18/10/19

Aconteceu a 18 Outubro 2003

Manuel José, o técnico do Belenenses, tinha preparado o jogo com uma provocação à mistura: Do meio campo para a frente, o Benfica é melhor do que o FC Porto, disse ele. E aos quatro minutos, no Restelo, quando Gonçalo Brandão colocou os azuis em vantagem, tudo parecia encaixar na perfeição para o treinador algarvio. O problema é que a equipa de José Mourinho, ele sim, um especialista em mind games, respondeu à ofensa com quatro golos. Do meio campo para a frente, marcaram Derlei, Deco, César Peixoto e Marco Ferreira. Foi assim há 16 anos, à oitava jornada da Liga, quando o FC Porto já era líder e Mourinho lembrava que, se ganhar em Belém é bom, golear em Belém é óptimo. Sete meses mais tarde, mais do que campeão nacional, o FC Porto seria também campeão europeu.

Dragões Diário 18-10-2019

Já com os quatro internacionais que faltavam e com três dúvidas para desfazer, Sérgio Conceição voltou a preparar, ao final da tarde de ontem, o encontro da Taça de Portugal com o Coimbrões, que se joga às 18h45 de amanhã, em Pedroso. Ontem os bilhetes esgotaram no Dragão e hoje é dia de conferência no Olival, que pode acompanhar em directo no Porto Canal e na FC Porto TV a partir das 12h30.

Amanhã, no regresso ao Dragão Arena, onde retoma a aventura europeia menos de 72 horas depois da nona vitória consecutiva no Andebol 1, o FC Porto recebe o Motor Zaporozhye (15h30) com Víctor Iturriza determinado a dar o melhor para vencer um adversário que ainda não ganhou, mas disposto a provar que não está na Liga dos Campeões para brincar.

O Maia Basket acaba de subir à Liga, mas Vlad Voytso vai já avisando sobre a qualidade e a motivação do adversário, quando, às 16h30 de amanhã, defrontar o FC Porto. Na verdade, reformula o extremo, todas as equipas jogam com grande motivação sempre que têm os Dragões pela frente, o que também serve de razão para Vlad assumir o projecto de ampliar o registo 100% vitorioso na Maia.

17/10/19

Aconteceu a 17 Outubro 2004

Neste dia, o campeão da Europa FC Porto visitava o Estádio da Luz, em jogo para o campeonato. A partida ficava decidida logo aos dez minutos, com um grande pontapé do meio da rua de Benni McCarthy que deixou Moreira pregado ao relvado.

Dragões Diário 17-10-2019

O FC Porto continua a preparar o jogo de sábado com o Coimbrões (18h45), referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, e ontem voltou a treinar no Olival. Sérgio Conceição orientou uma sessão matinal ainda sem quatro internacionais e com dois nomes a figurar no boletim clínico. O “bê” Vítor Ferreira foi chamado aos trabalhos da equipa principal, que prosseguem esta tarde (16h).

O guarda-redes Diogo Costa e o defesa Diogo Leite estiveram ontem na escola Dragon Force de Rio Meão, onde fizeram as delícias das centenas de crianças presentes. Apesar da intempérie, os dois jogadores da equipa principal do FC Porto não pouparam esforços para proporcionar um final de tarde verdadeiramente inesquecível a estes jovens candidatos a craques.

Aí vão nove em nove. Em Lisboa, frente ao Boa Hora (33-29), o FC Porto Sofarma somou o nono triunfo consecutivo no Andebol 1, mantendo-se no topo da tabela com os mesmos 27 pontos que o Sporting. Segue-se uma receção aos ucranianos do HC Motor Zaporozhye, no Dragão Arena, na quinta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões (sábado, 15h30, Porto Canal e FC Porto TV).

16/10/19

Aconteceu a 16 Outubro 1995

Neste dia, Sir Bobby Robson regressou ao trabalho no Porto, após a intervenção cirúrgica a que fora submetido devido a um melanoma, tendo sido recebido em euforia. Três mil adeptos foram ao Estádio das Antas para assistir ao primeiro treino dirigido pelo técnico depois de cumprido o necessário período de recuperação em Inglaterra. Ao serviço dos Dragões, entre 1993 e 1996, o inglês levou o FC Porto à conquista de dois campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Dragões Diário 16-10-2019

O Coimbrões continua a ser o alvo das atenções do FC Porto, que se estreia na Taça de Portugal frente ao conjunto de Vila Nova de Gaia dentro de três dias, no Estádio de Pedroso. Ontem, no Olival, as novidades foram os cinco internacionais que voltaram ao trabalho. Às 10h30, Sérgio Conceição continua a afinar a estratégia para o desafio de sábado.

Em campo já hoje estará a equipa de andebol. O grupo orientado por Magnus Andersson está de regresso ao campeonato para defrontar em Lisboa o Boa-Hora. O central Rui Silva está consciente de que é preciso manter elevados níveis de concentração para derrotar o atual quarto classificado do Andebol 1. O Porto Canal e a FC Porto TV levam-lhe as incidências da partida em direto a partir das 20h.

Dentro de água, Maria Leonor Amorim, Ana Rita Ramos e Porfírio Braga Nunes são os nomes que mais chamam a atenção por estes dias no universo portista. Os três nadadores estiveram entre os melhores da prova de Paços de Ferreira que deu início à nova época da natação.

15/10/19

Aconteceu a 15 Outubro 2011

Neste dia, o FC Porto de Vítor Pereira estreou-se na Taça de Portugal em Sintra, frente ao Pêro Pinheiro, que militava na extinta III Divisão, e conseguiu uma goleada por 8-0, com um golo de Defour, quatro de Walter, dois de Djalma e um de Varela. Um resultado expressivo numa época marcada pela conquista do 26º título de campeão nacional dos Dragões, que terminaram a Liga com mais seis pontos do que o segundo classificado, o Benfica.

Dragões Diário 15-10-2019

O FC Porto voltou ontem a trabalhar no Olival, tendo em vista o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Coimbrões. Sérgio Oliveira foi considerado apto numa sessão com dois nomes no boletim clínico, seis regressos e nove ausências. Daqui a pouco, às 10h30, há novo treino.

Agustín Marchesín voltou a ser eleito o melhor guarda-redes da Liga NOS, agora do mês de Setembro. O argentino vai receber o prémio, resultante da votação dos treinadores da principal prova futebolística portuguesa, a 27 de Outubro, quando o FC Porto defrontar o Famalicão no Estádio do Dragão, em jogo da oitava jornada do campeonato.

No boxe, Bertinho Júnior e Márcio Cardoso juntaram mais dois títulos ao já rico palmarés desta secção do clube. Os pugilistas conquistaram dois dos três cinturões em disputa no Golden Gloves 2019, que decorreu na Maia durante o último fim de semana.

14/10/19

Aconteceu a 14 Outubro 1995

Neste dia, o FC Porto completava um ano sem sofrer derrotas no Campeonato Nacional. A confirmar a façanha, vitória em Braga sem discussão, por 3-0, com dois golos de Domingos e um de Drulovic. A equipa treinada por Bobby Robson viajava em velocidade de cruzeiro rumo ao bicampeonato, numa caminhada que havia de levar à conquista do exclusivo Penta.

Dragões Diário 14-10-2019

No pavilhão do vice-campeão europeu, o FC Porto Sofarma conseguiu uma vantagem inicial no marcador, mas o Veszprém impôs-se no final. Os Dragões perderam por 38-28 na quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, mas continuam a olhar para os lugares de qualificação para a próxima fase. Victor Iturriza, com seis golos, foi o melhor marcador dos campeões nacionais.

Depois de ter conquistado a Supertaça de voleibol feminino, a AJM/FC Porto venceu o AVC Famalicão, por 3-0, na jornada inaugural do campeonato. Tânia Oliveira foi a melhor concretizadora da equipa portista, com 10 pontos, numa partida em que a supremacia azul e branca foi evidente do primeiro ao último minuto.

Este domingo também teve futebol, mas nos escalões de formação, com o FC Porto a conseguir dois triunfos matinais: os Sub-17 venceram em casa do Anadia, por 3-0, na oitava jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B; os Sub-15 golearam o Paços de Ferreira, no Olival, por 6-0, na sétima jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C.

13/10/19

Aconteceu a 13 Outubro 1963

Neste dia, realizou-se a festa de despedida do grande ciclista Sousa Santos, a quem só faltou uma vitória na Volta a Portugal. Essa glória estaria reservada para o filho, que conquistaria a edição de 1979 da Grandíssima com a camisola do FC Porto.

Dragões Diário 13-10-2019

A equipa de basquetebol conquistou o segundo triunfo em outros tantos jogos na Liga ao bater a Ovarense por 89-87. O Dragão Arena presenciou um belo jogo de basquetebol e mais um duplo-duplo de Tanner McGrew (13 pontos e 14 ressaltos), que viu o colega Max Landis (20 pontos) ser o melhor marcador dos azuis e brancos no encontro.

De regresso ao Pavilhão Municipal de Fânzeres, o FC Porto Fidelidade empatou no arranque da defesa do título nacional frente ao Juventude de Viana (3-3). Gonçalo Alves (2) e Reinaldo García fizeram os golos da equipa de Guillem Cabestany, que volta a jogar no próximo domingo, frente ao HRC Monza, na jornada inaugural do Grupo B da Liga Europeia.

Esta tarde, entre as 15h e as 18h, realiza-se, no Auditório Fernando Sardoeira Pinto, a quarta edição da Hora do Clube. Com música e um painel de ilustres portistas, o tema central aborda o DesPORTO para todos, e o FC Porto, enquanto clube e exemplo a seguir na área do Desporto Adaptado. A inscrição é obrigatória e gratuita.