20/02/21

Aconteceu a 20 Fevereiro 1988

Neste dia, os campeões da Europa e do Mundo foram ao Bessa garantir um importante triunfo graças ao jogo aéreo de Rui Barros. O FC Porto e o Boavista mediam forças em mais uma edição do dérbi da Invicta e foi de cabeça que o enorme jogador de 1,59 metros trouxe os dois pontos para as Antas. Antes da meia hora, Rui Barros voou por entre a defesa axadrezada e decidiu um encontro que opunha primeiro e terceiro classificados. No final da temporada, o longo passeio dos comandados de Ivic terminou com mais um título incontestável para o FC Porto: 15 pontos de vantagem, 88 golos marcados, 15 sofridos e apenas uma derrota em 38 jornadas.


 


Dragões Diário 20-02-2021

Cumprido um dia de folga depois da 115ª vitória portista na Taça/Liga dos Campeões - que deixa os Dragões a somente dez triunfos do heptacampeão europeu AC Milan - o FC Porto regressou ao trabalho tendo em vista novo embate de exigência máxima nos Barreiros. Vergada a toda-poderosa Juventus, Sérgio Conceição definiu a próxima jornada como uma final e um jogo fundamental para encurtar a distância que nos separa do primeiro posto da Liga.
 
Ontem de manhã, num Olival redecorado, o treinador com mais jogos europeus ao serviço do FC Porto ministrou a primeira sessão coletiva tendo em vista o confronto com o Marítimo da próxima segunda-feira (19h), no Funchal. No arranque da preparação para a ronda 20 do campeonato, Francisco Conceição continuou a treinar com a equipa A e o nome de Nanu saiu do boletim clínico, onde permanecem apenas os lesionados de longa data Marcano e Mbaye. Dentro de momentos, quando forem 10h30, o apito do mister volta a soar no CTFD PortoGaia.
 
Diante da Juventus, Marega assinou o golo número 44 no Estádio do Dragão e igualou Hulk como o segundo melhor marcador da história do reduto portista. À frente do maliano encontra-se apenas Jackson Martínez, com 49 remates certeiros. O tento do camisola 11 na primeira mão dos oitavos da Champions contribuiu decisivamente para juntar a Juventus a uma lista de derrotados na nova fortaleza da Invicta que conta com nomes como Bayern, Manchester United, Chelsea, Arsenal, Barcelona, Atlético, Sevilha, PSG, Inter, Nápoles, Roma, entre tantos outros emblemas nacionais e internacionais.
 
Já esta tarde arranca outra perseguição dos detentores do título à liderança do campeonato. A partir das 17 horas (FC Porto TV/Porto Canal), a nossa equipa de hóquei em patins sobe à pista da Juventude de Viana com o objectivo de chegar à décima vitória consecutiva. Quem o diz é Rafa, na antevisão do confronto em Viana do Castelo: vamos lá para ganhar o jogo. Ainda assim, o avançado revela estar à espera de um jogo complicado num pavilhão onde, na época transacta, os Dragões perderam pontos.
 
Não é só no desporto que o FC Porto ganha muitas vezes. No início do ano, a instituição azul e branca aliou-se a mais uma luta pela inclusão e voltou a ser pioneira na promoção de boas práticas. A implementação do código ColorADD nos coletes de treino e nos parques de estacionamento transformou o Estádio do Dragão no primeiro recinto mundial adaptado a daltónicos. Por isso mesmo, a Liga Portugal distinguiu o nosso clube com o prémio de Responsabilidade Social relativo ao mês de Janeiro.

19/02/21

Aconteceu a 19 Fevereiro 1964

Neste dia, os novos seccionistas do hóquei em patins do FC Porto eram notícia na última página do jornal O Porto. Entre eles estava um jovem de 26 anos que por esta altura dava os primeiros passos no dirigismo desportivo: Jorge Nuno Pinto da Costa.


 

Dragões Diário 19-02-2021

Agora é oficial: Pepê é jogador do FC Porto e assinou um contrato que o liga ao clube até 2026, com uma cláusula de rescisão de 70 milhões de euros. O virtuoso extremo, que está quase a celebrar 24 anos, brilhou no Grémio com muitos golos e assistências e é o primeiro reforço assegurado para 2021/22, mas vai permanecer no clube brasileiro até ao final do mês de junho. A partir do dia 1 de julho, data em que reabre o mercado internacional de transferências, Pepê é livre de viajar rumo à Invicta. Bem-vindo à família, Pepê!
 
De uma tremenda performance colectiva saiu um destaque individual na vitória do FC Porto sobre a Juventus (2-1), no Estádio do Dragão, na primeira mão da eliminatória referente aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Sérgio Oliveira, eleito o melhor em campo no duelo de quarta-feira com a eneacampeã italiana, está entre os quatro nomeados pela UEFA para o prémio de Melhor Jogador da Semana na Liga dos Campeões..
 
A justiça do triunfo do FC Porto diante da Juventus mereceu, como é natural, amplo destaque na imprensa internacional. O golo de Chiesa já na reta final do encontro, que a nossa equipa fez por não merecer sofrer, está em destaque em Itália por deixar a eliminatória completamente em aberto. Um pouco por todo o mundo, é unânime o mérito dos Dragões, que viram Moussa Marega fazer história na Liga dos Campeões: com o golo à Juventus, ultrapassou Frédéric Kanouté e é o melhor marcador maliano de sempre na Champions - este é apenas um de vários dados relacionados com este jogo que pode conhecer aqui, numa peça que também lhe conta o que liga Sérgio Conceição a Johan Cruyff.
 
Antes de Marega deixar o nome gravado na história da mais importante competição europeia de clubes, já Mehdi Taremi tinha dado vantagem ao FC Porto com um golo madrugador num lance em que acreditou até ao fim. Na grande entrevista que concedeu à edição de fevereiro da revista Dragões, o avançado internacional iraniano recorda o ano de 2004, “quando o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões”, um troféu que o número 9, que diz representar “um dos melhores clubes do mundo”, tem o sonho de conquistar.
 
Ontem foi um raro e merecido dia de folga para o plantel do FC Porto, mas hoje é dia de regressar ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Daqui a pouco, a partir das 10h30, os campeões nacionais dão início à preparação para o compromisso que se segue no campeonato, pois a 20ª jornada da principal competição nacional reserva uma viagem ao Funchal, na Madeira, onde os Dragões defrontam o Marítimo na próxima segunda-feira (19h, Sport TV). Já se sabe que é ganhar ou ganhar.

18/02/21

Aconteceu a 18 Fevereiro 2018

Em 2017/18, o FC Porto chegou à 23ª jornada da Liga com um registo impressionante de oito jogos com três ou mais golos marcados nos onze primeiros encontros disputados no Estádio do Dragão. Neste dia, frente ao Rio Ave, a história não foi diferente. Sérgio Oliveira abriu o marcador aos dois minutos, antes de Soares e Marega bisarem e construírem um triunfo por 5-0. Na primeira temporada de Sérgio Conceição como treinador do clube, a equipa dava mais uma demonstração de força e seguia firme na luta pelo título que viria a conquistar.


 


Dragões Diário 18-02-2021

Sérgio Conceição terminou o jogo de ontem com um amargo de boca, e é provável que esse sentimento tenha sido comum à esmagadora maioria dos portistas. Esse desconforto, com tudo o que implica de menos agradável, mais não é do que uma prova da dimensão do FC Porto: um clube que é grande ao ponto de não se contentar com uma vitória por 2-1 sobre uma das melhores equipas do mundo.
 
É certo que alguns, em Portugal, talvez pouco satisfeitos com o sucesso dos campeões nacionais, já se apressaram a matizar o valor da Juventus, mas os factos são o que são: o clube de Turim chegou ao Estádio do Dragão com um registo de três vitórias em três jogos disputados fora de casa na Liga dos Campeões, com um agregado de 9-1 entre golos marcados e sofridos e até um triunfo por 3-0 sobre o Barcelona, em Camp Nou. Um candidato ao título europeu que o FC Porto derrotou com mérito e justiça inquestionáveis.
 
A entrada perfeita dos azuis e brancos em cada uma das partes – na primeira, Taremi só precisou de um minuto e um segundo para marcar; depois do intervalo, Marega facturou aos 19 segundos – não explica tudo. Globalmente, como analisou Sérgio Conceição, os atletas do FC Porto protagonizaram um jogo fantástico, interpretaram da melhor forma o que foi planeado e exibiram uma organização defensiva muito forte.
 
O golo dos eneacampeões de Itália foi, por isso, a nota mais negativa do encontro – a origem do tal amargo de boca… –, ainda assim insuficiente para diminuir a categoria de um triunfo que foi apreciado e festejado, mas não é embandeirado em arco: estamos a meio da eliminatória e vamos ter um jogo dificílimo em Turim, já preveniu o treinador.
 
Em sintonia, os jogadores que se pronunciaram destacaram que a vitória foi justa e resultou de uma exibição que deve deixar todos orgulhosos, ideia que Sérgio Oliveira sintetizou com simplicidade: fomos uma equipa de verdade. E é isso que Sérgio Conceição espera, como também advertiu, que venha a acontecer nos próximos jogos das competições nacionais, uma vez que é preciso ter sempre esta atitude e mentalidade.
 
Isso passa, em grande medida, por encarar a deslocação à Madeira da próxima jornada do campeonato como uma final, ou, se se preferir, mais um encontro da melhor competição de clubes do mundo: agora a nossa Champions é na segunda-feira com o Marítimo. Até lá, também convém descansar, e por isso hoje é dia de folga. O trabalho no Olival é retomado amanhã às 10h30.
 
Ainda na Liga dos Campeões, mas na outra, a dos mais jovens, o FC Porto ficou ontem a saber que não é este ano que terá a oportunidade de tentar reconquistar o título que alcançou em 2019. Devido às restrições impostas pela pandemia, a UEFA anunciou o cancelamento da Youth League.

16/02/21

Aconteceu a 16 Fevereiro 1992

Neste dia, celebrámos o jogo número 1500 do FC Porto na Primeira Liga com um triunfo autoritário na Capital do Móvel. Os Dragões de Carlos Alberto Silva foram à Mata Real vencer o Paços de Ferreira por 3-0 com golos de Kostadinov, Domingos e Rui Filipe. No segundo de oito encontros consecutivos a vencer – e na 18ª de 28 partidas sem conhecer o sabor da derrota – os futuros campeões nacionais seguiam embalados rumo a um título que haviam de conquistar com dez pontos de vantagem quando a vitória ainda valia apenas dois.


 


Dragões Diário 16-02-2021

A Liga dos Campeões está de volta. Por isso mesmo, o FC Porto continua a trabalhar tendo em vista a receção à Juventus. Ao final da tarde de ontem, no Olival, os Dragões voltaram a treinar com a roupagem europeia – e com Francisco Conceição - na preparação do embate diante da esquadra de Andrea Pirlo. Hoje, Sérgio Conceição antevê o único duelo dos oitavos de final entre dois emblemas campeões europeus.

Amanhã, quando o relógio marcar 20 horas, o apito de Carlos del Cerro Grande irá dar início ao confronto entre azuis e brancos e bianconeri. O juiz de 44 anos nomeado pela UEFA lidera uma equipa de arbitragem cem por cento espanhola que terá Alejandro Hernández Hernández encarregue do VAR. As últimas notícias vindas de Itália indicam que Cuadrado e Arthur são ausências confirmadas na formação de Turim. Em contraponto, Ramsey e Dybala regressaram ontem aos treinos após lesão.

Muito se pode dizer sobre o histórico portista na maior competição de clubes do planeta. Além de serem o melhor representante português em número de vitórias na história da principal prova europeia, os Dragões são o único emblema de fora dos Big Four (Alemanha, Espanha, Inglaterra e Itália) a ter erguido uma orelhuda no século XXI.

Há quase três décadas, quando a Taça dos Campeões deu lugar à Liga dos Campeões, a UEFA decidiu criar um logótipo que prestasse homenagem aos membros fundadores do novo formato. Assim nasceu o icónico símbolo com oito estrelas que subsiste até aos dias de hoje. Como pode ler na página 7 desta publicação do Museu da UEFA, a eight-pointed starball representa os clubes que disputaram a fase de grupos da edição 1992/93 da Champions. E o FC Porto é um deles.

Na segunda jornada da presente edição, Pepe atingiu uma centena de presenças na liga milionária. O capitão do FC Porto - que se estreou em 2004 frente ao CSKA de Moscovo - conversou com a UEFA na antecâmara da eliminatória frente à vecchia signora e prometeu: vamos tentar fazer o nosso melhor, ser fiéis ao que o treinador nos pede e competir nos dois jogos para podermos passar esta eliminatória.

Do lado de lá estarão dois inseparáveis portistas. Danilo e Alex Sandro jogaram juntos no Santos, no FC Porto e agora representam a Juventus. Também em declarações à UEFA, os laterais brasileiros recordaram os bons momentos vividos durante a estadia de ambos na Invicta. Ainda temos uma grande ligação ao clube e à cidade, declarou Alex. Por sua vez, Danilo deu voz ao que todos pensamos: dava tudo para ter o Dragão cheio.

Antes disso volta a jogar a nossa equipa de andebol. Mais logo, quando forem 21h30 (FC Porto TV/Porto Canal), os azuis e brancos tornam a entrar em campo, desta feita no reduto do Póvoa. Na antevisão da ronda 19, Djibril M’Bengue confidencia que o conjunto de Magnus Andersson não teve muito tempo de analisar este adversário devido à sobrecarga do calendário em fevereiro. Ainda assim, o encontro vale três pontos como qualquer outro, pelo que o alemão avisa: é importante para nós porque queremos ser novamente os campeões de Portugal e para isso precisamos de vencer todos os encontros.

15/02/21

Aconteceu a 15 Fevereiro 1976

Neste dia, a Direcção liderada por Américo de Sá inaugurava um novo túnel de acesso aos balneários no Estádio das Antas e o FC Porto de Cubillas, Ademir e Rodolfo vencia a CUF com um golo de Ailton, apontado aos 19 minutos.

Dragões Diário 15-02-2021

A manhã de ontem foi de trabalho para o FC Porto, que regressou ao Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde iniciou a preparação para o jogo com a Juventus (quarta-feira, 20h, TVI), no Estádio do Dragão, referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Mbaye, Nanu e Marcano são os nomes que ainda constam no boletim clínico dos azuis e brancos, que hoje à tarde voltam a realizar nova sessão de trabalho tendo em vista o primeiro duelo com a eneacampeã italiana.

O FC Porto B continua sem conseguir regressar às vitórias na Liga Portugal 2, mas também continua a ter genuínas razões de queixa do trabalho das equipas de arbitragem. Jornada após jornada. Ontem, na derrota caseira diante da Oliveirense (2-1), além de lances muito duvidosos na área contrária, há ainda a registar a expulsão manifestamente exagerada de Bernardo Folha, que complicou ainda mais a tarefa portista. Segue-se uma viagem a Penafiel na próxima ronda da prova (21 de Fevereiro, 14h).

Ao bater o ADA Maia/ISMAI no Dragão Arena, por 33-22, o FC Porto chegou às 17 vitórias em outros tantos jogos no Andebol 1 e continua isolado na liderança da prova, faça o que fizer o Sporting no jogo que tem a menos. Diante do emblema maiato, treinado por Ricardo Moreira, Diogo Branquinho e Victor Iturriza, com seis golos cada, foram os Dragões em maior evidência. O colectivo comandado por Magnus Andersson volta a entrar em campo já amanhã (20h30), em casa do Póvoa AC, em mais uma ronda do campeonato.

O FC Porto mantém-se firme no ataque à liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de receber e vencer o Lusitânia (86-82), no Dragão Arena, em jogo a contar para a 18ª jornada da principal competição nacional. Com Jalen Riley (23 pontos) a cotar-se como o melhor marcador portista, os azuis e brancos podem igualar o Sporting no topo da tabela em caso de vitória no jogo que têm a menos. Na próxima ronda do campeonato, a 19ª, há clássico com o Benfica no Dragão Arena (28 de Fevereiro, 16h).

Aí vão oito vitórias consecutivas para o FC Porto no Nacional de hóquei em patins. Carlo Di Benedetto, autor de um hat-trick, Reinaldo García, Gonçalo Alves e Giulio Cocco foram os marcadores de serviço no triunfo por 6-3 em Valongo, na 19ª jornada. O coletivo portista segue na segunda posição, com 44 pontos, menos um do que o Óquei de Barcelos, que tem mais um jogo disputado. A próxima ronda reserva uma viagem até Viana do Castelo, onde os Dragões defrontam a Juventude de Viana (20 de Fevereiro, 17h).

14/02/21

Dragões Diário 14-02-2021

Uma primeira parte que Sérgio Conceição descreveu como desastrosa –  a pior de uma carreira de quase dez anos como treinador – e uma segunda em que o FC Porto esteve à imagem do que costuma ser mas em que não beneficiou de uma pontinha de sorte tiveram como consequência, ontem à noite, um empate a dois com o Boavista.

Os axadrezados chegaram ao intervalo a vencer por 2-0 – marcaram o primeiro golo na sequência de um canto mal assinalado –, mas Taremi e Sérgio Oliveira repuseram a igualdade antes da sucessão de azares para os campeões nacionais que determinou a repartição de pontos: o médio perdeu a oportunidade de bisar ao atirar um penálti ao poste aos 86 minutos; pouco depois, numa jogada iniciada pelo estreante Francisco Conceição, Evanilson viu um golo anulado por a bola lhe ter tocado na mão após o remate.

No final, Sérgio Conceição escolheu três palavras que definem o sentimento do grupo de trabalho: incredulidade, frustração e tristeza. Não só pelo que se passou ontem, mas por toda uma conjuntura difícil, com muitos jogos em poucos dias e com um número inusitado de arbitragens seguidas a terem tanta influência nos jogos. Ainda assim, garantiu que ninguém baixa os braços: Isto não acabou.

No que falta da temporada, que é muito, é preciso dar mais, avançou o capitão Pepe. O central assumiu que é difícil dar uma explicação para o que aconteceu e que agora é preciso lutar muito e honrar a camisola de um dos melhores clubes do mundo, que na próxima semana voltará à acção na Liga dos Campeões. A eliminatória com a Juventus começará a ser preparada esta manhã, a partir das 11h, no Olival.

A AJM/FC Porto derrotou o Vitória de Guimarães por 3-0 e somou a décima vitória consecutiva em todas as competições. Os resultados dos três sets foram claros e confirmaram que a equipa atravessa um excelente momento de forma e faz jus à condição de líder do campeonato. Se não acompanhou o jogo em direto ou se pretende rever os melhores momentos, pode assistir na FC Porto TV.