19/01/19

Dragões Diário 19-01-2019

Mais de 30 anos depois de uma célebre campanha eleitoral, o slogan Soares é fixe mantém plena atualidade. Ontem, em Trás-os-Montes, um hat-trick de Tiquinho ajudou o FC Porto a bater o Chaves por 4-1 e a arrancar a segunda volta da Liga com uma vitória expressiva num terreno historicamente difícil. O quarto golo foi marcado por Nuno Coelho na própria baliza, na tentativa desesperada de evitar uma finalização certeira de Fernando Andrade.

No final, Sérgio Conceição só podia ser um treinador satisfeito com um jogo bom e muito consistente do FC Porto. No fundo, foi uma exibição quase perfeita de uma equipa que está trabalhada para procurar sempre a baliza adversária, que teve como único ponto menos positivo o golo sofrido de grande penalidade. Para mim, não existe penálti, observou o técnico campeão nacional.

Também muito feliz, claro, estava Soares, tanto pelos três golos como, sobretudo, pelos três pontos, que são o mais importante. O mérito que o avançado reconhece à equipa resulta, em grande medida, da atitude: Encaramos todos os jogos como finais. E o papel dos adeptos é sempre relevante: Tenho de agradecer-lhes, apareceram em massa.

Garantida a manutenção da vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado no arranque da segunda volta do campeonato, a atenção da equipa vira-se agora para a final four da Taça da Liga. O jogo das meias-finais frente ao Benfica disputa-se em Braga, na terça-feira, mas para já é tempo para descansar: hoje o plantel gozará uma merecida folga.

Depois da equipa principal, hoje é a vez de os Sub-19 fazerem uma curta deslocação até Matosinhos para enfrentarem o Leixões, num jogo que Fábio Vieira prevê intenso e para o qual, garante Levi Faustino, os jogadores estão completamente preparados (15h). Amanhã, às 11h, são os Sub-17 que recebem o Chaves com o objectivo delineado por Tulipa de ganhar e levar coisas diferentes para o jogo.

É hoje que o FC Porto joga em Lodi, Itália, uma partida da quarta jornada da Liga Europeia de hóquei em patins que pode valer a qualificação para a fase seguinte da prova. Quem conhece perfeitamente o adversário de mais logo é Giulio Cocco, que no último verão trocou aquela pequena cidade da Lombardia pela Invicta, e que recebeu o Porto Canal em casa para abordar este encontro e ensinar a cozinhar uma verdadeira pasta italiana.

Tinha 69 anos, jogou no FC Porto entre 1971 e 1974, e é considerado por muitos o melhor basquetebolista da história do desporto português: Dale Dover morreu esta semana, nos Estados Unidos da América, e vai ser homenageado mais logo no FC Porto-Lusitânia. Há pouco mais de um ano, esteve no Porto, viu ao vivo a estátua que lhe é dedicada no Museu e confessou ao Porto Canal que ficou portista para sempre.

Sem comentários: