04/01/21

Aconteceu a 04 Janeiro 2005

Poucas semanas depois de derrotar o Once Caldas em Yokohama, o FC Porto começava o ano no topo do mundo, e – enquanto os poderes da cidade ignoravam o clube que também era campeão da Europa – o governo não quis deixar de homenageá-lo. Neste dia, no Estádio do Dragão, o primeiro-ministro Pedro Santana Lopes atribuiu aos jogadores e às equipas técnica e médica a medalha de mérito desportivo, enquanto os dirigentes receberam o colar de mérito desportivo. Ladeado pelo ministro Rui Gomes da Silva, Santana Lopes expressou o enorme orgulho de Portugal pelas conquistas do FC Porto na Taça UEFA, na Liga dos Campeões e na Taça Intercontinental.


Dragões Diário 04-01-2021

Ano novo, vida velha. O FC Porto venceu o Moreirense por 3-0 e prolongou no arranque de 2021 a onda de excelentes resultados que já vinha do final de 2020: esta foi a 13ª vitória num conjunto de 14 jogos, que incluiu a conquista de um troféu e a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, confirmada com o único empate da série.
 
Ontem os maiores protagonistas foram Sérgio Oliveira – que converteu um penálti e cimentou o estatuto de melhor marcador da temporada, com dez golos –, Toni Martínez – que até viu um golo ser-lhe anulado pelo videoárbitro por causa de um fora de jogo de três centímetros, mas marcou outro logo a seguir – e Evanilson – que fechou as contas.
 
O resultado, considerou Sérgio Conceição, foi justo, a vitória foi muito importante e o jogo foi entretido, apesar de o treinador não ter apreciado a falta de alguma consistência” em certos momentos. Com mais três pontos amealhados, a luta pelo título continua bem acesa: somos os campeões nacionais e vamos atrás do primeiro lugar. É um campeonato difícil, uma maratona, mas estamos preparados.

Seguindo um raciocínio parecido, o capitão Sérgio Oliveira afirmou que o lugar do FC Porto é o primeiro e não revelou dúvidas sobre o futuro: mais tarde ou mais cedo vamos lá chegar. A determinação e a ambição são comuns a toda a equipa e também foram enunciadas pelos outros dois marcadores. Toni Martínez considera que todos no grupo estão muito fortes e querem muito mais, enquanto Evanilson reforça a obsessão colectiva: queremos voltar a ser campeões.

A luta pela renovação do título prossegue na sexta-feira, em Famalicão, e a preparação para esse encontro arranca amanhã, no Olival. Sérgio Conceição agendou um treino para hoje de manhã.

03/01/21

Aconteceu a 03 Janeiro 2018

Neste dia, em dia de dérbi lisboeta, viajámos até Santa Maria da Feira e entrámos a vencer graças à pontaria de Aboubakar. Porém, logo de seguida, o Feirense gelou ainda mais os portistas presentes no Estádio Marcolino Castro e conseguiu empatar. Só que o melhor ainda estava para vir. Já dentro do derradeiro quarto de hora, uma cabeçada certeira de Felipe recolocou o FC Porto em vantagem e manteve a chama do título bem acesa. A partir daí começou o festival de cartões: amarelos a Soares, José Sá e Marcano e vermelho ao autor do segundo golo dos Dragões, perante um revoltado Brahimi que respondeu com vamos ganhar, vamos ganhar! E ganhámos.


Dragões Diário 03-01-2021

O FC Porto inicia 2021 em casa. Esta noite (21h, Sport TV1), os detentores do triplete entram em campo pela primeira vez no novo ano para enfrentar o Moreirense, no Estádio do Dragão. Na antevisão da 12ª jornada, Sérgio Conceição revelou estar à espera de um adversário muito motivado por defrontar um grande clube como o FC Porto.
 
Prestes a completar o 187º encontro ao comando dos Dragões - ultrapassando assim Jesualdo Ferreira no terceiro posto dos técnicos com mais jogos ao serviço do FC Porto – Sérgio Conceição declarou sentir grande prazer por representar aquele que define como o seu clube em tempos de alta volatilidade no mundo do futebol. Disso, Pinto da Costa é o exemplo contrário, graças à capacidade e qualidade que demonstra há largas décadas, considera o treinador portista.    
 
Seguro de que não existe deslumbramento no seio do grupo de trabalho, o técnico vencedor dos três maiores troféus do futebol nacional em 2020 explica que o futebol é um recomeçar constante e que à medida que as competições caminham para o fim, os jogos tornam-se cada vez mais decisivos. Por isso mesmo, há que treinar para estar ao nível máximo nos jogos. Quem ficar deslumbrado ficará deslumbrado em casa, avisa o timoneiro azul e branco.
 
Alvo de um castigo tardio e inusitado, Otávio será um dos ausentes no embate de mais logo. Na sessão matinal que antecedeu a conferência de imprensa, Pepe, Marcano e Mbaye continuaram entregues aos cuidados do Departamento de Saúde e também são baixas confirmadas para a recepção aos cónegos. Já Mbemba evoluiu para treino integrado condicionado e, segundo o mister, integra o lote dos convocados.