25/07/20

Aconteceu a 25 Julho 2008

Neste dia, Hulk deixava o Tokyo Verdy e assinava contrato com o FC Porto em dia de aniversário, cumprindo o sonho, expresso aos 15 anos, de vestir a camisola azul e branca. E o sonho do brasileiro, que depressa produziu impacto a nível europeu, tornou-se o pesadelo dos adversários, traduzido também na conquista de uma Liga Europa, quatro campeonatos, três Taças de Portugal e quatro Supertaças, além do título de melhor marcador da Liga portuguesa em 2010/11. Que dia incrível… Parabéns, Hulk. A dobrar.

Dragões Diário 25-07-2020

Com a Liga mais do que ganha e com a final da Taça de Portugal para ganhar, Sérgio Conceição assegura que as circunstâncias não alteraram em absolutamente nada a preparação do jogo da última jornada. A Braga, onde hoje (21h15) se despede da longa edição desta época, o campeão leva o compromisso de dar o máximo e a pressão de representar um clube histórico, o que por outras palavras - ainda as do treinador - significa que o objetivo é conquistar os três pontos.

Na perspetiva de Sérgio Conceição, as duas derrotas sofridas frente ao SC Braga na presente temporada também não entram em campo, sendo certo para o treinador que este jogo será diferente dos outros dois. Tão certo como o técnico ignorar a oportunidade para fazer do encontro um ensaio para a final da Taça, até porque - explicou ele - ninguém prepara dois jogos ao mesmo tempo. Marcano não joga, Sérgio Oliveira e Mbemba estão em dúvida.

Igor Cássio tem 22 anos, é brasileiro, rápido, finalizador e tem a expectativa de se transformar num grande jogador dos Dragões. Chega do Botafogo para o FC Porto B decidido a abraçar um novo desafio e muito feliz pela oportunidade a que espera corresponder da melhor forma.

24/07/20

Aconteceu a 24 Julho 2011

Neste dia, FC Porto e Penãrol reencontravam-se no Estádio do Dragão para o jogo de apresentação dos azuis e brancos aos adeptos. Vítor Pereira, o sucessor de André Villas-Boas no banco portista, lançou de início uma boa parte da equipa que fez um póquer de troféus na época anterior. Helton, Sapunaru, Maicon, Rolando, Fucile, Souza, Moutinho, Rúben Micael, Varela, Hulk e Kléber integraram o onze para o particular com o emblema uruguaio. Em 2011/12, o FC Porto de Vítor Pereira venceu a Supertaça e foi campeão nacional com apenas uma derrota, sendo também de salientar as chegadas de Danilo, Lucho González e Marc Janko no mercado de Janeiro.

Dragões Diário 24-07-2020

A manhã de ontem voltou a ser de trabalho para o plantel campeão nacional, que continua a preparar a deslocação ao Estádio Municipal de Braga, palco do jogo referente à 34ª e última jornada do campeonato (sábado, 21h15). Com Marcano e Sérgio Oliveira no boletim clínico portista, os azuis e brancos realizam daqui a pouco (11h), no Olival, o derradeiro treino antes do desafio que se segue. Às 12h30, em conferência de imprensa, Sérgio Conceição faz a projecção do SC Braga-FC Porto.

Jonathan Fairell foi recentemente anunciado como reforço da equipa de basquetebol do FC Porto, mas o poste norte-americano não é a única cara nova no plantel para 2020/21. Entre várias renovações, um regresso e dois estreantes de azul e branco, a mais recente edição da revista Dragões diz-lhe tudo o que precisa de saber sobre uma equipa que promete muito: Esperamos no próximo ano continuar no trilho das vitórias, afirma o treinador Moncho López na edição número 404 da Dragões.

A FC Porto TV recordou um episódio muito especial do programa Azul e Branco, que percorre o dia 8 de Junho de 2017, o primeiro de Sérgio Conceição como treinador do FC Porto. Nesse dia, Sérgio Conceição falou da concretização de um sonho e garantiu que estava ali para provar aos adeptos que podia dar-lhes alegrias. Sérgio Conceição pertence à restrita lista dos que foram campeões nacionais de azul e branco como jogador e como treinador, mas, para nós, é muito mais do que isso.

23/07/20

Aconteceu a 23 Julho 2014

Neste dia, Yacine Brahimi era oficializado como jogador do FC Porto. Recrutado ao Granada para integrar o plantel de Julen Lopetegui, o extremo argelino viria a ser figura de destaque nas cinco temporadas em que vestiu de azul e branco. Com uma qualidade técnica que fazia recordar outro mago argelino, o mítico Rabah Madjer, o número 8 brilhou nos palcos nacionais e internacionais que pisou com a camisola portista. Estreou-se na Liga dos Campeões com um hat-trick e marcou mais 51 golos nos 215 encontros que disputou serviço dos Dragões. Com Sérgio Conceição, assumiu um dos papéis principais na conquista do campeonato e da supertaça, em 2018.

Dragões Diário 23-07-2020

Já está disponível a nova edição da revista Dragões. Na versão comemorativa da excepcional vitória no campeonato nacional, a publicação oficial do FC Porto leva até todo o universo portista a tão esperada página do Presidente, sobre a qual Jorge Nuno Pinto da Costa levantou o véu na emissão do Porto Canal no pós-clássico. Campeões e descampeões é o título da crónica presidencial, na qual o líder máximo da instituição da Invicta destaca os grandes artífices da conquista da Liga portuguesa de 2019/20: Sérgio Conceição, os jogadores, a equipa técnica, a direcção e o diretor geral do futebol, os sócios e adeptos em geral, e os Super Dragões em particular. Por fim, o Presidente agradece aos cartilheiros e palradores pelos ditos e escritos que serviram de grande incentivo às hostes do Dragão.

Além dos testemunhos dos protagonistas na primeira pessoa, a Dragões de Julho mostra-lhe ainda o clube dos dez a que Sérgio Conceição se juntou ao erguer, pela segunda vez, o troféu mais desejado de Portugal. Na centenária história portista, uma dezena de treinadores foram campeões em múltiplas ocasiões. Antes de abrir o número 404 da revista, consegue dizer quais?

Num trabalho estatístico, intitulado 100 comparação, publicamos todos os números gerados na centena de jornadas em que o nosso treinador comandou a eterna mocidade. Por fim, a mais recente edição da Dragões homenageia o grande Seninho e volta a publicar a última entrevista de Arsénio Rodrigues Jardim.

Cumprido um dia de folga em que plantel e staff campeão nacional se juntaram para um almoço de grupo, os atletas e técnicos azuis e brancos voltaram a pisar os relvados do Olival. No Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia a festa já acabou e só se pensa no Sporting de Braga. Na derradeira jornada da Liga, o colectivo portista entrará na pedreira sem o artilheiro que marcou nas últimas quatro jornadas. De livre directo, com uma picadinha, depois de recuperar a posse no meio-campo defensivo ou no um-para-um com o guarda-redes, Marega tem encontrado o fundo das redes adversárias e será baixa por castigo na cidade dos Arcebispos. Em Braga, a arbitragem estará a cargo de uma equipa liderada por Jorge Sousa.

Jonathan Fairell é o quinto norte-americano a integrar a formação de basquetebol do FC Porto para a temporada que se avizinha. O poste de 2,01 metros chega a Portugal vindo da Argentina para se juntar aos compatriotas Brad Tinsley, Max Landis, Larry Gordon e Tanner McGrew. Aos órgãos do clube, Moncho López considera Fairell uma garantia de upgrade ao potencial defensivo da equipa. O basquetebolista ainda nem aterrou, mas já deixou o aviso: o grande objectivo é sermos campeões e nada mais. Sou um vencedor e é isso que espero de mim e de toda a gente.

22/07/20

Aconteceu a 22 Julho 1997

Neste dia, as Antas despediram-se do grande João Pinto. Num dos poucos dias em que o eterno capitão não foi capaz de conter as lágrimas, o lendário número dois de Jorge Nuno Pinto da Costa abraçou-se ao seu presidente de sempre e chorou-lhe ao ombro. Depois de dignificar o brasão abençoado em 587 ocasiões, o maior representante do FC Porto nos relvados pendurava as botas que um dia rasgou para poder jogar com o dedo do pé partido. Desde que, em 1997, disse adeus à carreira como futebolista, o Homem que ergueu a Taça de Portugal por entre pedras e garrafas no Estádio de Oeiras tem-se mantido ligado ao clube que ama e o seu coração continua a ter uma só cor: azul e branco.

Dragões Diário 22-07-2020

Ontem os portões do Olival não se abriram para receber o campeão nacional. Em vez disso, o plantel principal do FC Porto desfrutou de um merecido dia de folga depois da vitória de gala frente ao Moreirense. Nos últimos 45 minutos no Estádio do Dragão esta temporada, a armada azul e branca dizimou os Cónegos com cinco golos sem resposta. E qual deles o melhor… A mesma equipa que teve força anímica para, em diversas ocasiões, entrar em campo de fato de macaco para resgatar três pontos quando tinha dez de atraso, vestiu a roupa de cerimónia para, antes da consagração, mostrar por que motivo ergueu o troféu comemorativo da conquista da Liga NOS. Dentro de momentos, a partir das 10h30, os campeões regressam aos treinos com o alvo apontado a outro emblema minhoto.

Uma das explicações para a segunda parte de luxo que o FC Porto protagonizou anteontem foi dada pela arma secreta que saiu do banco e marcou dois golos. Eu acho que na primeira parte entrámos um pouco desleixados, depois o mister deu-nos uma dura no balneário e mudámos o estado de espírito, contou Soares após o apito final. O homem do leme na nau portista cumpriu o 135º encontro ao comando dos Dragões nas competições nacionais. 106 vitórias, 19 empates, 10 derrotas, 311 golos marcados e 84 sofridos são sinónimo de invencibilidade em 93% das vezes que Sérgio Conceição dirigiu o clube que o formou no seu país. Em Braga, e depois em Coimbra, o nosso treinador tudo fará para abrilhantar, ainda mais, o registo das suas equipas azuis e brancas em terras lusitanas.

O 29º título do FC Porto no actual formato da prova máxima do futebol português foi o 24º do nosso clube desde que vivemos em democracia. Entre o dia 25 de Abril de 1974 e o presente disputaram-se 47 edições da Liga. Dessas, 24 foram conquistadas pelos Dragões. Ou seja: em quase meio século de democracia em Portugal e no futebol português - consagrada através do murro na mesa da dupla Pinto da Costa/José Maria Pedroto contra o centralismo da capital -, o FC Porto venceu mais campeonatos do que todos os seus adversários juntos. Em Supertaças, cuja edição inaugural ocorreu em 1979, os azuis e brancos também lideram - e assim continuarão, pelo menos, durante mais um ano - contra a soma de todos os rivais. Quanto aos troféus internacionais, o cenário é uma goleada ainda mais expressiva do que a de segunda-feira: sete a zero.

21/07/20

Aconteceu a 21 Julho 2001

Neste dia, uma lenda do FC Porto despedia-se dos relvados e assumia funções na estrutura técnica do clube. Depois de 381 jogos, 143 golos, 18 troféus e muita classe espalhada pelos campos de Portugal e da Europa, Domingos Paciência tornava-se treinador adjunto do FC Porto B, primeiro passo de uma carreira que o levaria a cruzar-se com a equipa de sempre na final da Liga Europa de 2011, quando estava ao serviço do Sporting de Braga.

Dragões Diário 21-07-2020

A taça regressou a casa. Sim, a casa, que o FC Porto venceu dez dos 17 campeonatos decididos desde que existe o Estádio do Dragão. Ontem, como Bruno Nogueira não estava disponível nem houve touros no relvado, voltou a ser à porta fechada que os campeões nacionais golearam o Moreirense por 6-1.
 
Foi realmente triste que um jogo assim não pudesse ter adeptos nas bancadas. A exibição azul e branca ficou marcada por excelentes golos, que incluíram a estreia de Marega a marcar de livre directo e um bis de Soares na sequência de jogadas brilhantes delineadas com a colaboração de Luis Díaz e Otávio.
 
É um lugar comum dizer que determinado jogo de futebol teve duas partes distintas, mas de facto foi isso que se passou ontem. Sérgio Conceição reconheceu que o FC Porto esteve muito mal sem a bola durante os primeiros 45 minutos, enquanto depois do intervalo rendeu mais graças à qualidade, ao bom espírito e ao trabalho.
 
Essa trilogia de valores foi uma das bases em que assentou o sucesso deste grupo de campeões, que souberam conquistar um título que deu muito trabalho, mas foi muito merecido. Infelizmente, para o treinador, não houve festa na totalidade, dada a falta dos adeptos, mas a celebração que se fez no relvado também foi para homenagear os que não puderam estar no Dragão.
 
O capitão Danilo, que escolhemos como representante dos vários atletas que se pronunciaram, também lamentou a ausência de público e deu os parabéns a todo grupo pela vitória no campeonato, elogiando a capacidade de se ter mantido sempre paciente, mesmo quando estava a sete pontos do primeiro lugar.
 
O internacional português destacou que o segundo título nacional que venceu pelo FC Porto foi o momento alto de uma época de muito sofrimento, mas não representa, de forma alguma, um ponto final em 2019/20: A Taça é uma competição que queremos ganhar.
 
Mas antes disso, como é óbvio, o FC Porto quer vencer o jogo que resta desta edição da Liga, frente ao Sporting de Braga, cuja calendarização foi ontem conhecida: realiza-se no sábado, a partir das 21h15, no Minho.

20/07/20

Aconteceu a 20 Julho 1983

Neste dia, arrancava uma parceria de sucesso entre o FC Porto e a Revigrés, empresa de revestimentos e pavimentos cerâmicos com sede em Águeda. O contrato assinado fez desta a primeira empresa portuguesa a patrocinar um clube de futebol do principal escalão. As referências publicitárias que passaram a estar nas camisolas portistas constituíram algo inédito em Portugal e tornaram-se uma imagem de marca dos Dragões, perdurando desde os anos 80 e 90 até ao início do século XXI. Ligado à Revigrés, que mantém o estatuto de principal patrocinador oficial dos azuis e brancos, o FC Porto conquistou os primeiros títulos internacionais e parte significativa dos troféus domésticos que hoje exibe.

Dragões Diário 20-07-2020

Faltam três encontros para o FC Porto concluir a temporada e o primeiro deles é já esta noite contra o Moreirense no Dragão, a partir das 21h15. O campeonato, principal objectivo, está conquistado, mas engana-se quem pensa que os azuis e brancos partem mais relaxados para o desafio da 33ª jornada. Sérgio Conceição até admitiu uma ou outra mudança no onze, garantindo, no entanto, que os campeões nacionais vão entrar fortes na partida e com uma vontade enorme de ganhar o jogo, até porque do outro lado está uma equipa bastante consistente e sólida.

Ainda antes de ter revelado em conferência de imprensa o que espera do penúltimo confronto da Liga, o treinador portista orientou no Olival o último treino de preparação. Ausentes da sessão de trabalho estiveram novamente Iván Marcano e Sérgio Oliveira, os únicos jogadores indisponíveis para logo. Tanto o defesa central como o médio prosseguiram o tratamento das lesões sofridas, sendo que para tal o português esteve ainda no ginásio.

Pronto para jogar está Alex Telles, que só não participou, por castigo, em três dos 32 duelos do campeonato já disputados pelo FC Porto. O lateral esquerdo brasileiro celebrou pela segunda vez a conquista do maior troféu do futebol nacional na quarta temporada consecutiva de azul e branco. A FC Porto TV traz-lhe o percurso, até agora, deste gaúcho de 27 anos na presente edição da Liga, em que é o segundo melhor marcador e o segundo melhor assistente dos portistas.

19/07/20

Aconteceu a 19 Julho 2004

Neste dia, Vítor Baía recebia o prémio de Melhor Guarda-Redes da Europa atribuído pela UEFA. Ainda a saborear a conquista da Liga dos Campeões 2003/04, o melhor guarda-redes da história do futebol português foi distinguido duas semanas antes da final do Euro 2004, mas o seleccionador nacional na altura, Luiz Felipe Scolari, teve o descaramento de não o convocar para a competição realizada em Portugal. Era só pegar na base do FC Porto campeão europeu e não inventar… O que fica para a História, como se sabe, é a vitória da Grécia na final do Euro 2004.

Dragões Diário 19-07-2020

A manhã de ontem foi de trabalho para o plantel campeão nacional, que continua a preparar a despedida do Estádio do Dragão em 2019/20. Amanhã, a partir das 21h15 (Sport TV), o FC Porto recebe o Moreirense na 33ª e penúltima jornada da Liga. Com Marcano e Sérgio Oliveira no boletim clínico portista, os azuis e brancos realizam daqui a pouco, no Olival, a derradeira sessão de trabalho antes do desafio que se segue. Às 12h30, em conferência de imprensa, Sérgio Conceição fez a projecção do FC Porto-Moreirense.
 
Na edição de ontem do Dragões Diário escrevemos, erradamente, que Pepe e Alex Telles eram baixas por castigo para a recepção ao Moreirense. Quanto ao central, vai mesmo falhar o próximo jogo, mas no que diz respeito ao lateral-esquerdo, o segundo melhor marcador do FC Porto no campeonato, pode ser opção para Sérgio Conceição, uma vez que totaliza oito cartões amarelos na Liga. Ao Alex Telles e a si, caro leitor, as nossas desculpas, mas até o Twitter foi abaixo com o FC Porto campeão…
 
A FC Porto TV iniciou ontem uma nova rubrica, intitulada Os campeões um a um, e o primeiro protagonista desta saga é o nosso número 9, Vincent Aboubakar. Problemas físicos marcaram a temporada do avançado camaronês e impediram-no de poder dar um contributo maior à equipa, mas o espírito colectivo de Abou salta à vista quando é sempre um dos primeiros a chegar aos festejos de um golo. Em 2019/20, Vincent Aboubakar realizou nove jogos e marcou dois golos, ambos ao Young Boys, na Suíça.