14/05/09

"O enredo de uma boa notícia " - Crónica d'O Jogo de Hugo Sousa

Defeso após defeso, acentua-se uma certeza: a notícia já não é suficiente, exige-se um enredo. Um exemplo: Jesus estará a caminho do Benfica - a notícia - mas não sem antes tocar de raspão no FC Porto - o enredo. Perfeito, por sinal, nem que para isso seja preciso dar umas voltas ao texto. Na verdade, bem vistas as coisas, Jesus até é irrelevante. Salvo seja. Ele que me perdoe, porque aparece aqui como personagem secundaríssimo, à boleia de reforço ao tal princípio: a notícia já não é suficiente, exige-se um enredo. E pode ser batido, porque há histórias que não cansam, mesmo que repitam fórmulas antigas, mas supostamente infalíveis. Assim que abre a época de caça, mais ou menos por esta altura, é certo e sabido que o alvo de um há-de ser resgastado às garras de outro. Se um e outro forem FC Porto e Benfica, tanto melhor.

13/05/09

Conjecturas

O jornal O Jogo na sua edição de hoje, aponta a saída de Lisandro como a mais provável no próximo defeso. Vamos ver o que o futuro nos reserva. Lisandro perdeu este ano o título de melhor marcador do campeonato, mas, apesar disso, voltou a ser decisivo na conquista do FC Porto: aos oito golos marcados na Liga Sagres, o argentino acrescentou ainda sete assistências. Em quatro anos, Lixa fez 104 jogos no campeonato, 7484 minutos e marcou 47 golos. A última época, a única em que jogou de forma continuada no centro do ataque, acabou por ser a mais produtiva, com um total de 24 remates certeiros.
De acordo com as informações recolhidas por O JOGO, Bruno Alves está igualmente de saída e rumo a um grande emblema europeu. Aos 27 anos, e depois de quatro temporadas consecutivas que o tornam um dos rostos principais do tetracampeonato, o defesa-central está protegido por uma cláusula de 30 milhões de euros - o mesmo valor das vendas de Ricardo Carvalho e Pepe -, que não deve ser impeditiva de a SAD fazer negócio.
Nuno André Coelho vai regressar depois de uma época em bom nível no Estrela da Amadora e candidata-se a um lugar ao lado de Rolando. Ora, Stepanov já avisou que quer jogar com maior regularidade, preferindo sair se mantiver o actual estatuto de suplente.
A entrada de Miguel Lopes, do Rio Ave, pode significar a saída de Nelson Benítez e diga-se que seria o melhor, porque foi a pior contratação dos dragões nos últimos 20 anos. (lol)
Helton vai continuar a fazer parte do plantel para a próxima temporada - depois de se terem levantado algumas dúvidas sobre o assunto nos últimos tempos -, tal como Nuno, que tem mais um ano de contrato com o FC Porto e uma grande importância no balneário azul e branco.
Varela (Estrela da Amadora) e Orlando Sá (Braga) são duas das contratações já asseguradas pelo FC Porto e, ao que tudo indica, vão integrar-se no plantel da próxima temporada. Farías poderá sair para cumprir o seu desejo de jogar com maior regularidade.
Renteria revelou ontem que deve regressar ao Dragão na próxima temporada. "Tenho contrato com o FC Porto; acabo agora o meu vínculo com o Braga, e quem sabe se não voltarei? O mais provável é que o meu futuro passe mesmo pelo FC Porto... Primeiro quero acabar bem a temporada em Braga para depois voltar ao clube com o qual tenho contrato", afirmou o avançado à rádio Caracol, um dos meios de comunicação mais importantes da Colômbia. A mesma notícia refere ainda que Renteria confirmou a existência de alguns clubes europeus interessados na sua contratação, nomeadamente de Espanha e Alemanha, mas voltou a reforçar a preferência pelo actual campeão nacional. Penso que não deve voltar porque não é ponta de lança para uma equipa como esta.

"Tamanho não é documento " - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há cerca de um ano e meio, aproveitando o frenesim comercial do Natal, alguém se lembrou de fazer um livro apontado direitinho à ingenuidade e à carteira dos benfiquistas chamado "Somos os maiores, mainada". A obra pretendia ser o argumento para acabar com todas as discussões sobre o facto de o Benfica ser o maior clube de Portugal, quiçá do Mundo. Lembrei-me dele ontem, depois de ver que alguns benfiquistas mais fanáticos e, por isso mesmo, mais angustiados com a festa do tetra portista, ainda se agarram ao argumento do tamanho como um náufrago se agarra a uma bóia em alto-mar. Dizem eles que o FC Porto pode festejar o que quiser em Maio que nunca há-de ser tão grande como o Benfica é no resto do ano. Uma reclamação choramingas, como quem insiste: "Somos os maiores, mainada." Não percebem que o problema é mesmo esse, serem os maiores e mais nada. Pelo menos mais nada que se veja, o que talvez justifique os tais objectivos invisíveis que Quique Flores garante ter atingido. Claro que o argumento do tamanho ainda é muito importante, especialmente para gente pequenina e complexada. Por outro lado, como dizia uma rapariga licenciosa que conheci em tempos, mais vale pequenino e trabalhador do que grande e preguiçoso.