24/01/18

Aconteceu a 24 Janeiro 1999

Neste dia, o Estádio das Antas foi palco de um jogo a contar para a 19.ª jornada da Liga que tinha como grande motivo de interesse um regresso havia muito esperado: Vítor Baía, transferido para o Barcelona em 1996, voltava a defender a baliza azul e branca. O adversário foi o Beira-Mar, que não resistiu ao poderio de um FC Porto que caminhava a passos largos para o único Penta da história do futebol português. 7-0 foi o resultado de uma partida em que marcaram Capucho, Jardel (quatro!), João Manuel Pinto e Zahovic.

Dragões Diário: 24-01-2018

Um já está, o outro é mais logo, ficam a faltar três. O FC Porto enfrenta hoje o Sporting no segundo dos cinco jogos em que as duas equipas se encontrarão nesta temporada. Às 20h45, no Estádio Municipal de Braga, os azuis e brancos procurarão derrotar os lisboetas e alcançar, pela terceira vez na história da competição, a final da Taça da Liga. Secundariamente, os Dragões tentarão ganhar vantagem num registo histórico marcado pelo equilíbrio: em 226 jogos contra os verdes e brancos, os portistas ganharam 81, perderam 81 e empataram 64.

Ambição e determinação são as atitudes que povoam o espírito de todos os que entram no balneário do FC Porto, revelou Sérgio Conceição. O treinador conta que as expectativas são as melhores, de fazer um bom jogo e poder passar à final, sabendo que vamos defrontar uma equipa que tem feito uma excelente época. O antigo jogador dos Dragões lança um desafio aos adeptos: Esperamos proporcionar um bom espectáculo e que os adeptos conseguiam, da mesma forma que nos abraçamos no fim de cada jogo, estarem todos com a equipa, abraçarem a equipa. E nós abraçarmos o público, com a exibição e uma vitória.

É com um elevado sentido de responsabilidade que Héctor Herrera encara este jogo: Esta é uma oportunidade importante de acrescentar mais um título ao clube e não queremos deixar passá-la. A exibição de há alguns em meses em Alvalade reforça a confiança do mexicano nas possibilidades da equipa: Em Alvalade fomos superiores em vários momentos e acreditamos que amanhã podemos impor o nosso jogo e a nossa vontade de chegar à final.
 
Francisco J. Marques, que ontem participou no Universo Porto da Bancada, acredita que esta meia-final vai começar já ferida na sua verdade desportiva, porque Mathieu e Fábio Coentrão deviam estar impedidos de participar no jogo, pois deviam ter sido expulsos no último jogo. No mesmo programa, Pedro Bragança avançou novas informações sobre o caso da bancada do Estoril, revelando a existência de problemas graves e antigos noutras partes do recinto.

Pouco depois do arranque do jogo de Braga, às 21h, a equipa de andebol procurará dar seguimento a uma séria de 14 triunfos consecutivos na arena do Boa Hora, em partida da 19.ª jornada do Andebol 1. Victor Iturriza não espera vida fácil: Este tipo de equipas sempre querem fazer o seu melhor jogo contra as grandes. O Boa Hora vai dificultar-nos ao máximo o nosso trabalho, tem jogadores pequenos e rápidos, que vão certamente dar o seu melhor.

Está desde ontem disponível online a edição de janeiro da revista Dragões. Desta vez o destaque vai para a roda que reúne jogadores, equipa técnica e staff do FC Porto no final de cada jogo e que simboliza um balneário cada vez mais forte e coeso, abordada num trabalho que conta com os contributos de Sérgio Conceição, Herrera e Marcano. Mas há muito mais: a revisitação dos sete golos centenários já marcados no Estádio do Dragão, a partilha de memórias de cinco sócios que completaram 75 anos de filiação no FC Porto, a recordação de um treinador que morreu em serviço, a análise da recuperação da equipa de basquetebol e entrevistas a Carles Grau e a António Areia, entre outros conteúdos.

22/01/18

Aconteceu a 22 Janeiro 1978

Neste dia, o FC Porto jogava com a Académica a 14.ª jornada da I Divisão. Os estudantes ganham vantagem aos 19 minutos, mas a ilusão dura pouco, porque logo a seguir, aos 22, Ademir empata e coloca tudo na mesma. Na segunda parte, consuma-se a reviravolta no marcador, graças aos golos de Seninho, Duda e António Oliveira, e os portistas acabam a festejar uma vitória por 4-2. A equipa treinada por José Maria Pedroto e capitaneada por Rodolfo iniciava ali uma longa série de 13 jogos consecutivos sempre a vencer no campeonato, que se revelaria determinante para a tão ansiada conquista do título de campeã nacional ao fim de 19 anos.

Dragões Diário 22-01-2018

Paulo Henrique Soares dos Santos no BI, Paulinho no futebol, é o segundo reforço nesta reabertura do mercado de transferências. É um médio ofensivo brasileiro, tem 23 anos e chega cedido por empréstimo pelo Portimonense com opção de compra no final da temporada. O meu sonho era jogar no FC Porto, diz o novo dono da camisola 6 azul e branca, que esta época participou em 22 jogos pelos algarvios e marcou três golos, depois de em 2016/17 ter sido eleito o melhor jogador da Segunda Liga.

Antes de Paulinho, chegou Majeed Waris. O avançado ganês treinou ontem pela primeira vez no Olival, onde o plantel regressou para retomar o trabalho interrompido pela folga de sábado. Prepara-se o jogo com o Sporting, da meia-final da Taça da Liga, que terá lugar no Municipal de Braga, na próxima quarta-feira, às 20h45 (RTP e Sport TV).

O FC Porto B empatou com o Arouca (1-1), mas mantém-se líder da Segunda Liga, com os mesmos quatro pontos de diferença para o segundo classificado. Moreto Cassamá marcou, ao minuto 18, o golo dos portistas, que perderiam a vantagem já na parte final de um jogo que, na opinião de António Folha, terminou com justiça no resultado: Os meus jogadores tiveram uma excelente atitude. Podíamos ter feito o 2-0 na primeira parte por duas vezes... e depois na segunda parte já não conseguimos dominar o jogo. Penso que, pelo que as equipas fizeram, este acabou por ser um resultado justo, disse o treinador.

No futebol de formação, os Sub-17 trouxeram apenas um ponto de Anadia (0-0), mas continuam a liderar a segunda fase do campeonato, tal como os Sub-15, que foram a Santa Maria da Feira derrotar o Feirense (2-0), com golos de Martim Tavares e Lucas Cândido.

Com autoridade e uma boa exibição, a equipa de basquetebol garantiu o acesso à Final a 8 da Taça de Portugal graças a uma vitória incontestável sobre o Lusitânia (107-70). O jogo no Dragão Caixa ficou praticamente resolvido na primeira parte, que chegou ao fim com as duas equipas já separadas por 27 pontos. Moncho López gostou do que viu: A atitude dos jogadores foi irrepreensível. Estiveram focados, concentrados e intensos desde o primeiro minuto, tendo pela frente uma boa equipa - não foi por acaso que no sábado ganhou ao Vitória de Guimarães. Fizemos um jogo completo, afirmou o treinador galego.

Dick Jaspers, atleta holandês do FC Porto, estabeleceu um novo recorde mundial no bilhar às três tabelas, ao derrotar o austríaco Andreas Eflerde por 40-0, em apenas quatro entradas (5+11+2+22), quando o máximo anterior era de seis entradas.

Com um total de 888 pontos, a recém-criada equipa de Masters dos portistas alcançou o terceiro lugar nos Campeonatos Nacionais da categoria, que decorreram entre sexta-feira e domingo em Vila Franca de Xira. Ficou atrás do Algés e do Fluvial Portuense, primeiros e segundos classificados respectivamente.