12/10/17

Aconteceu a 12 Outubro 1996

Neste dia, o FC Porto deslocou-se a Alvalade para enfrentar o Sporting em jogo da sexta jornada do Campeonato. O brasileiro Edmilson marcou o único golo da partida, assegurando uma vitória que permitiu aos Dragões a ultrapassagem do rival daquela noite na tabela classificativa. No final da temporada, a equipa comandada por António Oliveira celebraria o primeiro tricampeonato da história azul e branca.

Dragões Diário 12-10-2017

Como aconteceu por diversas vezes ao longo da sua história, o FC Porto voltou a superar-se e apurou-se para a fase de grupos da Taça da Europa da FIBA, ultrapassando a equipa israelita do Bnei Herzlyia, que era super-favorita. Apesar da derrota por 83-85 no jogo de ontem no Dragão Caixa, os Dragões continuam nas competições europeias (venceram por 65-68 na primeira mão), preparando-se agora para enfrentar o Kapfenberg Bulls (Áustria), o Kataja Basket (Finlândia) o e Mornar Bar (Montenegro).

O plantel principal de futebol continua a afinar a estreia na Taça de Portugal, frente ao Lusitano de Évora (amanhã às 20h15). Ontem, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Sérgio Conceição já contou com Danilo Pereira e Aboubakar, que regressaram após terem representado as respetivas equipas nacionais. As ausências de outros seis internacionais foram compensadas com a presença no treino de igual número de atletas da equipa B. Os trabalhos foram retomados esta manhã no Olival e também a antevisão da partida em conferência de imprensa.
 
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou ontem as nomeações das equipas de arbitragem para os jogos da próxima ronda da Taça de Portugal. A deslocação do FC Porto ao Estádio do Restelo para enfrentar o Lusitano de Évora será apitada por Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa, que será auxiliado por Bruno Trindade e Ângelo Carneiro.
 
No próximo fim-de-semana, a equipa de andebol enfrentará os macedónios do HC Ohrid 2013 em jornada dupla a contar para a segunda ronda de qualificação da Taça EHF. Os jogos disputar-se-ão no Dragão Caixa, no sábado e no domingo, às 15h00. Os bilhetes já estão à venda nos locais habituais e há preços especiais para o caso de serem adquiridos em conjunto.

10/10/17

Aconteceu a 10 Outubro 2002

Neste dia, o antigo presidente da FIFA João Havelange visitou o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, então recém-inaugurado. O dirigente histórico do futebol mundial mostrou-se fascinado perante uma obra única no mundo, pela modernidade, pelas instalações, pela qualidade e pelo que pode oferecer aos jovens atletas.

Dragões Diário 10-10-2017

O plantel principal do FC Porto regressou ontem ao trabalho, após dois dias de merecida folga. Sérgio Conceição voltou a ter à disposição Brahimi, Marega e Ricardo, que não tinham participado no treino de sexta-feira. Uma vez que há oito atletas que continuam ausentes ao serviço das respetivas seleções, o treinador azul e branco optou por recorrer a reforços da equipa B: Luís Mata, Luizão, Rui Moreira, Fede Varela, Musa Yahaya, Galeno, Alberto Bueno e André Pereira. Daqui a pouco, às 10h00, há nova sessão no Olival.

Já está marcado o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que oporá o FC Porto ao Lusitano de Évora. Realizar-se-á na próxima sexta-feira, às 20h15, no Estádio do Restelo, e será transmitido em directo na SportTV. Esta será a quinta vez que os Dragões enfrentarão a equipa eborense nesta competição, tendo ultrapassado com sucesso três das quatro eliminatórias anteriores.

Após uma vitória por 68-65 em Israel, a equipa de basquetebol do FC Porto enfrenta amanhã o Bnei Herzliya em jogo da segunda mão da segunda ronda de qualificação para a Taça da Europa da FIBA. Tendo em conta o poderio do opositor, o treinador Moncho López considera que o desafio que tem pela frente é muito complicado, mas acredita que pode ser superado: Acredito que neste jogo vai aparecer a nossa versão mais trabalhadora e mais comprometida com os objetivos. O favoritismo continua do lado deles. Durante o jogo, vamos ter que pedalar muito, continuar a acreditar e colocar alguma pressão do lado contrário. O bilhetes para esta partida, que custam três euros para sócios e seis euros para não sócios, continuam disponíveis nos locais habituais.

09/10/17

Aconteceu a 9 Outubro 1955

Neste dia, o FC Porto venceu o Torreense por 2-0, em jogo da quarta jornada da I Divisão. Perdigão e António Teixeira marcaram os golos de um encontro que seria reeditado na final da Taça de Portugal daquela época de 1955/56, que os Dragões, já consagrados campeões nacionais, venceriam pelo mesmo resultado, com um “bis” de Hernâni. Treinada pelo brasileiro Dorival Yustrich, a equipa em que também brilhavam Virgílio, Pedroto ou Carlos Duarte protagonizou um campeonato a todos os títulos notável: 100 golos marcados, 22 sofridos em 31 jogos, que permitiram 23 vitórias, sete empates e apenas uma derrota.

Dragões Diário 09-10-2017

É hora de voltar ao trabalho para retomar a preparação da estreia na Taça de Portugal, diante do Lusitano de Évora. Depois de um fim de semana de folga, o plantel principal do FC Porto treina esta manhã, ainda sem os oito internacionais que deverão começar a chegar ao Olival a partir de quarta-feira. No final da sessão ver-se-á a evolução do quadro clínico de Marega, Brahimi, Ricardo e André André, os quatro jogadores que na sexta-feira estiveram aos cuidados do departamento médico.

Aproveitámos o domingo para deitar os olhos na edição deste mês da ‘Dragões’, já disponível gratuitamente aqui, na versão digital. E só podíamos começar a leitura pela entrevista de Aboubakar, em que o avançado assume estar melhor do que nunca nesta segunda vida no FC Porto e em que fala das diferenças que encontrou no regresso, como a harmonia que se vive do balneário e que se estende às bancadas: “É muito importante quando sentes o 12.º jogador, que são os adeptos, próximos de nós. Nos maus momentos, ajudam a que ultrapassemos os nossos limites, permite que nos galvanizemos, que nos motivem”.

Graças a eles, aos adeptos, o Dragão Caixa ultrapassou a fasquia do meio milhão de espetadores, no FC Porto-Illiabum de sábado passado. Inaugurado a 23 de abril 2009, o nosso pavilhão já recebeu 596 jogos e serviu de base para a conquista de 34 títulos, o que perfaz uma média superior a quatro por ano. Na quarta-feira volta a abrir as portas e pede-se casa cheia para apoiar a nossa equipa de basquetebol na segunda da mão da eliminatória que dá acesso à fase de grupos da Taça da Europa da FIB A (consulte aqui as informações sobre os bilhetes).

No futebol de formação, os Sub-17 mostraram que continuam com a lição bem estudada, ao golearem a Académica por 5-0, no Olival. Cláudio Major esteve particularmente aplicado e assinou um hat-trick; João Sousa e Tiago Ribeiro assinaram os outros golos dos portistas, que prosseguem o percurso imaculado na primeira fase do Nacional de Juniores B: sete jogos, sete vitórias, 29 golos marcados e nenhum sofrido. Na próxima jornada há deslocação a Aveiro, ao terreno do Taboeira (domingo, 11h00).