17/07/20

Aconteceu a 17 Julho 1932

Neste dia, o FC Porto defrontava o Belenenses na finalíssima do Campeonato de Portugal depois de deixar pelo caminho Ginásio Lis, Salgueiros, Marítimo e Benfica. Após o 4-4 registado na final, realizada duas semanas antes em Coimbra, foi necessário mais um jogo para saber se o FC Porto conseguia erguer este troféu pela terceira vez. De volta a Coimbra, Pinga, de penálti, e Acácio Mesquita marcaram no triunfo portista por 2-1.

Dragões Diário 17-07-2020

O campeão voltou e folgou, mas hoje é dia de regressar ao trabalho no relvado do Olival, palco do início da preparação para a recepção ao Moreirense, agendada para a próxima segunda-feira (21h15), no Estádio do Dragão, a contar para a 33.ª jornada da Liga. Esta tarde (15h30), o plantel comandado por Sérgio Conceição realiza o primeiro treino com o foco no último jogo em casa da longa, difícil e inesquecível época de 2019/20. Afinal de contas, ainda há três jogos e uma Taça de Portugal para ganhar.
 
O triunfo sobre o Sporting permitiu a Sérgio Conceição igualar um registo que só José Mourinho tinha conseguido no FC Porto em 2002/03: quatro clássicos no campeonato, quatro vitórias. O 29º título de campeão nacional foi conquistado na noite em que Sérgio Conceição chegou aos 100 jogos no campeonato como treinador do FC Porto: 80 vitórias, 12 empates e 8 derrotas depois, que portista não olha para ele como um de nós? A forma como festejou com os adeptos à saída do Dragão é arrepiante e emocionante.
 
A equipa de basquetebol do FC Porto recebeu mais um reforço para 2020/21, que neste caso até é mais um regresso: o poste João Torrié, de 29 anos e 2,00m, assinou até 2022 e vai voltar a vestir de azul e branco depois de o ter feito em 2013/14 e 2014/15. É uma sensação indescritível, mas obviamente que estou muito feliz e muito orgulhoso por voltar a fazer parte do FC Porto. Só eu sei o que é que isto significa para mim. Tenho um carinho e um amor muito grande ao clube, diz João Torrié.

16/07/20

Aconteceu a 16 Julho 1983

Neste dia, na fase de arranque de uma longuíssima hegemonia do FC Porto no hóquei em patins, a nossa equipa deslocou-se ao pavilhão da Luz e conquistou a Taça das Taças, renovando o título que na temporada anterior tinha alcançado frente ao Sporting. Na mesma época, com Vladimiro Brandão como treinador e com estrelas como Vítor Hugo e Vítor Bruno a cintilarem nas pistas, os troféus do campeonato e da Taça de Portugal rolaram para a vitrines das Antas. Notável.

Dragões Diário 16-07-2020

O campeão voltou! Faltava um ponto, mas houve três. O FC Porto venceu o Sporting por 2-0, com golos de Danilo e Marega, e selou a 29ª conquista do campeonato nacional no formato em vigor desde 1934/35. Desta vez, os melhores ganharam. Somo campeões com mérito e justiça inquestionáveis.
 
As circunstâncias em que este título foi alcançado tornam-no um feito épico, bem à imagem de algumas das maiores façanhas da história centenária do FC Porto. Recordemos alguns factos:
 
1. 2019/20 está a ser a mais longa temporada de sempre, uma vez que começou a ser preparada a 3 de Julho do ano passado, há mais de um ano, e ainda inclui mais três jogos oficiais.
 
2. A pandemia da covid 19 não só impôs uma paragem longa e inesperada na competição como implicou transformações importantes no quotidiano da equipa e na vida de todos os seus membros.
 
3. A ausência de público nos jogos que se seguiram à retoma do princípio de Junho é uma anormalidade com um impacto sério no grupo, como já foi reconhecido em várias ocasiões.
 
4. O FC Porto partiu para esta época sem algumas das figuras importantes dos anos anteriores, como Iker Casillas – que ontem esteve no relvado a festejar um título que também é dele –, Éder Militão, Felipe, Herrera e Brahimi.
 
5. A derrota na primeira jornada – que, como se confirmou ontem, não passou de um percalço ultrapassado com distinção – fez soar as campainhas de quem nos quis traçar um destino quando a procissão ainda nem tinha saído do adro: o FC Porto nunca tinha sido campeão depois de entrar na liga a perder, pregavam com entusiasmo.
 
6. À terceira jornada, no Estádio da Luz, o FC Porto ia ser goleado, ia ficar a seis pontos da liderança e com o campeonato ainda mais perdido. Lá se safou…
 
7. Em Janeiro, a derrota com o Braga deixava o primeiro lugar a sete pontos de distância e as faixas alheias já podiam ser encomendadas. O xeque-mate aconteceria no mês seguinte, quando o Benfica sairia do Dragão com dez pontos de vantagem sobre o FC Porto – isto foi anunciado, exactamente assim, numa televisão, por uma mente brilhante que para aí anda. Afinal, saiu tudo ao contrário.
 
8. Entretanto, o FC Porto conseguiu mesmo alcançar o primeiro lugar, mas chegou a pandemia, o futebol parou e a vantagem sobre o Benfica era escassa: um ponto, apenas. Inventaram, então, uma nova ficção: no Dragão ninguém queria a retoma do campeonato. O medo era avassalador, diziam eles, e só havia uma hipótese de o FC Porto ser campeão: na secretaria.
 
9. Depois, o campeonato lá voltou e o FC Porto até perdeu em Famalicão. As teorias dos iluminados pareciam cada vez mais brilhantes. A partir daí já nada havia a fazer. O destino era inevitável. A Juventus de Portugal ia mesmo chegar lá!
 
10. E não é tudo, obviamente, mas seria fastidioso enumerar todos os motivos que quem só nos quer mal foi sempre encontrando para nos tentar mandar abaixo. É mais simples resumi-los numa expressão curta: era por tudo e por nada.
 
Essa gente esquece-se de uma coisa: nós somos o Porto. Nós temos o melhor presidente da história do futebol. Nós temos um treinador excepcional. Nós temos uma grande equipa. Nós temos adeptos únicos. Nós temos uma causa que é muito maior do que qualquer um de nós. Nós damos tudo por ela.
 
Na noite em que celebrou o 22º campeonato na qualidade de presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa dedicou a vitória aos adeptos que passam por mais dificuldades e que encontram neste triunfo um motivo raro de alegria: fico feliz por saber que o FC Porto ajudou a dar felicidade a pessoas que não têm razões para sorrir.
 
O presidente revelou ainda, em primeira mão, o início do texto que vai assinar na próxima edição da Dragões, e que é um belo resumo do que se passou ao longo deste campeonato: Eu, presidente do FC Porto, acreditei. Tu, Dragão de coração, acreditaste. Ele, Sérgio Conceição, acreditou. Nós, grupo de trabalho, acreditámos. Vós, adeptos e simpatizantes, acreditastes. Eles, cartilheiros, nem querem acreditar.
 
Uma figura maior deste sucesso é, obviamente, Sérgio Conceição. Campeão nacional como treinador pela segunda vez – e sabemos bem o que foi feito para que não fosse tricampeão… –, junta-se ao ilustre grupo dos técnicos do FC Porto que repetiram a façanha de conquistar a mais importante competição nacional. Os outros foram Mihaly Siska, José Maria Pedroto, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, António Oliveira, José Mourinho, Jesualdo Ferreira e Vítor Pereira.
 
Para o antigo extremo, este título pode ser definido numa palavra: União. O campeonato foi atípico, mas os jogadores e todos os que os rodearam acreditaram sempre, mesmo em momentos difíceis e nunca deixaram de ser ambiciosos. Nunca deixaram, não deixam e não deixarão, porque em vista já está um novo objectivo: o jogo mais importante a partir de agora é o da final da Taça de Portugal.
 
As emoções suscitadas por esta conquista foram partilhadas por vários jogadores, mas há um que merece ser destacado por uma razão especial: aos 37 anos, Pepe foi campeão no FC Porto pela terceira vez, 13 anos depois da segunda. É um registo notável, só por si revelador da ligação forte entre o central e o clube, que passa também por uma simbiose com um espaço concreto: todos nos identificamos muito com a região Norte. Nas horas de sacrifício dentro do campo, vamos buscar aquele bocadinho de força a mais para podermos superar as dificuldades.
 
É assim o FC Porto, uma comunidade forte, coesa e ambiciosa, que a partir do Porto e do Norte está aberta ao mundo inteiro, porque as fronteiras de Portugal já há muito deixaram ser um limite à altura da dimensão deste clube. Somos os melhores e estamos de parabéns. Merecemos esta felicidade e até estamos dispostos a partilhá-la com quem a vaticinou impossível: Binde pá festa!

15/07/20

Aconteceu a 15 Julho 2009

Neste dia, chega ao Dragão um dos melhores avançados da história do FC Porto. Contratado ao River Plate, o colombiano Radamel Falcao não demorou a exibir os dotes de goleador que lhe permitiram marcar 72 vezes em 87 jogos, durante duas épocas em que venceu uma Liga Europa, duas Ligas portuguesas, duas Taças de Portugal e duas Supertaças. Alguns dos momentos mais incríveis: o golo de calcanhar ao Benfica, o póquer ao Villarreal e a finalização que decidiu a final de Dublin.

Dragões Diário 15-07-2020

O grande dia pode ser hoje. O FC Porto recebe mais logo o Sporting, em jogo da antepenúltima jornada da Liga, sabendo que um ponto será suficiente para conquistar o título de campeão nacional. Pela cabeça da equipa, contudo, não passa o objectivo de empatar. Queremos entrar para o jogo e ganhá-lo, garante Sérgio Conceição.
 
A preparação para este encontro, explicou o treinador, foi absolutamente normal, apesar de ser certo que o Sporting é uma equipa diferente, histórica e grande, que mudou para melhor com o novo treinador e na qual se destacam alguns jovens de qualidade. Ambição, determinação e seriedade são três dos ingredientes importantes para contornar as dificuldades.
 
Este jogo será o centésimo para a Liga de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto, mas o técnico, sempre avesso a estatísticas, recusa escolher qual foi o mais especial: Pode ser que o melhor desses 100 seja o de amanhã [hoje]. A possibilidade de terminar a época com um registo 100% vitorioso em clássicos também não lhe parece muito relevante: Nenhum adepto do FC Porto vai festejar recordes. Festejam vitórias, como nós.
 
Entretanto, prossegue a construção do plantel do FC Porto B para a próxima temporada. Kelvin Owusu Boateng, avançado ganês de 20 anos que marcou 28 golos nas camadas jovens do Desportivo das Aves durante as últimas duas épocas, é reforço por empréstimo e não esconde uma ambição importante: Quero ajudar o FC Porto B e fazer golos, para poder chegar à equipa principal.

14/07/20

Aconteceu a 14 Julho 1976

Neste dia, um novo treinador - mas velho conhecido - era apresentado aos atletas no sagrado balneário azul e branco. Por iniciativa do recém-empossado diretor do departamento de futebol, José Maria Pedroto regressou às Antas para dar início a uma verdadeira revolução na instituição portuense e no futebol português. Lado a lado com Jorge Nuno Pinto da Costa, o Mestre reconduziu o FC Porto ao trilho das vitórias, reergueu a confiança dos tripeiros e tornou o emblema da Invicta num dos mais respeitados do país, da Europa e do Mundo do futebol.

Dragões Diário 14-07-2020

De mira apontada ao leão, o líder do campeonato voltou a subir, durante a manhã de ontem, aos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. No Olival, o plantel principal do FC Porto continuou a afinar as máquinas para uma dura batalha frente aos de Alvalade. Dentro de momentos, novamente no quartel-general azul e branco sediado na margem Sul do Douro, Sérgio Conceição ministrará novo treino. Terminada a derradeira sessão preparatória da 32ª ronda, o técnico dos Dragões fará a antevisão do clássico. Será já a partir das 12h30, com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal, obviamente.

O embate de amanhã será de grande cartaz para todos os adeptos de futebol, pode ser de enorme alegria para todos os portistas e assinalará uma marca redonda no currículo de Sérgio Conceição. Contra o Sporting, o timoneiro da eterna mocidade sentar-se-á no banco do clube que o formou pela centésima vez no campeonato. Nas 99 jornadas em que liderou a instituição da Invicta até ao momento, o Mister somou 79 vitórias, 12 empates e 8 derrotas. Em três edições da Liga, as suas equipas marcaram 221 golos e sofreram 57. Caso amanhã o FC Porto saia vitorioso do seu reduto, Sérgio Conceição junta-se a José Mourinho no leque dos únicos a conseguir vencer os quatro clássicos na mesma temporada. E conquistará o seu segundo título nacional em três anos.

Nas quatro modalidades mais mediáticas, o FC Porto tem nos seus treinadores figuras de relevo, com créditos firmados e que já levam alguns anos de casa. No verão de 2015, a nossa secção de hóquei em patins foi a Itália resgatar um catalão para assumir o lugar que era de Tó Neves. Há cinco anos, Guillem Cabestany aterrou pela primeira vez no aeroporto Francisco Sá Carneiro para assumir aquele que considerou ser um projecto excitante. Ao longo desta meia década, Guillem manteve o emblema da Invicta como um dos maiores e mais vitoriosos da modalidade. Em A Prova dos 9 recordamos os títulos, relembramos os fiéis escudeiros e reforçamos os números do nosso passado hoquístico mais recente. Para ler na revista Dragões, fácil e gratuitamente.

13/07/20

Aconteceu a 13 Julho 1998

Neste dia, arrancava uma temporada especial para o FC Porto. Com a terceira dobradinha da história do clube recém-alcançada e que incluía o Tetra, os Dragões davam início aos trabalhos um dia depois da conquista francesa no Mundial de 1998 à custa do Brasil. No plantel que passou a ser orientado por Fernando Santos, substituto de António Oliveira, permanecia o ponta de lança Mário Jardel, que na altura fez um vaticínio certeiro. O nordestino lembrou a oportunidade desperdiçada de chegar ao Penta por parte da selecção canarinha, mas deixou claro que os azuis e brancos não fariam o mesmo e conseguiriam o feito em Portugal. De facto, volvidos dez meses, o FC Porto celebrou o quinto campeonato nacional consecutivo, uma proeza que continua a ser exclusiva dos portistas.

Dragões Diário 13-07-2020

Aproveitado o dia de descanso, o FC Porto regressou ontem aos treinos no Olival à partida para uma semana em que espera ver recompensado o esforço do último ano. Na preparação do clássico face ao Sporting, que será dirigido por João Pinheiro, os Dragões não contam com Marcano nem Sérgio Oliveira. Às 10h30 de hoje, o grupo comandado por Sérgio Conceição volta aos relvados do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia para esta quarta-feira dar aos portistas uma grande e merecida alegria.

A uma semana do regresso ao trabalho da equipa de andebol, importa ter presente quem veio reforçar o plantel de Magnus Andersson a pensar nos desafios da próxima época. Os jovens Diogo Silva e Tiago Sousa estão de volta ao Dragão Arena. A eles juntam-se os experientes Ivan Sliskovic, da Croácia, e Nikola Mitrevski, da Macedónia do Norte, bem como o alemão Manuel Spath, o último nome a ser anunciado. Chegam todos com muito entusiasmo e prometem êxitos.

Começaram na última sexta-feira e prolongam-se até 31 deste mês de Julho. As captações da Dragon Force destinam-se às crianças e jovens que nasceram entre 2005 e 2014. Poderão todos dar a conhecer as capacidades futebolísticas que têm, ao mesmo tempo que se familiarizam com a metodologia de treino e mística portistas. As normas definidas pelas autoridades de saúde em tempos de pandemia serão aplicadas nas sessões de todas as escolas, cujos horários podem consultar no site oficial.

12/07/20

Aconteceu a 12 Julho 2015

Neste dia, Iker Casillas deixava o seu clube e cidade de sempre para assinar pelo último emblema de fora das cinco maiores ligas europeias a erguer uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa. Vindo de Madrid, um dos jogadores mais condecorados da história do futebol chegava à Invicta e desde logo se converteu num verdadeiro Dragão e tripeiro. Em quatro temporadas ao serviço do FC Porto, Iker tornou-se imediatamente um dos maiores guarda-redes da história azul e branca. Apenas a saúde o impediu de continuar a defender as balizas do Dragão, porém nada deixará de fazer o San vibrar com as vitórias do centenário emblema portuense.

Dragões Diário 12-07-2020

Ontem não se ouviram os motores do FC Porto a carburar a todo o gás nas oficinas do Olival. Ao longo deste sábado, o colectivo líder do campeonato desfrutou de uma merecida folga depois de ter cumprido o treino de recuperação pós-vitória em Tondela. Com a melhor defesa, o melhor ataque e uma vantagem de oito pontos sobre o segundo classificado – a maior distância que alguma equipa conseguiu alcançar na liderança desde que André Villas-Boas venceu a Liga com 21 pontos de avanço sobre o Benfica, em 2010/11 – os Dragões voltam a preparar o clássico frente ao Sporting, já a partir das 10h30.
 
Com as ausências do central espanhol, do camisola 27 e da dupla de castigados composta por Tecatito Corona e Matheus Uribe, o FC Porto irá apresentar-se quarta-feira no Estádio do Dragão sem quatro habituais titulares. Porque um plantel não são só onze jogadores, e porque a espinha dorsal de um clube são as figuras com mais anos de casa, a mais recente edição da Dragões apresenta 7 no Sétimo Céu. Neste trabalho, a publicação oficial do nosso clube faz uma breve apresentação da manilha de trunfos: os campeões europeus de juniores já lançados por Sérgio Conceição. Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Vítor Ferreira, Romário Baró, Fábio Vieira e Fábio Silva são os valentes sete que tiveram oportunidade de cumprir um sonho de todos os jovens portistas.
 
Pedro Pinto vai continuar a equipar azul e branco na temporada que se avizinha. O base da nossa equipa de basquetebol renovou com o FC Porto por mais um ano e tem presença garantida no plantel de Moncho López em 2020/21. Rubricado o vínculo, o internacional português de 32 anos mostrou-se orgulhoso e ciente da responsabilidade que representar a instituição acarreta, mas deixou uma garantia aos portistas: Vamos ser uma equipa muito competitiva e com muita vontade de vencer. Acreditamos muito no nosso método de trabalho e vamos demonstrá-lo dentro do campo. Em jeito de conclusão, Pepê declarou ter muitas saudades de sentir o ambiente do nosso Dragão Arena.

De meias pelas canelas, houve um dono de uma camisola 21 que passeou classe pelas Antas, pelo país e pela Europa fora durante seis temporadas. Nuno Capucho vestiu a malha azul e branca em 275 jogos e em poucas terão sido as ocasiões em que não terá conseguido colocar sobre a relva um pouco da sua elegância futebolística. Podíamos elencar os troféus que o barcelense ajudou a conquistar, ou as pérolas que lhe passaram pelas mãos nos oitos anos seguintes, em que treinou as camadas jovens do nosso clube, mas o melhor é mesmo ver as imagens do extremo ao serviço dos portistas e contemplar o recorte técnico de Capucho. Para isso existem rubricas como o Dragões para Sempre, da FC Porto TV.