31/12/20

Aconteceu a 31 Dezembro 1994

Neste dia, o ano fechava com mais um dérbi da Invicta entre Boavista e FC Porto, no Estádio Bessa. Erwin Sánchez deu vantagem aos axadrezados e fez toda a diferença na primeira parte, mas a etapa complementar mostrou a melhor versão dos Dragões de Sir Bobby Robson, que deram a volta ao marcador com golos de Emerson e Kulkov. Estávamos na 15ª jornada do campeonato e o líder FC Porto, detentor da melhor defesa e do melhor ataque, seguia firme rumo ao primeiro de cinco títulos nacionais consecutivos.


Dragões Diário 31-12-2020

Passou sensivelmente meio dia entre a vitória em Guimarães no último jogo de 2020 e o início da preparação para o primeiro de 2021, que reserva uma receção ao Moreirense (domingo, 21h), no Estádio do Dragão, relativa à 12ª jornada do campeonato. Pepe, que sofreu uma contratura no músculo solear da perna direita diante dos vitorianos, juntou-se a Mbaye, Mbemba e Marcano no boletim clínico dos campeões nacionais. Hoje de manhã, o plantel portista volta a subir ao relvado do Olival.

Zaidu é o lateral esquerdo da equipa revelação da Liga dos Campeões em 2020, eleita pela UEFA só com jogadores com 24 anos ou menos. O internacional nigeriano, que no verão passado deixou o Santa Clara para ser Dragão, estreou-se esta época na maior competição de clubes do mundo e só falhou 13 minutos na magnífica campanha europeia do FC Porto, que culminou com a qualificação para os oitavos de final. Zaidu esteve em grande plano no percurso portista e jamais esquecerá o golo em Marselha.

O FC Porto B perdeu frente ao Académico de Viseu (3-2), no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a 13ª jornada da Liga Portugal 2. Os Dragões até chegaram ao 2-2 depois de terem dois golos de desvantagem, mas os viseenses foram mais felizes, inclusive em algumas decisões da equipa de arbitragem liderada por Fábio Melo, cuja performance deixou muito a desejar. Na próxima ronda, a 14ª, o FC Porto B viaja até Almada para defrontar o Cova da Piedade (segunda-feira, 4 de Janeiro, 14h).

Melhor sorte teve a equipa de hóquei em patins do FC Porto, que fechou o ano com um triunfo sobre a Sanjoanense (5-3), no Dragão Arena, em jogo em atraso da 11ª jornada do campeonato. Gonçalo Alves (2), Carlo Di Benedetto (2) e Giulio Cocco foram os marcadores de serviço nos azuis e brancos, que assim subiram à terceira posição tabela, com 26 pontos, menos quatro do que o Sporting. Segue-se um clássico com o Benfica, no Dragão Arena, a abrir o novo ano (sábado, 9 de Janeiro, 14h).

30/12/20

Aconteceu a 30 Dezembro 1995

O FC Porto despediu-se de 1995 com um festival de futebol ofensivo no Estádio das Antas e uma vitória por 6-0 sobre o Estrela da Amadora, construída com golos de Domingos, Latapy, Lipcsei (dois), Jorge Costa e Edmilson. Curiosamente, nos bancos de suplentes estavam o treinador que tinha aberto o ciclo do penta e o que viria a fechá-lo: no do FC Porto, Bobby Robson; no do Estrela, Fernando Santos.



Dragões Diário 30-12-2020

O campeão terminou 2020 com uma vitória à campeão. No sempre complicado Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o FC Porto até esteve em desvantagem em duas ocasiões, mas teve competência e espírito para superar todas as dificuldades e ganhar por 3-2, com um bis de Mehdi Taremi e mais um excelente golo de Luis Díaz.

A entrada no jogo não foi a ideal, mas Sérgio Conceição considera que a equipa esteve muito bem a partir dos 20/25 minutos e construiu várias oportunidades para marcar. A ineficácia dos visitantes, no entanto, contrastou nessa altura com o acerto dos visitados, o que obrigou o FC Porto a ir atrás do empate, alcançado antes do intervalo.
 
No segundo tempo foi preciso correr outra vez atrás do prejuízo, mas a reação da equipa foi sempre boa. Perante as adversidades, o grupo soube dar volta, com carácter e personalidade, e acabou por alcançar uma vitória justíssima, que mantém boas perspetivas para o futuro: nunca há certeza de nada, mas há a convicção de que faremos tudo para sermos campeões.
 
Luis Díaz saltou do banco ao minuto 32 para começar cedo a agitar o jogo e acabar por decidi-lo a dez minutos do fim. O segredo, expressou mais tarde, esteve no crer, uma vez que estar em desvantagem é complicado, mas a equipa, alega, socorreu-se de uma mentalidade forte para ter uma reacção à altura. Já focado no novo ano, o avançado assume que o objectivo passa por replicar em 2021 o melhor de 2020: estou totalmente convencido de que podemos voltar a conquistar títulos.
 
As atenções do grupo voltam-se agora para a outra equipa do concelho de Guimarães, o Moreirense, que visita o Estádio do Dragão no domingo (21h). O trabalho é retomado hoje no Olival, onde Pepe será reavaliado depois ter sido substituído com queixas no gémeo da perna direita. Taremi, que sofreu um traumatismo na perna direita, também não regressou incólume do Minho.
 
No basquetebol, a noite foi bem mais infeliz. Na deslocação ao pavilhão do Sporting, o FC Porto foi derrotado por 63-57 e quebrou o registo 100% vitorioso que mantinha desde o princípio do campeonato. O estreante Jalen Riley, contratado na semana passada, foi o melhor marcador azul e branco com 22 pontos.

29/12/20

Aconteceu a 29 Dezembro 1976

Neste dia, com Duda, Gomes e Júlio a bisar, e Ademir e Cubillas também a marcar, o FC Porto goleou o Alba (8-0) em casa e transpôs o segundo obstáculo de um percurso que só terminaria com a conquista da edição de 1976/77 da Taça de Portugal, consumada com uma vitória sobre o Sporting de Braga na final da prova, também disputada nas Antas e com um golo de Fernando Gomes a fazer toda a diferença. O campeonato, o bicampeonato e a revolução dos dois anos seguintes estavam a chegar.

Dragões Diário 29-12-2020

Seis dias depois da conquista da Supertaça, o FC Porto não vê no jogo desta noite, em Guimarães, menos do que uma final. No regresso à maratona da Liga, Sérgio Conceição espera da equipa que lidera uma prova de maturidade e de carácter, enquanto vai carregando nas teclas do psicológico e da exigência, até porque, lembrou ainda o treinador, o Vitória é comprovadamente um adversário com qualidade e muito talento individual.

Na antevisão do jogo com que o FC Porto se despede de 2020 e que a Sport TV1 transmite em directo a partir das 21h, o treinador dos Dragões admitiu que as probabilidades de poder contar com Mbemba são diminutas, garantiu que Marega não teme o regresso ao palco onde foi alvo de insultos racistas na época passada e aproveitou para dar os parabéns a Jorge Nuno Pinto da Costa, que ontem completou 83 anos, manifestando o desejo de o poder ver à frente do clube durante muitos anos, com muita saúde, com muitos momentos felizes e com muitas conquistas.

Horas mais tarde, no Museu, onde confessou sentir-se pequenino no meio de tanta história e até na presença do aniversariante, Sérgio Conceição teve a oportunidade de transmitir pessoalmente os parabéns ao presidente numa cerimónia discreta, mas carregada de simbolismo, da entrega da Supertaça, em que também participaram os capitães Pepe e Sérgio Oliveira. Entre tantos números e conquistas, Jorge Nuno Pinto da Costa mostrou ter apenas três certezas perante o mais recente troféu, que reforça e acrescenta um certificado de superioridade às vitórias na Liga e na Taça de Portugal. A primeira: sei que é o quinto título do Sérgio Conceição como treinador e sei que não é o último. A segunda: quem tem Sérgio Conceição e este plantel tem tudo. A terceira: todos vocês são a garantia de que este não será o último troféu da época.

Em entrevista ao jornal O Jogo, publicada em dia de aniversário, Pinto da Costa já tinha garantido que não sairá ninguém em janeiro do núcleo base da equipa, reiterando, antes disso, as críticas ao Governo - que não se fez representar no jogo da Supertaça - pelas medidas restritivas aplicadas e às quais o futebol não vai sobreviver. Em resumo, concluiu o presidente, a ausência de público nos estádios é lamentável, incompreensível e estúpida.

Estranho, sobretudo pelo timing inusitado da comunicação, é o castigo de dois jogos de suspensão aplicado a Otávio, que já não poderá jogar esta noite em Guimarães, por declarações proferidas após a vitória na final da Taça de Portugal com mais de quatro meses de apreciação. Numa prova refinada de tempo e oportunidade, o Conselho de Disciplina da FPF notificou o FC Porto na noite de 23 Dezembro, dia em que os azuis e brancos venceram a Supertaça, véspera de tolerância de ponto e antevéspera de feriado seguido de fim de semana. Por isso mesmo, o FC Porto informou em comunicado que aguardará com expectativa o que poderá chegar pelo correio nos dias – ou nas noites – anteriores aos jogos que preenchem o muito apertado calendário da equipa de futebol durante as próximas semanas”.

Nesta noite, ainda antes do desafio de Guimarães, joga-se a liderança da Liga de basquetebol, quando, a partir das 19h (RTP2), FC Porto e Sporting, as únicas equipas sem derrotas na prova, se encontrarem em Lisboa, de onde João Soares pretende regressar ainda na frente, mas já sem companhia. O extremo crê que a equipa está mais preparada para o jogo físico do adversário e em condições de poder vencer, mesmo sem o influente Max Landis.

28/12/20

Aconteceu a 28 Dezembro 1991

Neste dia, o FC Porto recebeu e derrotou o Gil Vicente por 1-0, na 16ª jornada do campeonato. João Pinto garantiu a vitória portista através de uma grande penalidade, num encontro que assinalou um registo defensivo ímpar da equipa treinada pelo brasileiro Carlos Alberto Silva: os Dragões chegaram aos 1.169 minutos sem sofrer golos.

Dragões Diário 28-12-2020

Os campeões nacionais querem coroar um ano de sucesso com a conquista dos três pontos em Guimarães. No Estádio D. Afonso Henriques, os Dragões disputam o último desafio de 2020 frente ao quinto classificado da Liga. A preparação do embate prossegue no Olival, onde os lesionados Marcano, Mbaye e Mbemba têm trabalhado à margem do grupo. A derradeira sessão é esta manhã, às 10h30, e duas horas depois Sérgio Conceição antevê o Vitória-FC Porto, da 11ª ronda do campeonato, numa conferência de imprensa transmitida em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.   

O dia 17 de Abril de 1982 viria a mudar o FC Porto e o panorama futebolístico português. Pinto da Costa assumiu o comando dos portistas e depressa deu frutos a liderança daquele que é o presidente mais titulado e há mais tempo à frente de um clube no mundo. Ainda na década de 80, começaram a ver-se os primeiros sinais de domínio no futebol luso e foram alcançadas as primeiras conquistas além-fronteiras. O homem nascido há precisamente 83 anos na Invicta já conduziu os Dragões a 63 dos 79 títulos nacionais e aos sete internacionais do palmarés azul e branco no desporto-rei. Nas outras modalidades, já lá vão mais de 1.200. Jorge Nuno Pinto da Costa está de parabéns. Por mais um aniversário, por tudo isto e muito mais.

Perante o contexto de pandemia, o FC Porto está a levar a cabo captações virtuais para crianças que nasceram entre 2012 e 2015, inclusive. As inscrições devem ser feitas no site oficial: para além do preenchimento de um formulário, é necessário o envio de um vídeo demonstrativo da técnica individual e do desempenho em jogo. Quem ambiciona vestir a camisola portista tem neste período de férias escolares mais uma oportunidade para mostrar o que vale.

27/12/20

Aconteceu a 27 Dezembro 1938

Neste dia, noticiava-se no Brasil a intenção do Vasco da Gama em contratar Pinga, a estrela mais cintilante do FC Porto. Nesta altura, o profissionalismo no futebol português era praticamente inexistente, por isso é que o emblema brasileiro fez uma proposta de contrato quase irrecusável: 30 contos de luvas de ordenado, qualquer coisa equivalente a 28.000 euros nos dias que correm. Era quase irrecusável, por isso é que Pinga recusou mesmo, mantendo-se de Dragão ao peito até pendurar as chuteiras, em 1946. Há coisas que o dinheiro não paga.


Dragões Diário 27-12-2020

Depois de dois merecidos dias de folga após a conquista da 22ª Supertaça da história do clube, que coincidiram com as festividades natalícias, o FC Porto regressou ontem à tarde ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para o último compromisso oficial de 2020. Na próxima terça-feira (21h, Sport TV), os Dragões deslocam-se ao Estádio D. Afonso Henriques para defrontar o Vitória de Guimarães em jogo da 11ª jornada do campeonato, por isso é que hoje volta a haver treino para o plantel portista.

O mundo nunca mais será o mesmo depois de tudo o que perdeu com a pandemia, mas na vertente futebolística, não há como negar que 2020 foi um ano de sonho para o FC Porto, mas ainda há muito para conquistar no futuro, a começar por 2021. Por isso mesmo, pode sempre consultar os jogos já agendados para o primeiro mês do novo ano, no qual se vai jogar campeonato, Taça de Portugal (oitavos e quarto de final) e Taça da Liga (final four). Estamos ambiciosamente em todas as frentes.

Não é só a equipa de futebol do FC Porto que ainda tem um jogo para ganhar no ano que está quase a terminar. Também na terça-feira, antes do Vitória de Guimarães-FC Porto, há um grande clássico da Liga Portuguesa de Basquetebol, que coloca frente a frente os dois líderes invictos da prova: Sporting e FC Porto defrontam-se no Pavilhão João Rocha, a partir das 19h (RTP2). Na quarta-feira (20h30, FC Porto TV/Porto Canal), ainda há um FC Porto-Sanjoanense para o Nacional de hóquei em patins.