22/08/23

Aconteceu a 22 Agosto 1998

Neste dia, o FC Porto arrancava o campeonato com o objectivo de alcançar o inédito Penta. Frente ao Rio Ave, nas Antas, os golos de Doriva, Capucho e Mielcarski (2) resolveram a partida para aos azuis e brancos (4-0). Fernando Santos, que dificilmente poderia ter sonhado com uma melhor estreia na Liga, viria a ser promovido a engenheiro do Penta alguns meses depois.

Dragões Diário 22-08-2023

O voleibol do FC Porto é uma família. Quem o garante é Jorge Nuno Pinto da Costa, que recebeu o plantel às ordens de Miguel Coelho – uma escolha pensada e ponderada por unanimidade de todos os que estão à frente da secção – no Museu. O presidente endereçou à equipa o desejo de um ano recheado de vitórias que espera que culmine na revalidação do título nacional e no entoar do cântico somos campeões.

O triunfo frente ao Farense foi o mais tardio da história do clube dentro do tempo regulamentar. A finalização decisiva de Marcano – alargou a diferença no topo da lista de defesas mais goleadores do clube com 29 golos – surgiu aos 90+10 e superou os registos atingidos pelo próprio, contra o Portimonense, em 2019/20 (90+8) e por Alex Telles, frente à BSAD, em 2018/19 (90+6).

A assistência de Gonçalo Borges para o espanhol foi a primeira que o extremo logrou pela equipa principal azul e branca. Ao cabo de 246 minutos nas principais lides do futebol nacional e europeu, o dono do Dragão de Ouro de Atleta Revelação de 2022 entrou para os registos portistas.


21/08/23

Aconteceu a 21 Agosto 2004

Neste dia, realizou-se o primeiro jogo do Penta no Estádio das Antas, onde Rui Filipe e Kostadinov marcaram os golos de uma vitória por 2-0 sobre o Braga. Naquela tarde ninguém podia imaginar que tinha assistido ao triunfo inaugural de um ciclo histórico e à despedida de casa de uma referência da equipa: Rui Filipe ainda jogou e marcou três dias depois, num encontro da Supertaça disputado na Luz, mas viria morrer no domingo seguinte na sequência de um acidente de viação.

Dragões Diário 21-08-2023

A justiça tardou, mas chegou. O Estádio do Dragão explodiu de alegria ao décimo minuto de compensação da primeira jornada caseira da temporada, quando Iván Marcano assinou o golo que definiu o resultado final do jogo com o Farense. O 2-1 tinha começado a ser construído na etapa inicial com uma finalização de outro espanhol, Toni Martínez, a que o avançado Rui Costa respondeu antes do intervalo.

A confiança e a persistência foram os segredos da vitória, considerou o defesa mais goleador da história do clube. Marcano caracterizou o jogo - o 250º que realizou de azul e branco - como muito difícil, mas bem conseguido e um indício de que a equipa está no bom caminho para concretizar os objetivos.

Toni Martínez também estava muito feliz na sequência de um desafio sofrido. O atacante destacou que os jogadores foram muito competitivos durante os primeiros 40 minutos e deviam ter forçado o segundo. Contentes pela vitória, estão conscientes dos erros cometidos e empenhados em corrigi-los.
 
Com seis pontos em duas jornadas, o FC Porto integra o grupo dos primeiros classificados da liga que começou há pouco mais de uma semana. A luta pelo título continua de hoje a oito dias, em Vila do Conde, num sempre complicado duelo com o Rio Ave.
 
Um golaço de Zé Pedro valeu ao FC Porto B a conquista do segundo ponto em dois jogos da Segunda Liga (e o 11º lugar na tabela). O empate no Restelo deixou António Folha orgulhoso destas duas primeiras jornadas em que os jovens azuis e brancos, a maioria deles estreantes neste nível, têm jogado bom futebol e criado oportunidades.