14/03/20

Aconteceu a 14 Março 2011

Neste dia, o FC Porto apresentava-se em Leiria com uma vantagem confortável sobre o Benfica. Entre dois jogos para a Liga Europa frente ao CSKA de Moscovo, a primeira parte não foi tão produtiva, mas depois do intervalo tudo mudou: um remate de Guarín do meio da rua colocou os Dragões em vantagem, antes de Hulk fechar o resultado de penálti. A equipa de Villas-Boas alargava a vantagem sobre o segundo para 13 pontos e mantinha-se invicta no campeonato, estatuto que manteria até ao final da temporada.

Dragões Diário 14-03-2020

Ontem já não houve treino no Olival. Em vez disso, Nélson Puga, responsável pelo Departamento de Saúde do FC Porto, explicou aos portistas quais os procedimentos adoptados pelo plantel dos Dragões na prevenção do coronavírus (Covid-19): Jogadores vão fazer perceber às pessoas a importância destas restrições sociais.

Em entrevista à Dragões, Iván Marcano deixa transparecer um pouco daquilo que é o espírito no balneário azul e branco e dirige-se à família portista: juntos é mais fácil. A grande entrevista ao central espanhol é apenas um dos muitos motivos para ler a 399ª edição da revista oficial do FC Porto, que chega brevemente às FC Porto Stores.

A epopeia da nossa equipa de andebol pela Europa ficará em suspenso. Face à crescente pandemia global, a Liga dos Campeões foi interrompida até dia 12 de abril e, desta forma, a estreia portista nos oitavos de final da maior competição de clubes foi adiada. Nessa eliminatória, os campeões nacionais vão defrontar o Aalborg. 

A partir de hoje, o Museu FC Porto está encerrado. A decisão surge no seguimento das recomendações da Direcção Geral de Saúde e abrange todos os museus, bibliotecas e espaços culturais da cidade Invicta. Os 126 anos de história dourada sobre azul e branco devem poder voltar a ser visitados a partir do dia 4 de Abril.

13/03/20

Aconteceu a 13 Março 1994

Neste dia, Alípio Jorge, Rui Manuel Costa, Fernando Cunha e Américo Rui faziam do FC Porto bicampeão nacional de bilhar às três tabelas após uma vitória emocionante sobre o Benfica.

Dragões Diário 13-03-2020

Ainda com três nomes no boletim clínico, o FC Porto voltou a trabalhar ontem, no Olival, mas o que a Liga Portugal anunciou mais tarde era inevitável: porque a vida é mais importante do que o futebol, os campeonatos estão suspensos por tempo indeterminado e o Famalicão-FC Porto agendado para domingo fica sem efeito.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) é real e o impacto é crescente em todos os sectores da sociedade, nomeadamente no futebol e no desporto em geral. Num vídeo, alguns jogadores do plantel principal do FC Porto mostram aos mais jovens que comportamentos devem ter numa altura em que todos os cuidados são poucos.

Sérgio Conceição foi eleito o Melhor Treinador de Fevereiro na Liga NOS, mês em que o FC Porto venceu todos os quatro jogos disputados no campeonato, frente a Vitória de Setúbal (4-0), Benfica (3-2), Vitória de Guimarães (2-1) e Portimonense (1-0). O técnico dos Dragões foi o mais votado e superou Micael Sequeira e Vítor Oliveira. 

Alex Telles, que já tinha vencido o prémio de Melhor Defesa, também foi eleito o Melhor Jogador de Fevereiro na Liga NOS, superando a concorrência de Ricardo Horta (SC Braga) e Fábio Abreu (Moreirense). Durante o mês passado, Alex Telles marcou três golos nos quatro jogos que o FC Porto disputou e venceu no campeonato.

O andebol juntou-se às restantes modalidades de pavilhão e também está suspenso por tempo indeterminado, anunciou ontem a Federação de Andebol de Portugal. O arranque da fase final do Andebol 1 fica assim adiado pelo menos até ao dia 29 deste mês.

11/03/20

Aconteceu a 11 Março 2009

Neste dia, o FC Porto enfrentou no Estádio do Dragão o Atlético de Madrid, em desafio da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, e o empate a zero no final permitiu aos azuis e brancos a presença na fase seguinte da principal prova europeia de clubes, em que figurou como uma das oito melhores equipas do velho continente. Para essa qualificação também contribui a igualdade a dois na capital espanhola, duas semanas antes.

Dragões Diário 11-03-2020

Já arrancou a preparação para a visita a Famalicão, a primeira das últimas cinco deslocações do FC Porto neste campeonato. No treino de ontem, no Olival, Zé Luís, Vítor Ferreira e Luis Díaz foram os três nomes presentes no boletim clínico portista. Esta manhã retoma-se o trabalho para continuar a afinar a estratégia a usar domingo à noite, num jogo que será à porta fechada devido ao surto de coronavírus.

Na senda do que tem acontecido com vários jogadores do FC Porto esta época, Alex Telles foi um dos distinguidos pela Liga Portugal em Fevereiro. O lateral esquerdo foi considerado o melhor defesa do mês com 22,2% dos votos dos treinadores das equipas do primeiro escalão, ficando à frente de João Afonso, do Santa Clara, e de Bruno Viana, do SC Braga. O brasileiro venceu o prémio pela terceira vez. 

Ao longo dos últimos dias, têm circulado nos meios de comunicação social declarações falsas indicando que o FC Porto está impossibilitado de participar na próxima edição da Liga dos Campeões por motivos financeiros. Numa era em que a desinformação se propaga fácil e rapidamente, convém esclarecer oficialmente o assunto: serão única e exclusivamente os resultados desportivos da presente temporada a ditar a presença ou ausência do clube ao mais alto nível na Europa.

10/03/20

Aconteceu a 10 Março 1974

Neste dia, o FC Porto treinado pelo húngaro Béla Guttmann, que estava perto de concluir uma carreira de enorme sucesso, recebeu o Benfica nas Antas e mostrou em campo o quão errados estavam os vaticínios dos meios de comunicação social sobre o jogo. Os encarnados liderados por Eusébio eram uma espécie de vencedores anunciados, o que até levou o defesa central portista Rolando a deixar claro, dias antes do duelo, que entre os Dragões ninguém temia a equipa lisboeta. A vitória dos azuis e brancos no desafio da 23ª jornada do campeonato foi por 2-1, fruto dos golos de Abel e Cubillas.

Dragões Diário 10-03-2020

O último fim de semana na Liga Portuguesa trouxe casos de arbitragem que indignaram o universo azul e branco e obrigaram Jorge Nuno Pinto da Costa a expressar publicamente essa revolta.  O presidente portista considerou a Torre dos Clérigos demasiado pequena quando comparada com o tamanho do penálti de Aderllan sobre Marega no jogo com o Rio Ave e disse ser preocupante que Artur Soares Dias, o melhor árbitro português, não o tenha assinalado, denunciando ainda a incapacidade do VAR Vasco Santos para exercer estas funções, especialmente numa altura em que uma decisão como esta pode vir a decidir o campeonato.

Na entrevista exclusiva à FC Porto TV e ao Porto Canal, o líder máximo dos Dragões manifestou-se satisfeito com as explicações do Conselho de Arbitragem e confiante de que para impedir azar de um lado e do outro será possível evitar que alguns árbitros apitem jogos do FC Porto até ao final. Ainda assim, anunciou que vai solicitar uma auditoria ao funcionamento do VAR, que não veio trazer mais lisura ao futebol, em particular nessas linhas de fora de jogo, até porque é incompreensível que se demorem seis minutos para mostrar uma linha com três centímetros de offside.

Jorge Nuno Pinto da Costa fez questão de sublinhar que esta intervenção não é pressão de maneira nenhuma, correspondendo antes ao direito à indignação que qualquer cidadão possui. Afinal, seria preciso fazer outro 25 de Abril se houvesse uma classe de que não se pode falar. Transmitindo uma palavra de serenidade aos sócios e adeptos, Pinto da Costa garante que dará sempre conta da indignação dos portistas se houver motivos para tal, em defesa dos interesses do FC Porto.

A dez jornadas do fim da Liga, o FC Porto continua na liderança e depende apenas de si para conquistar o título. Depois de dois dias de folga, o plantel comandado por Sérgio Conceição regressa na manhã de hoje aos treinos, no Olival, para preparar o embate em casa do Famalicão, este domingo. É o primeiro de dez obstáculos a superar para chegar ao 29º troféu de campeão nacional.

Entretanto, já têm data e hora quase todas as partidas que restam até ao final do campeonato. Descubra no site oficial do fcp quando terão lugar as visitas ao Desportivo das Aves, Paços de Ferreira e Tondela, bem como as receções ao Boavista, Belenenses SAD, Sporting e Moreirense.

Os Sub-17 e Sub-15 já conhecem o calendário relativo à fase final dos respetivos campeonatos. O conjunto orientado por Ricardo Malafaia estreia-se em casa frente ao Benfica e é igualmente lá que termina diante do Loures. Já a equipa dirigida por Sérgio Ferreira arranca no Olival face ao Marialvas e poderá encerrar a participação no terreno do Benfica, caso os encarnados vençam o play-off, sendo que os confrontos com o campeão Sporting são nas penúltimas rondas de cada volta.

Também o basquetebol já sabe com que clube vai discutir a qualificação para a final da Taça de Portugal. Trata-se do Benfica e o duelo ocorrerá em Odivelas no sábado, 21 de Março, às 15h. Em caso de triunfo, a última etapa portista na defesa do título será contra o Sporting ou o Vitória de Guimarães, no dia seguinte e no mesmo local.

09/03/20

Aconteceu a 09 Março 2004

Neste dia, o FC Porto qualificava-se para os quartos de final da Liga dos Campeões ao eliminar o Manchester United em pleno Old Trafford, o Teatro dos Sonhos portistas quando Costinha marcou um dos golos mais vibrantes da nossa história em cima do minuto 90.

Dragões Diário 09-03-2020

A AJM/FC Porto não se cansa de ganhar e, depois da Supertaça conquistada no arranque da época, ergueu a Taça de Portugal ao bater o Clube K, por claros 3-0, na final da prova disputada em Santo Tirso. A equipa portista de voleibol feminino, que liderou toda a fase regular do campeonato, procura agora o pleno a nível nacional.

O FC Porto perdeu frente à bicampeã nacional Oliveirense (90-78), no Dragão Arena, em jogo da 22ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. A equipa de Moncho López, terceira classificada na tabela, volta a jogar em casa na próxima ronda, a 23ª, que reserva um duelo com o CAB Madeira (sábado, 14 de Março, 18h).

No que diz respeito ao futebol, a equipa de Sub-15 do FC Porto segurou a liderança da série Norte da 2ª fase do Nacional de Juniores C ao vencer o Gil Vicente (4-1), em Barcelos, na 14ª e última jornada. Os golos do colectivo azul e branco foram apontados por Bernardo Ferreira, Afonso Leite, Carlos Durães e Martim Silva.

Na estrada esteve a W52-FC Porto, que ontem disputou a 24ª edição da Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim. O português Rui Vinhas terminou os 141 quilómetros da tirada na 11ª posição e cotou-se como o melhor ciclista dos Dragões, que regressam à competição no próximo dia 15 de Março, na Clássica da Arrábida.

08/03/20

Aconteceu a 08 Março 1951

Neste dia, uma multidão de portistas encheu o Coliseu do Porto para ver Vasco Santana e ajudar o FC Porto a angariar fundos para a construção do Estádio das Antas. A iniciativa foi um sucesso e permitiu atingir o objectivo de inaugurar o novo recinto no ano seguinte.

Dragões Diário 08-03-2020

Com um penálti do tamanho da Torre dos Clérigos por assinalar – palavras de Sérgio Conceição – e um golo de Marega anulado por um alegado fora de jogo de três centímetros – consideração do videoárbitro –, o FC Porto empatou a uma bola com o Rio Ave. O único golo validado aos azuis e brancos foi marcado por Mbemba.

No topo da tabela ficou tudo igual, porque antes o Benfica tinha empatado em Setúbal, também a uma bola, graças a um penálti que não teve, seguramente, o tamanho da Torre dos Clérigos, nem da Torre de Belém, talvez nem do Manneken Pis, em Bruxelas. Faltam dez jogos e a luta vai ser até à última gota, garante o nosso treinador.

Claro que o jogo não se resumiu a estes lances. Sérgio Conceição considera que o FC Porto teve mais do que ocasiões para ganhar e que os jogadores tiveram uma atitude fantástica e foram superiores em tudo. Apesar do empate, o grupo não esmorece e as perspectivas são positivas: Estamos com um espírito muito forte.

E não podia ser de outra maneira, porque o FC Porto continua a ser líder isolado do campeonato e é a única equipa que não depende de terceiros para alcançar o título. Foi essa posição privilegiada que Otávio destacou: Não olhamos para os outros, só olhamos para nós próprios.

A equipa de sub-17 terminou a segunda fase do campeonato com uma vitória clara em Chaves, por 4-1, e manteve a liderança destacada da série Norte. As outras equipas jovens foram menos felizes: os sub-19 empataram a duas bolas com o Braga, enquanto os bês perderam por 3-2 em casa do Vilafranquense.

Nas restantes modalidades, o sábado foi repleto de triunfos.

A formação de hóquei em patins regressou às vitórias num jogo em que não deu qualquer hipótese ao Óquei de Barcelos: 12-3 foi o resultado final de um encontro em que Gonçalo Alves, autor de seis golos, voltou a estar particularmente inspirado.

Já a equipa de andebol terminou a primeira fase do campeonato com uma vitória por 38-19 sobre o Avanca, o que significa que a liderança isolada não foi beliscada. Entre os marcadores, quem mais se destacou foi Victor Iturriza, com seis golos.

Finalmente, as voleibolistas da AJM/FC Porto asseguraram a qualificação para a final da Taça de Portugal ao baterem o AVC Famalicão por 3-0, em Santo Tirso. O jogo decisivo realiza-se hoje, a partir das 15h, frente ao Clube K.