25/11/20

Aconteceu a 25 Novembro 1990

Neste dia, o FC Porto recebia o Sporting de Lisboa. Dias antes, Ivkovic, guarda-redes leonino, desvalorizou as bolas paradas de Geraldão, gesto técnico que garantiu conseguir defender. O que é que terá acontecido ao quinto minuto de jogo? Exactamente o que todos esperavam. Num livre a mais de trinta metros de distância, o central brasileiro fuzilou as redes da baliza Norte e deixou o jugoslavo pregado ao chão. A vinte minutos do fim, Kostadinov cruzou e Jorge Couto só teve de encostar para fazer um resultado final que deixou as Antas em apoteose.


Dragões Diário 25-11-2020

Queremos honrar a história que o FC Porto tem na Liga dos Campeões. Quem o diz é Sérgio Conceição, recordista de pontos na Champions ao serviço do FC Porto enquanto treinador (2018/19) e como jogador (1996/97). Na antecâmara do desembarque na Costa Azul, o timoneiro da armada da Invicta confessa que já esperava ter nove pontos na melhor competição de clubes do mundo. Esta noite (20h, TVI/Eleven Sports) os campeões de Portugal sobem ao relvado do Vélodrome na expectativa de querer ganhar o jogo, anuncia o técnico dos Dragões.
 
Outro Sérgio, igualmente com raízes no FC Porto, prometeu: vamos entrar com o espírito que nos caracteriza e com máxima intensidade. Vamos ser uma equipa trabalhadora e que coloca exigência nela própria, com uma vontade enorme de ganhar, acrescentou Sérgio Oliveira. Na opinião do atleta formado nas escolas portistas, a partida será de vida ou de morte para o Marselha, que terá pela frente uma equipa que também quer os três pontos.

Na véspera de novo reencontro com a equipa técnica de André Villas-Boas, Ricardo Carvalho e companhia, o plantel azul e branco continuou a trabalhar em busca da terceira vitória europeia. Ontem de manhã, ainda no Olival, os Dragões deram por concluída a preparação para a cimeira no Sul de França. Matheus Uribe juntou-se a Marcano, Mbaye, Pepe e Marko Grujic no lote de atletas entregues aos cuidados do Departamento de Saúde. Mesmo com os respetivos nomes presentes no boletim clínico, o nosso capitão e o médio sérvio integraram a comitiva rumo a Marselha.

23/11/20

Aconteceu a 23 Novembro 1999

Neste dia, o FC Porto estreou-se na segunda fase de grupos da Liga dos Campeões com uma vitória por 2-0 sobre o Sparta de Praga, na República Checa. Após ter ultrapassado a primeira etapa da edição 99/2000 da Champions na segunda posição do Grupo E, a um ponto do Real Madrid, o grupo orientado por Fernando Santos manteve a solidez que tinha vindo a demonstrar e, para tal, foi decisivo um homem que saiu do banco naquela noite. Drulovic foi lançado aos 73 minutos e aos 77 desenlaçou a partida com o primeiro golo portista, tendo pouco depois assistido Mário Jardel para o fecho das contas. Os azuis e brancos só ficariam atrás do Barcelona no Grupo A e, com dez pontos, acabariam por garantir um lugar entre as oito melhores equipas da Europa.

Dragões Diário 23-11-2020

Menos de 24 horas depois de ter assegurado no Barreiro a qualificação para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, o FC Porto começou a preparar-se, no Olival, para o regresso à Liga dos Campeões. Focados numa terceira vitória consecutiva na prova, os Dragões estão a definir a melhor estratégia para o embate contra o Marselha, em França, relativo à quarta jornada do Grupo C e marcado para esta quarta-feira (20h). Mbaye, Marcano, Pepe e Marko Grujic são neste momento os jogadores com limitações físicas e treinaram à margem do plantel, que retoma o trabalho na manhã de hoje.   

O hóquei em patins foi uma das duas modalidades de pavilhão do universo portista em acção no domingo. A equipa comandada por Guillem Cabestany visitou o Sporting de Tomar na décima ronda do campeonato e averbou um empate a quatro. Gonçalo Alves (2), Giulio Cocco (1) e Rafa (1) foram os autores dos golos que puseram os Dragões na frente do marcador até quatro segundos do término, altura em que Filipe Almeida estabeleceu o resultado final. Os azuis e brancos chegaram aos 20 pontos e estão por agora a apenas um da líder Oliveirense.

Antes do hóquei, esteve em campo a AJM/FC Porto perante o Sporting de Lisboa. As jogadoras portistas foram à capital triunfar por 3-1, em desafio da 12ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina de Voleibol. Após conquistar os dois primeiros sets, o conjunto azul e branco consentiu o terceiro, mas prevaleceu no último por 25-22. O colectivo dirigido por Rui Moreira impôs a primeira derrota da época ao Sporting de Lisboa e manteve a liderança da classificação. O adversário que se segue é o Porto Vólei, no próximo domingo (15h).

22/11/20

Aconteceu a 22 Novembro 1997

Neste dia, o FC Porto subia ao Estádio Municipal 1º de Maio para mais um difícil duelo com o SC Braga, mas tudo começou de feição para os Dragões com um golo de Mário Jardel logo no primeiro minuto. Karoglan empatou para os bracarenses na sequência de um canto, mas à passagem da meia hora apareceu o suspeito do costume: bis de Mário Jardel naquele que seria o 2-1 final para o FC Porto. Este jogo, mais um na caminhada para o quarto título consecutivo no ciclo do Penta, também teve muito Sérgio Conceição e assinalou o regresso do capitão Jorge Costa após uma lesão grave.

Dragões Diário 22-11-2020

O FC Porto confirmou o favoritismo que lhe era naturalmente atribuído e seguiu em frente na Taça Portugal ao derrotar o GD Fabril (2-0), no Barreiro, em jogo da 3ª eliminatória da prova. Toni Martínez, a fechar a primeira parte, e Mehdi Taremi, a abrir a segunda, foram os marcadores de serviço na vitória dos campeões nacionais e detentores da Taça de Portugal frente à equipa que disputa o Campeonato de Portugal. O regresso ao trabalho aconteceu esta manhã.

Sérgio Conceição fez um balanço positivo após o triunfo no Barreiro e falou em alguns momentos de brilhantismo do colectivo portista, no qual as individualidades estiveram em bom plano: Fiquei muito satisfeito com a resposta dos jogadores menos utilizados, afirmou o nosso treinador. Toni Martínez, por sua vez, estreou-se a marcar com a camisola do FC Porto em grande estilo e mostrou-se muito feliz pelo momento, aproveitando para deixar uma garantia: Vamos lutar por todos os títulos.

Intratável continua a nossa equipa de andebol, que ontem deu mais uma lição de qualidade e categoria ao vencer o clássico com o Sporting (33-27), no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, a contar para a 11ª jornada do Andebol 1. O jogo estava empatado a 14 ao intervalo, mas a exibição portista na segunda parte roçou a perfeição e carimbou o décimo triunfo em outros tantos jogos no campeonato. Segue-se o reencontro com o PSG na Liga dos Campeões, desta vez na capital francesa (quinta-feira, 17h45).