18/01/20

Aconteceu a 18 Janeiro 1976

Após a revolução de abril, a Associação Académica de Coimbra extinguiu a secção de futebol e foi substituída na primeira divisão pelo Clube Académico de Coimbra. Neste dia, essa equipa visitou o Estádio das Antas e foi derrotada por 5-1.

Dragões Diário 18-01-2020

O FC Porto fechou a primeira volta do campeonato com uma derrota caseira frente ao Sporting de Braga. Enquanto os Dragões desperdiçaram dois penáltis, os minhotos foram extremamente eficazes na sequência de dois cantos e conseguiram garantir uma vantagem por 2-1. O golo azul e branco foi marcado por Soares, em dia de aniversário.

Sérgio Conceição considerou o jogo ingrato, pela forma como o Braga se adiantou com golos vindos do nada e pelos dois penáltis falhados. O treinador apreciou o carácter da equipa para reagir, garantiu que no final todos estavam insatisfeitos e deixou um aviso: Não podemos cometer mais deslizes.
Os jogadores ficaram tristes e quem lhes deu voz foi Soares. Para o avançado, o resultado não se adequa ao que se passou, e agora a equipa vai trabalhar mais e continuar a lutar até ao final. Até porque o que ficou de melhor deste encontro foi mesmo o espírito e a atitude de todos.

A Liga anunciou as datas e horas dos jogos das próximas jornadas, que incluem o FC Porto-Benfica. Esta tarde, a partir das 17h, acontece em Pedroso a versão B desse clássico, e Fábio Vieira não tem dúvidas sobre qual será a postura da equipa: Vamos entrar em campo para trazer os três pontos.

Aconteceu a 17 Janeiro 1986

Neste dia, teve lugar no Hotel Infante Sagres, no Porto, a primeira das 32 galas dos Dragões de Ouro já realizadas. O evento surgiu para premiar as personalidades e coletividades que mais se destacassem em cada temporada desportiva no universo portista. Na cerimónia inaugural, distinguiram-se 11 individualidades e uma filial. Entre os premiados estavam, por exemplo, Jorge Nuno Pinto da Costa (Dirigente do Ano), Artur Jorge (Treinador do Ano), Fernando Gomes (Futebolista do Ano), Aurora Cunha (Atleta do Ano) e Fernanda Ribeiro (Atleta Jovem do Ano).

17/01/20

Dragões Diário 17-01-2020

Pepe e Nakajima voltaram a ser os ausentes, ontem à tarde, no Olival, de mais uma sessão de treino do FC Porto para preparar a receção de mais logo ao Sporting de Braga (19h, Sport.TV2), a qual Sérgio Conceição antecipa como um bom jogo. Face ao poderio ofensivo dos arsenalistas, o treinador portista deixou claro que os Dragões têm de estar equilibrados. Entretanto, já se sabe que o Académico de Viseu, da LigaPro, é o adversário nas meias-finais da Taça de Portugal.

De ontem vem também a renovação do contrato de Djibril M’Bengue até 2022. O andebolista alemão de 27 anos, que cumpre apenas a segunda época com a camisola azul e branca e já conquistou três troféus, mostrou-se muito feliz pela grande decisão tomada e manifestou o desejo de continuar este percurso.

Os Sub-19 são a primeira equipa portista a jogar no fim de semana. A partir das 11h de amanhã, no Olival, os jovens Dragões enfrentam o Aves na 20ª ronda da 1ª fase do Nacional do escalão, uma partida que estão prontos para vencer. A garantia é deixada pelo defesa central Rúben Cardoso e pelo médio Rafa Pereira.

Quatro horas depois do conjunto de Tulipa, também em casa, é a vez do hóquei em patins. O coletivo de Guillem Cabestany recebe o CE Noia da Catalunha, em duelo da quarta jornada do grupo B da Liga Europeia. O guarda-redes Tiago Rodrigues está a contar com o apoio dos adeptos portistas para voltar ao primeiro lugar do grupo.

Já depois de ter terminado o confronto europeu de hóquei em patins, a partir das 17h30, há clássico de basquetebol contra o Benfica. O grupo de Moncho López disputa em Sines uma das meias-finais da Taça Hugo dos Santos e, de acordo com o capitão Miguel Queiroz, vai em busca do segundo título da época.

16/01/20

Aconteceu a 16 Janeiro 2004

Neste dia, Sérgio Conceição regressava ao FC Porto após cinco anos e meio a jogar em Itália e reforçava o plantel com que José Mourinho atacaria a conquista do bicampeonato. Ao lado de Jorge Nuno Pinto da Costa, na apresentação, o extremo afirmava que só queria estar onde se sentia feliz (um pouco à semelhança do que disse quando foi apresentado como treinador do FC Porto, no verão de 2017). Nos últimos quatro meses da época 2003/04, Sérgio Conceição disputou 12 jogos, marcou um golo e venceu o terceiro campeonato como sénior do FC Porto.

Dragões Diário 16-01-2020

Passaram pouco mais de 14 horas entre a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal e o arranque da preparação para a recepção ao SC Braga, a contar para a 17ª jornada do campeonato (sexta-feira, 19h). Hoje, o treino é vespertino (16h) e acontece depois da conferência de imprensa de Sérgio Conceição (15h).

O FC Porto, juntamente com Saul Davies, guitarrista dos James, lançou uma campanha pela igualdade. A música Many Faces, que integra o álbum de 2018 da banda britânica, é o mote para mais uma acção do FC Porto relacionada com a inclusão, o respeito e a igualdade. Porque há muitas caras, mas apenas uma raça humana.

Os Sub-17 portistas reforçaram a liderança da série Norte da 2ª fase do Nacional de Juniores B depois de baterem o Vitória de Guimarães (2-0), no Olival, em jogo em atraso da segunda jornada. Os azuis e brancos voltam a jogar em casa no próximo domingo (11h), frente ao Padroense, em partida relativa à oitava ronda.

Na segunda jornada do Campeonato Nacional por equipas de bilhar às três tabelas, o FC Porto levou a melhor sobre o Leixões B, por 4-0, e deu mais um passo rumo à Final Six da prova ao somar o segundo triunfo. Na próxima ronda, a terceira, os portistas recebem o Boavista na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.

A quinta edição da Hora do Clube, cujo tema é FC Porto 360, terá lugar no sábado, dia 1 de Fevereiro, entre as 15h e as 18h, na Tribuna Nascente (Porta 16) do Estádio do Dragão. Este ano, a iniciativa terá um formato ligeiramente diferente do habitual, mas a dinâmica azul e branca nunca muda.

15/01/20

Aconteceu a 15 Janeiro 1974

Neste dia, Cubillas chegou ao FC Porto e estreou-se a treinar no Estádio das Antas. A expectativa dos adeptos era grande, e a estrela peruana não defraudou.

Dragões Diário 15-01-2020

A receita era clara, passar ou passar, e o FC Porto cumpriu-a: passou. A vitória por 2-1 sobre o Varzim, no Estádio do Dragão, valeu a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal. Os golos azuis e brancos foram marcados por Soares e Marcano, na noite em que Vítor Ferreira se estreou pela equipa principal.

O cumprimento do objectivo foi destacado por Sérgio Conceição, que recordou uma evidência: vivemos de resultados. O treinador reconheceu que a equipa até podia ter feito mais em termos exibicionais, mas depois do jogo já tinha os olhos postos no futuro imediato: agora só pensamos no Braga.

Esta afirmação foi confirmada por Marcano, que deu os parabéns ao Varzim e não quis dizer muito sobre a próxima fase da Taça de Portugal: não temos qualquer preferência. Já Vítor Ferreira, que jogou no Dragão pela primeira vez aos 19 anos, não escondeu a felicidade que sentiu: é um sonho tornado realidade.

Mas há muito mais para concretizar nesta temporada, por isso a equipa regressa ao trabalho já daqui a pouco, a partir das 10h30. No horizonte está o jogo de sexta-feira com o Sporting de Braga, que arranca às 19h no Estádio do Dragão.

Hoje é a vez de os sub-17 entrarem em campo para a recepção ao Vitória de Guimarães, um jogo que David Vinhas e Joel Carvalho encaram com determinação e o objectivo habitual de conseguir a vitória. Poderá acompanhá-lo em directo no Porto Canal e na FC Porto TV, a partir das 19h30.

14/01/20

Aconteceu a 14 Janeiro 1999

Neste dia, Vítor Baía deixava o Barcelona para voltar a casa. Regressava por questões do coração, com objectivos claros em mente e para ganhar o penta.

Dragões Diário 14-01-2020

É para passar ou passar. Assim, em resumo e sem alternativa, Sérgio Conceição expõe o objectivo e o plano, juntando à equação o respeito que o Varzim lhe inspira e o facto de o adversário não perder fora há quatro meses. Tudo somado vai dar ao mesmo: a partir das 18h, no Dragão, é para assumir o jogo e passar a eliminatória.
 
O encontro dos quartos de final da Taça de Portugal tem transmissão em directo na Sport.TV1, tem bilhetes ainda disponíveis, mas não tem Corona, Pepe nem Nakajima. O primeiro cumpre um jogo de suspensão, depois da expulsão em Moreira de Cónegos, e os outros dois são as únicas preocupações do departamento médico do FC Porto. 

Campeão nacional e europeu de Sub-19, Rafa Pereira renovou ontem até 2022. O médio de 18 anos, já com dez de FC Porto, ficou radiante por prolongar o contrato e assumiu o projecto de dar muitas alegrias aos adeptos e ao clube, mas agora com uma responsabilidade acrescida a que espera corresponder. E é justamente por isso que vai continuar a dar tudo dentro do campo.

No hóquei em patins e ainda a contar para a Taça, o adversário é a Juventude Pacense, da segunda divisão. O jogo dos 16 avos de final da competição está agendado para 22 de Fevereiro, em hora ainda a definir, no Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira.

13/01/20

Aconteceu a 13 Janeiro 1988

Neste dia, o FC Porto conquistava, no Estádio das Antas, a Supertaça Europeia frente aos holandeses do Ajax. Com o mesmo resultado nas duas mãos, duas vitórias por 1-0, no primeiro jogo os Dragões venceram com um golo de Rui Barros e no segundo foi Sousa o único a escrever o nome na lista de marcadores. Com esta conquista, o FC Porto tornava-se no primeiro clube português a erguer este troféu e a primeira equipa europeia a completar o triplete de troféus internacionais: Supertaça da UEFA, Taça dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental.

Dragões Diário 13-01-2020

Ontem foi dia de iniciar a preparação para a recepção ao Varzim, marcada para amanhã, às 18h (Sport TV), no Estádio do Dragão. No boletim clínico portista, Nakajima juntou-se a Pepe. Os Dragões voltam a treinar esta manhã, às 10h30, antes de Sérgio Conceição projectar o jogo dos quartos de final da Taça de Portugal (12h15).

Os Sub-19 empataram a uma bola em Vila do Conde, frente ao Rio Ave. Levi Faustino, aos 69 minutos, foi o autor do único golo portista. À mesma hora, mas em Braga, os Sub-15 trouxeram para casa os três pontos e a liderança da zona norte, ao vencerem os arsenalistas por 2-0, com golos de Carlos Durães e Bernardo Ferreira, apontados na segunda parte do encontro. 

A AJM/FC Porto continua invicta e líder isolada do campeonato nacional de voleibol feminino. Ontem jogou no terreno do Boavista e, apesar de ter perdido no primeiro set, acabou por vencer o dérbi da Invicta por 3-1 (25-19, 10-25, 23-25 e 9-25), mantendo assim um registo 100% vitorioso em 2019/20.

12/01/20

Aconteceu a 12 Janeiro 2008

Neste dia, o FC Porto recebia o SC Braga no Estádio do Dragão e iniciava a segunda volta do campeonato com uma goleada por 4-0, assinada por Lisandro López (2), Raúl Meireles e Ernesto Farías.

Dragões Diário 12-01-2020

Depois de um merecido dia de folga após a vitória em Moreira de Cónegos, o FC Porto regressa daqui a pouco ao trabalho no Olival, onde vai iniciar a preparação para a recepção ao Varzim, no Estádio do Dragão, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. O desafio com a equipa poveira realiza-se na terça-feira, às 18h.

O FC Porto B perdeu frente ao Feirense, em Santa Maria da Feira, na 16ª jornada da LigaPro. Um golo solitário do avançado brasileiro João Victor, que viria a ser expulso mais tarde, fez a diferença no Estádio Marcolino Castro. Segue-se um clássico com o Benfica B para a equipa comandada por Rui Barros (18 de Janeiro, 17h). 

Os Sub-17 portistas continuam a liderar a série Norte da 2ª fase do Nacional de Juniores B depois de vencerem o Chaves (1-0), no Olival. A partir das 11h, também entram em campo os Sub-19, que defrontam o Rio Ave, em Vila do Conde. Os Sub-15, por sua vez, também jogam fora, mas na Cidade Desportiva do SC Braga.

O FC Porto Fidelidade está nos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins depois de vencer em casa da Escola Livre de Azeméis, por 7-0, nos 32 avos de final da prova. No horizonte portista está agora a recepção aos espanhóis do Noia, referente à quarta jornada do Grupo B da Liga Europeia (18 de Janeiro, 15h).

O sábado azul e branco terminou com o regresso às vitórias da equipa de basquetebol, que bateu o Maia Basket (102-80), no Dragão Arena, na 16ª jornada da Liga. João Soares (19 pontos) foi o melhor marcador do FC Porto, que vai defrontar o Benfica nas meias-finais da Taça Hugo dos Santos (18 de Janeiro, 17h30).

Aconteceu a 11 Janeiro 1962

Este dia foi fatídico para o universo portista. O treinador do FC Porto, Gyorgy Orth, morreu de maneira inesperada, vítima de um ataque cardíaco. O húngaro, que já mostrara créditos nas selecções do Chile e Perú, bem como em prestigiados clubes da Europa, América do Sul e Central, tinha chegado ao comando técnico dos Dragões no início daquela época e com ele trouxe um futebol que entusiasmava os portistas. A ligação de Orth aos azuis e brancos e à cidade do Porto era tão profunda que o técnico, a pedido da esposa, acabou por ser sepultado no Cemitério de Paranhos.