26/07/13

Lucho: «Plantel está mais forte esta época»

Lucho González faz balanço positivo da digressão ao seu continente. Elogia o grupo de trabalho e diz precisar de tempo para se adaptar aos métodos de Paulo Fonseca. O capitão do FC Porto acredita que o plantel, campeão nas últimas três temporadas em Portugal, está ainda mais forte nesta época com a chegada de reforços, entre eles o colombiano Quintero. Mas com uma mudança no comando técnico, o argentino pede tempo para se adaptar completamente às novas funções que lhe foram destinadas. Para esse efeito, a digressão na Venezuela e na Colômbia foi positiva.
«Jogar aqui foi uma experiência nova, fomos muito bem recebidos, estou contente e penso que o FC Porto deixou uma boa imagem e soube também deixar a sua marca, o que é importante, ao mesmo tempo que se preparou para mais uma época muito dura», defendeu o médio, muito aplaudido à chegada a Bogotá. «Tenho algum reconhecimento aqui porque joguei num grande clube do continente, o River Plate, e porque atuei numa grande seleção, a argentina, e isso trouxe-me popularidade também fora do meu país».
Lucho sente que o plantel do FC Porto está mais forte. Para tal, contribui entre outras chegadas a do prodigioso Quintero, já um ídolo no clube português. «Quintero vai dar-nos alegrias, temos de recebê-lo bem, adaptá-lo ao clube e à cidade e não meter muita pressão no jogador». E acrescenta o argentino: «Com ele e outros, o plantel torna-se forte, logicamente que está mais forte ainda do que no ano passado, temos bons jogadores para o treinador formar um bom grupo».
Mas o novo treinador e os jogadores precisam de tempo para se conhecerem e adaptarem. «Estou a jogar num novo modelo, numa nova posição, numa nova função, compete-me adaptar às ideias do técnico, mas isso requer sempre um pouco de tempo», afirma.

FC Porto vence Milionarios


O F. C. Porto venceu esta quinta-feira de madrugada os colombianos do Milionarios, por 4-0, com três golos de Danilo e um de Jackson Rodriguez, que permitiu aos "dragões" somarem a quinta vitória em cinco "particulares" realizados na pré-temporada.
Além do "hat-trick", o defesa brasileiro destacou-se pela qualidade de cada um dos três tentos, para os quais não "precisou" de qualquer companheiro: o primeiro foi num lance individual e os outros dois de livre direto, soberbamente apontados.
Paulo Fonseca mexeu no "onze", por comparação com o anterior jogo em território sul-americano, apostando no guarda-redes Helton, no central Abdoulaye, nos médios Josué e Castro, e nos extremos Kelvin e Licá, fazendo descansar Fabiano, Otamendi, Maicon, Mangala, Fernando, Defour, Iturbe e Varela, todos nas mesmas posições.
O primeiro sinal de perigo aconteceu apenas aos 17 minutos, graças a um desvio do defesa Abdoulaye no coração da área, mas Delgado defendeu com facilidade.
A resposta adversária demorou um pouco mais, graças a um pontapé do avançado Moreno, aos 22 minutos, mas a bola saiu por cima da barra.
Aos 29 minutos, Danilo "desensarilhou" a, até então, bem organizada defesa colombiana, com uma ação solitária que começou no corredor direito e terminou com um remate bem sucedido, desferido desde a meia-lua.
Após o reatamento, Kelvin foi o primeiro a visar com perigo a baliza contrária, que seria, de novo, "violada" por Danilo, aos 52 minutos, na sequência de um excelente remate, de livre direto, que fez a bola entrar junto a um dos ângulos.
Tudo ficou mais fácil quando o Milionarios ficou reduzido, pouco depois, a dez elementos, por expulsão de Ramirez, por falta sobre Josué, alegadamente com o cotovelo.
Mas Danilo voltou à "carga" e, aos 72 minutos, da mesma zona, mas para o outro ângulo, "assinou" o seu terceiro golo no jogo.
Antes do final, o colombiano Jackson Martinez apontou no quarto, fazendo um belo "chapéu" ao guardião da equipa adversária.
A partida contou para a Taça Euro-americana, que envolve oito equipas sul-americanas e três europeias (Atlético de Madrid e Sevilha, além dos "dragões"), que prossegue com vantagem para os emblemas do "Velho Continente", que somam três vitórias contra uma.

Milionarios - FC Porto, 0-4
Jogo no Estádio Nemesio Camacho "El Campín", em Bogotá. Ao intervalo: 0-1. Marcadores: (Danilo, 29, 52 e 72 m) e Jackson Martinez (85 m).
Milionarios: Delgado, Ochoa, González, Cadavid, Mosquear, Robayo, Ramirez, Candelo, Otalvaro, Renteria e Moreno. Jogaram ainda Zapata, Dayro Moreno. Treinador Hernán Torres.
F. C. Porto: Helton, Danilo, Abdoulaye, Otamendi, Alex Sandro, Castro, Josué, Lucho, Kelvin, Licá e Jackson. Jogaram ainda Mangala, Izmailov, Diego Reyes, Herrera e Ricardo. Treinador: Paulo Fonseca.
Árbitro: Juan Soto (Venezuela). Cartão amarelo: Dayro Moreno (76 m). Cartão vermelho a Ramirez (56 m).
Assistência: Cerca de 15 mil espetadores.