22/12/18

Aconteceu a 22 Dezembro 1935

Nos anos 30, a quadra natalícia também era celebrada nos campos de futebol através dos populares jogos de boas festas. Neste dia, o FC Porto recebeu o Sporting e mostrou que encarava com a seriedade de uma grande equipa estes encontros com simbolismo especial: venceu por 5-1.

Dragões Diário 22-12-2018

O penúltimo treino de preparação para o jogo com o Rio Ave decorreu ontem no Olival e foi antecedido pela entrega do prémio de melhor treinador dos meses de Outubro e Novembro a Sérgio Conceição. O técnico afirmou que este galardão é um motivo de satisfação, mas de satisfação da equipa, e expressou um desejo para o futuro: Esperamos que o FC Porto continue a corresponder e a conseguir bons resultados.

O sorteio dos quartos de final da Taça de Portugal ditou que é no Estádio do Mar e frente ao Leixões que o FC Porto procurará garantir a qualificação para as meias-finais da prova. Em caso de sucesso neste duelo clássico do futebol português, os Dragões enfrentarão a duas mãos o vencedor do Desportivo das Aves-Sporting de Braga.

André Pereira e João Pedro passaram ontem pelo Centro Materno Infantil do Norte, no Porto, onde visitaram crianças e adolescentes internados a quem procuraram dar alguma alegria perto do Natal. O avançado lamentou que estas iniciativas não se realizem mais vezes e noutras alturas do ano, enquanto o lateral frisou que estas visitas até se tornam uma motivação adicional para ganhar.

O avançado João Mário, do FC Porto B, e o médio Fábio Vieira, da equipa de Sub-19, renovaram os respectivos contratos até 2022. Em declarações a fcporto.pt, os dois internacionais portugueses mostraram-se felizes pelas renovações e esperançados no sucesso futuro de azul e branco.

Após duas vitórias, o FC Porto B enfrenta o Covilhã a partir das 11h, em Pedroso, e Luizão garante que a equipa está mais confiante e vai entrar com tudo. Às 15h, a formação de Sub-19 joga no terreno do Boavista com o objectivo de reforçar a liderança.  E amanhã, às 11h, há novo dérbi portuense, mas em Sub-17 e no Olival, com Tulipa e Rúben Cardoso a projectarem um encontro difícil. 

A equipa de basquetebol disputa hoje na Madeira a última jornada da primeira volta da primeira fase do campeonato (15h), e pretende somar a quinta vitória consecutiva para garantir a qualificação para a Taça Hugo dos Santos. É o tudo ou nada, considera Diogo Araújo, que também garante que a equipa tem o que é preciso para ganhar.

À mesma hora, mas no Dragão Caixa, há jogo de hóquei em patins. O FC Porto recebe o Óquei de Barcelos com os objectivos de vencer e aproximar-se do líder Sporting, que tem mais um jogo. Telmo Pinto tem noção das dificuldades que o adversário vai criar, mas conhece a receita para o sucesso: Queremos impor o nosso ritmo e o nosso jogo desde cedo, para que estejamos sempre à frente.

Três horas depois, também no Dragão Caixa, a equipa de andebol recebe o Fermentões. Para Leandro Semedo, o objectivo é sempre vencer e somar mais três pontos. Desta vez, os azuis e brancos vão em busca da 12ª vitória consecutiva no campeonato.

21/12/18

Aconteceu a 21 Dezembro 1996

Neste dia, o FC Porto deslocou-se ao Estádio do Restelo para enfrentar o Belenenses, em jogo da 13ª jornada da Liga. O encontro ficou resolvido bem cedo e em apenas dois minutos: Jardel facturou aos 21 e aos 23. A temporada de 1997/98 ficou marcada pela conquista do primeiro tetracampeonato de história azul e branca e por mais um fabuloso registo de golos do internacional brasileiro: 26 no campeonato, 10 na Taça de Portugal, três na Liga dos Campeões.

Dragões Diário 21-12-2018

Há gestos que valem mais do que qualquer treino, jogo ou troféu. Ontem, Sérgio Conceição e quatro jogadores visitaram a ala pediátrica do Hospital São João, no Porto, e distribuíram força, sorrisos e presentes às crianças internadas. Herrera revelou-se emocionado, Felipe descreveu uma tarde abençoada, enquanto Óliver destacou os exemplos de força, energia e esperança transmitidos por quem luta para ultrapassar situações complicadas. Foi à Porto.

Pela mesma altura, Alex Telles passou pela Legião da Boa Vontade para distribuir cabazes de Natal destinados a famílias carenciadas. O lateral brasileiro sublinhou que os jogadores de futebol, pela visibilidade que têm, devem assumir um papel social importante: Não devemos ser apenas exemplos como atletas. Devemos ser sobretudo exemplos como homens.

Mais tarde, Jorge Nuno Pinto da Costa participou no habitual jantar de Natal promovido pela Comissão de Honra de Apoio à Candidatura. O presidente do FC Porto aproveitou a ocasião para criticar o estrangulamento do futebol por impostos e deixar uma garantia aos portistas: Vamos continuar a lutar e a tentar ser os melhores, para que a Avenida dos Aliados possa voltar a viver dias inesquecíveis como o 21 de Maio deste ano.

Sem novidades no boletim clínico, o plantel principal prossegue, no Olival, a preparação para o jogo com o Rio Ave. Não se esqueça que o encontro, já com lotação esgotada, está marcado para as 15h de domingo, por isso até poderá almoçar pelo estádio. A partir das 12h, não faltará animação na Praça do Dragão.

14 anos depois da segunda vitória azul e branca na Taça Intercontinental, Maniche esteve no Museu FC Porto para entregar o prémio que na altura recebeu por ter sido considerado o melhor jogador em campo. O antigo médio revelou que é sempre arrepiante visitar aquele espaço e justificou a doação: Achei que tinha lógica doar esta chave ao Museu para que todos os adeptos que têm orgulho nesse momento em que ganhámos a Taça Intercontinental a possam ver.

20/12/18

Aconteceu a 20 Dezembro 1953

Neste dia, o FC Porto despediu-se de 1953 com uma vitória gorda no Estádio das Antas, inaugurado pouco mais de um ano antes. Na recepção ao Vitória de Guimarães, a equipa treinada por Cândido de Oliveira começou a marcar aos dois minutos e só parou a cinco do fim, vencendo por 10-0. Apesar da dezena de golos, apenas quatro jogadores fizeram o gosto ao pé: Carlos Duarte e Perdigão assinaram um hat-trick cada, José Maria converteu duas grandes penalidades, António Teixeira marcou mais dois.

Dragões Diário 20-12-2018

O Estádio do Dragão estará cheio na antevéspera de Natal, dia em que o FC Porto recebe o Rio Ave, a partir das 15h, em jogo da 14ª jornada da Liga. Como de costume, a preparação para esse encontro decorre no Olival, onde Sérgio Conceição não pôde contar, ontem, com os lesionados Aboubakar, Danilo e Otávio.

Se ainda não sabe o que oferecer no Natal àquele seu familiar ou amigo portista, porque não opta por um bilhete para uma partida da melhor competição de futebol do mundo? O jogo é só a 6 de março, mas os ingressos para o FC Porto-Roma, dos oitavos de final da Liga dos Campeões, já estão à venda em fcporto.pt. A partir de amanhã, estarão disponíveis nos locais habituais.

Os três capitães do FC Porto B, Rui Pires, Oleg e Diogo Queirós, representaram ontem o plantel em duas acções de solidariedade: entrega de bens alimentares no Coração da Cidade e de prendas de Natal a crianças do Colégio Barão de Nova Sintra. Rui Pires aproveitou a ocasião para deixar uma mensagem: Todas as pessoas deveriam tirar um pouco do seu tempo para passar uma tarde com estas pessoas, com estas crianças e com as pessoas que trabalham nestas instituições, que merecem que lhes sejam reconhecidos grande valor e grande mérito.

Em andebol, o FC Porto confirmou o favoritismo, bateu o Boa Hora em Lisboa por 30-22 e assumiu, à condição, a liderança isolada do campeonato. Ángel Hernández, Rui Silva, Alexis Borges e Miguel Alves, autores de quatro golos cada, foram os melhores marcadores dos azuis e brancos, que se despedem de 2018 no sábado, no Dragão Caixa, frente ao Fermentões.

Também no basquetebol o FC Porto esteve à altura das expectativas e venceu o Galitos por 97-88. Com este resultado, os Dragões somam a quarta vitória consecutiva, sobem ao terceiro lugar da tabela e mantêm a aspiração de confirmar no sábado, na Madeira, a qualificação para a Taça Hugo dos Santos.

19/12/18

Aconteceu a 19 Dezembro 1982

Neste dia, o último jogo do FC Porto em casa foi contra o Rio Ave. No Estádio das Antas, Gomes fez um jogo à Gomes e marcou três golos. Pelo meio, Rodolfo juntou-se à festa e ajudou a construir o 4-0 final. Curiosamente, a equipa adversária era treinada por um futuro técnico do FC Porto, Quinito, e tinha como uma das figuras do meio-campo um futuro campeão nacional, europeu e mundial pelos Dragões: Quim.

Dragões Diário 19-12-2018

O FC Porto somou ontem a 14ª vitória consecutiva, igualou o segundo melhor registo de triunfos da história do clube e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal. Como tinha acontecido nos dois jogos anteriores para as competições nacionais, os Dragões até entraram a perder, mas tiveram capacidade para dar a volta e bater o Moreirense por 4-3. Felipe, Hernâni e Marega (dois) marcaram os golos azuis e brancos.

Sérgio Conceição falou de um verdadeiro jogo de Taça, que poderia ter sido mais confortável para o FC Porto se ao intervalo estivesse a vencer por 3-1 ou 4-1, um resultado que considera que seria justo. Sem querer apontar qualquer tipo de desculpa, o treinador recordou que este duelo com o Moreirense foi o terceiro jogo em sete dias, disputado na sequência de viagens à Turquia e aos Açores.

Feliz por passar à próxima eliminatória, Alex Telles falou de uma vitória difícil a que não foi alheio o cansaço da equipa. Hernâni, que assinou um excelente golo, abordou a intermitência na evolução do resultado: Baixámos a nossa intensidade e isso complicou-nos o jogo.

Nem só boas notícias sobraram do jogo de ontem, que terminou com o boletim clínico mais preenchido: Danilo sofreu uma entorse no tornozelo direito, enquanto Otávio contraiu uma lesão na face posterior da coxa direita.

No final do encontro, o plantel aproveitou para manifestar apoio a Nuno Pinto, jogador do Vitória de Setúbal a quem foi diagnosticado um linfoma recentemente. Juntos no balneário, jogadores e equipa técnica tiraram uma fotografia em que seguraram uma camisola com o nome do atleta natural de Vila Nova de Gaia.

A equipa de andebol, que soube ontem que será a principal fornecedora de talentos da selecção portuguesa e que Thomas Bauer foi convocado para a da Áustria, joga mais logo em Lisboa frente ao Boa Hora (20h30, Porto Canal). António Areia, que esta temporada já marcou 95 golos, não poupa nas palavras para abordar este encontro: Temos de assumir claramente o favoritismo.
 
Meia hora mais tarde, no Dragão Caixa, a equipa de basquetebol acerta calendário com o Galitos Basket (21h também no Porto Canal). Vencer, continuar a subir na tabela e garantir a qualificação para a Taça Hugo dos Santos são objectivos assumidos por Miguel Queiroz, que deixa uma garantia: Acreditamos que vamos conseguir.

18/12/18

Aconteceu a 18 Dezembro 2017

Neste dia, em jogo da 15ª jornada da Liga, Diego Reyes marcava o golo 700 do FC Porto no Estádio do Dragão, que foi também o primeiro da vitória (3-1) sobre o Marítimo e o primeiro de três apontados pelo defesa mexicano com a camisola azul e branca. A história do golo conta-se de forma simples e em dois tempos: Alex Telles bateu o canto na esquerda e Reyes subiu para cabecear - forte, de cima para baixo e sem grandes hipóteses de defesa. Corria o minuto 19. O Marítimo ainda empatou por Fábio Pacheco, mas Marega, que acabou o que Reyes começou, marcou por duas vezes, sempre de pé esquerdo e sempre assistido por Brahimi. O primeiro do jogo, o do mexicano, foi o último de sete golos centenários apontados em 15 anos de Estádio do Dragão.

Dragões Diário 18-12-2018

A Roma, adversário que o FC Porto afastou no play-off de 2016, é agora o obstáculo a ultrapassar nos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas não a preocupação imediata de Sérgio Conceição, que ignorou olimpicamente a reacção de Francesco Totti ao sorteio e a convicção do antigo internacional italiano de que os romanos tiveram alguma sorte. Quando muito, a resposta saiu-lhe ao desafio, recuperando outros tempos e outras rivalidades, com um inesperado Força, Lázio!
 
A seu tempo falaremos da Roma, avisou e adiou Sérgio Conceição, que, como jogador, foi campeão italiano com a camisola da Lazio, o eterno rival dos giallorrossi de Totti. Aquilo que o levava ali, à sala de imprensa, era outro assunto: era o Moreirense, a Taça de Portugal, a intenção de assumir o jogo dos oitavos de final, que se disputa esta noite (20h45) no Dragão, e de eliminar uma equipa que até já ganhou na Luz.

Com intervalos competitivos minúsculos e a recuperar da vitória nos Açores, a Sérgio Conceição só sobrou tempo para reagir a tweets e retweets plantados para intoxicar a opinião pública e passar a imagem de que o FC Porto está a ser beneficiado. E para esse lixo comunicacional, sem rosto nem assinatura, o treinador só teve uma resposta: Estamos em primeiro porque somos os melhores. Somos a equipa mais forte, ponto. Fim de discussão.

O internacional português Romário Baró, médio da equipa B, renovou contrato até 2023 e confessou, no momento, a alegria enorme que é vestir a camisola do FC Porto. O jogador, de 18 anos, reconheceu ainda que 2018 está a ser um ano muito bom para ele e espera continuar a evoluir para ajudar o clube que defende.

A equipa de hóquei em patins, que perdeu a final da Taça Intercontinental na madrugada de segunda-feira, chega esta noite ao Porto triste com o resultado, mas satisfeita com o trabalho desenvolvido. Ontem, ainda em San Juan, na Argentina, Guillem Cabestany tinha poucas coisas a apontar à exibição e aos jogadores, e até observou que o FC Porto poderia ter ganho qualquer uma das três finais internacionais que perdeu com o Barcelona em 2018.

17/12/18

Aconteceu a 17 Dezembro 1944

Neste dia, na recta final da II Guerra, o FC Porto recebia o Vitória de Guimarães para o campeonato. Ao intervalo ainda havia 0-0, mas a segunda parte iria entrar para a história, com vendaval ofensivo e dez golos sem resposta. Lourenço apontou seis golos, três deles entre os 51 e os 58 minutos. Este jogo continua a ser o único em que o FC Porto marcou dez golos numa segunda parte. Recorde que, convenhamos, não é nada fácil de bater.

Dragões Diário 17-12-2018

O FC Porto fica a conhecer daqui a pouco o adversário nos oitavos de final da Liga dos Campeões. O sorteio arranca às 11h na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça, e os campeões nacionais já sabem que vão medir forças com uma destas sete equipas: Atlético de Madrid (Espanha), Tottenham (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Ajax (Holanda), Lyon (França) ou AS Roma (Itália).
 
Foi chegar, tentar descansar e treinar. Horas depois da 13ª vitória consecutiva, o FC Porto regressou ao Olival com o foco na 14ª, mas para isso terá de bater o Moreirense, no Estádio do Dragão, nos oitavos de final da Taça de Portugal (terça-feira, 20h45). Hoje há novo treino, às 17h, que antecede a conferência de imprensa de Sérgio Conceição (18h15).

Na 2ª jornada da 2ª fase do Nacional de Juniores B, os Sub-17 do FC Porto regressaram às vitórias frente ao Sporting de Braga (4-1), no Olival, com golos de Francisco Conceição (24m), Diogo Abreu (32m), Leandro Dias (50m) e Pedro Vieira (64m). Os Sub-15, por sua vez, também venceram o Sporting de Braga (2-1), mas no Minho, na 4.ª jornada da 2ª fase do Nacional de Juniores C. Joel Carvalho (57m) e Marco Cruz, de grande penalidade (70m), assinaram a reviravolta dos Dragões.

Foi mais do mesmo. O FC Porto jogou, por vezes até jogou melhor, a equipa de arbitragem inclinou a pista e no final, mesmo lá para o final do prolongamento, ganhou o Barcelona (5-4), que leva para casa a Taça Intercontinental de hóquei em patins. Em San Juan, na Argentina, um golo de Reinaldo García e um hat-trick de Gonçalo Alves não chegaram para garantir a vitória à terceira final disputada com os catalães no espaço de sete meses.

Diego Allende chegou ao Porto no final dos anos 80, bem a tempo de ganhar tudo o que havia para ganhar de Dragão ao peito, incluindo a Taça dos Campeões Europeus em 1990. O antigo hoquista, que abriu as portas sul-americanas para o hóquei portista, é agora um empresário de sucesso em San Juan, a cidade argentina que acolheu a Taça Intercontinental. O FC Porto passou a ser o meu clube, assume Diego Allende.