08/08/15

Aconteceu a 8 Agosto 1957

Neste dia, o FC Porto renova contrato com Dorival Yustrich, treinador brasileiro que tinha dois meses antes conquistado a primeira dobradinha para o clube. Yustrich tinha tanto de bom treinador como de conflituoso e a segunda época não correu bem, com sucessivos conflitos com os jogadores, com um triste episódio de socos com Hernâni, a estrela da equipa, o que levou à dispensa do técnico brasileiro no final da época. A verdade é que Yustrich já tinha entrado para a história do clube.

06/08/15

Cissokho: “A minha prioridade era vir para cá”

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/vnsqn-J6hXA" frameborder="0" allowfullscreen>

​Seis anos depois, Aly Cissokho está de volta ao Dragão, onde chega por um ano de empréstimo, proveniente dos ingleses do Aston Villa. O lateral-esquerdo francês de 27 anos, que representou o FC Porto em 2008/09, garante estar muito contente com o regresso ao clube que o projectou no futebol europeu e que, apesar de ter outras equipas interessadas na sua contratação, deu sempre prioridade aos portistas.
Estive cá há seis anos, o tempo passou rápido, mas nunca me esqueci do clube que me revelou e me deu a oportunidade de jogar ao mais alto nível. Senti que tinha que aproveitar a oportunidade desde que o FC Porto me contactou. Tinha várias propostas em carteira, mas deixei sempre claro que a minha prioridade era vir para cá, desde que o interesse se tornou real, afirmou o internacional gaulês, em declarações exclusivas ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.
Durante a entrevista que se seguiu ao primeiro treino ao lado dos novos companheiros, Cissokho quis deixar bem claro que o FC Porto foi sempre a primeira opção, por ter sido o clube em que ganhou títulos e que já conhece bem. É um clube em que sempre me senti bem tratado, que está no meu coração e, por isso, a escolha foi feita de forma rápida, argumentou o defesa que, antes de assinar contrato, teve a oportunidade de ter uma conversa muito agradável com o treinador Julen Lopetegui e os dirigentes portistas, com os quais teve sempre uma boa relação.
Depois de ter passado pelo Olympique de Lyon, Liverpool, Valência e Aston Villa, Cissokho é um jogador diferente daquele que deixou os Dragões no início do Verão de 2009. Mais velho e sobretudo mais experiente, mas com as mesmas qualidades, com muitos jogos na UEFA Champions League, na Premier League e nos campeonatos francês e espanhol. E sem medo da concorrência que vai ter pela frente no plantel azul e branco: Ela existe em todos os grandes clubes, estou aqui para ajudar a equipa a atingir os objectivos, nomeadamente ganhar o campeonato. Depois caberá ao treinador fazer a escolha. O dono da camisola 28 está confiante numa grande temporada, já que integra um plantel composto por muitos bons jogadores e por jovens muito promissores.

Numeração para a época 2015/16

1 - Helton
2 - Maxi Pereira
3 - Martins Indi
4 - Maicon
5 - Marcano
6 - Rúben Neves
7 - Varela
8 - Brahimi
9 - Aboubakar
10 - Dani Osvaldo
11 - Tello
12 - Casillas
13 - Sérgio Oliveira
14 - José Ángel
15 - Evandro
16 - Herrera
17 - Hernâni
18 - Adrián López
19 - André Silva
20 - André André
21 - Ricardo
22 - Danilo
23 - Bueno
24 - Lichnovsky
25 - Imbula
26 - Alex Sandro
28 - Cissokho
71 - Raul Gudiño

05/08/15

Dani Osvaldo assina por uma época, com duas de opção


O avançado Dani Osvaldo, de 29 anos, assinou esta quarta-feira um contrato de uma época com o FC Porto, tendo os Dragões a opção de o prolongar por mais dois anos. Em declarações ao Porto Canal, o avançado assumiu estar muito honrado por assinar pelos azuis e brancos: O FC Porto é um grande clube, um clube importante, e há que apontar a ganhar todas as competições em que entramos. Tenho uma grande vontade de começar a treinar e colocar-me na melhor forma.
O italo-argentino apresenta, no total da sua carreira sénior, 103 golos em 310 jogos realizados. Nascido em Lanús, na Argentina, mas com ascendência italiana, o novo dono da camisola número dez dos Dragões começou o seu percurso no Huracán, mas passou boa parte da sua carreira em Itália, ao serviço da Atalanta, Lecce, Fiorentina, Bolonha e, mais recentemente, Roma, Juventus e Inter de Milão. Passou também pelo Espanhol de Barcelona e pelo Southampton de Inglaterra, tendo actuado entre Fevereiro e Junho de 2015 pelo Boca Juniors, clube em que fez seis golos em 14 jogos.

Aconteceu a 5 Agosto 2002

Neste dia o FC Porto inaugurou a “fábrica” do Olival. Desde este dia que o Centro de Treinos e Formação Desportiva acolhe o trabalho diário das equipas do FC Porto e os jogos dos escalões de formação. Com quatro relvados e um sintético, para além de todas as outras estruturas de apoio, o centro de estágios é peça fundamental para as equipas do FC Porto.