25/01/20

Aconteceu a 25 Janeiro 1970

Neste dia, teve lugar o jogo amigável entre FC Porto e São Paulo na inauguração definitiva do Estádio Cícero Pompeu de Toledo, popularmente conhecido como Morumbi, a casa da equipa paulista. Convidados de honra, os Dragões ganharam vantagem na partida por Vieira Nunes, sendo que o resultado final seria estabelecido por Miruca ainda na primeira parte. O espectáculo decorreu de maneira festiva e, entre as mais de 100.000 pessoas presentes, estava o presidente do Brasil à época, Emílio Garrastazu Médici.


Dragões Diário 25-01-2020

Com quatro nomes no boletim clínico, o FC Porto deu ontem seguimento à preparação da final de logo da Taça da Liga perante o anfitrião Sporting de Braga (19h45), a qual será arbitrada por Luís Godinho. Já depois do treino, Sérgio Conceição disse estar à espera de um jogo diferente do que foi realizado entre as equipas há oito dias e expressou a forte ambição de arrecadar o primeiro título na prova.

O FC Porto B só vai a jogo amanhã (15h, Porto Canal e FC Porto TV), novamente em Pedroso, frente ao Sporting da Covilhã, na 18ª jornada da LigaPro. Luís Mata, o capitão dos azuis e brancos, revela confiança na obtenção de mais três pontos.

Já hoje, à tarde, a partir das 15h, os Sub-19 enfrentam no Olival o Sporting de Braga, em duelo da 21ª ronda da 1ª fase do Nacional de Juniores A. No domingo, às 11h, é a vez dos Sub-17 e dos Sub-15: os mais velhos medem forças em Guimarães com o Vitória, na nona jornada da 2ª fase do campeonato, e os mais novos, também na 2ª fase, disputam no Olival o desafio da oitava ronda do Nacional do escalão contra o Paços de Ferreira.

O domingo portista terá igualmente em acção o hóquei em patins. Três dias depois do empate em Oliveira de Azeméis, o conjunto dirigido por Guillem Cabestany actua no reduto da Juventude de Viana, às 15h (TVI24), para iniciar a segunda volta do campeonato. O treinador dos Dragões, na antevisão, lembrou o pouco tempo de descanso e as dificuldades do primeiro embate com o colectivo vianense.

23/01/20

Aconteceu a 23 Janeiro 2002

Neste dia, a meio de uma temporada futebolística pouco favorável ao FC Porto, José Mourinho era apresentado como novo treinador dos Dragões. À chegada, o técnico natural de Setúbal deixou garantias de sucesso a curto prazo e o tempo dar-lhe-ia razão de forma retumbante. Durante as duas épocas e meia em que esteve no cargo, Mourinho conduziu os azuis e brancos à conquista de quatro títulos nacionais (dois Campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça) e dois internacionais (uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões).

Dragões Diário 23-01-2020

Pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto estará presente no decisivo encontro da Taça da Liga e terá nova chance de conquistar o primeiro título na competição. A qualificação para a final de sábado contra o anfitrião Sporting de Braga, em que o apoio dos portistas será fundamental, foi garantida com um triunfo por 2-1 sobre o Vitória de Guimarães: a equipa vimaranense até ganhou vantagem no jogo através de um penálti, mas Alex Telles e Soares proporcionaram aos Dragões um desfecho feliz.

Sérgio Conceição ficou contente com o grande compromisso dos jogadores e revelou estar à espera de um bom espectáculo no último desafio da edição deste ano da Taça da Liga. Já Tecatito Corona, que foi eleito o melhor em campo, elogiou a raça exibida pelos portistas e prometeu um jogo à Porto para alcançar a glória no próximo sábado.

No regresso ao campeonato, já depois da final da Taça da Liga, o Gil Vicente é o adversário e a partir de hoje já é possível adquirir bilhetes para este duelo, tal como para a recepção ao Benfica, relativa à 20ª jornada e marcada para o dia 8 de fevereiro.

No bilhar às três tabelas, houve empate a dois na Academia portista perante o Boavista. Rui Manuel Costa, Santos Oliveira, José Miguel Soares e Jorge Costa foram os Dragões em acção na terceira ronda do Campeonato Nacional por equipas, liderado neste momento pelo FC Porto, juntamente com o Norton de Matos e a Portuguesa de Leça.

22/01/20

Aconteceu a 22 Janeiro 1943

Neste dia, o guarda-redes húngaro Béla Andrasik, que representava o clube desde 1940 e que já tinha ganho um campeonato nacional, desaparecia sem deixar rasto. O guardião titular dos Dragões abandonou a cidade do Porto durante a II Guerra Mundial e, mais tarde, chegou a especular-se sobre a possibilidade de ser um espião dos Aliados em Portugal.

Dragões Diário 22-01-2020

Esta noite (19h45, Sport TV), no Municipal de Braga, o FC Porto vai lutar por mais uma presença na final da Taça da Liga, mas para o conseguir terá de superar o Vitória de Guimarães nas meias-finais. Depois de mais um treino no Olival, Sérgio Conceição projectou o desafio: Temos de estar ao melhor nível para chegar à final. Quem vencer o jogo de hoje, que será dirigido por Jorge Sousa, defronta o Sporting de Braga no próximo sábado.
 
Antes, às 16h, no Mini-Estádio da Fan Zone, localizado na Avenida Central de Braga, entra em campo o FC Porto Vintage para o Jogo das Glórias com o Vitória de Guimarães. Rui Correia, João Pinto, Bandeirinha, Bosingwa, Marek Cech, Raul Meireles, Rui Barros, Capucho e Hélder Postiga compõem a equipa portista.
 
Depois de assumir a liderança do Grupo B da Liga Europeia, o FC Porto Fidelidade volta a centrar atenções no campeonato, cuja 13ª jornada reserva uma difícil deslocação ao rinque da Oliveirense (quinta-feira, 19h30, TVI24). Na antevisão da partida, Rafa foi claro: Vamos lá para fazer o nosso trabalho e ganhar o jogo.

21/01/20

Aconteceu a 21 Janeiro 1988

Neste dia, o Parlamento aprovou por unanimidade um voto de louvor ao FC Porto, homenageando o clube pelas conquistas da Taça dos Clubes Campeões Europeus, da Taça Intercontinental e da Supertaça Europeia.

Dragões Diário 21-01-2020

É já esta semana que o FC Porto pode conquistar o primeiro troféu da temporada. Para isso, terá de começar por ultrapassar o Vitória de Guimarães na meia-final da Taça da Liga, que se disputa amanhã em Braga. Sérgio Conceição, que ontem dirigiu mais um treino no Olival, perspectiva esse encontro a partir das 12h30.

Quem já o abordou foi Danilo Pereira, em declarações à revista da Liga. O médio garante que o grupo está focado em atacar a conquista da Taça da Liga, que só não se concretizou nos últimos anos devido a pormenores. O espírito não podia ser mais positivo: Todos no FC Porto estão focados no seu destino: ganhar!

Se quer ir até ao Minho apoiar a nossa equipa, saiba que ainda há bilhetes disponíveis na Loja do Associado do Estádio do Dragão e nas FC Porto Stores do NorteShopping e do ArrábidaShopping. Se já tem o seu ingresso, consulte no site do clube algumas informações úteis sobre o acesso ao Municipal de Braga.

20/01/20

Aconteceu a 20 Janeiro 2010

Neste dia, o FC Porto garantiu a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal ao derrotar em Lisboa o Belenenses, num jogo épico concluído apenas após 30 grandes penalidades. Com os golos portistas marcados pelos sul-americanos Radamel Falcao e Cristian Rodríguez, registou-se no período regulamentar um empate a dois, o qual perdurou durante o prolongamento e que só seria desfeito nos penáltis, fase em que o guarda-redes Beto fez cinco defesas, tornando-se a figura maior da eliminatória.

Dragões Diário 20-01-2020

A manhã de ontem, no Olival, ficou marcada por mais um treino para preparar o jogo com o Vitória de Guimarães, relativo às meias-finais da Taça da Liga e agendado para quarta-feira (19h45, Sport TV). Pepe, Nakajima e Zé Luís continuam indisponíveis no plantel de Sérgio Conceição, que daqui a pouco volta a orientar nova sessão de trabalho.

Enquanto a equipa principal treinava, os Sub-17 defrontavam o Padroense no Olival, em partida da oitava ronda da 2ª fase do Nacional de Juniores B. O conjunto de Ricardo Malafaia venceu por 4-1 e comanda de forma destacada a série Norte (21 pontos). À tarde, estiveram em ação, no Estádio de Pedroso, os Sub-15, que bateram o Gil-Vicente (3-0) na sétima jornada da 2ª fase do campeonato e são também líderes isolados (19 pontos).

Menos feliz foi o voleibol. A AJM/FC Porto perdeu por 3-1 frente ao Sporting, em Lisboa, na 16ª ronda da 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão e deixou escapar a invencibilidade na época. No entanto, as jogadoras dirigidas por Rui Moreira mantêm o primeiro lugar destacado na classificação, com oito pontos de vantagem sobre o Clube K.

19/01/20

Aconteceu a 19 Janeiro 1958

Neste dia, Inocêncio Calabote começava a fazer das suas, sensivelmente um ano antes de tentar decidir um campeonato a favor do Benfica. O árbitro de Évora fez tudo o que podia para evitar o triunfo portista em Lisboa, por 3-2, mas o esforço foi inglório.

Dragões Diário 19-01-2020

Ontem foi dia de regressar ao trabalho no Olival, onde o FC Porto deu início à preparação para a final four da Taça da Liga, cujas meias-finais reservam um duelo com o Vitória de Guimarães. O desafio com os vitorianos realiza-se na próxima quarta-feira, às 19h45 (Sport TV), no Estádio Municipal de Braga.

O FC Porto B levou a melhor sobre o Benfica B (2-1), no Estádio de Pedroso, no clássico referente à 17ª jornada da LigaPro. Fábio Vieira e Afonso Sousa assinaram os golos do triunfo da equipa comandada por Rui Barros, que passa a somar 18 pontos. Segue-se novo jogo em casa, desta vez frente ao Covilhã (26 de Janeiro, 15h).

Os Sub-19 até entraram a perder frente ao Aves, no Olival, mas acabaram por vencer de forma expressiva, por 7-1, na 20ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A.

O FC Porto Fidelidade assumiu a liderança isolada do Grupo B da Liga Europeia de hóquei em patins depois de vencer os espanhóis do Noia (4-2), no Dragão Arena, na quarta jornada da prova. Giulio Cocco, Poka, Rafa e Gonçalo Alves foram os marcadores de serviço nos campeões nacionais, que passam a somar nove pontos.

O FC Porto esteve quase sempre a vencer no clássico, mas acabou por perder contra o Benfica (119-111), após dois prolongamentos, falhando assim a final da Taça Hugo dos Santos, que está a decorrer em Sines. Os Dragões voltam a defrontar os lisboetas no próximo fim de semana, na 17ª jornada da Liga (25 de Janeiro, 15h).