
Mudar o foco da atenção, e até da detenção, é a prática a que se tem dedicado alguma comunicação e outros supostos comunicadores na tentativa de colar o FC Porto à prisão de um cidadão português sob suspeita de vários crimes e envolvimento no processo dos e-mails. No esforço desesperado para virar o bico ao prego, insultam qualquer indivíduo com dois dedos de testa, surpreendem os mais atentos e motivam, inclusive, um esclarecimento do FC Porto em forma de comunicado. Ao contrário do que insinua o Benfica e o exército de cartilheiros, a única ligação do nosso clube ao chamado caso dos e-mails é apenas a de denunciante e vítima de esquemas que adulteraram a verdade desportiva. E porque a nossa atividade é no desporto, são essas investigações que pretendemos ver terminadas, para expurgar quem se diz cheio de dinheiro, mas, pelos vistos, o gasta de forma errada, como se percebe até pela classificação e pelo pobre desempenho na Champions.

Hora extra

Depois do Museu Caffé e da Academia de Bilhar do Estádio do Dragão, a Hora do Clube chega ao Dragão Caixa a 10 de fevereiro. O evento, organizado por sócios e simpatizantes do FC Porto, assenta numa versão mais curta e intimista do Dia do Clube e a participação não dispensa pré-inscrição, que é gratuita.

17/01/19

Aconteceu a 17 Janeiro 2004

Neste dia, o FC Porto arrancou a segunda volta da Liga de 2003/04 com uma vitória expressiva sobre o Sporting de Braga, no recém-inaugurado Estádio Municipal bracarense. Maniche abriu o marcador com um fabuloso remate de longa distância, Maciel, que se estreava, fez o segundo, e McCarthy fechou a contagem assistido por Deco.

Dragões Diário 17-01-2019

O plano desta semana para a equipa principal do FC Porto é tão simples quanto apertado. Jogo, dois dias de treino, jogo, dois dias de treino, jogo. Após os encontros em Alvalade e no Estádio do Mar, os Dragões já preparam a deslocação de amanhã a Chaves, a contar para a 18ª jornada da Liga. Ontem foi dia de treino no Olival, mas nem todos puderam participar.

Quase um mês depois do último jogo, a equipa de andebol recebeu o Avanca e venceu por 39-18. Os azuis e brancos não se ressentiram da paragem prolongada nem das ausências dos guarda-redes Hugo Laurentino e Thomas Bauer, e mantiveram a liderança do Andebol 1.

Em basquetebol, o FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória por 88-81 e assegurar a qualificação para a final eight da Taça de Portugal. Num jogo que foi equilibrado até ao fim, João Soares destacou-se com um duplo-duplo.

Morreu Alfredo Pimenta, antigo atleta de halterofilismo, andebol de 11 e atletismo do FC Porto, que chegou a ser campeão nacional nas duas primeiras modalidades. O FC Porto já endereçou as condolências à família enlutada.

16/01/19

Aconteceu a 16 Janeiro 2011

Neste dia, o ataque demolidor de Villas-Boas levou o seu tempo para resolver o jogo e fê-lo com classe. No Dragão, onde se jogava a 16ª jornada da Liga, a Naval resistiu durante 43 minutos e reduziu a três do final - de penálti e por Gomis. Antes dele já tinham marcado Falcao e Hulk (que bisou).

Dragões Diário 16-01-2019

Ao cair do pano, já no prolongamento, Hernâni resolveu outra vez. Como já tinha feito no Bessa, a cinco quilómetros dali, o avançado português marcou para lá dos 90, fechou a eliminatória no Mar (2-1) e pôs o FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal antes que os penáltis chegassem. E antes, muito antes do tempo extra, também houve Herrera e a história de um grande golo. Depois do Leixões, segue-se o Braga; agora a duas mãos e com videoárbitro, para que golos como o de Soares não sejam mal anulados.

No final do jogo em Matosinhos, Sérgio Conceição não escondeu que preferia ganhar de uma forma tranquila e observou que o apuramento poderia ter chegado uns minutos mais cedo, se o tal golo não tivesse sido negado a Soares ou se o misto de relvado e areia não tivesse condicionado o processo ofensivo a quem ataca e vai à procura do resultado. Ainda assim, o treinador acabou por aplaudir a exibição do Leixões, que valorizou a vitória do campeão e líder da Liga.

Com o quarto golo na temporada, mais um do que aqueles que tinha feito antes ao longo de uma época e meia com a camisola do FC Porto, Hernâni decidiu a eliminatória a dois minutos do final do prolongamento (118) e assumiu a propensão para instantes do género, como o golo do Bessa, com pouco mais de um mês, serve de prova. Há que estar sempre preparado para momentos como este, disse o extremo, pouco depois do festejo espontâneo com toda a equipa e da celebração estudada com Alex Telles.

Hoje também há Taça, mas de basquetebol. Em Guimarães, João Soares promete abordar o jogo dos oitavos de final como um dos mais importantes da época e sugere que a equipa se prepare muito bem, para evitar surpresas. A Taça de Portugal é, assumidamente, o segundo objectivo da época, mas o alvo imediato é a final eight da prova. Para confirmar a partir das 21h.

Já para Miguel Alves uma vitória não chega. Mais do que isso, o ponta quer uma boa vitória quando o FC Porto receber o Avanca no regresso do Andebol 1. E para justificar a expectativa vai argumentando com a boa forma da equipa e a juventude do adversário, antes de concluir, sem risco aparente, que os azuis e brancos não terão muitas dificuldades para atingir o nono triunfo consecutivo. Por via das dúvidas, o melhor é ficar atento e seguir, a partir das 20h30, o jogo desta noite; no Dragão Caixa, de preferência, ou no Porto Canal, em alternativa.

15/01/19

Aconteceu a 15 Janeiro 2004

Neste dia, a meio de uma temporada inesquecível, Sérgio Conceição assinava contrato com o FC Porto e regressava a casa. Proveniente da Lazio, após cinco temporadas e meia em Itália, o extremo chegava a tempo de participar em 12 jogos e de contribuir para a conquista de mais um campeonato. No dia da apresentação, o jogador explicava porque quis jogar de novo de azul e branco: Os sentimentos que me ligam ao FC Porto pesaram na minha decisão. Conheço muito bem este clube e sei que venho integrar um projecto ganhador. É tudo muito aliciante.

Dragões Diário 15-01-2019

Não é um dérbi, mas quase. O FC Porto e o Leixões enfrentam-se hoje, no Estádio do Mar, na reedição de um clássico entre os dois clubes que em 1912 fundaram a Associação de Futebol do Porto. Desta vez, é a contar para os quartos de final da Taça de Portugal e arranca às 19h30.

É certo que esta eliminatória será disputada com um adversário de um escalão inferior, mas Sérgio Conceição sabe que isso não é sinónimo de facilidades. O treinador projecta mesmo um jogo extremamente complicado, contra uma equipa que é muito apaixonada e aguerrida. Vencer, claro, é obrigatório, visto que a Taça de Portugal é um objectivo.

A preparação para este encontro foi concluída ontem no Olival, onde Sérgio Conceição dirigiu mais um treino em que nem todos estiveram disponíveis. Maxi Pereira, Danilo e Marius continuaram a receber tratamento às respectivas lesões, enquanto Aboubakar e Otávio realizaram treino condicionado e trabalharam no ginásio.

À Taça segue-se a Liga e a Matosinhos segue-se Chaves. O FC Porto joga na sexta-feira em Trás-os-Montes e espera-se, como tem sido costume, um forte apoio dos portistas nas bancadas. Se pretende estar presente, pode comprar bilhetes a partir das 10h na Loja do Associado do Estádio do Dragão. E se de hoje a oito dias quiser apoiar a equipa no jogo Taça da Liga frente ao Benfica, atenção: já só há 800 bilhetes disponíveis.

No desporto adaptado, o fim de semana que passou foi recheado de sucessos. Por um lado, a Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e os Jogos Santa Casa distinguiram o FC Porto como o clube que mais dinamizou o ténis de mesa adaptado. Por outro, a equipa de natação venceu o V Troféu das Fogaceiras, em Santa Maria da Feira.

14/01/19

Aconteceu a 14 Janeiro 1940

A II Guerra ainda está no início, a Holanda e a Bélgica preparam a defesa para um eventual ataque da Alemanha nazi, que aconteceria pouco depois, de forma devastadora. Mas em Portugal a vida segue e, neste dia, começa o Campeonato Nacional. O campeão FC Porto recebe o Vitória de Setúbal e vence com uma goleada das antigas: 11-0. Kordyna, com três golos, inicia a caminhada para melhor marcador da competição, que terminaria com novo título de campeão para os Dragões.

Dragões Diário 14-01-2019

O FC Porto regressou ontem ao trabalho, no Olival, em modo Taça de Portugal. A competição não dá tréguas e amanhã há uns quartos de final para disputar, frente ao Leixões, em Matosinhos. O jogo tem início marcado para as 19h30 e, mesmo sendo dia de semana, é de esperar um Estádio do Mar…Azul. Os bilhetes têm o preço unitário de 10 euros e estão à venda a partir de hoje, na Loja do Associado, em exclusivo a detentores de Lugar Anual.

A atravessar um grande momento continua o FC Porto B, que recebeu e bateu o Vitória de Guimarães B, por 1-0, na 17ª jornada da Ledman LigaPro. Madi Queta (80m) assinou a quinta vitória nos últimos seis jogos para a equipa comandada por Rui Barros, que segue na oitava posição da tabela, agora com 24 pontos somados. Na próxima ronda, a primeira da segunda volta, o FC Porto B recebe o Estoril.

A equipa de Sub-15 do FC Porto, por sua vez, recebeu e bateu o Boavista (1-0), no Olival, em partida referente à 7ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C. O pequeno talentoso Guilherme Gonçalves (66m) decidiu o dérbi portuense a favor dos Dragões, que somaram a sétima vitória em outros tantos jogos. A liderança da série Norte, claro está, pertence aos portistas.

António André ocupa um lugar vitalício de destaque na história do FC Porto por aquilo que conseguiu dentro e fora dos relvados. Enquanto jogador, além da Supertaça Europeia em 1988, ganhou a Taça dos Campeões Europeus e a Taça Intercontinental em 1987. Como treinador, integrou a equipa técnica que conduziu o FC Porto à glória na Taça UEFA de 2003 e na Liga dos Campeões de 2004, assim como a que triunfou na Taça Intercontinental do mesmo ano. É o mestre das taças internacionais.