19/08/17

Dragões Diário 19-08-2017

Hoje tem a palavra Sérgio Conceição. Depois de esta manhã orientar o treino que antecede o FC Porto-Moreirense deste domingo (18h00, Sport TV1), estará em conferência de imprensa para falar sobre o jogo da terceira jornada do campeonato. Ligue-se ao Porto Canal a partir das 12h30 para ver e ouvir o treinador, que poderá esclarecer a evolução do quadro clínico de Brahimi, Soares e Rafa, os três jogadores que ontem continuavam a apresentar limitações físicas.

Primeiro foi Marega, depois foi Maxi e agora é a vez de Aboubakar ser chamado à seleção dos Camarões. Os “leões indomáveis” vão defrontar a Nigéria em dois jogos, agendados para setembro e que contam para a fase de qualificação africana para o Mundial 2018.

No site do FC Porto fique a saber quem são os sete corredores da W52-FC Porto-Mestre da Cor que vão participar no Circuito do Bombarral, com partida marcada para esta tarde, às 17h00. Raúl Alarcón não está entre os convocados, mas ontem voltou a ser notícia, porque a camisola amarela e a bicicleta com que venceu a Volta a Portugal vão ser leiloadas em favor de uma associação de solidariedade social. A leilão vai também as camisolas autografadas de Amaro Antunes, o rei da montanha, e ainda dos vencedores da classificação por pontos e da juventude.

No futebol de formação, se os Sub-19 iniciam hoje (17h00) a participação no campeonato, recebendo o Rio Ave no Olival, os Sub-17 estreiam-se amanhã de manhã, em Pedroso, diante do Feirense (11h00, Porto Canal). O defesa Tiago Matos e o médio Rodrigo Valente asseguram que a equipa está motivada e determinada em vencer este primeiro jogo e começar da melhor forma a época em que o objetivo é, como sempre nesta casa, ser campeão nacional.

Tome nota: há um shuttle a ligar o centro do Porto e o Dragão todos os dias e com lugar para quem pretenda visitar o Estádio e o Museu. A viagem é feita de hora em hora, sem qualquer custo, e ainda dá direito a um desconto de 10% na entrada.

Não se esqueça de que logo à tarde, às 16h00, o FC Porto B recebe o Penafiel no Estádio de Pedroso, na terceira jornada da Segunda Liga.

Aconteceu a 19 Agosto 1989

Neste dia, um sábado, dia de jogo nas Antas e de vitória por 2-0 sobre o Nacional da Madeira. Recorde a estreia auspiciosa do FC Porto no campeonato de 1989/90, que acabaria por conquistar, e também de José Carlos pela nossa equipa. O defesa contratado ao Flamengo abriu caminho para a vitória - que um golo de Semedo tratou de ampliar -, começando logo aí a confirmar as credenciais de central goleador que trazia do Brasil. Em 101 jogos, distribuídos pelas cinco temporadas e meia durante as quais vestiu a camisola azul e branca, marcou 25 golos e foi com ela que enriqueceu o currículo, como tantos outros jogadores que por aqui passaram: sagrou-se cinco vezes campeão nacional, ergueu uma Taça de Portugal e duas Supertaças.


16/08/17

Dragões Diário 16-08-2017

Domínio total da W52-FC Porto-Mestre da Cor: Raúl Alarcón venceu ontem a Volta a Portugal, terminando o contrarrelógio final no segundo lugar, apenas atrás do especialista Gustavo Veloso. Amaro Antunes, rei da montanha, completou a dobradinha da W52-FC Porto-Mestre da Cor na geral individual e há mais um Dragão nos dez primeiros, António Carvalho (sexto). A equipa azul e branca, que triunfou em seis das onze etapas, conseguiu uma vantagem de quase 24 minutos na geral colectiva sobre a RP-Boavista, segunda. Só houve motivos para sorrir em Viseu, com Alarcón, líder desde a primeira etapa, a coroar uma temporada fantástica.

O primeiro ciclista estrangeiro a vencer a Volta de azul e branco reagiu com modéstia: “Na nossa equipa nunca competimos uns com os outros, mas com os nossos adversários. Tentamos sempre fazer o melhor possível e no final conseguimos a vitória para a equipa, que é o mais importante. Agora vamos todos juntos festejar, como sempre”. Os companheiros de equipa Amaro Antunes e Gustavo Veloso sublinharam a justiça do primeiro lugar de Alarcón enquanto o diretor desportivo Nuno Ribeiro foi lapidar: “O segredo desta equipa é a união”.

O FC Porto somou a 14.ª vitória individual e também a 14.ª colectiva na Volta a Portugal, aumentando a vantagem neste histórico face aos rivais, nomeadamente Benfica e Sporting. Pode ler aqui uma série de curiosidades sobre o palmarés na prova e aqui uma entrevista de Raúl Alarcón, publicada na edição de Junho da 'Dragões'. O espanhol passou por vários altos e baixos na carreira, do 'World Tour' ao amadorismo, mas ultrapassou as dificuldades com uma grande crença nas suas capacidades e muita humildade.

O plantel principal do FC Porto regressa mais daqui a pouco, às 10h00, aos treinos, no Olival. Como já referimos na última edição, a folga de ontem foi apenas a terceira da temporada, que leva seis semanas e meia. Há motivos para haver alegria no trabalho, porque os Dragões somam duas vitórias em dois jogos e regressam ao ambiente caloroso do Dragão no domingo, às 18h00, para defrontar o Moreirense. Já estão vendidos 40.000 bilhetes e perspectiva-se nova casa cheia.

Mário Carvalho sagrou-se ontem campeão do Mundo 'master' em 200 metros costas, na prova que está a decorrer em Budapeste, capital da Hungria. O antigo olímpico portista, de 39 anos, competiu no escalão 35/39 anos e obteve o registo de 2.16,11 minutos.

Aconteceu a 16 Agosto 1967

Neste dia, a nadadora Maria de Fátima Almeida, única mulher entre 30 homens que desafiaram o mar de Leixões, terminava em segundo lugar a II Milha do Mar de Matosinhos, a apenas nove segundos do vencedor.

14/08/17

Dragões Diário 14-08-2017

Um golo de Aboubakar fez o resultado na deslocação do FC Porto a Tondela. O jogo não foi fácil, mas a vitória é inquestionável e representa o segundo triunfo dos Dragões, que para já dividem a liderança com Sporting e Rio Ave - Vitória de Guimarães e Benfica podem hoje igualar o trio da frente.

Com apenas duas partidas disputadas, não é possível tirarem-se grandes conclusões, mas para já a equipa mantém a coesão defensiva da última temporada (zero golos sofridos), mas mostra muito mais balanço ofensivo (cinco marcados e muitas outras oportunidades).

Sérgio Conceição estava satisfeito com a vitória, que classificou de "justíssima", reconheceu as dificuldades criadas por um adversário que fez sempre "muito jogo direto" e lembrou que na época passada o FC Porto deixou dois pontos em Tondela.

Aboubakar não escondeu a felicidade pela vitória e pelo golo: "Fico feliz por ter marcado o golo da vitória, mas foi a união da equipa que fez a diferença neste jogo", ao mesmo tempo que mostrou absoluto comprometimento: "Agora tudo mudou, tudo é diferente e estou muito feliz aqui".

A equipa regressa daqui a pouco ao trabalho, para iniciar a preparação para a receção ao Moreirense, jogo marcado para domingo, às 18h00, no Dragão, e para o qual já estão vendidos 36 mil bilhetes.

Ontem também se disputou a segunda jornada da Ledman LigaPro. O FC Porto B empatou a duas bolas em Arouca, com Luizão e Fede Varela a apontarem os golos azuis e brancos. No final da partida, António Folha era um treinador satisfeito com a postura dos seus atletas, que terminaram o jogo em inferioridade numérica: “É de realçar a atitude dos jogadores, mesmo com menos um. O jogo foi desgastante, mas foi um excelente jogo de futebol, com duas equipas que quiseram ganhar.”

Raúl Alarcón mantém a camisola amarela da Volta a Portugal, agora com 14 segundos de vantagem sobre Vicente Garcia De Mateos (Louletano-Hospital de Loulé). Os Dragões mantêm três ciclistas no top-5 à entrada para as decisivas últimas duas etapas. Hoje, com a subida à Serra da Estrela e chegada na Guarda, e amanhã, com o contrarrelógio final.

A equipa de andebol bateu os noruegueses do Halden HK por 37-19 e venceu a quarta edição do Torneio Internacional de Vila Nova de Gaia. No final, o treinador Lars Walther mostrou-se expectante em relação à nova fase de preparação, que incluirá desafios frente a equipas mais cotadas, que se iniciará já esta semana.

Aconteceu a 14 Agosto 1950

Neste dia, Dias dos Santos conquistava a sua segunda Volta a Portugal em bicicleta consecutiva ao serviço do FC Porto. Na verdade, a equipa celebrava nessa altura um tri iniciado em 1948 com a camisola amarela de Fernando Moreira. Foram essas as três primeiras vitórias nesta prova da formação que hoje mais se destaca na sua lista de vencedores: o FC Porto, com 13 títulos.

Sérgio Conceição: “A vitória é justíssima”

O FC Porto somou em Tondela (1-0) a segunda vitória consecutiva na Liga NOS, vitória essa que Sérgio Conceição considerou assentar bem à equipa que comanda. Após o encontro da segunda jornada do campeonato, disputado no Estádio João Cardoso, o treinador dos Dragões assumiu as dificuldades criadas pela formação tondelense, mas não tem dúvidas de que não há nada a dizer quanto ao resultado favorável ao FC Porto.

FC Porto é justo vencedor
Há sempre riscos quando se está a ganhar pela margem mínima. Um lance poderia dar o empate, mas estávamos precavidos para o jogo do Tondela. É difícil jogar contra uma equipa que faz muito jogo directo. A jogar assim, tenho a certeza que será difícil para qualquer adversário sair de Tondela com pontos. Não foi um espectáculo brilhante e tentámos impor a nossa dinâmica sempre que podíamos, mas também há mérito do Tondela na forma como nos condicionou. Mesmo com pouco espaço, tínhamos de tentar desequilibrar a defesa. Poderíamos ter feito o 2-0 e isso ia dar maior tranquilidade à equipa, mas a vitória é justíssima e não há nada a dizer.

Entender o jogo
Temos de saber entender o jogo. Quando o adversário nos condiciona, temos de ser inteligentes e não arriscar certas situações. Tínhamos de aproveitar melhor a capacidade dos nossos avançados. Por vezes perdemos bolas que não devíamos perder, mas soubemos sempre recuperar. Na generalidade, foi um jogo controlado por nós.

Ganhar sabe sempre bem
Tínhamos de igualar a agressividade do Tondela. Poderíamos ter feito três ou quatro golos, mas estas vitórias também são saborosas. Na época passada o FC Porto perdeu dois pontos neste estádio.

Qualidade e confiança
Os meus jogadores têm uma qualidade enorme, seja a jogar em casa ou fora. Será sempre a mesma coisa. É preciso não esquecer que jogamos sempre contra um adversário que nos cria dificuldades. O importante é saber sempre responder a essas dificuldades. O importante é a resposta dos jogadores e eu confio cegamente neles.

Muito suor e golo de Aboubakar na conquista de Tondela

Com um golo de Aboubakar, no final da primeira parte, o FC Porto venceu por 1-0 em Tondela e é líder provisório da Liga, com os mesmos pontos de Sporting e Rio Ave (seis), mas com melhor saldo de golos. Num encontro com casa cheia e uma fortíssima presença de adeptos azuis e brancos, foi um Dragão em fato de macaco, operário e lutador, que garantiu um triunfo importante, de resto o primeiro obtido no Estádio João Cardoso, depois do nulo da temporada passada. Já lá vão duas vitórias em duas jornadas da Liga (com o melhor ataque e ainda sem sofrer golos) e no próximo domingo a equipa volta ao Dragão, às 18h00, para receber o Moreirense.
A primeira parte foi dura, muito dura, com o Tondela a fechar-se bem e a procurar sempre que possível contra-atacar. Houve duelos bem duros e foi um FC Porto de faca nos dentes que conseguiu chegar ao intervalo em vantagem. O golo foi de Aboubakar, aos 37 minutos, numa recarga a um seu primeiro remate, após um disparo falhado de Alex Telles. Era um prémio justo para a equipa que dominara por completo e que jamais tinha visto o seu guarda-redes incomodado. Do primeiro tempo, para além de uma mão cheia de lances perigosos de ataque dos Dragões, fica um lance de dúvida entre Ricardo Costa e Marega – e a principal dúvida é se o toque do ex-portista foi dentro ou fora da área.
Logo no início da segunda parte a dúvida volta a ser a mesma: falta clara por assinalar sobre Ricardo, mas dentro ou fora da grande área? Apesar da boa réplica do Tondela, continuava a ser o FC Porto a dominar e Aboubakar esteve pertíssimo de bisar, aos 62 minutos, mas acertou no poste. O Tondela procurava reagir, mas apenas criou o primeiro lance de perigo aos 70, que Alex Telles resolveu. Continuavam assim os Dragões mais perto do segundo golo, que poderia ter surgido cinco minutos depois: Cláudio Ramos respondeu com uma excelente defesa a um remate de primeira de Marega, que entrou de início no lugar que pertencera a Soares, frente ao Estoril, na primeira jornada.
Nesse momento, o jogo já tinha entrado numa fase diferente: nos últimos 20 minutos, os portistas preocuparam-se mais com o equilíbrio e em manter uma vantagem que, por esta amostra, será um resultado difícil de obter neste campo – a equipa do distrito de Viseu tinha vencido os quatro últimos jogos caseiros na Liga, sob o comando de Pepa. Aos 80, André André entrou em campo para o lugar de Aboubakar, respondendo à preocupação de Sérgio Conceição em não perder o meio-campo. O último folego do Tondela surgiu aos 88, com Wagner a rematar e Casillas a defender. O treinador já tinha avisado: o FC Porto vai vencer muitos jogos por 1-0, com dificuldades, mas o que mais interessa são os três pontos: jogar bem é ganhar, Sérgio Conceição dixit.

13/08/17

Dragões Diário 13-08-2017

É óbvio que vamos lá para ganhar o jogo. Todos nós o sabíamos e sabemos, mas Sérgio Conceição deixou-o claro na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Tondela, que se realiza esta noite. Consciente do grau de dificuldade do desafio que se segue, o treinador do FC Porto quer a equipa fiel aos seus princípios e não esquece a importância dos adeptos: Jogar fora ou em casa, para mim, é igual. A única diferença é o número de adeptos do FC Porto, mas sei que em Tondela também vão estar muitos. Espero que o mar azul continue.

O coração volta a bater. Hoje, a partir das 20h15 (SportTV 1), o FC Porto entra em campo no Estádio João Cardoso, em Tondela, onde vai procurar manter o balanço perante a equipa local, na segunda jornada do campeonato. Ontem, no Olival, a nossa equipa realizou o derradeiro treino antes do desafio que se segue, para o qual Sérgio Conceição não poderá contar com Rafa e Soares, que continuam em tratamento. Diogo Dalot, por sua vez, trabalhou com a equipa B.

Maxi Pereira está na lista de 23 convocados do Uruguai para o duplo compromisso com a Argentina (1 de setembro) e o Paraguai (6 de setembro), ambos a contar para a fase de qualificação sul-americana para o Mundial 2018. O lateral do FC Porto soma 121 internacionalizações e três golos com a camisola celeste.

A equipa de Sub-15 do FC Porto conquistou ontem a Southampton Cup, ao bater os espanhóis do Deportivo da Corunha na final do torneio de pré-temporada (2-1), com dois golos de João Magalhães. No percurso trilhado até à final, os jovens Dragões não registaram qualquer derrota e apenas sofreram um golo.

Gustavo Veloso terminou em segundo lugar a sétima etapa da Volta a Portugal 2017, que ontem ligou Lousada e Santo Tirso, num total de 161,9 quilómetros. O também Dragão Raúl Alarcón foi quinto classificado e continua a liderar a classificação geral individual, na qual constam mais três portistas entre os dez primeiros. Hoje corre-se a oitava etapa, entre Gondomar e Oliveira de Azeméis (159,8 quilómetros).


Hoje, a partir das 15h30, assista em direto e em exclusivo no Porto Canal ao jogo de andebol entre o FC Porto e os noruegueses do Halden HK, a contar para o Torneio Internacional de Gaia.

Sérgio Conceição: “É óbvio que vamos lá para ganhar o jogo”


A goleada sobre o Estoril (4-0), na ronda inaugural do campeonato, não retirou um milímetro de realismo e seriedade ao discurso de Sérgio Conceição, que este sábado fez a antevisão da deslocação ao Estádio João Cardoso, onde o FC Porto defronta o Tondela na segunda jornada da Liga NOS (domingo, 20h15, SportTV 1). O treinador garantiu estar ciente das dificuldades que esperam os Dragões, mas deixou claro que o pensamento é só um: conquistar os três pontos.

As dificuldades de sempre
Todos os adversários são complicados e, essas equipas que lutam pela manutenção, são equipas que conheço bem, pois já passei por algumas enquanto jogador e treinador. Sei a preparação que fazem e como se trabalha bem, mas já não há segredos. Acredito que vamos ter um jogo difícil e que vamos jogar para ganhar, mas isso é o que dizem todos os treinadores e eu não fujo à regra. É óbvio que vamos lá para ganhar o jogo. O Tondela é uma equipa disponível e agressiva no seu processo defensivo, nos quais define bem os momentos de pressão. Também é uma equipa perigosa a aproveitar os espaços, por isso temos de ser inteligentes e ter paciência, mas ter paciência com os olhos na baliza. Além disso, manter o equilíbrio defensivo é fundamental para quem joga em ataque continuado.

Fora como em casa
Jogar fora ou em casa, para mim, é igual. A única diferença é o número de adeptos do FC Porto, mas sei que em Tondela também vão estar muitos. Espero que o mar azul continue. A nossa forma de encarar os jogos será exactamente igual em casa ou fora. Preparamos os jogos da mesma forma, com um ou outro ponto diferente em função do adversário. Os jogadores sabem o que quero e não há nem pode haver diferenças a jogar em casa ou fora.

Ausências certas
O Soares e o Rafa continuam de fora e não vão estar disponíveis para este jogo.

O nível da fasquia
A fasquia somos nós, equipa, que a colocamos sempre alta, pois temos sempre a obrigação de lutar pelos três pontos. A fasquia é o nosso trabalho diário e essa exigência é alta no balneário. Somos um grupo forte, ambicioso e queremos ganhar a Liga. Não vamos ganhar sempre por quatro golos, pois do outro lado existem equipas com valor e qualidade.

A saída de Martins Indi
Tudo o que é feito é preparado e planeado. Se o Indi saiu, é porque foi um bom negócio para o clube e para o jogador. Continuo a dizer que não gosto que o mercado esteja aberto nesta altura. Até ao dia 31 estamos sujeitos a tudo.
 
Marega
O atraso na integração teve uma explicação plausível. Tudo foi clarificado entre todos e ficou resolvido. Perdeu dez dias de trabalho e tinha de recuperar o tempo perdido, sobretudo em termos físicos e de conhecimento das ideias de jogo. O que me deixa contente é quando alguém sai do banco com aquela motivação, não só o Marega, mas também o Hernâni e o Herrera. Isso demonstra o espírito fantástico que existe no grupo e deixa-me feliz. Os dois golos foram do Marega, mas poderiam ter sido de outro qualquer.