18/06/20

Aconteceu a 18 Junho 1922

Neste dia, o FC Porto sagrava-se o primeiro campeão nacional da história do futebol português. Após prolongamento, no Campo do Bessa, os azuis e brancos batiam o Sporting por 3-1 e conquistavam a edição inaugural do Campeonato de Portugal. Meio século depois, nas Antas, o emblema da Invicta organizava uma homenagem aos pioneiros das vitórias portistas. Apenas três dos heróis de 1922 resistiram à passagem do tempo e estiveram presentes no nosso estádio. Um emocionado João de Brito - capitão e marcador do golo decisivo contra os de Alvalade - usou da palavra para relembrar um dos dias mais importantes da história do clube: O que nos festejaram e nos felicitaram! O que nos disseram e de nós escreveram! E a popularidade de que nos cercaram!

Dragões Diário 18-06-2020

O plantel comandado por Sérgio Conceição realizou ontem, durante a manhã, o primeiro treino de preparação para o dérbi da próxima terça-feira (23 de Junho, 21h15), no Estádio do Dragão. Na noite de São João, o orgulho da Invicta estará em jogo e o FC Porto não tem margem para escorregar, sob o risco de perder a liderança do campeonato por que tanto batalhou. Contra o Boavista, cumprido que foi o castigo de uma partida, a dupla de laterais Wilson Manafá/Alex Telles estará de volta ao leque de opções do treinador dos Dragões. Marcano, em tratamento à grave lesão que sofreu no joelho direito, continua a ser baixa. Daqui a momentos, a equipa regressa ao Olival para mais uma sessão de trabalho.
 
Não foi só o vírus SARS-CoV-2 que impediu o sucesso desportivo das nossas modalidades de pavilhão na temporada 2019/20. Na mais recente edição da revista Dragões, apresentamos-lhe um resumo da temporada de basquetebol do FC Porto. As contratações, no passado verão, de Max Landis, Preston Purifoy e Tanner McGrew pouco ou nada diziam aos adeptos azuis e brancos, contudo, a vitória indiscutível na Supertaça - sobre a bicampeã Oliveirense - por 92-69, demonstrou o elevado potencial das escolhas de Moncho López no mercado. Infelizmente, o vírus das lesões atacou com gravidade dois dos três craques norte-americanos e deixou seriamente desfalcado o colectivo comandado pelo treinador galego.
 
Depois de Ana Afonso e de Tânia Oliveira, esta quarta-feira a nossa equipa de voleibol feminino garantiu mais duas renovações de contrato. Bárbara Gomes (até 2022) e Joana Resende (até 2021) estenderam os respectivos vínculos que as ligam à AJM/FC Porto e mostraram-se ambas orgulhosas por continuarem a vestir de azul e branco. Na primeira época, a parceria entre a Academia José Moreira e o emblema portuense teve um sucesso esmagador - com a vitória na Supertaça e Taça de Portugal - e só a interrupção abrupta das competições impossibilitou as portistas de conquistarem o título mais desejado: o de campeãs nacionais.

17/06/20

Aconteceu a 17 Junho 1979

Uma vitória sobre o Barreirense era tudo o que separava o FC Porto da renovação do principal título nacional. Neste dia, no Estádio das Antas, Oliveira, Duda, Gomes e Coentro Faria, na baliza errada, marcaram os golos de um triunfo por 4-1 que permitiu a Pedroto igualar um dos grandes feitos de Siska, o primeiro treinador bicampeão da história azul e branca. Uma semana antes do São João, o Porto já rebentava de alegria.

Dragões Diário 17-06-2020

Às vezes os números são mais eloquentes do que quaisquer palavras. Segundo as estatísticas oficiais, o jogo de ontem resume-se assim: o FC Porto rematou 20 vezes, desperdiçou um penálti, teve 70% de posse de bola, dispôs de 12 cantos e não marcou um único golo. Consequência: o jogo das Aves terminou como começou.
 
E há outra coisa que também é revelada pela matemática: independentemente do que acontecer hoje em Vila do Conde, o FC Porto partirá para a próxima jornada na posição mais invejada do campeonato. Como é lógico, ninguém ficou satisfeito com o resultado de ontem. Mas também ninguém desarma. Há oito combates para ganhar.
 
Claro que para ganhar é preciso o que ontem faltou, o mais importante, que é meter a bola lá dentro. As palavras são de Sérgio Conceição, que descreveu um jogo cruel de tiro ao boneco, em que o FC Porto chegava bem ao último terço do campo, mas depois pecava na eficácia e confrontava-se com a inspiração do guarda-redes do Aves.

Sem querer entrar em desculpas, até por considerar a arbitragem positiva, Sérgio Conceição não deixou de assinalar que houve uma situação que envolveu Tomás Esteves - estreante no campeonato - que devia ter tido outro desfecho: O árbitro precipitou-se em apitar falta, o lance seguiu e acabamos por meter a bola na baliza.
 
Na mesma linha do treinador, Diogo Leite considera que a equipa fez de tudo, faltou mesmo só o golo. A frustração pelo resultado não impediu que os jogadores saíssem do campo de cabeça erguida nem diminuiu as expectativas para o que falta do campeonato: Temos sete jogos, queremos ganhá-los e estamos todos confiantes.
 
Depois desses sete há mais um, a final da Taça de Portugal frente ao Benfica, desde ontem com data marcada: 1 de agosto. A hora e o local só serão anunciados pela Federação Portuguesa de Futebol na próxima semana.

16/06/20

Aconteceu a 16 Junho 1988

Neste dia, o FC Porto fez a festa da Taça depois de vencer o Vitória de Guimarães. A equipa de Tomislav Ivic fechava uma época excepcional com a conquista da Taça de Portugal, já depois de ter vencido a Liga, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia. No Jamor, foi Jaime Magalhães quem decidiu.

Aconteceu a 16 Junho 1968

Neste dia, o FC Porto fez a festa da Taça. Venceu o Vitória de Setúbal, que chegou a estar em vantagem antes de Valdemar e Nóbrega darem a volta ao resultado e o primeiro troféu da carreira de treinador a José Maria Pedroto.

Dragões Diário 16-06-2020

Ainda na expectativa, desfeita ao final da tarde de ontem, de poder utilizar Alex Telles e já na certeza de que não poderia contar com Marcano, Nakajima e Manafá, Sérgio Conceição assumia o projecto de levar à Vila das Aves as preocupações normais de quem só pensa em ganhar o jogo. Vamos para a frente com aqueles que temos, desdramatizou o treinador em conferência de imprensa, enquanto projectava o desafio desta noite (21h15, Sport.TV1), o único capaz de fazer com que os extremos se toquem, mesmo em tempos de pandemia.

Atento ao que se passa em redor e, em particular, ao que faz o Benfica, o treinador redirecciona o foco para a própria equipa e para aquela que vai apanhar pela frente. No caso, para o Desportivo das Aves, o último classificado, a lidar com uma situação difícil, ainda matematicamente possível de resolver e a preparar-se para apresentar uma linha de cinco defesas, o que não altera em nada o plano de jogo de Sérgio Conceição, que, de uma forma simplista, se resume a chegar à baliza do adversário sem sofrer golos.

Vestir a camisola do clube do coração e jogar pela primeira vez no Dragão Arena marcou-as para sempre. Agora, que renovaram por mais dois anos, o orgulho e a felicidade percebe-se até no olhar. Elas são Tânia Oliveira e Ana Afonso, voleibolistas da AJM/FC Porto que venceram a Supertaça, a Taça de Portugal e a fase regular do campeonato.

15/06/20

Aconteceu a 15 Junho 1958

Neste dia, o FC Porto viajava até Oeiras para defrontar o Benfica na final da Taça de Portugal. Treinados por Otto Bumbel, os portistas haviam eliminado o Sporting nas meias-finais - vingando assim a perda do campeonato, para os de Alvalade, pela diferença de golos - e tudo o que os separava de erguerem a segunda Taça de Portugal do palmarés azul e branco era outra equipa lisboeta. Tal como na primeira conquista, em 1956, Hernâni voltou a ser o abono da família tripeira. Um golo solitário do furacão de Águeda foi suficiente para garantir o caneco que o capitão Virgílio ergueu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional.

Dragões Diário 15-06-2020

Este domingo foi de trabalho no Olival. Ontem, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, Sérgio Conceição leccionou mais uma sessão de relvado tendo em vista a terceira de dez finais que aguardam os líderes da Liga até final do campeonato. Sem Marcano - entregue aos cuidados do departamento liderado por Nélson Puga - e com os castigos de Manafá e Alex Telles, o comandante das tropas portistas terá de estrear uma nova linha defensiva na Vila das Aves. Os avenses são o lanterna vermelha do campeonato, contudo, nas recepções ao FC Porto, costumam agigantar-se e têm causado dificuldades ao esquadrão da Invicta.

Durante o fim de semana que findou veio a público o número 402 da Dragões. Na mais recente edição da revista oficial do FC Porto, o Diogo Faria foi aos baús da história para levar até si um trabalho de pesquisa sobre os Golos múltiplos. Num levantamento de registos goleadores desde 1921, revelamos quantas vezes um jogador azul e branco fez hat-trick, póquer, manita e marcou seis, sete e até oito golos de uma só vez com o brasão abençoado ao peito. Norman Hall, Waldemar Mota, Teixeira, Araújo, Pinga, Gomes e Jardel são alguns dos artilheiros em destaque na Dragões, já disponível em versão digital.

É o futebolista que mais vezes vestiu a nossa camisola. É o portista que celebrizou o mítico número 2. É o homem que, para jogar durante um mês com um dedo do pé partido, fez um buraco nas chuteiras e pintou as meias de preto. É o eterno capitão que ergueu a Taça de Portugal entre pedras e garrafas no Jamor. Estamos a falar, obviamente, de João Pinto, uma das maiores figuras vivas do nosso clube. O legado que o broas deixou é eternizado em mais um Dragões para Sempre da FC Porto TV.

14/06/20

Aconteceu a 14 Junho 1998

O Pavilhão Américo de Sá foi o palco de uma tarde inspirada de Tó Neves, que valeu um título importante ao FC Porto. Neste dia, e depois de enfrentarem alguns jogos no campeonato com arbitragens duvidosas, que deixaram os Dragões fora da corrida pelo primeiro lugar, os portistas responderam na Taça de Portugal, batendo o Benfica na final (7-4). Este título foi o primeiro de Franklim Pais de azul e branco.

Dragões Diário 14-06-2020

Passado, Presidente e Futuro. É esta a frase realçada na capa da mais recente edição da Dragões, que dá destaque a Jorge Nuno Pinto da Costa, depois da sua recondução para o 15º mandato consecutivo na presidência do FC Porto. A 402ª edição da revista oficial do clube tem o acto eleitoral como tema principal, mas oferece-lhe muito mais à distância de um simples clique.

O segundo fim de semana de Junho começou com mais um treino no Olival, onde o FC Porto prepara a deslocação até à Vila das Aves (terça-feira, 21h15). Marcano continua a ser o único nome no boletim clínico da equipa de Sérgio Conceição, que volta a treinar esta manhã com o foco no CD Aves e na 27ª jornada do campeonato, que os Dragões lideram de forma isolada.
 
Em menos de duas semanas, Jorge Meireles é o quarto jogador a rubricar um contrato profissional com o FC Porto até 2023. Na próxima época, o médio vai representar a equipa de Sub-17, depois de um ano em que marcou oito golos enquanto esteve emprestado ao Padroense. No momento da assinatura, o jovem Dragão não escondeu o enorme orgulho por concretizar o sonho de sempre.