25/08/17

Dragões Diário 25-08-2017

Mónaco, Besiktas e Leipzig são os adversários do FC Porto na Liga dos Campeões. Trata-se de um grupo aberto, em que todos os clubes têm legítimas aspirações aos dois lugares de apuramento para os oitavos de final e em que se vão dar alguns reencontros: João Moutinho e Falcão, do Mónaco, e Quaresma e Pepe, do Besiktas, vão regressar ao Dragão. O nosso clube tem um historial positivo com esses dois adversários, tendo mesmo batido os monegascos na final da prova, em 2004, em Gelsenkirchen. Por sua vez, o Leipzig estreia-se nas competições europeias. Na primeira jornada, a 13 de setembro, o FC Porto recebe o Besiktas – confira aqui mais curiosidades e a ordem dos seis jogos e aqui pode consultar todo o calendário portista em 2017/18, já devidamente atualizado.

Bem mais perto do que a 'Champions' está a deslocação a Braga (domingo, 20h15), em que a equipa irá procurar manter o percurso 100 por cento vitorioso na Liga portuguesa. Ricardo já treinou ontem integrado com o plantel, enquanto Soares efetuou trabalho condicionado e de ginásio. O plantel volta aos treinos já daqui a pouco, às 10h.

Danilo faz parte dos convocados de Fernando Santos para os dois próximos jogos da seleção A portuguesa, que recebe as Ilhas Faroé (quinta-feira, 19h45, no Estádio do Bessa) e que se desloca à Hungria (3 de setembro, 19h45), para encontros de qualificação para o Mundial 2018. O guarda-redes Diogo Costa e os defesas Jorge Fernandes, Diogo Dalot e Luís Mata, presenças habituais no FC Porto B, vão representar a seleção Sub-21 no jogo frente ao País de Gales (em Chaves, a 5 de setembro), que marca a estreia no grupo oito de qualificação para o Europeu de 2019.

Hoje entram em campo os Sub-17, para disputar o sempre curioso duelo com o Padroense, a equipa Sub-16 do FC Porto, para a segunda jornada da primeira fase do Nacional de Juniores B. O jogo disputa-se no Campo de Treinos do Padroense, às 17h00, que foi a casa do treinador Mário Silva durante quatro anos.

Hoje, às 22h, no Porto Canal, Helton é o convidado de Rui Cerqueira para mais uma entrevista de carreira. E o ex-guarda-redes tem muito para contar: é o segundo estrangeiro com mais jogos pelo clube, apenas atrás de Aloísio, e conquistou 18 títulos pelos Dragões, incluindo uma Liga Europa.

Aconteceu a 25 Agosto 1992

Neste dia, Jorge Costa estreava-se como sénior do FC Porto marcando o golo da vitória sobre o Estoril (1-0), na jornada inicial do Campeonato da 1ª Divisão de 1992/93, que os Dragões viriam a conquistar. O jogo decorreu em Coimbra, no velho Calhabé, por interdição do Estádio das Antas. Quanto a Jorge Costa, já se sabe: tornou-se capitão e foi com esse estatuto que ergueu, entre outras taças, a UEFA, a dos Campeões Europeus e a Intercontinental.


24/08/17

Dragões Diário 24-08-2017

Após um dia de folga, a equipa principal do FC Porto voltou ontem ao trabalho para uma sessão dupla no Olival. O lateral Ricardo e o avançado Soares, ambos a recuperar de problemas clínicos, realizaram treino condiconado, enquanto Diogo Dalot participou no jogo da equipa B. A preparação do confronto com o Sporting de Braga (domingo, às 20h15) prosseguiu hoje de manhã, com novo treino no centro de estágios portista.

Se pretender integrar a onda azul que invadirá Braga no próximo domingo, ainda pode adquirir o seu passaporte na Loja do Associado do FC Porto. Após uma primeira remessa de bilhetes destinados aos adeptos portistas ter esgotado, na terça-feira, em poucas horas, o clube minhoto disponibilizou um novo conjunto de ingressos, que estão disponíveis desde ontem e têm o preço unitário de 30 euros.

Foi ontem divulgada a equipa de arbitragem que dirigirá o Sporting de Braga – FC Porto. O árbitro principal será Carlos Xistra, auxiliado por Nuno Pereira e Nélson Moniz. Em frente aos ecrãs estará o videoárbitro Bruno Esteves, assistido por António Godinho. A receção do FC Porto B ao Santa Clara será apitada por André Moreira.

A equipa secundária dos Dragões perdeu ontem por 1-0 no Estádio do Mar, frente ao Leixões. O único golo da partida foi marcado por Evandro Brandão, aos 39 minutos. Na próxima jornada, o conjunto treinado por António Folha recebe o Santa Clara no Estádio de Pedroso. O jogo é no domingo, às 16h00, e será transmitido no Porto Canal.

A equipa de sub-17 enfrenta amanhã o Padroense, às 17h00, em partida da segunda jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores B. O treinador Mário Silva está consciente das dificuldades que vai encontrar: Sei perfeitamente o que está a sentir o nosso adversário, que é a nossa equipa de sub-16: uma motivação muito grande por defrontar os mais velhos. Vamos com as normais cautelas para este jogo, sabendo que temos de ser nós a mandar no jogo.

23/08/17

Dragões Diário 23-08-2017

Sérgio Conceição não se tem cansado de referir a onda azul que tem acompanhado o FC Porto neste arranque de temporada. E tem toda a razão: até ao momento, foram 142.129 os adeptos que se deslocaram ao Estádio do Dragão para assistir à partida de apresentação e às duas primeiras jornadas caseiras do campeonato. Um recorde que suplanta o registo de 2014/15 e que dá conta das esperanças que os portistas depositam na época que agora se inicia.

Mas nem só em casa os jogadores do FC Porto se têm sentido devidamente acompanhados pelos seus adeptos. Na segunda jornada foi Tondela que se pintou de azul e branco. No próximo domingo, a onda azul chega a Braga: os bilhetes para o jogo frente ao Sporting minhoto que ontem foram colocados à venda no Estádio do Dragão esgotaram em poucas horas, e por esse motivo o FC Porto está a negociar a cedência de mais ingressos para os seus aficionados.

Iker Casillas passou a manhã de ontem num evento em que participaram cem crianças carenciadas do concelho de Vila Nova de Gaia. O guarda-redes, um dos jogadores mais titulados do mundo, disputou diversas peladinhas com os seus jovens fãs, que analisou com um sentido de humor bem apurado: Os miúdos estiveram muito bem, dominam bem a bola e apanharam-me distraído. Facilitei e dei um frango. A parte boa é que, acontecendo num jogo com crianças, não tem consequências.

O FC Porto B defronta hoje o Leixões, no Estádio do Mar, em jogo da quarta jornada da Ledman LigaPro. António Folha, treinador da equipa que registou uma vitória, um empate e uma derrota nas três primeiras partidas do campeonato, antevê uma partida difícil: O Leixões tem muito bons jogadores, a jogar em casa é sempre uma equipa muito complicada. Vamos ter um jogo difícil, como são todos na Segunda Liga. Temos, por isso, que estar muito concentrados e saber muito bem o que temos de fazer em campo para vencermos o jogo.

Aconteceu a 23 Agosto 2016

Neste dia, o FC Porto bateu a AS Roma por 3-0, no Estádio Olímpico da capital italiana, e selou a qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Os golos de Felipe, Layún e Corona materializaram uma das maiores vitórias recentes azuis e brancas em terreno adversário nas competições europeias. Para encontrarmos um triunfo por uma diferença mais substancial temos de recuar até 30 de março de 1994, quando a equipa liderada por Bobby Robson impôs uma derrota por 5-0 ao Werder Bremen, em pleno Weserstadion – na altura, esse triunfo valeu a passagem às meias-finais da Champions. Nos últimos 23 anos, para além do jogo em Roma, os portistas puderam celebrar mais quatro sucessos em casa alheia por uma margem de três golos: 3-0 frente ao Atlético de Madrid (2009), ao Genk (em 2010) e  ao BATE Borisov (2014) e 5-2 face ao Spartak de Moscovo (2011).


22/08/17

Dragões Diário 22-08-2017

Aboubakar foi a grande figura do FC Porto no jogo com o Moreirense (3-0), mas no momento de receber o prémio de MVP preferiu atribuir o mérito à equipa pelo hat-trick que assinou e que lhe permitiu chegar aos 30 golos com a nossa camisola. Houve um trabalho coletivo dos meus companheiros de equipa, a quem devo agradecer, afirmou o número 9, deixando a garantia que de o grupo tudo fará para dar alegrias aos adeptos.

O avançado camaronês foi um dos jogadores que ontem participou no treino às ordens de Sérgio Conceição, que não pôde contar com Ricardo e Soares, os dois únicos jogadores entregues aos cuidados do departamento médico. O treinador concedeu um dia de folga, pelo que a equipa retoma amanhã de manhã a preparação da deslocação a Braga (domingo, 20h15).

Os bilhetes para o jogo da quarta jornada da Liga estão à venda a partir de hoje, na Loja do Associado do Estádio do Dragão. Têm o valor unitário de 15 euros e estão disponíveis em exclusivo para sócios.

A nossa equipa de basquetebol já prepara a nova temporada em que tem como principal missão o resgate do título de campeão nacional, como aponta Moncho López, consciente da responsabilidade e da pressão de fazer uma época melhor do que a anterior. O treinador espanhol está muito contente com o plantel que tem à disposição, com mais recursos, mais versatilidade, com jogadores jovens, mas todos com experiência competitiva de alto rendimento.

Chegaram muitas caras novas ao grupo, mas Miguel Queiroz não encara isso como um problema. Este é o meu quinto ano no FC Porto e, desde que cá cheguei, o balneário é sempre o nosso forte, somos todos unidos e amigos. A integração dos novos jogadores vai ser rápida, garante o capitão, já com o novo equipamento vestido, ao lado de Moncho López na conferência de imprensa que serviu para apresentar oficialmente a equipa para 2017/18.

Aconteceu a 22 Agosto 1981

Neste dia, Romeu e Jaime Pacheco fizeram os golos da vitória do FC Porto sobre o Benfica (2-1), em jogo da primeira jornada do campeonato. Filipovic reduziu para a equipa lisboeta a três minutos do fim do encontro disputado no Estádio das Antas. Jacques não marcou, mas acabaria por se distinguir como o artilheiro da prova, com 27 golos apontados, mais um do que Jordão (Sporting) e mais três do que Nené (Benfica).

21/08/17

Dragões Diário 21-08-2017

Foi sob um calor tórrido, e sob o signo do número três, que o FC Porto venceu ontem o Moreirense: foram três golos sem resposta que selaram o terceiro triunfo no campeonato em três possíveis, com Aboubakar, autor dos três golos, a assinar o seu primeiro ‘hat-trick’ com a camisola azul e branca (marcou aos 18, aos 21 e aos 77 minutos). Com este resultado, os Dragões mantêm-se no grupo de quatro equipas que lidera campeonato, a par do Benfica, do Rio Ave e do Sporting, todas com nove pontos.

Sérgio Conceição sublinhou a justiça do resultado e destacou a muita qualidade com que a equipa brindou os adeptos até marcar o 2-0. A partir dessa altura, a exibição não foi tão exuberante, mas o essencial foi alcançado: Conquistámos mais três pontos e estamos felizes por isso. Exibições fabulosas, para mim, são a conquista dos três pontos, por isso vamos tentar prolongar o estado em que estamos

Óliver Torres, que tem no Moreirense uma espécie de adversário fetiche, dedicou a vitória às crianças internadas no Instituto Português de Oncologia e sublinhou as dificuldades que a equipa soube contornar: Estava muito calor e por vezes custava respirar, mas com o primeiro golo do Aboubakar eles abriram espaços que nós conseguimos aproveitar. Alex Telles, muito feliz pela vitória, desvendou o ingrediente secreto que explica o sucesso azul e branco nos primeiros três jogos da temporada: O segredo é a eficácia de toda a equipa. A defesa começa na frente, com os avançados, todos estão a fazer um grande trabalho. Já Danilo abordou as novas funções que desempenha esta época: Neste sistema tático já não existe aquele número seis puro, são mais dois números oito, por isso apareço mais em zonas de finalização e estou mais preparado para rematar de fora da área.

A equipa principal do FC Porto regressa ao trabalho já daqui a pouco. Sérgio Conceição dirigirá, no Olival, um treino que marcará o arranque da preparação do jogo da próxima jornada, frente ao Sporting de Braga (domingo, às 20h15). Nessa altura se perceberá se Ricardo está recuperado da síndrome gripal que o afastou da partida contra o Moreirense.

Um dos momentos altos da tarde de ontem aconteceu ao intervalo, quando os 46.509 adeptos presentes no Dragão foram brindados com a oportunidade de saudarem os ciclistas que protagonizaram o sucesso da W52 – FC Porto – Mestre da Cor na Volta a Portugal em bicicleta. Raúl Alarcón, o vencedor da geral individual da competição, foi o principal destinatário de um dos maiores aplausos do dia.

Os sub-17 do FC Porto estrearam-se na primeira fase da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B com uma vitória caseira por 2-0 frente ao Feirense. Os golos do conjunto agora liderado por Mário Silva foram marcados por Rodrigo Valente (11m) e Cláudio Major (28m). Na próxima jornada, a equipa desloca-se ao terreno do Padroense, em jogo marcado para a próxima sexta-feira às 17h00.

Mais logo, às 18h30, será apresentada a equipa de basquetebol que atacará o título de 2017/18. O evento decorrerá no Dragão Caixa e contará com intervenções do treinador Moncho López e do capitão Miguel Queiroz. Até ao momento, o plantel azul e branco desta modalidade conta com cinco reforços: os portugueses António Monteiro e Pedro Pinto e os norte-americanos Marcus Gilbert, Will Sheehey e Will Hanley.

Aconteceu a 21 Agosto 1994

Neste dia, o FC Porto arrancava o Campeonato Nacional com uma vitória caseira frente ao Sporting de Braga, por 2-0. Os golos foram marcados por Rui Filipe – que faleceu num acidente de automóvel uma semana depois – e Kostadinov. A equipa de Bobby Robson entrava assim com o pé direito numa liga que viria a conquistar alguns meses depois. Os adeptos do FC Porto estariam muito longe de imaginar que naquele momento se dava o pontapé de saída numa caminhada que culminaria, em 1998/99, com a conquista do único pentacampeonato da história do futebol português.

Sérgio Conceição: “O resultado é completamente justo”

Para Sérgio Conceição, o desfecho do FC Porto-Moreirense (3-0), da terceira jornada da Liga NOS, não deixa margem para qualquer dúvida. Após o terceiro triunfo em outros tantos jogos no campeonato, o treinador dos Dragões mostrou-se satisfeito com algumas coisas e não tão satisfeito com outras, mas sublinhou o mais importante: Exibições fabulosas, para mim, são a conquista dos três pontos.

O mar azul
No Dragão e em todos os outros estádios, a atitude, a determinação e a ambição têm de ser sempre as mesmas. Hoje tivemos muitos adeptos a apoiar-nos e isso dá-nos muita força. Este mar azul vai continuar, tenho a certeza, seja em que estádio for. Aproveito para agradecer a presença e o apoio dos nossos adeptos.

Vencer é o mais importante
Entrámos bem no jogo e até fazermos o 2-0 tivemos muita qualidade. Aqui e acolá faltou diversificar o processo ofensivo. Conseguimos ter largura, mas por dentro estava mais difícil entrar. Fizemos dois golos e poderíamos ter feito mais um ou outro na primeira parte. Não gostei da forma como entrámos na segunda parte, mas compreendo algum desgaste devido à intensidade e à constante procura da bola quando não a tínhamos. Acredito que, com este calor, as coisas tornaram-se mais difíceis. Penso que o resultado é completamente justo. Conquistámos mais três pontos e estamos felizes por isso. Exibições fabulosas, para mim, são a conquista dos três pontos, por isso vamos tentar prolongar o estado em que estamos.

A pressão dos rivais
Eles estão orientados para essa pressão diariamente. Não vivemos em função de Benfica e Sporting, vivemos a pensar na nossa equipa. O nosso foco é esse. Os cinco ou os quatro que os outros marcam não nos diz nada. Vi os jogos de Sporting e Benfica, porque são adversários, mas a minha preocupação é o FC Porto e estarmos cada vez mais fortes naquilo que trabalhamos, procurando manter as coisas que fazemos bem. A exigência é máxima e tudo tem de ser levado muito a sério. Para nós, cada jogo é uma final.

A ausência de Ricardo Pereira
Foram convocados 22 jogadores. Ele não acordou bem, acordou com sintomas gripais e temperatura alta. Optámos por não o utilizar por não estar a 100% fisicamente. Jogou o Maxi e deu uma excelente resposta.

Aboubakar em brasa resolve jogo com hat-trick

Três golos de Aboubakar, dois deles no espaço de três minutos, permitiram ao FC Porto bater o Moreirense, por 3-0, e manter-se assim no topo da Liga, só com vitórias, a par de Benfica, Sporting e Rio Ave. Num final de tarde de intenso calor – no começo da partida, os termómetros marcavam 33º C –, os Dragões conseguiram uma vantagem confortável (2-0) logo aos 21 minutos, um registo que, em casa, já não era conseguido de forma tão madrugadora desde abril de 2016. Em mais uma partida com casa cheia, o último grande momento terá sido mesmo a saída de campo de Aboubakar (agora melhor marcador da Liga, com quatro tentos, a par de Jonas, do Benfica), já perto do fim, para uma ovação de pé: tratou-se do primeiro hat-trick do camaronês ao serviço dos azuis e brancos e apenas o segundo da carreira, repetindo um feito já obtido no Valenciennes.
Com a entrada de Maxi (uma estreia em 2017/18) no onze a ser a única alteração face ao jogo de há uma semana em Tondela, também a postura dos Dragões repetiu o que vem sendo hábito: uma equipa pressionante, com linhas muito subidas e a colocar muitos jogadores em zona de finalização. A primeira oportunidade surgiu logo aos três minutos, com Felipe a desviar de cabeça um lançamento lateral de Maxi para uma grande defesa de Jhonatan.
Pressentia-se que o 1-0 poderia sugerir a qualquer momento e o golo de Aboubakar, aos 18 minutos, na sequência de um cruzamento perfeito da esquerda de Alex Telles, traduziu finalmente o domínio, que seria ampliado apenas três minutos depois. Depois de uma recuperação de bola a meio-campo de Marega, foram precisos três remates até ao 2-0, que Aboubakar materializou, após tentativas prévias do próprio Marega e de Óliver Torres. Os portistas ainda tiveram mais oportunidades para alargar a vantagem até ao intervalo, enquanto os forasteiros apenas assustaram Casillas já nos descontos, num pontapé de canto em que Peña esteve perto de desviar para a baliza.
Na segunda parte, Otávio (outra estreia esta época em jogos oficiais) surgiu no lugar de Brahimi, que sentiu alguns problemas físicos nos primeiros 45 minutos, enquanto, do outro lado, Manuel Machado procurava agitar a sua equipa com as entradas de Cádiz e Neto. A verdade é que o jogo se foi tornando mais lento, o que pode em grande parte ser explicado pela elevada temperatura. Sublinhe-se que o FC Porto nunca deixou de controlar o encontro e os minhotos só criaram uma situação de perigo quando o resultado já estava em 3-0: Casillas deteve então o remate de longe de Arsénio.
Falta contar a história do terceiro golo: um corte de Marcano colocou a bola nas costas da defesa do Moreirense, onde apareceu Aboubakar a ganhar a bola e a finalizar. Sem fazer uma exibição deslumbrante na segunda parte, os portistas criaram mais um par de boas oportunidades e bateram com clareza um adversário que até tinha derrotado o FC Porto por duas vezes neste ano civil. Os azuis e brancos não perdem em casa nas competições nacionais há 22 jogos e continuam sem sofrer golos em 2017/18. Na próxima jornada, antes da paragem das competições para compromissos das seleções, há jogo em Braga, no domingo, às 20h15.