13/08/11

Álvaro Pereira substitui Sereno para visita dos dragões a Guimarães

O uruguaio Álvaro Pereira substituiu Sereno na lista dos convocados do treinador do F.C. Porto para a deslocação ao terreno do Vitória de Guimarães, no domingo, em jogo da primeira jornada da Liga portuguesa de futebol.
Vítor Pereira voltou a deixar o médio brasileiro Fernando de fora da lista divulgada, este sábado, no sítio oficial na Internet dos "dragões", enquanto a entrada do defesa esquerdo, que venceu a Copa América2011 ao serviço do Uruguai, é a única novidade entre as 18 opções para a estreia no campeonato.
O FC Porto realizou hoje o último treino antes do encontro com os vimaranenses, no Olival, onde Emídio Rafael voltou a desenvolver treino integrado condicionado.
O campeão em título vai defrontar no domingo o Vitória de Guimarães, no estádio D. Afonso Henriques, às 19 horas, num jogo que vai ser arbitrado pelo leiriense Olegário Benquerença.

Lista dos 18 convocados:
- Guarda-redes: Bracali e Helton.
- Defesas: Álvaro Pereira, Fucile, Maicon, Otamendi, Rolando e Sapunaru.
- Médios: Belluschi, Guarín, João Moutinho, Rúben Micael e Souza.
- Avançados: Djalma, Falcao, Hulk, Kleber e Varela.

12/08/11

Antevisão de Vítor Pereira

O treinador do F. C. Porto lançou o jogo com o Vitória de Guimarães e voltou a responder a algumas dúvidas colocadas pelos adeptos sobre o seu valor: "Só tenho de provar a mim próprio que estou ao nível deste clube".
Pela tercera vez consecutiva, o F. C. Porto mede forças com o Vitória de Guimarães. Depois da Taça de Portugal e da Supertaça, agora defrontam-se na abertura do campeonato (domingo, às 19 horas).
Vítor Pereira tem consciência de que ainda há quem coloque em causa o seu valor, por na época passada ter sido adjunto, mas deixa uma mensagem clara aos adversários: "Aceito as interrogações, mas tenho consciência total daquilo que são as minhas competências. Vamos ter um F. C. Porto fortíssimo e quem estiver a pensar o contrário, quem se distraiar, vai ser surpreendido como aconteceu no ano passado. Distraíram-se um bocadinho e foram surpreendidos de que maneira".
O técnico portista desvaloriza uma possível guerra de palavras com Jorge Jesus à imagem do que aconteceu na época passada entre André Villas-Boas e o técnico do Benfica. "Estou pronto para uma guerra dentro do campo e para o confronto de equipas. Gosto de me agarrar ao que acredito, ao trabalho. Estou pronto para um campeonato disputadíssimo e para potenciar ao máximo esta equipa. A equipa e que tem de dar uma resposta, não o Vítor pereira. Eu treino, não jogo".

11/08/11

Internacionais de regresso

De regresso das respectivas Selecções, Castro, João Moutinho, Rúben Micael, Varela e Djalma já estiveram à disposição de Vítor Pereira no ensaio desta quinta-feira do FC Porto, cumprido durante a tarde, no Olival.
Em termos clínicos, a assinalar apenas que Rafa continua a desenvolver treino integrado condicionado.
Os Dragões têm nova sessão de trabalho agendada para amanhã, às 10h30 (porta fechada), no mesmo local de hoje.
Mais tarde, pelas 12h30, realiza-se a conferência de imprensa de antevisão do encontro frente ao V. Guimarães (primeira jornada da Liga), marcado para o próximo domingo, às 19h00, no Estádio D. Afonso Henriques.

Superflash com Fucile

Consciente das dificuldades que o FC Porto vai encontrar em Guimarães, Fucile acredita, ainda assim, que os Dragões têm condições para entrar a vencer no campeonato, o que é sempre importante. As perspectivas são boas e a equipa está a trabalhar para isso.
O lateral uruguaio falou à comunicação social esta quinta-feira à tarde, antes do treino, em superflash realizada no Olival.Os Campeões visitam o V. Guimarães já este domingo, às 19h00, no Estádio D. Afonso Henriques.

Boas perspectivas
As perspectivas para este jogo são boas. Estamos a trabalhar para isso. O V. Guimarães foi o nosso último rival e sabemos que é um adversário difícil.
Vai ser ainda mais complicado, pois jogamos em casa deles, no terreno dos seus adeptos. Além disso, perderam duas finais contra nós, pelo que estarão certamente revoltados, e, à terceira, vão querer ganhar.
As vitórias anteriores são um bom prenúncio, mas acredito que vamos ver um Guimarães mais forte. Será um jogo difícil, contra um dos grandes do futebol português, que vai seguramente querer ganhar. Por isso, o FC Porto também terá de ser mais forte do que na Supertaça; vamos fazer o possível para levar os três pontos para casa.

Dar o melhor 
Ainda estamos muito no início; o mister continuar a trabalhar o plantel e ainda há jogadores por chegar. Faltam algumas coisas para a máquina estar totalmente pronta. De qualquer modo, vamos dar o nosso melhor, primeiro para ganhar ao Vitória e depois para os restantes jogos que aí vêm. 

Ajudar o FC Porto 
Perdi algo, mas por outro lado fiquei a ganhar. Não estive na Copa América, mas pude chegar aqui mais cedo e trabalhar com a equipa, no sentido de estar cada vez melhor para ajudar o FC Porto. Nesse contexto, estou bem.
Foi difícil viver o triunfo do Uruguai à distância, mas fiquei muito feliz pelos meus companheiros, que conseguiram ser os reis da América. 

Todos identificados com o clube
Todos os jogadores que aqui estão sentem-se bem e felizes. Se houver uma boa proposta e alguém sair, terá de se aceitar. No entanto, todos estão identificados com o FC Porto e com o que há de importante no clube, e acredito que vão respeitar os seus contratos.

Títulos conferem favoritismo
"É sempre importante ganhar o primeiro jogo, até para mostrar aos adversários que estamos fortes. Temos de preocupar-nos connosco e estamos confiantes de que vamos conseguir entrar a vencer.
Todos os anos se começa do zero. Acho que vai ser um campeonato competitivo e mais equilibrado.
O FC Porto é o Campeão de Portugal e da UEFA Europa League. Somos os detentores do título nacional e somos, naturalmente, favoritos.
No FC Porto há sempre pressão. Temos de mostrar constantemente aos nossos adeptos que jogamos bem e ganhamos. As pessoas são muito exigentes e a nossa mentalidade é mesmo essa: jogar bem e ganhar. As pessoas do Norte são muito ganhadoras e há que o respeitar."

Cem por cento disponível
Importante é jogar, seja na esquerda ou na direita. Estou sempre à disposição do treinador para actuar na posição em que ele entender. Seja no banco ou no campo, estou sempre bem.

Olegário Benquerença dirige V Guimarães-FC Porto

Olegário Benquerença é o árbitro nomeado para dirigir o Vitória de Guimarães-FC Porto, jogo da primeira jornada da Liga, agendado para as 19h00 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
O árbitro da AF Leiria será auxiliado pelos assistentes Pais António e Luís Ramos.

FC Porto cede Kelvin ao Rio Ave

O FC do Porto cedeu o brasileiro Kelvin ao Rio Ave. O avançado terá a possibilidade de jogar mais vezes. O empréstimo ao clube de Vila do Conde é válido por uma época.
O FC do Porto acordou com o Rio Ave, esta quarta-feira, o empréstimo do extremo Kelvin por uma temporada. Face à forte concorrência existente no plantel portista e à juventude do jogador, que apenas tem 18 anos, os dragões entenderam que o futebolista precisava de ir para um clube onde pudesse jogar mais assiduamente para se adaptar mais depressa ao futebol europeu.
Kelvin foi contratado ao Paraná Clube no decorrer da época passada e custou 2,5 milhões de euros. É um extremo com grande margem de progressão e poderá confirmar, ao serviço do conjunto vila-condense, as qualidades que o levaram a ser uma das revelações da Série B brasileira.

10/08/11

FC Porto prepara deslocação a Guimarães

O FC Porto cumpriu hoje o segundo treino com vista ao arranque da Liga portuguesa de futebol, privado de vários jogadores em representação das respetivas seleções, informa o campeão nacional no seu site oficial.
A principal novidade do apronto, que se realizou no Olival, relacionou-se com a presença de Elói, guarda-redes dos sub-19, que ocupou o lugar de Kadú, o qual treinou com a equipa de juniores.
Entre os ausentes do plantel portista contam-se os portugueses Castro, João Moutinho, Ruben Micael e Varela, que hoje podem defrontar a seleção do Luxemburgo, em jogo de preparação para a fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2012, no Estádio Algarve.

09/08/11

Uma mentira, duas mentiras, três mentiras...

À força de tanto desejar o enfraquecimento da equipa do FC Porto, o jornal “A Bola” é um depósito infinito de mentiras. Na edição de hoje, lê-se na primeira página, de forma taxativa, “Real Madrid em cima de Guarín” e depois acrescenta-se: “Colombiano vai deixar o Dragão”. Mentira, mil vezes mentira.
Impressionante o desejo incontido do jornal “A Bola” de escrever sucessivas mentiras sobre o FC Porto e o seu plantel. Habituados como estamos aos devaneios deste género de imprensa parcial e militante, já nem ligamos muito, só que a paciência tem limites.
Ao contrário do que escreve “A Bola”, sem qualquer fonte, como é habitual, o FC Porto não recebeu uma única proposta para a transferência de Guarín, seja ela do Real Madrid ou de qualquer outro clube, nem pretende negociar o passe deste e de outros jogadores. Por muito que isso doa a clubes e jornais que às vezes até se confundem.
Desenganem-se também os que pensam que com este género de notícias vão conseguir perturbar o trabalho da equipa do FC Porto. No domingo vencemos o 70.º troféu e iniciamos a época com a mesma sede de vitórias com que terminamos a anterior e, para nos enfraquecer, vai ser preciso muito mais do que umas mentiras cirurgicamente colocadas na primeira página de “A Bola”. Já o deviam saber.

Fonte: Site Oficial

08/08/11

FC Porto na imprensa desportiva de hoje (08-08-2011)




Como jogaram os portistas

Helton – Noite de pouco trabalho. Só uma defesa a um remate forte de Pedro Mendes. De resto o costume e a apoiar a defesa subindo muitas vezes na grande área

Sapunaru – Bem a travar as investidas minhotas pelo seu flanco e algumas aventuras

Maicon – Rendimento constante e sem falhas dignas de registo. Por vezes, passa-se

Fucile – Levou um ‘puxão de orelhas’ do treinador, após uma incursão pela direita. Não antecipou o cabeceamento certeiro do avançado brasileiro Toscano. Depois da saída de Varela, ficou com quase todo o flanco só para si.

Souza – Boa visão de jogo, mas mastigou muito a bola. Deveria passá-la com mais rapidez e com menos fintas.

João Moutinho – Foi a pedra de toque na organização do jogo portista. Esteve na jogada do primeiro golo dos dragões.  Substituído por cansaço

Ruben Micael – Actuação discreta, mas sem comprometer o futebol incisivo dos dragões. Não esteve nos seus dias o que não mancha a pré-época excelente que tem feito.

Hulk – Assistência incrível de letra, no 1-0, e a influência do costume nas bolas paradas. Boas arrancadas e boa dinâmica de jogo ofensivo.

Varela – Muito apagado neste jogo.

Kléber – Não foi a noite mais inspirada. Perdeu-se um pouco quando descaiu para a esquerda, após a entrada de Falcão, o que me parece que ainda não é alternativa para um novo desenho táctico para 4x4x2 ou pelo menos a táctica não teve muito sucesso.

Guarín – Algumas boas arrancadas e trouxe alguma dinâmica mas parece-me um pouco cansado (o que é natural por vir da Copa América).

Falcão – Entrou a meio-gás, na fase de menor fulgor dos dragões. Esteve lá mas com pouco registo de perigo.

Belluschi – Alguns momentos interessantes.

ROLANDO – para mim, o melhor em campo por ter sido heróico na entrega e classe pura nas bolas paradas. Marcou duas vezes mas quase que borrava a pintura num mau atraso da bola a Heltonj.

Supertaça: FC Porto 2 Vitória de Guimarães 1

Supertaça Cândido Oliveira - 07/08/2011

Estádio Municipal de Aveiro - Assistência: 18 313

Golos: 1-0 Rolando (3’), 1-1 Toscano (33’), 2-1 Rolando (41’)

FC PORTO
Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, Souza, João Moutinho (Belluschi 85’), Ruben Micael (Guarín 66’), Hulk, Kléber, Varela (Falcão 66’).
Suplentes não utilizados: Bracali, Otamendi, Sereno e Djalma.
Treinador: Vítor Pereira

V. GUIMARÃES
Nilson, Alex, N’Diaye, João Paulo, Anderson Santana, El Adoua, Leonel Olímpio (P. Mendes 72’), Tiago Targino, Barrientos (João Alves 66’), Faouzi (Maranhão 57’), Toscano.
Suplentes não utilizados: Douglas, Defendi, Dinis e Tony.
Treinador: Manuel Machado

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

Disciplina: amarelos: Fucile (59’), João Paulo (64’), Tiago Targino (70’) e N’Diaye (73’).