23/03/19

Aconteceu a 23 Março 1958

Neste dia, o guarda-redes Acúrsio marca de baliza a baliza, com um pontapé fantástico logo aos quatro minutos, que adiantava o FC Porto em casa do Belenenses. Mas essa nem foi a maior façanha do guarda-redes, que sofreu uma fractura num braço após um choque com Vicente, avançado do Belenenses. Estavam jogados apenas dez minutos e como então não havia substituições, Acúrsio aguentou estoicamente na sua posição até ao fim de um jogo que os Dragões venceram por 3-1.

Dragões Diário 23-03-2019

O FC Porto voltou a trabalhar ontem, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting de Braga, agendado para dia 30 (15h30), no Municipal bracarense, referente à 27ª jornada do campeonato. Privado de nove internacionais e com quatro nomes no boletim clínico, Sérgio Conceição chamou um e dois Sub-19 aos trabalhos da equipa principal, que goza agora dois dias de folga. A partir de hoje há bilhetes à venda, em exclusivo para sócios, para o Sporting de Braga-FC Porto.
 
Depois de festejar a conquista da 14ª Taça de Portugal, o FC Porto volta a centrar atenções na Liga Portuguesa de Basquetebol, cuja 2ª fase arranca amanhã para a equipa azul e branca (15h, Porto Canal). Na antevisão da recepção ao Lusitânia, da 1ª jornada da fase que antecede os Playoffs, o extremo espanhol Ferrán Ventura falou de um grupo confiante e sempre a pensar na vitória: Vamos dar tudo para vencer todos os jogos. Os Playoffs estão a dez jornadas de distância.
 
Após a 3ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem, Raúl Alarcón continua a ser o único ciclista da W52-FC Porto entre os dez primeiros da prova, com o mesmo tempo do camisola amarela, o britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins LeCol). Hoje corre-se a 4ª etapa da 37ª edição da Alentejana, dividida em dois setores: o primeiro liga Ponte de Sor a Portalegre (74,3 quilómetros), enquanto o segundo é um contrarrelógio individual de 8,4 quilómetros, em Castelo de Vide.

22/03/19

Aconteceu a 22 Março 1959

Neste dia, em Torres Vedras, o FC Porto vencia o Torreense por 3-0, com golos de Perdigão, Noé e Teixeira, e agarrava o título de campeão nacional discutido para lá do último segundo. Com a atribuição do troféu a decidir-se pela diferença de golos, Inocêncio Calabote assinalou penáltis por atacado na Luz, onde o Benfica goleou a CUF (7-1), e prolongou o jogo para lá do razoável. A 50 quilómetros dali, onde jogava o FC Porto, os encarnados tinham o treinador adjunto no banco do Torreense e treze contos para oferecer a cada um dos jogadores, caso vencessem os azuis e brancos. E depois de uma longa espera no pelado, de ouvido colado ao relato da Luz, foi o FC Porto que fez a festa por um golo de diferença.

Dragões Diário 22-03-2019

Sem nove internacionais, envolvidos nos jogos de seis selecções, e com quatro nomes no boletim clínico, Sérgio Conceição regressou ao Olival para preparar o jogo da 27ª jornada da Liga, que leva o FC Porto a Braga a 30 deste mês. O treino de ontem integrou um jogador da equipa B e dois dos Sub-19, e o de hoje está marcado para as 11h.
 
Horas depois, já ao final da tarde, Manafá e Fernando Andrade voltaram atrás no tempo e espalharam magia na escola Dragon Force de Ermesinde. Antes da ponte se fechar entre as estrelas e os candidatos, Francisco Meixedo, o guarda-redes de 17 anos que veste a camisola do FC Porto desde os oito, acrescentava o equilíbrio entre os dois extremos e renovava contrato até 2021.
 
Com contrato renovado por mais dois anos e vínculo válido até ao verão de 2022, Magnus Andersson prepara a deslocação a Cuenca, em Espanha, onde a equipa de andebol joga a quinta jornada da Taça EHF no domingo de manhã (11h). O Porto Canal vai lá estar, mas antes disso Diogo Branquinho vai assumindo já o propósito de agarrar o primeiro lugar.

A extrair o efeito positivo do triunfo sobre o Sporting, que acrescenta motivação para a Liga Europeia, a equipa de hóquei em patins do FC Porto joga sábado à noite (20h) em Itália com o objectivo assumido de trazer uma vitória ou, em alternativa, de manter a eliminatória em aberto. O Forte dei Marmi é o adversário e o guarda-redes Nélson Filipe avisa sobre a experiência e a qualidade técnica do opositor. O Porto Canal transmite o jogo em directo.

Raúl Alarcón, o duplo vencedor da Volta a Portugal, foi segundo na segunda etapa da Volta ao Alentejo, terminando a tirada que ligou Mértola a Odemira com o mesmo tempo do vencedor, o espanhol Enrique Sanz, que também tinha sido o mais rápido na véspera. Alarcón é sétimo na geral, com o mesmo tempo do camisola amarela, e o único ciclista da W52-FC Porto no top-10.

21/03/19

Aconteceu a 21 Março 1948

Neste dia, Frederico Barrigana estreou-se pela selecção nacional de Portugal, num encontro particular com a Espanha, em Chamartín. O famoso Luvas de Ferro vestiu de azul e branco durante 12 temporadas, mas não chegou a ter a felicidade de se sagrar campeão nacional.

Dragões Diário 21-03-2019

O FC Porto e Iker Casillas prolongaram o contrato que os une por mais uma temporada, com outra de opção. O internacional espanhol, que chegou ao Dragão no verão de 2015 e já ganhou uma Liga portuguesa e uma Supertaça, poderá assim vir a cumprir seis temporadas de azul e branco, após 25 anos no Real Madrid.

Num dia especial, o guarda-redes confirmou a vontade de representar os Dragões até acabar a carreira, que neste momento tem os 40 anos de idade como meta prevista. Jorge Nuno Pinto da Costa expressou a felicidade por Iker Casillas ser uma figura mundial que é já uma figura do FC Porto, e revelou uma convicção: Este não será o último contrato.

Algumas horas depois da cerimónia que assinalou esta renovação, Casillas e os companheiros que não estão ao serviço das selecções regressaram ao relvado do Dragão para começarem a preparar o encontro da 27ª jornada da Liga. O jogo realiza-se a 30 de Março, às 15h30, no Estádio Municipal de Braga.

A equipa de andebol soma e segue. Ontem, na estreia na fase final do Andebol 1, os Dragões bateram o Belenenses por 34-17, o que significa que a liderança do campeoanto continua a ser partilhada com o Sporting.

A 14ª Taça de Portugal de basquetebol conquistada pelo FC Porto já mora no Museu. Na cerimónia de entrega do troféu, Jorge Nuno Pinto da Costa felicitou os jogadores e o staff por uma grande conquista, enquanto o capitão Miguel Queiroz aproveitou para salientar a demonstração de caráter e de trabalho do grupo na vitória frente à Oliveirense.

Realizou-se ontem a primeira etapa da Volta ao Alentejo, que ligou Montemor-o-Novo a Moura. Samuel Caldeira e Raúl Alarcón foram os melhores ciclistas da W52-FC Porto e cortaram a meta nas 12ª e 13ª posição, com o mesmo tempo do vencedor.

20/03/19

Aconteceu a 20 Março 2003

Depois do golo de Olisadebe e da derrota nas Antas, o FC Porto foi à Grécia ganhar e virar a eliminatória do avesso, tal como José Mourinho tinha previsto. Derlei fez os dois golos e o FC Porto tirou o Panathinaikos do caminho para Sevilha. Dois meses e um dia mais tarde, já depois de ter deixado a Lazio para trás, os Dragões derrotaram o Celtic na final e levantaram a Taça UEFA.

Dragões Diário 20-03-2019

Acabou o descanso. Hoje, quando forem 17h, a bola volta a rolar no Olival, onde Sérgio Conceição começa a preparar dois jogos consecutivos com o Braga e ambos na Pedreira: primeiro para a Liga e depois para a Taça de Portugal. O regresso ao trabalho ficará marcado pela ausência de dez internacionais requisitados por sete selecções.

Depois de afastar o Sporting na Taça de Portugal, o FC Porto regressa hoje ao Andebol 1 para abrir a fase final a receber o Belenenses, adversário que Rui Silva define como uma equipa matreira. Também por isso, o jogo, que tem transmissão em directo no Porto Canal (20h30), será apenas a primeira de dez finais para uma equipa com a ambição de voltar a trazer o título para o Porto.

Gonçalo Alves está há quase quatro anos onde sempre quis estar. E com a aproximação dos quartos de final da Liga Europeia, o hoquista projecta chegar ainda mais longe. Também temos de ser felizes nesta competição, disse em entrevista à Dragões, ainda antes de saber que o Forte dei Marmi seria o adversário de sábado à noite (20h). Passo a passo, sonha com a final e em vencê-la. Afinal, lembrou ele, elas são feitas para se ganhar.

19/03/19

Aconteceu a 19 Março 1978

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto recebeu o Riopele e venceu por esclarecedores 6-0. Como era muito frequente naquele tempo, a estrela da tarde foi Fernando Gomes, que assinou um hat-trick. 84 dias e dez jogos depois, estava quebrado o jejum de 19 anos sem conquistar o título de campeão nacional.

Dragões Diário 19-03-2019

Muito agradecido ao FC Porto, Iker Casillas mostra disponibilidade para permanecer no clube até aos 40 anos, desde que consiga continuar a dar 100 por cento nos treinos e nos jogos. Estas declarações ao Porto Canal foram prestadas à margem da apresentação do guarda-redes como primeira estrela dos La Liga Icons, um grupo restrito de embaixadores da liga espanhola no estrangeiro.

O Estádio do Dragão será palco, no sábado, do encontro particular entre as selecções do Brasil e do Panamá. A canarinha já está no Porto e ontem treinou no Estádio do Bessa, numa sessão em que participaram quatro jogadores dos Sub-19 do FC Porto.

A Cidade do Futebol, em Oeiras, recebeu ontem os sorteios das fases finais dos campeonatos de Sub-17 e de Sub-15.

No último fim de semana, realizaram-se na Póvoa de Varzim os Campeonatos Regionais da Associação de Natação do Norte, que voltaram a ser dominados pelo FC Porto. A equipa azul e branca conquistou 125 medalhas: 68 de ouro, 34 de prata e 23 de bronze.

18/03/19

Aconteceu a 18 Março 1984

Sem jogar desde o final de Janeiro de 1984, Fernando Gomes regressa à competição no Estádio de Alvalade, frente ao Sporting, e demora apenas 11 minutos a decidir o clássico (0-1), finalizando de cabeça após boa incursão de Jaime Magalhães pelo flanco direito. Meses antes, o ponta-de-lança conquistara a primeira Bota de Ouro europeia. A segunda chegaria em 1985.

Dragões Diário 18-03-2019

A equipa de basquetebol do FC Porto conquistou a sua 14ª Taça de Portugal com uma grande demonstração de caráter e determinação. Em Portimão, os Dragões recusaram baixar os braços após a recuperação da Oliveirense, um adversário de má memória, e resgataram um troféu que fugia ao FC Porto desde 2012, garantindo a vitória por 83-80.

Moncho López recordou que a Taça de Portugal era o título que faltava aos seus jogadores desde o regresso ao escalão principal, em 2015. Brad Tinsley, o MVP da final (20 pontos, quatro ressaltos e quatro assistências), não podia estar mais satisfeito com o regresso ao FC Porto e o capitão Miguel Queiroz, a jogar na cidade que o viu nascer, expressou o sentimento do grupo: Temos de continuar a trabalhar duro para continuar a ganhar títulos, não só para nós, mas também para os adeptos e para o clube. Os longos festejos chegaram à sala de imprensa da Portimão Arena, como pode ver neste vídeo.

No Dragão Caixa, a equipa de andebol também garantiu uma reviravolta importante, arrancando nos últimos dez minutos para a vitória no clássico frente ao Sporting. Cinco golos sem resposta na reta final (28-23) possibilitaram o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, com António Areia em plano de destaque: nove golos para o ponta direita.

No futebol, o FC Porto B viajou até Almada para empatar (1-1) com o Cova da Piedade, em encontro referente à 26ª jornada da Ledman Liga Pro. Madi Queta anulou a desvantagem e Rui Costa viu um golo ser anulado por pretensa falta sobre o adversário. A equipa de Rui Barros continua na sexta posição.

O fim de semana azul e branco ficou ainda marcado pela Clássica da Arrábida, prova de ciclismo em que Raúl Alarcón foi o segundo classificado e João Rodrigues o quarto, e pela Gala dos Vencedores, na Arena de Matosinhos, com a equipa de boxe do FC Porto a garantir dois cinturões e cinco medalhas de ouro.

17/03/19

Aconteceu a 17 Março 2018

Neste dia, jogou-se o FC Porto-Boavista. Ainda não tinham sido cumpridos dois minutos de jogo quando Felipe abriu o marcador com um bom cabeceamento, a responder ao cruzamento perfeito de Sérgio Oliveira. Uma hora depois, aos 62’, Herrera definiu o resultado final.

Dragões Diário 17-03-2019

Foi preciso ter paciência, manter a cabeça fria e insistir até desbloquear o jogo, mas o FC Porto não defraudou as expectativas e bateu o Marítimo por 3-0, em jogo da 26ª jornada da Liga. Perante um Estádio do Dragão quase lotado, Alex Telles, Militão e Brahimi foram os responsáveis pelos momentos de maior alegria da noite.

Sérgio Conceição reconheceu que a equipa foi previsível na primeira parte, mas também salientou que as modificações ao intervalo tiveram reflexo na dinâmica ofensiva e permitiram ao FC Porto cumprir a obrigação de vencer o Marítimo. Em vésperas de paragem para encontros das selecções, o treinador aproveitou para projectar o futuro: Se conseguirmos ganhar, jogo a jogo, e chegarmos ao fim com essas vitórias conquistadas, poderemos estar felizes no final.

Autor de um golo e de uma assistência, Alex Telles foi uma das figuras da noite e destacou a paciência e a inteligência exibidas pela equipa frente ao Marítimo. Segundo o lateral, foram esses os segredos de uma vitória que mantém o grupo plenamente em linha com os objectivos para o que resta da época: Vai ser assim até ao fim, fazendo o nosso trabalho, para que no final possamos estar na frente do campeonato.

A fechar a noite, mais um momento bonito: desta vez, a roda foi verdadeiramente gigante, contando com a presença de jogadores, equipa técnica, staff e respectivas famílias. A boa-disposição de todos foi evidente.

Em basquetebol, hoje é dia de discutir com a Oliveirense a final da Taça de Portugal (17h30). Ontem, no jogo das meias-finais, o FC Porto bateu o Lusitânia por 88-71, com Will Sheehey (15 pontos, três ressaltos, quatro assistências) e Will Graves (13 pontos, oito ressaltos) em destaque.

No hóquei, o FC Porto bateu o Sporting por 3-1 e tornou-se líder isolado do campeonato, com três pontos de vantagem sobre os dois perseguidores. Foi já na segunda parte que Gonçalo Alves, Poka e Reinaldo García marcaram os golos que animaram o Dragão Caixa.

E, já agora, não se esqueça: hoje, às 16h, também há clássico com o Sporting no Dragão Caixa. Desta vez é em andebol e conta para os oitavos de final da Taça de Portugal.