06/09/13

Djalma cedido ao Konyaspor

O FC Porto concluiu a cedência de Djalma ao Konyaspor. O extremo angolano está assim de regresso à Turquia, onde realizou uma grande temporada ao serviço do Kasimpasa em 2012/13, tendo mesmo ficado às portas do apuramento europeu.
Sem entrar nas contas de Paulo Fonseca para o plantel principal, o jogador representado pelo empresário António Teixeira aguardou pelo surgimento de uma solução que lhe permitisse dar continuidade à carreira em condições que o motivassem.
A Superliga turca voltou assim a seduzir Djalma que, aos 26 anos, se comprometeu com o seu novo emblema no dia do fecho das inscrições naquele país, passando a ser orientado por uma antiga glória do futebol turco, Ugur Tütüneker.

Paulo Fonseca voltou aos treinos

Treinador regressou de Nyon, Suíça, onde participou no fórum de de treinadores de elite da UEFA, e não contou com Helton.
O treino do FC Porto desta manhã de sexta-feira fica marcado pelo regresso de Paulo Fonseca. O treinador dos dragões marcou presença no fórum de treinadores de elite da UEFA durante dois dias tendo falhado duas sessões de trabalho.
Helton foi baixa inesperada. O guarda-redes não marcou presença na sessão, mas ainda não são conhecidos os motivos da ausência do capitão.
Tal como tem acontecido ao longo da semana, a equipa B voltou a ser utilizada por Fonseca, que só tinha 12 do plantel principal disponíveis.

Além de Helton, não estiveram presentes no treino os jogadores que se encontram ao serviço das suas seleções.
Esta foi a última sessão da semana, com a equipa a regressar ao trabalho na segunda-feira.

Jackson: «Sabia que tudo ia dar certo com o FC Porto»


O avançado colombiano confessa que viveu momentos de indecisão na pré-época devido à possibilidade de deixar o FC Porto durante o mercado de transferências.
Foi muito complicado. Porquê? No plano pessoal não foi nada de grave, só me incomodaram tantos comentários que surgiram e que não eram verdadeiros. Mas tive tranquilidade total, pois sabia que tudo ia dar certo, disse durante a concentração da seleção, que prepara os jogos de qualificação para o Mundial com o Equador e o Uruguai.
O goleador colombiano admitiu que agora tem a tranquilidade necessária para trabalhar: Não estou mais stressado com isso porque estou a tratar do acordo (renovação) com o FC Porto e, por agora, continuo no clube.

Fucile em entrevista


FC Porto soma nove pontos em seis jogos. Não podia ter começado melhor a época. Estamos de parabéns, é espontâneo Fucile.
O importante é que estamos a liderar a classificação da Liga, que é o nosso objetivo. Agora há que manter a distância para os rivais e, se possível, tentar aumentá-la. 
Os rivais são os habituais, em condições normais, e a diferença pontual, de dois pontos para a equipa leonina e cinco para os encarnados, não querem dizer nada para o uruguaio: O Sporting e o Benfica estão fortes, o campeonato também só agora começou.

Fucile já faz parte da casa azul e branca desde a época de 2006/07. A 30 de Junho de 2014 expira o seu contrato com o FC Porto, que apenas detém 20 por cento dos seus direitos económicos. A caminho dos 29 anos, o uruguaio ainda não teve qualquer sinal para renovar.
Não vou falar desse tema. Tenho contrato e até ao último dia não gostaria de tocar nesse assunto. A minha obrigação é cumprir com os meus deveres e dar-me a 100 por cento, pelos adeptos e pelas pessoas, é o seu compromisso. Não deixa de revelar algum desconforto, talvez até mágoa. Se é possível renovar?, não ignora a insistência.
Não sei. Há outras pessoas a quem compete fazer isso. Eu trabalho até que termine o meu contrato. E se quiserem falar comigo já sabem onde me encontro, não perde a oportunidade...

Passei um período feio, muito feio - lembra Jorge Fucile um episódio que quer esquecer e que teima em não lhe sair da cabeça por ter perdido um ano e meio da sua carreira no consulado de Vítor Pereira.
Nas duas temporadas que o actual treinador dos sauditas do Al Ahli esteve no FC Porto, o uruguaio só cumpriu metade da primeira, pois as fortes divergências entre ambos obrigaram-no a sair na janela de mercado de inverno (2012), tendo rumado ao Santos, do Brasil. Meia dúzia de meses negros e um exílio pacífico de um ano do outro lado do Atlântico antes do regresso, em janeiro para a equipa B, ao emblema azul e branco, onde cumpre a sua oitava época.
Mas eu sou uma pessoa que luta sempre, reage logo Fucile, agora novamente no quadro principal e na seleção uruguaia, de quem está ao serviço desde a passada segunda-feira.
Quando me pisam é quando me levanto mais depressa e saio ainda mais forte, mostra a sua identidade e raça aquele que é caracterizado como o bom rebelde.
Um combinado explosivo de sentimentos num jogador que mostra o que é em todas as situações, dentro e fora das quatro linhas de jogo.

Paulo Fonseca no Forum de Treinadores

Paulo Fonseca foi o único português a falar aos jornalistas lusos destacados para a cobertura do Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, que decorreu em Nyon, na Suíça.
O treinador do FC Porto não escondeu a sua satisfação por poder partilhar contributos e ideias com nomes tão sonantes do futebol.
É um privilégio e uma sorte poder estar aqui com grandes nomes do futebol europeu, com os melhores a treinar na Europa. Tenho estado atento às questões que têm sido levantadas e às opiniões que têm sido dadas. Sinto-me privilegiado por estar a desfrutar deste momento junto dos melhores, confessou, vincando estar do lado dos que consideram que a janela do mercado devia encerrar mais cedo, tal como Jorge Jesus, e não só, defende.
Fonseca aproveitou para esclarecer que o seu antigo treinador não passou a inimigo. Não. Somos apenas adversários. Não era por agora estar no FC Porto que deixaria de ter a relação que tenho com o Jorge Jesus. Tivemos os comentários e as conversas normais de quem está num evento destes, esclareceu, garantindo, entre risos, que não iria aceitar falar do Campeonato com o seu homólogo da Luz na Suíça. Essas são conversas entre jogadores e para ter... dentro das quatro linhas.

04/09/13

Paulo Fonseca, baixa de vulto no treino dos tricampeões nacionais

A ausência de Paulo Fonseca, que se encontra em Nyon, na Suíça, a participar no Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, foi uma das principais no treino desta quarta-feira do FC Porto.
No apronto desta manhã dos tricampeões nacionais destaque ainda para as presenças dos centrais Maicon e Otamendi, que debelaram pequenas mazelas, contraídas no triunfo ante o Paços de Ferreira, e já se treinaram a 100 por cento.
Em sentido contrário, Danilo (mialgia de esforço na coxa direita) esteve no departamento médico do clube a realizar tratamento.
Com a equipa A e B a realizarem um treino de conjunto, o avançado Kléber participou na sessão, ele que, recorde-se, vai ‘reforçar’ o conjunto orientado por Luís Castro.

Kelvin fica de fora da lista para a Champions

O avançado Kelvin, autor do golo do triunfo do FC Porto sobre o Benfica na última temporada, ficou ausente da lista de jogadores que os dragões inscreveram na UEFA para a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol.
O jogador brasileiro, que com esse tento marcado aos encarnados praticamente garantiu o título de campeão nacional ao FC Porto, foi excluído pelo técnico Paulo Fonseca e vai falhar a fase inicial da Champions.
Além de Kelvin, o técnico português também deixou de fora da lista de 21 jogadores o guarda-redes turco Bolat e o médio brasileiro Carlos Eduardo, que foram contratados no início da temporada.
O FC Porto, tricampeão nacional, vai defrontar Zenit São Petersburgo, Áustria Viena e Atlético Madrid no Grupo G.

 Lista de inscritos:
Guarda-redes: Helton e Fabiano
Defesas: Maicon, Alex Sandro, Fucile, Otamendi, Danilo, Mangala e Reyes
Médios: Defour,Josué, Herrera, Fernando, Lucho, Izmailov e Quintero
Avançados: Ricardo, Licá, Varela, Ghilas e Jackson

Lista B:
Kadú; David; Tiago Ferreira, Mikel, Tomás, João Costa; Caio, Frederic, Tozé, Rafa, André Silva, Gonçalo, Belinha, André, Nancassa, Graça, Bruno, Francisco, Vítor, Marcelo, Mata e Ivo