19/08/15

Aconteceu a 19 Agosto 1987

Neste dia, o FC Porto disputava a final do prestigiado Torneio Joan Gamper, em Barcelona. Em Camp Nou, o adversário era o Bayern Munique, e a vitória voltou a ser nossa, numa reedição da final de Viena, realizada meses antes. Resultado: 2-0, golos de Semedo e de Madjer - novamente com o pé esquerdo, mas não com o calcanhar - que permitiram trazer o troféu para a cidade Invicta.



​​Hugo Miguel é o árbitro do Marítimo-FC Porto

O árbitro Hugo Miguel foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre o Marítimo e o FC Porto, no Estádio da Madeira, marcado para sábado, às 20h45. Será auxiliado por Nuno Roque e Hernâni Fernandes.
Internacional desde 2003, Hugo Miguel arbitrou um jogo dos Dragões na época passada: foi na deslocação ao Estádio do Bessa, que terminou com uma vitória portista por 2-0​. Esta temporada, o juiz lisboeta dirigiu duas partidas da Segunda Liga e ainda uma da segunda pré-eliminatória da UEFA Champions League, entre o Lincoln Red Imps, de Gibraltar, e o Midtjylland, da Dinamarca.​

18/08/15

Aconteceu a 18 Agosto

Neste dia chegava ao Dragão Jesualdo Ferreira, depois da inesperada demissão de Co Adriaanse, que tinha ganho o campeonato anterior. Jesualdo pegou numa equipa campeã e três anos depois era tetracampeão.

Sobrevivência

Houve ainda um penalti a nosso favor que não foram capazes de apitar, afirmou o treinador Fabiano Soares, após o final do jogo Benfica-Estoril. O árbitro apita facilmente a favor do Benfica, secundou o defesa Yohan Tavares. Estas duas frases ilustram uma arbitragem infeliz do árbitro Tiago Martins, mas quem tem de se sentir envergonhado por logo na primeira jornada da Liga haver treinadores e jogadores a destapar a careca da arbitragem é Vítor Pereira.
Os erros de arbitragem vão existir sempre e têm de se aceitar como fazendo parte do jogo. Quando são normais acabam por ficar distribuídos por todos os competidores, mas não é isso que se vê no futebol português. O que não pode existir é esta pressão colocada nos juízes que não os defende e os leva a ter desempenhos muito abaixo do que sabem, que só protege os interesses do presidente do Conselho de Arbitragem e até põe em causa a própria carreira. É por isso que Tiago Martins e muitos outros são também vítimas.
Tiago Martins, recorde-se, é um dos dois árbitros promovidos por Vítor Pereira na época passada a internacional sem nunca antes ter apitado um jogo dos grandes clubes, sem ter experiência dos grandes ambientes, sem fazer o percurso normal, de ir escalando degraus à medida que mostra competência – o outro é Fábio Veríssimo, que esteve sábado no Dragão. Vítor Pereira quer fazer árbitros à pressa, não para defender o futebol, não para defender os árbitros, mas para se defender a si próprio.
As nomeações para os jogos de estreia dos dois primeiros classificados do último campeonato seriam apenas insensatas se não fossem um padrão com demasiada interferência no normal desenrolar da competição. Vítor Pereira não pode deixar de ter noção que está a mais no futebol, que a maioria dos clubes não confia no seu trabalho, precisamente por não ser isento e que por isso até estavam dispostos a todos os riscos do sorteio. Como um náufrago, agarra-se ao polvo federativo e aos seus tentáculos, Pereira paga a sobrevivência com subserviência.
Os três assumidos candidatos ao título ganharam os seus jogos de estreia no campeonato, mas as vitórias não foram iguais e se houve candidatos com decisões simpáticas da arbitragem certamente não foi o FC Porto. Para que conste.

Aboubakar: "São dois golos motivadores"


Autor de dois golos e MVP da vitória por 3-0 do FC Porto frente ao Vitória de Guimarães, no passado sábado, na jornada inaugural da Liga NOS, o avançado Vincent Aboubakar considerou que o galardão reforça a confiança nesta fase inaugural da época, mas deixou claro que o importante é que o FC Porto ganhe.
Tenho de agradecer a quem fez as assistências, porque foi graças a eles que consegui marcar, observou o avançado camaronês, referindo-se aos laterais Alex Sandro e Maxi Pereira. São dois golos motivadores para continuar a trabalhar ao serviço da equipa. Ser considerado o melhor em campo reforça a minha confiança, mas o mais importante é que o FC Porto ganhe e que a equipa some pontos, disse Aboubakar, numa breve declaração a anteceder o treino desta segunda-feira dos Dragões.
O avançado deixou ainda uma palavra para os adeptos: São o 12.º jogador, em jogos com mais dificuldades vão apoiar-nos e dar-nos mais moral. São muito importantes, tanto em casa como fora. Vão ter um papel decisivo para tentarmos conquistar o campeonato.

Prossegue a preparação para o jogo na Madeira


O relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia voltou a contar com todos os jogadores do plantel do FC Porto no treino desta terça-feira. Foi o segundo da semana tendo em vista o jogo com o Marítimo, no Estádio da Madeira, a contar para a segunda jornada da Liga NOS (sábado, 20h45).
Sob as ordens de Julen Lopetegui, estiveram 28 jogadores, numa sessão que, tal como a do dia anterior​, contou com a participação do guarda-redes João Costa, do FC Porto B.
O plantel dos Dragões volta a treinar esta quarta-feira, novamente no Olival, pelas 10h30, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

17/08/15

Aconteceu a 17 Agosto 1994

Neste dia era dia de finalíssima da Supertaça 1992/93, em Coimbra, frente ao Benfica. No final dos 90 minutos, 1-1 era o resultado, com Domingos a marcar para os Dragões. No prolongamento, persistia o empate: 2-2, Secretário foi o autor do golo. Num dramático desempate nas grandes penalidades, Drulovic marcou o penálti decisivo. Vítor Baía, João Pinto, José Carlos, Aloísio, Paulinho Santos, Emerson, Secretário, Rui Filipe, Folha, Rui Barros e Domingos formaram o onze inicial escolhido por Bobby Robson.