13/06/20

Aconteceu a 13 Junho 1956

Neste dia, o FC Porto partia rumo a Caracas, na Venezuela, para disputar a Pequena Copa do Mundo de Clubes. Ainda a saborear a conquista da primeira dobradinha, os Dragões disputaram seis jogos em 20 dias, somando duas vitórias, um empate e três derrotas, registo que valeu a medalha de bronze num torneio ganho pelo Real Madrid. Os portistas Acúrcio e Teixeira foram eleitos o melhor guarda-redes e o melhor avançado da competição, respectivamente.

Dragões Diário 13-06-2020

O plantel principal do FC Porto regresso ontem ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o compromisso que se segue. Sérgio Conceição orientou a primeira sessão de trabalho tendo em vista o jogo com o CD Aves, relativo à 27ª jornada do campeonato, que se disputa no estádio do emblema de Santo Tirso. O líder da prova volta a competir na próxima terça-feira, dia 16 de Junho, às 21h15 (Sport TV). Dragões Juntos mais do que nunca.

O grande golo de Tecatito Corona que deu a vitória ao FC Porto sobre o Marítimo e a liderança isolada da Liga NOS confirma uma tendência: a equipa comandada por Sérgio Conceição é aquela que melhor encontra os caminhos para a baliza contrária, até porque a última vez que ficou em branco no campeonato foi a 3 de Fevereiro de 2019, em Guimarães (0-0). A partir desse jogo no Estádio D. Afonso Henriques, são 40 jornadas consecutivas a marcar para o FC Porto. Venha a 41ª na próxima terça-feira.
 
A equipa de Sub-17 do FC Porto continua muito activa por estes dias. Depois do central Gabriel Brás, do lateral-esquerdo Marco Cruz e do médio Francisco Guedes terem assinados os primeiros contratos profissionais com o FC Porto, todos até 2023, segue-se um reforço para a baliza vindo do Arsenal. O guarda-redes Pedro Virgínia, de apenas 16 anos, deixou Inglaterra para integrar o plantel de Sub-17 dos Dragões: Jogar no FC Porto é um sonho meu de há muito tempo, confessou o jovem guardião.

12/06/20

Aconteceu a 12 Junho 1969

Neste dia, os Órgãos Sociais liderados por Afonso Pinto de Magalhães tomavam posse para novo mandato no comando dos destinos da instituição da Invicta. Em funções desde 1967, a liderança apresentou uma novidade no elenco directivo. Tratava-se de Jorge Nuno Pinto da Costa, um jovem de 31 anos responsável pelas modalidades amadoras e que, a partir daí, passou a integrar a Direcção do clube pela primeira vez. Mais tarde, na autobiografia, Pinto da Costa reconheceu que estes tempos funcionaram como um verdadeiro e profícuo estágio.

Dragões Diário 12-06-2020

No último FC Porto-Marítimo, o banco da nossa equipa contou, pela primeira vez, com nove suplentes. Desses, seis eram jogadores formados no clube. Diogo Costa, Diogo Leite, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, João Mário e Fábio Silva são produtos da escola portista e foram chamados por Sérgio Conceição para integrar o leque de soluções num encontro de exigência máxima. À entrada para os últimos 20 minutos, a substituição inaugural lançou Fábio Vieira pela primeira vez. O camisola 50 – que veste de azul e branco há uma dúzia de anos – entrou para a direita e, com a elegância da canhota, protagonizou alguns lances que deixaram água na boca dos adeptos e pimenta na língua do jovem. Esta época, nos Juniores e na equipa B, o sétimo campeão europeu de Sub-19 lançado pelo mister soma 31 jogos e 11 golos.

Minutos depois, João Mário só não foi a segunda estreia da noite porque o insólito segundo amarelo a Alex Telles obrigou o treinador azul e branco a uma alteração de planos para reforçar o eixo da defesa com outro canterano: Diogo Leite. O Olival não faz capas de jornal nem recebe prémios no Dubai, mas ganha títulos internacionais e fornece a equipa A com mão-de-obra de qualidade. Estou esperançado que, nos próximos tempos, a base da equipa principal sejam jogadores da formação, declarou Sérgio Conceição no final do encontro. Para já, onze meninos da casa integram o plantel principal do FC Porto. Às 16h, e após um dia de folga, voltam todos ao trabalho no CTFD PortoGaia.
 
Ángel Hernández renovou até 2025 o vínculo que o liga ao FC Porto e sairá, por empréstimo, para o Catar. O lateral-direito de 25 anos vai representar o Al-Duhail na próxima temporada, após ter realizado 27 jogos e marcado 63 golos na presente época. Ángel Hernández chegou a Portugal em 2015, foi peça importante na inédita dobradinha de 2018/19 e, com a chegada de Diogo Silva, sai para o emirado do Médio Oriente para continuar a ter tempo de jogo. Ao andebolista cubano, o FC Porto deseja a melhor das sortes nesta nova experiência além-fronteiras.

11/06/20

Fake News Benfica: 11-06-2020

A edição de ontem da newsletter News Benfica, que é justamente conhecida como Fake News Benfica, foi integralmente dedicada ao FC Porto. Como é habitual, não passou de mais um chorrilho de mentiras que teve como único propósito tentar desviar o foco das várias crises que o clube atravessa:
 
1. A crise que resultou da rejeição pela CMVM da OPA do Benfica sobre a própria SAD, que poderia ter como principal beneficiário um sócio secreto de Luís Filipe Vieira.
 
2. A crise que resultou do conhecimento público dos negócios de Luís Filipe Vieira com José António dos Santos, que o presidente do Benfica sempre escondeu dos sócios e acionistas do seu clube e do mercado, ao contrário do que era sua obrigação.
 
3. A crise que resultou de um artigo de fundo num dos melhores jornais do mundo que expôs de forma insofismável o domínio ilegítimo do Benfica sobre vários setores da sociedade portuguesa.
 
4. A crise que resultou da divulgação de um conjunto de ações de colonização de outros clubes da Liga, que só algum tolinho poderá considerar que não constituem casos flagrantes de concorrência desleal com possível impacto elevado na verdade desportiva do campeonato.
 
5. A crise que resultou de demissão do presidente da Assembleia Geral do Benfica, em conflito aberto com a direção do clube.
 
6. A crise que resultou do apedrejamento selvagem ao autocarro do Benfica e da vandalização das casas de vários jogadores e de Bruno Lage por parte de elementos das claques que Vieira continua a fingir não reconhecer, apesar de vários anos a financiá-las e a conceder-lhes benefícios.
 
7. A crise que resultou da reeleição de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto, apesar dos esforços da imprensa vermelha e dos porta-vozes oficiosos do Benfica para denegri-lo durante a campanha eleitoral, talvez esperançados num desfecho diferente.
 
8. A crise que resultava de apenas uma vitória nos nove jogos anteriores, e que ontem se prolongou para uma vitória em dez encontros, apesar dos recorrentes benefícios da arbitragem – a propósito, como é que o videoárbitro Bruno Esteves não viu uma mão de Taarabt na área em Portimão? Pior: como é que Bruno Esteves, que deixou de ser árbitro de campo por ser incompetente, que é um videoárbitro incompetente, que tem o passado que tem e que tem as ligações ao Benfica que tem, pode continuar a participar em jogos do clube de Vieira? Ou será que o que toda a gente vê como incompetência, sobretudo nos jogos do Benfica, é afinal "competência" e o motivo para continuar a fazer o que faz?
 
São, portanto, pelo menos oito os fatores da crise do Benfica, que só não é mais vezes referida assim – como crise do Benfica – porque a submissão de uma parte importante da comunicação social aos interesses deste clube continua a ser uma realidade. As estratégias vieiristas para enfrentá-la já estão em marcha há muito e passam essencialmente por duas coisas:

1. Sacrificar Bruno Lage, como se fosse Bruno Lage o responsável, por exemplo, por Pizzi ter falhado dois dos quatro penáltis de que o Benfica beneficiou nas últimas quatro jornadas. E como se Bruno Lage tivesse alguma dose de culpa nas vieirices que atiram constantemente o nome do clube para a lama.
 
2. Atacar o FC Porto, ativando os mecanismos de uma caríssima máquina de propaganda que não hesita em recorrer à mentira para intoxicar o espaço público e desviar as atenções do que não interessa.
 
Vem tudo isto a propósito, como já se disse, da edição de ontem da Fake News Benfica. Eis algumas das mentiras flagrantes:
 
1. Os responsáveis pela comunicação do FC Porto surgiram a “elogiar o trabalho isento e equilibrado de José Manuel Meirim” depois de tomarem conhecimento da candidatura de Cláudia Santos ao Conselho de Disciplina da FPF. Isto, pura e simplesmente, nunca aconteceu. Ninguém, em nome do FC Porto, alguma vez recuou em relação às críticas já dirigidas a José Manuel Meirim.
 
2. O FC Porto tem vindo a “colocar em causa a nova candidatura por se tratar de uma deputada e existir uma eventual incompatibilidade face ao exercício desse cargo político”. Falso, também. O FC Porto tem criticado Cláudia Santos, e requereu inclusivamente a rejeição da sua candidatura, por causa do seu desempenho parcial na Comissão de Instrutores da Liga e por uma animosidade fanática em relação ao FC Porto que é apontada por quem bem a conhece. Quem não tiver a memória fresca só tem de consultar o Dragões Diário de 1 de maio ou rever a entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa ao Porto Canal a 8 de junho e a edição do dia seguinte do Universo Porto da Bancada.
 
3. Rui Moreira está ligado a “processos de decisão que estão a gerar polémicas”, na sequência de “intervenção noticiada e nunca desmentida do atual presidente do Conselho Superior do FC Porto e presidente da Câmara Municipal do Porto”. Nada mais falso. O que o Benfica diz que nunca foi desmentido, na realidade, foi desmentido por Jorge Nuno Pinto da Costa no Porto Canal: “O Dr. Rui Moreira soube onde será o centro há dias. Nem tinha que saber, pois não é um assunto dele”. É só puxar atrás na box. E, já agora, Rui Moreira não é presidente do Conselho Superior do FC Porto. É vice-presidente.
 
4. O presidente do FC Porto foi “condenado por corrupção desportiva pelas instâncias da justiça desportiva”. O Benfica esconde que a decisão tomada em 2008 pelo fanático benfiquista Ricardo Costa, também conhecido como “Regresso ao Passado”, foi revertida por instâncias superiores desportivas e desacreditada pela justiça civil. Ou seja, nunca houve qualquer condenação transitada em julgado ao FC Porto ou ao seu presidente. O que é natural, tendo em conta que Jorge Nuno Pinto da Costa não é nem nunca foi um reles ladrão de camiões. Nem sequer costuma começar a chorar quando é mandado parar pela polícia no trânsito, com medo de que seja encontrada droga na mala ou nos pneus do seu carro. Nem sequer trabalha num estádio que terá funcionado como entreposto de comércio de droga. Nem sequer teve um motorista e dirigente condenado por tráfico de droga.
 
A edição de ontem da Fake News Benfica não é, note-se, o mero resultado de um vulgar trabalho de um mitómano. É antes mais um sintoma de uma crise cada vez mais indisfarçável, que resulta da lama que as ações de Vieira continuam a lançar sobre o Benfica. Os seus papagaios bem podem continuar a atirar a porcaria que os cobre para a frente da ventoinha para tentar atingir os outros. O cheiro pestilento que exalam não os há de largar.

Aconteceu a 11 Junho 1978

Neste dia, as Antas encheram para serem palco de uma explosão de alegria que estava contida desde 1959. O FC Porto derrotava o Braga por 4-0, sagrava-se campeão nacional, quebrava um jejum com 19 anos e alargava a revolução do 25 de Abril à esfera do futebol. Foi a mãe de todas as vitórias.

Dragões Diário 11-06-2020

Seis minutos bastaram para Tecatito Corona marcar um grande golo e definir o resultado do jogo de ontem com o Marítimo, perante um Estádio do Dragão estranhamente despido de público nas bancadas. Independentemente de onde estivessem, os portistas puderam festejar um triunfo importante que teve como consequência a subida do FC Porto à liderança isolada do campeonato, agora com dois pontos de vantagem sobre o Benfica.

Sérgio Conceição já contava com um jogo difícil contra uma equipa bem organizada, ainda para mais disputado num ambiente diferente e muito atípico, e considerou o 1-0 um resultado justo. O treinador garante que o grupo vai continuar a trabalhar para fazer as melhores exibições possíveis e ganhar, sabendo que tudo se torna mais complicado à medida que o campeonato se aproxima do fim. Temos de nos focar em nós e ganhar os nossos jogos, rematou.
 
Em sintonia com o técnico, Corona reconheceu que os jogadores têm sentido dificuldades neste regresso, mas apreciou a boa resposta e mostrou-se optimista para o futuro: com este espírito vamos conseguir grandes coisas. Pepe destacou a mentalidade muito forte do plantel e ditou a receita para o sucesso nos próximos jogos: Temos que estar preparados, trabalhar bem, ter o nosso foco, ter humildade e respeitar os nossos adversários.
 
Uma das notas positivas da noite foi a estreia absoluta de Fábio Vieira na equipa principal. Sérgio Conceição explicou que a aposta em jogadores da formação não acontece para parecer bem, mas porque têm imensa qualidade. E o médio de 20 anos, que representa o FC Porto desde os oito, não escondeu a emoção: É um sentimento inexplicável, trabalhei para isto muito tempo.
 
No meio de tantos aspectos agradáveis – a vitória, a liderança isolada, a estreia de mais um jovem promissor – há um ponto negativo que não pode deixar de ser assinalado: a emissão da Sport TV. Pura e simplesmente, não é admissível que não haja repetições dos lances duvidosos em que o FC Porto pode ter sido prejudicado. Ontem, isso aconteceu várias vezes. Quem paga a Sport TV não tem de levar com transmissões à moda da BTV.

10/06/20

Aconteceu a 10 Junho 1994

Neste dia, FC Porto e Sporting jogavam a finalíssima da Taça de Portugal depois de 120 minutos sem golos no jogo da final, cinco dias antes. De regresso ao Jamor, os Dragões adiantaram-se no marcador com um grande golo de Rui Jorge, mas Vujacic empatou para o Sporting e forçou novo prolongamento. No início do tempo extra, Aloísio desfeiteou Lemajic da marca de penálti e assinou o 2-1 que se viria a manter até ao apito final. Despedido meses antes do Sporting, Sir Bobby Robson conduziu o FC Porto a mais uma conquista da Taça de Portugal, usada por João Pinto para se proteger do arremesso de objectos por parte dos adeptos sportinguistas quando os jogadores portistas receberam o troféu.

Dragões Diário 10-06-2020

Os recém-eleitos Órgãos Sociais do FC Porto para o quadriénio 2020/2024 tomaram posse ontem numa cerimónia que decorreu no Auditório José Maria Pedroto, localizado no piso -3 do Estádio do Dragão. Jorge Nuno Pinto da Costa, que vai para o 15º mandato consecutivo, falou sobre o sentimento que esta Direcção nutre por um clube fundamental para o Norte e para o país: Nós estamos aqui porque amamos o FC Porto e Portugal. Para Portugal, é muito importante que o FC Porto se imponha.
 
Pela primeira vez desde 16 de Novembro de 2003, dia em que foi inaugurado, o Estádio do Dragão recebe hoje um jogo oficial à porta fechada. Esta noite (21h30, Sport TV), o FC Porto defronta o Marítimo na 26ª jornada do campeonato e Sérgio Conceição não tem dúvidas de que faltará à equipa o Mar Azul: Os adeptos são uma mais-valia. É uma grande perda para nós, afirmou o treinador do líder da prova depois de orientar o último treino antes do regresso a casa mais de três meses depois.

Depois do central Gabriel Brás e do lateral-esquerdo Marco Cruz, ontem foi a vez de Francisco Guedes assinar o primeiro contrato profissional com o FC Porto, vinculando-se ao clube até 2023. O médio, de apenas 16 anos, chegou ao FC Porto em 2012 e atravessou todos os escalões da formação até ser emprestado ao Padroense em 2019/20. Na temporada em questão, Francisco Guedes realizou 25 jogos e marcou 15 golos pelo emblema de Matosinhos, registo muito interessante para um médio.

O dia de ontem marcou o regresso do bilhar à Academia do Estádio do Dragão, seguindo escrupulosamente as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e com acompanhamento do Departamento de Saúde do clube. Em declarações ao site do FC Porto, o vice-presidente Alípio Jorge, responsável máximo pela secção de bilhar, sublinhou a importância do momento: É essencial que os nossos atletas possam retomar a actividade, não só a nível psicológico, mas também a nível mecânico.

09/06/20

Aconteceu a 09 Junho 1968

Neste dia, foi preciso ter Djalma. Na Luz e nas Antas, porque uma semana antes do jogo da segunda mão o avançado brasileiro já tinha respondido à letra aos golos de Eusébio e Jaime Graça (2-2). No reencontro do Porto, que qualificou os azuis e brancos para final da Taça de Portugal, Djalma voltou a bisar, decidindo a eliminatória ainda antes de Pavão acrescentar ao resultado contornos de goleada (3-0). Mais uma semana decorrida, já no Jamor, o FC Porto vencia o Vitória de Setúbal (2-1) e dava a José Maria Pedroto o primeiro troféu da carreira.

Dragões Diário 09-06-2020

Um dia depois da reeleição e um dia antes de tomar posse para o 15º mandato consecutivo, o presidente mais titulado da história do futebol mundial garantiu, em entrevista ao Porto Canal, que Sérgio Conceição será o treinador do FC Porto para o ano e que, por ele, sê-lo-á também daqui a dois anos.
 
Mas a primeira grande medida que tomará na primeira reunião de Direcção, agendada para quinta-feira, prende-se com o esboço de proposta para que José Manuel de Matos Fernandes, o presidente cessante da mesa da Assembleia Geral, que fez um trabalho fantástico ao longo destes anos, seja eleito presidente honorário do FC Porto.

Com a recuperação financeira do clube como uma das prioridades e o projecto de reforçar o futebol de formação com a entrada de Fernando Gomes, Jorge Nuno Pinto da Costa elogiou ainda o trabalho de Pedro Proença na Liga e apontou o dedo a João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, pelos crescentes episódios de violência no futebol. Ele é o responsável, disse, sem rodeios.

Pinto da Costa comentou também as notícias sobre negócios obscuros e escândalos entre Benfica e Desportivo das Aves, que fizeram a manchete do jornal Público, garantindo que os contratos do FC Porto são claríssimos e não fictícios, e estranhou ainda a escolha de Cláudia Santos para a presidência do Conselho de Disciplina da FPF, depois de ter sido colocada fora da Liga por nove de dez clubes. A excepção foi o Benfica.
 
A nomeação de Tiago Martins para dirigir o jogo de amanhã à noite (21h30), no Dragão, foi também conhecida durante do dia de ontem, horas antes de Sérgio Conceição regressar ao Olival – precisamente no dia em que completou três anos no comando técnico do FC Porto – para retomar a preparação do encontro com o Marítimo, que projecta a partir das 12h de hoje, em conferência de imprensa.

08/06/20

Aconteceu a 08 Junho 2017

Neste dia, Sérgio Conceição foi apresentado como treinador do FC Porto e partilhou uma convicção: Estou convencido de que vou conseguir, em maio, estar feliz. A 6 de maio de 2018, festejava o título de campeão nacional.

Dragões Diário 08-06-2020

Em quantidade, os sócios do FC Porto votaram como já não votavam há 32 anos. Em qualidade, votaram como votam há 38. Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente que foi sempre futuro, recolheu 68,65% dos votos validamente expressos e recebeu a confiança dos portistas para mais quatro anos à frente do clube.
 
A vitória expressiva da lista A significa também que o novo presidente da mesa da Assembleia-Geral será Lourenço Pinto, enquanto Jorge Guimarães continuará à frente do Conselho Fiscal. Para o Conselho Superior foram eleitos 14 candidatos da lista A, três da lista C e três da lista D. A tomada de posse está agendada para amanhã às 18h.
 
Foi perante uma multidão de sócios entusiasmados que Jorge Nuno Pinto da Costa se mostrou muito contente com a forma como decorreu este acto eleitoral. O actual e futuro presidente do FC Porto aproveitou para reafirmar que não se tinha candidatado por causa do passado e garantiu que a nova direcção começará a trabalhar imediatamente.
 
Sobre os apelos que ouviu nas últimas semanas para que os associados rompessem o sentimento de amor que nutrem por si, Pinto da Costa comentou que terá sempre os sócios no coração e como prioridade. Por isso, num momento que não é fácil para ninguém, apreciou o voto de confiança e o sinal de estímulo que recebeu.
 
O presidente da mesa da Assembleia-Geral, José Manuel de Matos Fernandes, foi o principal responsável pela organização de um acto eleitoral que decorreu de forma brilhante, conforme foi reconhecido por todos os envolvidos. No final da noite, não deixou de agradecer o desportivismo com que todas as listas dialogaram e se digladiaram, depois de já ter apontado o civismo exemplar das gentes do FC Porto ao longo dos dois dias.
 
Entre as restantes candidaturas, destacou-se o resultado obtido pela lista D, que apenas se apresentava ao Conselho Superior e conseguiu eleger três representantes. Miguel Brás da Cunha, que a encabeçava, confessou que ontem foi o dia mais feliz da vida dos recém-eleitos e assumiu que os três têm em mãos uma enorme responsabilidade.
 
José Fernando Rio, candidato a presidente da direcção pela lista C, endereçou os parabéns a Pinto da Costa e comprometeu-se a não criar divisões daqui para a frente. Já Nuno Lobo, que encabeçava a lista B, também saudou o vencedor e desejou os melhores resultados desportivos e financeiros para o clube.
 
Estes apelos à unidade são o epílogo de um processo eleitoral que confirmou a vitalidade do FC Porto e prolongou a sua já vasta história de exercício da democracia. O fim das eleições significa, obviamente, o fim das listas. É como Dragões juntos que enfrentaremos os desafios do futuro.

07/06/20

Aconteceu a 07 Junho 1999

Este é um dia triste na história portista. Neste dia, falecia António Livramento, vítima de doença cardiovascular. O hóquei em patins azul e branco acabava de se sagrar campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal - a Liga dos Campeões escapou nos penáltis, em Igualada contra a equipa da casa - e os Dragões perdiam o treinador responsável pela dobradinha. A morte de um dos maiores nomes do desporto português, aos 56 anos, chocou o país e António Livramento passou a dar nome à Supertaça, troféu que o FC Porto ergueu mais vezes do que qualquer outro clube. Perdeu-se um campeão.

Dragões Diário 07-06-2020

Os associados do FC Porto que ainda não exerceram o direito ao voto têm hoje nova oportunidade para o fazer. Entre as 10h e as 19h, no Dragão Arena, as urnas estarão abertas para todos os sócios seniores elegerem os Órgãos Sociais dos Dragões para o quadriénio 2020/2024. É obrigatório o uso de máscara e a apresentação do cartão de sócio, em formato físico, com a quota de Maio de 2020 regularizada. Ser-lhe-ão entregues dois boletins, um para a Direcção (lista A - Jorge Nuno Pinto da Costa, B - Nuno Lobo, C - José Fernando Rio) e outro para Conselho Superior (lista D - Movimento Por um Porto insubmisso, eclético e triunfante).
 
Os líderes das listas A, C e D já votaram. O primeiro dia das democráticas eleições do FC Porto, em que cada sócio equivale a um voto, ficou marcado pela grande afluência ao nosso pavilhão. À saída, Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitou para dizer o que todos pensamos: É incompreensível que possam estar duas mil e tal pessoas no Campo Pequeno a ouvir piadas e num estádio com 50 mil lugares não possam estar 500 pessoas. José Fernando Rio falou num dia histórico, apelou à participação no ato eleitoral e afirmou estarem reunidas todas as condições para que os sócios venham votar em massa. Miguel Brás da Cunha mostrou-se satisfeito com o empenho dos sócios nos momentos importantes do clube.
 
No final do primeiro de dois dias de eleições, durante o qual compareceram 4.036 portistas, o presidente da Mesa da Assembleia Geral fez um rescaldo do acto eleitoral até esse momento. José Manuel de Matos Fernandes enalteceu o civismo exemplar, próprio das gentes do FC Porto que esteve, ontem, presente no Dragão Arena. A adesão dos sócios é uma prova do interesse que têm pela vida do FC Porto e de que a concorrência eleitoral faz bem. Criámos uma task force muito competente que permitiu que o primeiro dia deste acto eleitoral tenha decorrido sem uma única altercação, sem protestos e sem um desabafo mais impaciente, declarou o juiz.
 
O FC Porto continua a preparar o embate da próxima quarta-feira, no Estádio do Dragão, frente ao Marítimo. Ontem, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Sérgio Conceição voltou a orientar novo treino de preparação para a 26ª jornada da Liga, que terá início às 21h30 do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Marcano, em tratamento à rotura que sofreu no ligamento cruzado anterior do joelho direito, continua entregue aos cuidados do departamento liderado por Nélson Puga e não esteve nos relvados do Olival.
 
Este fim de semana começou com uma boa notícia. Ao final do dia de sexta-feira, o FC Porto comunicou a renovação de uma das suas pérolas. Prata da casa, Tomás Esteves estendeu a ligação ao clube que o formou até 2024 e colocou um ponto final na especulação. O lateral destro, que fez 18 anos no passado mês de abril, já representou três formações portistas esta época: Sub-19, FC Porto B e equipa principal. Após ter sido titular na Youth League a na LigaPro, Sérgio Conceição lançou Tomás Esteves no Estádio de Pina Manique para o camisola 2 cumprir o sonho de debutar pelo clube do coração. O jovem, natural de Aboim das Choças, juntou-se a Diogo Costa, Diogo Leite, Vítor Ferreira, Romário Baró e Fábio Silva no grupo de campeões europeus de Sub-19 lançados pelo nosso treinador.