05/09/08

A deslumbrante força do Dragão

Marcante. É o mínimo que se pode aferir no rescaldo do primeiro olhar sobre o deslumbrante Vitalis Park, o novo centro de referência do projecto Dragon Force, inaugurado esta quinta-feira. O presidente portista liderou a comitiva que ficou a conhecer de perto mais um espaço emblemático da vivência azul e branca. O encanto foi generalizado.
Ao primeiro vislumbre, já se percebia que o fascínio provocado pela intervenção no mítico recinto portista, situado em pleno coração da cidade do Porto, conduziria os visitantes ao longo dos diversos momentos que assinalaram a cerimónia de inauguração. Os modernos campos de futebol, envolvidos pelas inovadoras infra-estruturas que compõem a nova face do Campo da Constituição, agora sob designação de Vitalis Park, serviram de cenário único para um evento carregado de emoção, de recordações e de novidade.

"O chá das cinco dos treinadores, em Nyon" - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

A UEFA convocou outra vez a elite dos treinadores para um chá das cinco. Enfiou-os numa sala e fechou as portas, como é costume. Hoje abre-as para divulgar as conclusões. As minhas seguem por antecipação: é pena que um debate assim se perca entre quatro paredes, resumindo-se, depois, a um encontro de amigos. Mais do que o futebol, este Fórum limita-se a promover a própria UEFA, numa publicidade, ainda por cima, vazia. No fundo, acaba por ser um desperdício. Não convence ninguém a ideia de que os treinadores estão ali para partilhar segredos estratégicos, capazes de servirem de alavanca a novas considerações ou a mudanças estruturantes no futebol. Estou mesmo a vê-los de caderninho a apontar as sugestões de uns e outros. Mas, mesmo assim, valeria a pena abrir as portas só para espreitar o jogo de cadeira dos treinadores. Afinal, a maior parte deles trabalha à porta fechada e Mourinho, quando foi obrigado a explicar-se aos adeptos do Inter, disse que o fazia para não dar trunfos aos adversários. Não é numa sala da UEFA que os dará, seguramente.

É um cobarde

Vítor Baía acusou ontem Luiz Felipe Scolari, ex-seleccionador nacional e actual treinador do Chelsea, de "cobardia" por não ter coragem de publicamente explicar as razões que o afastaram da Selecção Nacional. "A situação que vivi na Selecção Nacional é algo que me entristece bastante. Acima de tudo, pela falta de frontalidade das pessoas e pela cobardia, nomeadamente do seleccionador nacional, que não assumiu publicamente as razões do meu afastamento. Não o fez enquanto seleccionador e agora mandou um amigo jornalista dizer umas asneiras em relação a isso. Enquanto não for ele, pela sua boca, a dizer a razão do meu afastamento, que eu sei não existir, mas que não tem a coragem de dizer, vamos continuar a não saber o porquê de toda esta situação", disse o agora director das relações externas do FC Porto, em declarações à Rádio Renascença. 
As críticas não são novas, mas desta vez subiram de tom. "Não acredito que [Scolari] tenha coragem de o fazer alguma vez [dizer publicamente as razões do afastamento de Vítor Baía]. Agora foi o José Carlos Freitas, através de um livro, que falou da minha ausência da Selecção Nacional com motivos que me soaram ridículos. Acaba por ser a voz do próprio Scolari, mas cobardemente. Ele [Scolari] não tem coragem ainda de dizer publicamente as razões do meu afastamento", insistiu o ex-guarda-redes do FC Porto, que somou 80 internacionalizações com a camisola da principal selecção de Portugal.
Fonte: O Jogo

04/09/08

"Crónica acidental de uma violação involuntária" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Se tivesse ganho um euro de cada vez que ouvi alguém dizer que cometeu uma violação involuntária, podia ir tratando de meter os papéis da reforma. Quase toda a gente que viola garante que viola involuntariamente. "Foi sem querer", garantem. "Ia pela rua, tropecei e, quando dei por mim, já estava a violar", asseguram. Em Portugal, viola-se quase tudo, desde o mais obscuro regulamento interno de uma pequena ou média empresa até à própria Constituição, e sempre, invariavelmente, de forma involuntária. Como não sou jurista, não faço ideia da importância que o factor intenção pode ter no julgamento de uma violação, mas admito que seja relevante. Se alguém viola, convém que viole voluntariamente. Violar involuntariamente é quase uma dupla violação. Ficam violados o violado e o violador, que viola sem vontade, de nariz torcido, como quem queria estar noutro lugar a outra hora e se vê na contingência de violar sem querer, acidentalmente, por ter escorregado numa casca de banana. E é por isso que, se Luís Filipe Vieira violou involuntariamente o castigo da Liga, então talvez já tenha sofrido o suficiente.

Sonkaya na Turquia

Fatih Sonkaya vai jogar no Bursaspor, confirmando-se assim o regresso do lateral à Turquia, depois de rescindir o contrato que ainda o ligava ao FC Porto. Isto, depois de duas épocas emprestado, primeiro à Académica e depois ao Roda, da Holanda.

Mariano pronto para a estreia da Champions

Até saiu um extremo, Quaresma para o Inter de Milão, mas os problemas nas alas, sobretudo na direita parecem ter acabado no FC Porto. Na recepção ao Fenerbahçe, marcada para o dia 17 e que marcará a estreia dos dragões na Champions, Jesualdo Ferreira já terá à disposição Mariano Gonzalez, que até lá estará totalmente recuperado da lesão sofrida na jornada inaugural do campeonato. 
A ausência do internacional argentino motivou mesmo uma mudança táctica na Luz, com o reforço do meio-campo. Contra os turcos, o técnico portista poderá voltar à fórmula mais utilizada - 4x3x3 - e até terá várias opções para o lado direito do ataque. Partindo do princípio que o lado esquerdo é de Rodríguez, Jesualdo Ferreira terá três hipóteses para completar o ataque na outra banda. Isto porque Tarik também poderá ser opção para essa partida, tal como Candeias, usado nos minutos finais do clássico. 
O extremo argentino sofreu um estiramento do ligamento lateral interior do joelho esquerdo na recepção ao Belenenses, na sequência de um forte remate de Hulk, que o obrigou a sair mais cedo da partida e o afastou do clássico da Luz. Ontem, Mariano desenvolveu trabalho no relvado do Olival sob a supervisão de António Dias. Ainda está à parte dos companheiros e o contacto com a bola é muito limitado, mas como a competição oficial só volta dentro de duas semanas terá tempo mais do que suficiente para recuperar o ritmo. 
Quanto ao treino, Pelé voltou a ser o centro das atenções, embora nos quinze minutos em que foi permitida a presença dos jornalistas, só se tenha visto trabalho físico e um curto exercício de circulação de bola. Privado dos oito internacionais e de três lesionados, Jesualdo Ferreira voltou a recorrer aos Sub-19 para compor o plantel: os escolhidos foram Diogo Viana, Josué, Chula, Raphael e Jakubov.

Fonte: O Jogo

Jesualdo Ferreira falha os próximos treinos

Jesualdo Ferreira segue hoje de manhã para Nyon, na Suíça, a fim de participar no 10º Fórum dos Treinadores da Elite, organizado pela UEFA. Os próximos dois treinos do FC Porto, marcados para hoje e amanhã, serão, por isso, entregues à responsabilidade dos adjuntos José Gomes, Rui Barros e João Pinto. 
À semelhança do que tem sucedido nos últimos anos, o técnico do FC Porto é um dos convidados deste evento, que contará ainda com a presença de Paulo Bento, além dos consagrados Alex Ferguson (Manchester United), Arsène Wenger (Arsenal) e Luiz Felipe Scolari (Chelsea), entre outros. José Mourinho foi convidado, mas ainda não confirmou a presença. 
Este ano assinala-se o décimo aniversário do fórum, espaço privilegiado de troca de opiniões e analise às tendências do futebol actual, que será presidido pelo director-técnico da UEFA, Andy Roxburgh.

Fonte: O Jogo

03/09/08

"Sempre fui portista e até tinha cachecol"

É bem capaz de ser sonho de qualquer adepto: entrar em campo e resolver o jogo da sua equipa. A partir de agora, Pelé pode fazê-lo. "Sim, sou adepto do FC Porto. Sempre fui portista, e é com todo o prazer que represento este clube", disparou logo a abrir, pouco preocupado se isso seria ou não politicamente correcto. Aliás, garantem que foi sempre assim. Já tinha constado que Pelé fizera os treinos de captação no Boavista equipado à FC Porto, mas a dedicação subiu uns pontos com outra história que segue direitinha aos corações dos portistas: quando esteve no Benfica, o médio resolveu decorar o quarto à sua maneira. "É verdade. Eu e o Joel, que era o meu companheiro, tínhamos um cachecol do FC Porto." A isto chama-se, provavelmente, o supra-sumo da provocação. E, como está fácil de perceber, não faltaram as confusões, porque Pelé nunca foi de esconder a preferência clubística, abreviando o percurso na Luz. Inadaptado, rescindiu o contrato com o Benfica, aceitou o convite do Guimarães e, depois disso, tem andado de nuvem em nuvem. Do Inter ao Dragão. "Saí de uma grande equipa e vim para outra. Por isso, aceitei a mudança", resume.
Fonte: O Jogo

"Com CD, quem ganha?" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

O Benfica vai pagar uma multa por causa do adepto que agrediu o árbitro assistente José Ramalho no clássico com o FC Porto. Assim à partida, parece uma decisão razoável por parte da Comissão Disciplinar da Liga. Afinal, José Ramalho não sofreu nenhum ferimento grave e o jogo não foi interrompido por um período superior a cinco minutos, pelo que os regulamentos estão do lado do Benfica, o que acontece frequentemente, pelo menos quando são interpretados por Ricardo Costa. Já ouvi algumas pessoas garantirem que se tudo se tivesse passado no Estádio do Dragão com um adepto do FC Porto as coisas seriam diferentes, e a mão pesada da CD voltaria a cair como um trovão sobre os portistas, mas não podemos ter certezas a esse respeito. Pelo menos para já. É que esta decisão da CD da Liga é tão macia, mas tão macia, que não devem faltar por aí adeptos a pensar que talvez valha a pena apertar o pescoço a um árbitro assistente de vez em quando. E com um bocadinho de azar, o leitor ainda vai ver aquela linda figura em reposição, brevemente, num estádio perto de si.

02/09/08

Batem leve, levemente" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Como é que se impede um adepto de entrar em campo e bater num árbitro assistente? Entenda-se a pergunta assim mesmo no tempo verbal em que está formulada. Como se impede, a partir de agora, um adepto de um clube qualquer de entrar em campo e bater num fiscal de linha ou num árbitro? Já sabemos que não foi possível impedir um adepto do Benfica de o fazer no passado, mas a forma como vamos ter de lidar com isso no futuro tem muito a ver com a forma como vamos reagir à situação no presente. Partindo do princípio de que o regresso às vedações encimadas por arame farpado seria um retrocesso civilizacional e admitindo que os clubes não podem ter um "steward" para cada espectador, é importante que a punição do adepto que agrediu José Ramalho seja exemplar. Para que os árbitros e árbitros assistentes não se sintam coagidos em nenhum estádio e para que os adeptos não sintam que a estupidez e a brutalidade compensam. O problema é que a Comissão Disciplinar da Liga não tem meios para punir adeptos…

Pelé por 4 anos

Exames médicos cumpridos, contrato assinado, número 30 estampado nas costas e passagem pelo Dragão para uma espreitadela à casa que o acolherá nos próximos quatro anos. A agitação que marcou o primeiro dia de Pelé no FC Porto não abranda e, hoje, o médio conhecerá parte dos companheiros, pelo menos aqueles que escaparam às convocatórias das selecções, estreando-se depois nos treinos. Antes desse contacto com o grupo e com Jesualdo Ferreira, de acordo com o que está previsto, ainda terá tempo para as primeiras palavras como dragão. 
Rebobinando o filme de um braço-de-ferro de mercado que durou quase até à data limite, sobra, no que a Pelé diz respeito, uma mudança repentina de rotinas. Apesar de estar há muito a par do interesse portista, envolvido nas negociações para a transferência de Quaresma, o médio teve menos de 24 horas para acertar os detalhes. Domingo, assim que se confirmou o acordo entre os dois clubes para uma cedência definitiva - o Inter ainda tentou que a coisa se ficasse por um empréstimo e é garantido que continuará de olho na evolução do jogador -, só houve tempo para Pelé fazer as malas e rumar ao Porto, cidade que o jogador não estranhará. Afinal, foi na Invicta que nasceu, a 14 de Setembro de 1987. 
A poucos dias de completar 21 anos, o médio volta a Portugal, com a hipótese, agora, de garantir a estreia no campeonato principal. Pelo Guimarães, clube que antecedeu o salto para Itália, jogou apenas na actual Liga Vitalis. Antes dessa investida pelo Minho, trampolim para Milão depois de um Mundial de Sub-20 promissor, o percurso do jogador fez-se com um arranque no Salgueiros e passagem breve pelo Benfica. 
Curiosamente, ainda na formação e nesse período que coincidiu com uma mudança turbulenta para a Luz, o FC Porto chegou a perguntar por ele. À segunda tentativa, a ligação concretiza-se. Apesar de carregar alegremente o nome de Pelé, habituou-se cedo a que o comparassem com o médio francês Patrick Vieira.

Fonte: O Jogo e Desporto10

01/09/08

Candeias chamado aos sub-21

O extremo portista Candeias foi convocado para representar a selecção portuguesa de sub-21 nos encontros referentes à fase de qualificação para o Campeonato da Europa da categoria. A 5 de Setembro, Portugal defronta a Inglaterra, seguindo-se o encontro frente à República da Irlanda, marcado para 9 de Setembro.
Candeias volta a integrar a convocatória da equipa nacional de sub-21, tendo em vista os dois encontros de qualificação para o Europeu 2009, que se disputa na Suécia.


Ensaio não contou com sete internacionais

O plantel do F.C. Porto regressou esta segunda-feira de manhã ao trabalho, realizando uma sessão de treino que não contou com Bruno Alves, Raul Meireles, Sapunaru, Fucile, Rodríguez, Guarin e Lisandro, todos ao serviço das respectivas selecções. Durante o apronto, Mariano efectuou tratamento, enquanto Rabiola fez treino condicionado.
A formação orientada por Jesualdo Ferreira voltou ao Olival depois de um dia de folga, gozado após o encontro da segunda jornada da Liga. A sessão não contou com os internacionais portugueses Bruno Alves e Raul Meireles, bem como com o romeno Sapunaru, para além de Fucile e Rodríguez, chamados para representar a selecção do Uruguai, Guarín, que representa a Colômbia, e Lisandro, que se encontra ao serviço da Argentina.
Os Dragões voltam ao trabalho na terça-feira para novo apronto marcado para o CTFD PortoGaia, agendado para as 10h00. Antes, às 9h45, um atleta do plantel portista abordará os próximos desafios dos Dragões na habitual Superflash.

Comunicado da F.C. Porto - Futebol, SAD

A F.C. Porto – Futebol, SAD anunciou este domingo ter chegado a um acordo de princípio para a transferência de Quaresma para o Inter de Milão e para o ingresso de Pelé no F.C. Porto. O negócio pode atingir os 30,6 milhões de Euros.

COMUNICADO
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a um acordo de princípio com o Inter de Milão para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do jogador profissional de futebol Ricardo Quaresma.
O acordo foi fixado em 24,6 milhões de euros e prevê o recebimento de 18,6 milhões de euros, ao qual acrescerá o valor de 6 milhões de euros, resultante da aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Pelé. Este atleta irá celebrar um contrato desportivo com a F.C.Porto – Futebol, SAD o qual será válido por um período ainda a definir.
O valor global a receber por esta transferência poderá atingir os 30,6 milhões de euros, dependendo da performance desportiva do atleta Ricardo Quaresma e do próprio clube que irá representar, Inter de Milão, durante as próximas 3 épocas desportivas.Mais se informa que a formalização final deste acordo está dependente da celebração dos contratos de trabalho dos atletas supra referidos com os respectivos clubes e da conclusão dos exames clínicos a que se irão submeter.

O Conselho de Administração

Porto, 31 de Agosto de 2008

Liga: Benfica 1 Porto 1: Soube a pouco