02/02/19

Aconteceu a 02 Fevereiro 2013

Neste dia, o FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória por 4-0, em jogo da 17ª jornada da Liga. Mangala fez o primeiro golo da noite e Jackson Martínez tratou do resto, completando o resultado com um hat-trick. Com os três pontos garantidos, Vítor Pereira proporcionou a estreia a Liedson aos 76 minutos.

Dragões Diário 02-02-2019

Mamadou Loum, o médio senegalês com que o FC Porto fechou o plantel no mercado de inverno, era um homem muito feliz depois do primeiro treino no Olival. Afinal, explicou ele, o FC Porto é um clube muito grande, o que, só por si, bastava para justificar a primeira metade do discurso com um argumento que Aboubakar e Marius conhecem bem e mantêm, mesmo quando não podem treinar em pleno.

Loum volta a treinar esta manhã - e o plantel restante também - horas antes de Sérgio Conceição lançar o jogo de domingo à noite (20h) em Guimarães. Fá-lo, a partir das 12h30, em conferência de imprensa para seguir em direto no Porto Canal. Enquanto espera para ouvir o treinador, tem a mais recente edição da Dragões para ler. Traz Felipe na capa e, com ele, a convicção de que o FC Porto é a equipa mais forte.

Entram Pepe, Soares e Fernando Andrade, saem Bazoer, Sérgio Oliveira e Aboubakar. Agora, que já percebeu que não se trata da lista de convocados, até porque dois dos nomes deixaram de ser elegíveis para Sérgio Conceição, fique a conhecer no site do fcp a lista completa de jogadores inscritos na UEFA, a pensar na fase a eliminar da Liga dos Campeões.

Uma hora e meia antes da conferência de Sérgio Conceição, às 11h, também no Olival e também com transmissão em direto no Porto Canal, a equipa de Sub-15 recebe o Desportivo de Chaves determinada a alargar o registo de 19 vitórias consecutivas.

À mesma hora, mas em Braga, os Sub-17 planeiam ampliar, com uma vitória, a vantagem sobre o segundo classificado, que Tulipa define como um adversário muito competente. Os Sub-19, já com o primeiro lugar da primeira fase garantido, recebem o Paços de Ferreira amanhã, às 15h.

Depois de vencer o Benfica e com a confiança em alta, decorrente de um ciclo de 11 vitórias consecutivas, a equipa de basquetebol do FC Porto joga esta tarde (16h) em Oliveira de Azeméis, onde Will Sheehey leva o projecto de ampliar a onda vitoriosa e bater o campeão. O jogo, diz o norte-americano, será rápido e muito intenso nos dois lados do campo.

A primeira prova é já na quarta-feira, em Valência e arredores, mas a meta da W52-FC Porto, que mantém quatro campeões e apresenta seis caras novas, é o tetra na Volta a Portugal. Ainda que, como lembra Nuno Ribeiro, o diretor desportivo, o estatuto de equipa continental profissional lhe abra agora novos horizontes.

01/02/19

Aconteceu a 01 Fevereiro 1959

Neste dia, a poucas semanas da tarde em que Inocêncio Calabote fez tudo o que pôde para oferecer um título nacional ao Benfica, o FC Porto de Béla Guttmann recebeu o Caldas nas Antas e venceu tranquilamente por 10-0. Os golos foram marcados por Teixeira (cinco), Carlos Duarte, Monteiro da Costa (dois), Noé e Perdigão.

Dragões Diário 01-02-2019

Estamos em Fevereiro, fechou o mercado. Depois de Fernando Andrade, Pepe e Manafá, Mamadou Loum tornou-se ontem o quarto reforço de inverno do FC Porto. O médio senegalês tem 22 anos, passou a primeira metade da época no Moreirense, chega por empréstimo do Sporting de Braga e vai ser o novo número 15 dos Dragões.

O FC Porto joga no domingo em Guimarães e foi com esse encontro no horizonte que o plantel trabalhou ontem no Olival. O treino decorreu poucas horas depois da vitória sobre o Belenenses, marcado pela vitória por 3-0, claro, mas também pelos registos importantes atingidos por Sérgio Conceição e alguns jogadores, que pode conhecer aqui.

Um dos protagonistas do encontro de anteontem foi Brahimi, autor do primeiro golo da noite (e não Corona, como por lapso escrevemos na edição de ontem). Em quatro épocas e meia ao serviço do FC Porto, o argelino já marcou em 50 ocasiões.

Amanhã é um bom dia para passar a tarde no Dragão Caixa a apoiar as modalidades do FC Porto, com jogos de hóquei em patins e de andebol, os dois frente a equipas nortenhas e agendados, respectivamente, para as 15h e as 18h.

Em hóquei, o FC Porto recebe a Juventude de Viana, actual 7º classificado do campeonato. Giulio Cocco projecta um jogo difícil, frente a uma equipa aguerrida, que gosta de jogar sempre com uma intensidade alta. O italiano aproveitou a antevisão para explicar porque é que os azuis e brancos têm o melhor ataque: Temos vários jogadores que marcam muitos golos, não apenas um por jogo.

Já em andebol, o adversário é o ABC, uma equipa que Fábio Magalhães caracteriza como muito competitiva e que tem sempre uma motivação extra para defrontar o FC Porto. Só que os Dragões, como salienta o central, também estão muito bem animicamente: Estamos com a moral em alta para conseguir um bom resultado. Com o apoio dos adeptos torna-se sempre mais fácil.

31/01/19

Aconteceu a 31 Janeiro 1994

Neste dia, Bobby Robson estreou-se como treinador do FC Porto num dérbi frente ao Salgueiros, em Vidal Pinheiro, a contar para a 6ª eliminatória da Taça de Portugal. Os azuis e brancos venceram por 2-0, com um autogolo de Álvaro Maciel e um golo de Kostadinov, e seguiram em frente numa competição que conquistariam a 10 de Junho numa finalíssima frente ao Sporting. Tratou-se do primeiro de cinco troféus do treinador inglês nas Antas: duas Ligas portuguesas, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Dragões Diário 31-01-2019

23 dias e cinco jogos depois da vitória sobre o Nacional, o FC Porto regressou a casa, bateu o Belenenses por 3-0 e manteve a vantagem de cinco pontos sobre o segundo classificado da Liga. Corona, Éder Militão e Soares marcaram os golos que decidiram um encontro disputado numa noite chuvosa e a uma hora tardia, como salientou Sérgio Conceição, mas que serviu para provar que a qualidade azul e branca é à prova de água.

Na opinião do treinador, de resto, o 3-0 foi um resultado justo, que premiou uma equipa muito pressionante e que nunca tirou o pé do acelerador, frente a um adversário que tem uma posse de bola interessante. Sérgio Conceição considera mesmo que os jogadores estão de parabéns, e acaba por resumir tudo em duas ideias simples: Foi mais um jogo que passou e foram mais três pontos importantes.

Autor de uma assistência, a nona da época, Jesús Corona destacou a boa entrada do FC Porto no jogo, com determinação e intensidade, e mostrou-se satisfeito por conquistar os três pontos e manter uma boa posição na luta pelo primeiro objectivo. Já Otávio, que regressou após lesão, revelou que é bom estar de volta e sintetizou o que se passou em campo: Fomos mais fortes e mostrámos mais vontade.

Com seis reforços e com o tetra na Volta a Portugal na mira, a versão de 2019 da W52-FC Porto apresentou-se ontem no Estádio do Dragão. A equipa conta com 16 elementos e arranca a temporada na próxima semana, com a participação na Volta à Comunidade Valenciana.

30/01/19

Aconteceu a 30 Janeiro 2012

Neste dia, Lucho González deixava o Marselha para regressar ao FC Porto e completar o ciclo azul e branco que lhe rendeu a conquista de seis títulos de campeão nacional, três Supertaças e duas Taças de Portugal. Estreou-se seis dias depois com um grande golo ao Vitória de Setúbal.



Dragões Diário 30-01-2019

A bola volta a rolar esta noite no Dragão para o FC Porto retomar a participação no campeonato que lidera e receber o Belenenses com uma observação pertinente de Sérgio Conceição à mistura: a jogar fora, o adversário de hoje só perdeu em Alvalade, o que desde logo eleva o grau de dificuldade do desafio e obriga os azuis e brancos a desembrulhar o jogo e os três pontos. Para seguir a partir da 21h15, no estádio ou na Sport TV1.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, ainda dominada pela final da Taça da Liga, Sérgio Conceição abordou uma série de questões relacionadas com o jogo com o Sporting e confirmou, de forma desassombrada, a dificuldade em lidar com a derrota. Não sei perder, assumo isso, admitiu o treinador. Se já quando ganho estou mal disposto, ainda é pior quando perco. Hoje volta a jogar para ganhar sem Aboubakar nem Marius.

Ontem, no Algarve, não deu vitória nem derrota e o FC Porto B saiu do Estádio de São Luís, a casa do Farense, com um empate sem golos e a sétima posição da tabela. Mbaye defendeu um penálti logo aos sete minutos e confirmou o oitavo jogo consecutivo sem perder da equipa de Rui Barros.

29/01/19

Aconteceu a 29 Janeiro 1972

Neste dia, Américo de Sá era eleito para o primeiro de cinco mandatos como presidente do FC Porto. A tomada de posse aconteceria a 7 de Fevereiro, no Teatro Sá da Bandeira. Seria presidente durante dez anos, tendo sido no seu consulado que o FC Porto pôs fim ao duro período de 19 anos sem ser campeão nacional.

Dragões Diário 29-01-2019

O FC Porto continua a preparar a receção ao Belenenses, agendada para amanhã (21h15, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 19ª jornada do campeonato, e voltou a treinar ontem no Olival, ainda com Aboubakar e Marius a figurarem no boletim clínico portista. Hoje há novo treino, no sítio do costume, que antecede a conferência de imprensa de Sérgio Conceição (12h30, Porto Canal).

Estão à venda a partir de hoje, na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão e em exclusivo para sócios, os bilhetes para o jogo entre o Vitória de Guimarães e o FC Porto, marcado para o próximo domingo (20h, Sport TV), no Estádio D. Afonso Henriques, a contar para a 20ª jornada do campeonato. Os ingressos têm o preço unitário de 15 euros.

Ontem escrevemos que os bilhetes para o encontro entre a Roma e o FC Porto, marcado para 12 de Fevereiro e a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, estavam à venda em exclusivo a sócios com Lugar Anual, mas hoje já estão disponíveis para todos os associados do FC Porto, apenas na Loja do Associado. A partir de quinta-feira, a venda é alargada ao público em geral.

Vamos fazer tudo para ganhar. Foi desta forma que João Mário abordou o Farense-FC Porto B de hoje (15h), referente à 19ª jornada da Ledman LigaPro, e que terá como palco o histórico Estádio de São Luís, em Faro. A equipa portista não começou bem a época, mas seis vitórias e um empate nos últimos sete jogos colocam os Dragões na sétima posição da tabela, com 27 pontos. O Farense não está propriamente longe e é nono classificado, com 24.

28/01/19

Aconteceu a 28 Janeiro 1923

Neste dia, realizava-se uma Assembleia Geral Extraordinária para resolver o problema de Mihaly Siska. O jovem guarda-redes húngaro, então com 19 anos, chegava ao nosso clube mas não podia jogar porque a equipa só permitia jogadores estrangeiros de ascendência inglesa. A moção contra o ingresso de Siska é derrotada por larga margem e o guarda-redes torna-se o primeiro estrangeiro não inglês a vestir a camisola do FC Porto na era das competições oficiais, já sob tutela federativa. Siska fez carreira no FC Porto, naturalizou-se português e passou mesmo a chamar-se Miguel Siska. Infelizmente, foi obrigado a pendurar as luvas cedo, por motivos de saúde, mas como treinador dirigiu a equipa nos títulos nacionais de 1938 e 1939. Morreu cedo, aos 41 anos, em 1947.

Dragões Diário 28-01-2019

O FC Porto regressou ontem ao trabalho, no Olival, com três boas notícias: Maxi Pereira, Danilo e Otávio estão totalmente recuperados e podem entrar nas contas de Sérgio Conceição para a recepção ao Belenenses, agendada para quarta-feira (21h15), no Estádio do Dragão, a contar para a 19ª jornada do campeonato. Aboubakar e Marius são agora os dois únicos nomes no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar daqui a pouco (11h).
 
Os bilhetes para o encontro entre a Roma e o FC Porto, marcado para 12 de fevereiro e a contar para a 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, estão à venda a partir das 10h de hoje, na Bilheteira Poente do Estádio do Dragão (junto à Porta 27). Neste primeiro dia, a venda será exclusiva a sócios com Lugar Anual. Na terça-feira, a venda é alargada a todos os associados do FC Porto e, a partir de quinta-feira, ao público em geral.
 
Sem perder há dois meses e com seis vitórias nos últimos sete jogos, é um FC Porto B em crescendo aquele que vai jogar amanhã no Algarve, frente ao Farense (15h), no Estádio de São Luís, em partida referente à 19ª jornada da Ledman LigaPro. Na antevisão do desafio com os algarvios, o jovem avançado João Mário apontou a mais um triunfo: Vamos fazer tudo para ganhar.
 
A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu o Vitória de Guimarães (1-0), no Olival, em partida referente à 8ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Rúben Candal (6m) assinou o golo vitorioso dos Dragões, que continuam isolados na liderança da série Norte, com 22 pontos, mais quatro do que o Sporting de Braga, segundo classificado.
 
Os Sub-15, por sua vez, foram a Famalicão vencer por 4-0 na 8ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C e continuam a só saber o que é ganhar. Joel Carvalho (3m e 35m), Luís Martins (20m) e Hélder Silva (55m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, líderes destacados da série Norte, com 24 pontos, mais cinco do que o Vitória de Guimarães, segundo classificado.