02/11/16

Aconteceu a 2 Novembro 1983

Neste dia também era quarta-feira e também era dia de jogo europeu à noite. O FC Porto defrontava o Glasgow Rangers à procura de anular a desvantagem trazida da Escócia (2-1), na primeira mão da segunda eliminatória da Taça dos Vencedores das Taças. O único golo da partida foi apontado pelo inevitável Gomes, a passe de Frasco. Reveja no vídeo o resumo do jogo em que os portistas asseguraram o apuramento para os quartos de final de um percurso que só pararia na final, em Basileia.



"Uma vitória deixa-nos próximos do nosso objectivo”

É com o pensamento apenas na vitória que Nuno Espírito Santo encara o jogo desta quarta-feira (19h45, Sport TV4), da quarta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, em que o FC Porto recebe, no Estádio do Dragão, o Club Brugge. O técnico dos azuis e brancos deixou bem claro que mesmo em vésperas de clássico com o Benfica, o único pensamento da sua equipa só pode ser este jogo com os belgas de somar os três pontos e dar um passo importante rumo aos oitavos de final da principal competição da UEFA. E revelou também que espera um jogo bem diferente do da primeira mão, em que os portistas venceram por 2-1​.

A importância do jogo nas contas do apuramento
É um jogo importante, como são todos os da Liga dos Campeões. Numa competição tão curta os resultados são muito importantes e neste caso uma vitória deixa-nos muito próximos de poder passar à fase seguinte.

Jogo da Champions em véspera de clássico
Seria um erro pensar em algo mais do que no jogo de amanhã. O nosso foco está na Liga dos Campeões, no jogo com o Brugge, que é para já o nosso único objectivo.

A análise à prestação na Liga dos Campeões
Nunca desvalorizámos o grupo. Sempre tivemos consciência que estavam presentes três campeões dos respectivos países. Sabíamos à partida que ia ser difícil. É um facto que não começámos a fase de grupos como pretendíamos, pois um empate em casa e uma derrota não era o que nós perspectivávamos. A vitória em Bruges mudou-nos e foi determinante. Agora não é altura de fazer contas, mas sim de conquistar os três pontos. Estamos dentro da luta, como queríamos, e esse é o aspecto a realçar.

A titularidade do lado direito da defesa
Temos sorte por ter todos os jogadores disponíveis e isso é muito importante, até porque estão todos muito motivados para jogar sempre. As decisões que temos vindo a tomar nesse posto específico passaram primeiro pela titularidade do Maxi e nos últimos jogos pelo Layún. Para este jogo temos ainda mais um treino para decidir qual dos dois vai jogar amanhã, mas volto a repetir que o que importa para mim é que todos estão disponíveis.

Partida decisiva para o Brugge
Espero que eles arrisquem um pouco mais. No primeiro jogo contra nós eles especularam bastante, deixaram-nos poucos espaços e certamente que amanhã não será assim. Apesar do nosso ultimo empate a ideia de jogo esteve lá. Vai ser fundamental manter o equilíbrio, pois é importante não concedermos muitas oportunidades aos nossos adversários. Nunca abdicaremos da procura do golo e com mais espaços podemos e devemos ser mais eficazes. O nosso foco está nos três pontos e com certeza que com o Dragão a apoiar-nos vamos conseguir. Jogamos na nossa fortaleza, o Dragão também vai jogar.

Depoitre para o futuro
O Depoitre juntou-se a nós já com a época em andamento. Nós apreciamos muito as suas qualidades e embora até agora não tenha sido muito utilizado, certamente que contamos com ele para o futuro.

Doce tradição


25 de outubro de 1972, no Estádio das Antas, foi dia do FC Porto se estrear a receber uma equipa da Bélgica nas competições organizadas pela UEFA. O adversário foi precisamente o Club Brugge que, numa eliminatória da Taça UEFA, perdeu por 3-0, iniciando aí uma tradição que até hoje se mantém: nunca um adversário do país famoso pelo chocolate foi capaz de sair da casa azul e branca com uma vitória nos sete jogos oficiais disputados até ao momento.
A equipa mais representativa da cidade de Bruges regressa 44 anos depois à Invicta para o jogo da quarta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões, marcado para as 19h45 desta quarta-feira, no Estádio do Dragão. Será dirigido pelo árbitro espanhol Undiano Mallenco​.
São sete jogos os jogos disputados pelo FC Porto contra equipas belgas na condição de visitado, são cinco as vitórias e dois os empates - um com o Standard de Liège (2-2), nos quartos de final da Taça das Taças, em 1981/82, e outro com o Anderlecht (0-0), na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions, em 2000/01.
A formação da capital da Bélgica foi a que mais vezes defrontou os Dragões (quatro), sempre no Estádio das Antas. O único clube belga a visitar o Estádio do Dragão em jogos oficiais foi o Genk, em agosto de 2010, no início da caminhada para a conquista da Liga Europa, em Dublin - perdeu por 4-2, como manda a tradição.
O FC Porto vai procurar colocar um ponto final numa sequência de quatro jogos caseiros nas provas organizadas pela UEFA, e tentar juntar três aos quatro pontos no grupo que é liderado pelo Leicester, com nove. Do outro lado, o Club Brugge, ainda sem qualquer ponto somado, vai tentar pôr fim a uma série de sete jogos sem vencer na condição de visitante nos palcos europeus. O saldo do emblema belga em Portugal é de uma vitória e três derrotas.
A equipa orientada por Michel Preud’homme, que vem de um empate (0-0) em casa do Zulte Waregem, está no quinto lugar do campeonato belga e já não perde há três jogos. A última derrota foi consentida na receção ao FC Porto (1-2), na jornada passada da Liga dos Campeões.
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo, Nuno Espírito Santo sublinhou a importância da conquista dos três pontos neste duelo com os campeões belgas para o apuramento para os oitavos de final da Champions. E convocou os adeptos: “O Dragão também vai jogar”​, sublinhou. Ao lado do treinador esteve o central Felipe, que assumiu que o FC Porto é favorito, mas que terá que estar em alerta máximo.