03/10/20

Aconteceu a 03 Outubro 2018

Neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Galatasaray por 1-0, naquela que seria a primeira de cinco vitórias alcançadas em seis jogos no Grupo D da Liga dos Campeões. Depois de um empate em Gelsenkirchen frente ao Schalke 04 na ronda inaugural, os Dragões apareceram determinados em seguir pela rota do sucesso e, graças a um golo de Marega no início da segunda parte, passaram a ter quatro dos 16 pontos com que garantiram, em primeiro lugar, o acesso aos oitavos de final. O desempenho portista nesta fase de grupos ficou marcado por alguns recordes, desde logo do avançado maliano, que se tornou o primeiro jogador dos azuis e brancos a marcar em seis partidas consecutivas da principal prova europeia de clubes, superando a marca de Mário Jardel.

Dragões Diário 03-10-2020

Logo, a partir das 18h30, o FC Porto tem o terceiro teste oficial da nova época frente ao Marítimo, no Dragão, um encontro para o qual não estão disponíveis os lesionados Marchesín, Mouhamed Mbaye, Marcano e Evanilson. Sérgio Conceição acredita que os Verde-rubros se apresentarão na Invicta com uma linha defensiva de cinco, destacando por isso a importância de ter uma dinâmica atacante que permita à equipa encontrar espaços, fazer golos e ganhar o jogo. O treinador portista avisa ainda que a partida se pode tornar difícil se os azuis e brancos não forem pacientes e inteligentes.  

Ao duelo do campeonato contra o Marítimo seguem-se os compromissos das diferentes selecções nacionais. Depois de Danilo, Pepe e Sérgio Oliveira terem sido chamados para os jogos de Portugal, Matheus Uribe e Luis Díaz também mereceram a confiança de Carlos Queiroz e serão opções para os desafios da Colômbia diante da Venezuela e do Chile, no arranque da fase de qualificação sul-americana para o Mundial 2022. Já Tecatito Corona foi convocado para os amigáveis do México com a Holanda e a Argélia.  

Entretanto, já é conhecido o calendário definitivo da edição 2020/21 da Liga dos Campeões. Cabeças-de-série do Grupo C, os Dragões dão início à campanha europeia com uma deslocação à casa do Manchester City (21/10) e concluem a fase de grupos na Grécia, onde disputarão o segundo desafio com o Olympiacos (09/12). Pode ver no site oficial do clube todos os horários e datas dos duelos do FC Porto na etapa inicial da maior prova europeia de clubes.  

O FC Porto B defronta o Vilafranquense este domingo, em Pedroso, na quinta ronda da LigaPro. Antevendo o confronto, que arranca às 17h (FC Porto TV/Porto Canal), João Marcelo garantiu que os bês portistas estão preparados para lutar pela vitória, a qual escapou nas duas últimas jornadas, e sublinhou que o grupo orientado por Rui Barros se encontra no caminho certo. À semelhança do Vilafranquense, os jovens Dragões têm quatro pontos ao cabo de quatro jogos.

Já esta noite o andebol está de regresso ao campeonato, depois do embate europeu da última quarta-feira no terreno do Flensburg. O colectivo liderado por Magnus Andersson mede forças, no Dragão Arena, com o Póvoa AC, em encontro da quarta jornada da prova (21h30, FC Porto TV/Porto Canal). O ponta António Areia deixa claro que os portistas vão enfrentar com máxima seriedade uma formação motivada e que quer mostrar que tem valor para estar na Primeira Divisão.

Bem mais cedo, ao início da tarde, o hóquei em patins disputa o primeiro jogo caseiro do campeonato e não lhe falta vontade de fazer esquecer o deslize da ronda inaugural. Os Dragões comandados por Guillem Cabestany recebem o Famalicense (15h, FC Porto TV/Porto Canal), um conjunto que, lembrou Gonçalo Alves, tem mais jogos nas pernas. O avançado portista mostrou-se, ainda assim, convencido de que os azuis e brancos vão ganhar o jogo.

Na Edição Especial de 2020 da Volta a Portugal, corre tudo sobre rodas para a W52-FC Porto. Amaro Antunes mantém-se de amarelo no seguimento da quinta etapa em linha entre Oliveira do Hospital e Águeda, na qual ficou em nono lugar com o mesmo tempo do britânico Daniel McLay (Arkéa-Samsic), que foi o primeiro a cortar a meta. Na classificação geral individual, o algarvio dos Dragões continua com uma vantagem de 13 segundos sobre Frederico Figueiredo (Tavira) e de um minuto e 13 segundos sobre o colega de equipa Gustavo Veloso. Na geral colectiva, o contingente azul e branco permanece à frente, com o Boavista a seis minutos e 41 segundos. A tirada deste sábado é entre as Caldas da Rainha e Torres Vedras (155 quilómetros).

02/10/20

Aconteceu a 02 Outubro 1968

Neste dia, o FC Porto voltava a medir forças com o Cardiff, desta vez no Estádio das Antas, depois de um empate a duas bolas no País de Gales. No reencontro, os Dragões de José Maria Pedroto venceram por 2-1 com golos de Pavão e Custódio Pinto, mas importa acrescentar que Américo defendeu um penálti na recta final do jogo, ajudando o FC Porto a qualificar-se para a eliminatória seguinte da então denominada Taça das Taças.

Dragões Diário 02-10-2020

É sempre um momento que mexe com a Nação Porto, habituada a ver o seu clube brilhar como mais ninguém em Portugal nos melhores palcos europeus da melhor competição do mundo. O sorteio da Liga dos Campeões realizou-se ontem em Genebra, na Suíça, e colocou o FC Porto no Grupo C juntamente com Manchester City (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Marselha (França). A jornada inaugural está agendada para os dias 20 e 21 de Outubro, mas o calendário definitivo será conhecido hoje.

Para já, a Liga dos Campeões pode esperar, pois no futuro mais próximo está a recepção ao Marítimo, no Estádio do Dragão, a contar para a terceira jornada do campeonato (sábado, 18h30). Foi com o foco no desafio com os madeirenses que os campeões nacionais voltaram a treinar ontem no Olival, que hoje volta a receber mais uma sessão de trabalho do plantel comandado por Sérgio Conceição (10h30). Depois, em conferência de imprensa (12h30), o nosso treinador projecta o FC Porto-Marítimo de amanhã.

Pepe, Danilo e Sérgio Oliveira são os três jogadores do FC Porto convocados por Fernando Santos para os próximos compromissos da selecção portuguesa: um particular com a Espanha (07/10) e dois jogos para a Liga das Nações, frente a França (11/10) e Suécia (14/10). No que diz respeito aos Sub-21 lusos, Diogo Costa, Diogo Leite, Diogo Queirós e Fábio Vieira são os quatro Dragões eleitos por Rui Jorge para os jogos de apuramento para o Europeu 2021, frente a Noruega (09/10) e Gibraltar (13/10).

Realizou-se ontem a quarta etapa da Edição Especial da Volta a Portugal, que ligou Guarda à Torre (Covilhã), e o portista Amaro Antunes continua a ser o dono da camisola amarela. O ciclista da W52-FC Porto mantém 13 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Frederico Figueiredo (Tavira), com o companheiro de equipa Gustavo Veloso a fechar o top-3. Hoje corre-se a quinta etapa da Edição Especial da Volta a Portugal entre Oliveira do Hospital e Águeda, um percurso de 176,3 quilómetros.

01/10/20

Aconteceu a 01 Outubro 1945

Um dia depois de completar 36 anos de vida, Artur Soares de Sousa, conhecido no futebol como Pinga, pôs fim a uma carreira de grande sucesso e incontornavelmente ligada ao FC Porto. Oriundo do Marítimo, aterrou na Invicta em 1930 e esteve ininterruptamente ao serviço dos azuis e brancos até 1945. Ao todo, com a camisola portista, realizou 221 jogos e marcou 146 golos, tendo conquistado dois Campeonatos de Portugal e três Ligas Portuguesas. O avançado madeirense foi especialmente eficaz nas partidas contra o Sporting, em que colocou a bola na baliza contrária oito vezes, o que faz dele ainda hoje o melhor marcador dos Clássicos entre Dragões e Leões.

Dragões Diário 01-10-2020

O terceiro episódio da missão de defesa do título de campeão nacional é já daqui a dois dias. O FC Porto cumpriu ontem no Olival mais uma sessão de trabalho com o pensamento no duelo da Liga face ao Marítimo, agendado para este sábado às 18h30 no Dragão. Se Marcano e Mbaye, a tratarem as respectivas lesões, ainda estão afastados do relvado, Cláudio Ramos e Evanilson treinaram de modo condicionado. A preparação do confronto com os Verde-rubros é retomada quando forem 10h30.   
 
A equipa de andebol foi até à Alemanha para defrontar o Flensburg na terceira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões e, apesar da interessante exibição, acabou por perder frente a um dos colectivos mais fortes do mundo. Os anfitriões impuseram-se por 36-29, numa noite em que Daymaro Salina e André Gomes, com cinco golos cada, foram os portistas mais produtivos. O grupo dirigido por Magnus Andersson reentra em campo já este sábado para enfrentar no Dragão Arena o Póvoa AC, em jogo da quarta ronda do campeonato (21H30, FC Porto TV/Porto Canal).
 
Sobre duas rodas, não faltaram motivos de alegria. Após a terceira etapa em linha da Edição Especial 2020 da Volta a Portugal em bicicleta, o portista Amaro Antunes manteve a camisola amarela e na geral individual continua com 13 segundos de vantagem sobre Frederico Figueiredo (Tavira). Na tirada de 171,9 quilómetros entre Felgueiras e Viseu, o Dragão mais bem posicionado foi Gustavo Veloso (13º), que ajudou a W52-FC Porto a conservar o primeiro lugar da classificação por equipas. A etapa desta quinta-feira é a mais esperada: começa na Guarda e termina no mítico Alto da Torre.

30/09/20

Aconteceu a 30 Setembro 1981

Neste dia, Jaime Magalhães estreava-se a marcar nas competições europeias. Foi na Taça das Taças e este seria o primeiro dos 7 golos que assinou em 52 jogos que disputou nas provas da UEFA. Em 15 temporadas na equipa principal do FC Porto, efetuou 406 jogos, marcou 45 golos e coleccionou um palmarés, incrível: 1 Taça dos Campeões Europeus, 1 Taça Intercontinental, 1 Supertaça da UEFA, 7 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 7 Supertaças de Portugal.


Aconteceu a 30 Setembro 2009

Neste dia, com casa cheia no Dragão, o FC Porto jogava a fase de grupos da Liga dos Campeões e vencia o Atlético de Madrid, de Forlán, Agüero, Simão Sabrosa e do nosso bem conhecido Paulo Assunção. Com a subtileza de um toque de calcanhar, Falcao desbloqueou o encontro, já com David de Gea a tentar fechar a baliza dos colchoneros no lugar de Roberto, e Rolando confirmou a vitória indiscutível (2-0) na sequência de um pontapé de canto.


Dragões Diário 30-09-2020

A camisola amarela mudou de corpo, mas não mudou de equipa. Amaro Antunes, imparável nos últimos 400 metros de prova, venceu a mítica etapa da Senhora da Graça e é o novo líder da edição especial da Volta a Portugal, com 13 segundos de vantagem sobre Frederico Figueiredo (Tavira), o segundo a chegar à meta. Gustavo Veloso desceu ao terceiro lugar da geral e a W52-FC Porto, que ganhou pelo quinto ano consecutivo no alto do Monte Farinha, é ainda mais primeira na classificação por equipas.  
 
De regresso ao Olival, depois de um dia de folga, o campeão e líder da Liga começou a preparar a recepção ao Marítimo, da terceira jornada, sem Marcano e Mbaye, ambos a recuperar de lesões graves, com Cláudio Ramos a desenvolver treino integrado condicionado e com Evanilson a juntar um programa de treino condicionado ao trabalho de ginásio. O plantel de Sérgio Conceição volta a treinar daqui a pouco, às 10h30.
 
A nossa equipa de andebol joga já hoje na Alemanha, onde defronta o Flensburg-Handewitt, em encontro da terceira jornada da Liga dos Campeões. Antes da partida para o extremo norte alemão, Miguel Alves - Tito para os amigos - advertiu sobre as dificuldades que aguardam os azuis e brancos, lembrando que o adversário já foi a Paris vencer o PSG, que é só uma das melhores equipas do grupo. A FC Porto TV e o Porto Canal transmitem o jogo em directo a partir das 19h45.

29/09/20

Aconteceu a 29 Setembro 2007

Neste dia, um golo de Lisandro López em cada parte valeu ao FC Porto uma vitória por 2-0 sobre o Boavista. O dérbi contava para a sexta jornada da liga e os Dragões mantinham um registo imaculado que já indiciava o que estava para vir: no fim da época, foi celebrado o segundo tricampeonato da história azul e branca, dessa vez conquistado com uma vantagem de 20 pontos sobre o segundo classificado.


Dragões Diário 29-09-2020

A pandemia impôs restrições, mas nada impediu o FC Porto de celebrar com dignidade o 127º aniversário. Aos momentos tradicionais do hastear da bandeira e da homenagem aos atletas e sócios falecidos, ontem juntou-se uma inédita distribuição desconcentrada dos Dragões de Ouro e uma entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa ao Porto Canal.  
 
Na conversa com Tiago Girão, o presidente do FC Porto abordou as cerimónias de ontem, a relação com Sérgio Conceição, o crescimento do clube nas últimas décadas, a ausência de público nos estádios e o mercado de transferências que ainda está em aberto. Entre várias ideias fortes, reforçou uma garantia: O FC Porto é hoje um clube nacional e internacional, mas não queremos perder as nossas raízes e características de clube da cidade do Porto e do Norte.
 
Horas antes, o dirigente mais titulado da história do futebol agraciou pessoalmente todos os distinguidos com os Dragões de Ouro de 2020, e um deles, como não podia deixar de ser, foi Sérgio Conceição. Treinador do ano pela segunda vez, o técnico campeão nacional sublinhou que é apenas uma peça numa grande engrenagem e que continua motivadíssimo para dar alegrias a uma massa adepta para a qual os títulos são uma obrigatoriedade.  
 
Do plantel principal houve mais quatro galardoados em diferentes categorias: Pepe, Corona, Fábio Vieira e João Mário. Todos falaram aos meios de comunicação do clube e nenhum escondeu a felicidade pelo reconhecimento. O central prometeu mesmo honrar com o suor a confiança, enquanto o camisola 50 garantiu que ia dormir com o troféu.
 
Pode consultar no site oficial do FC Porto a lista completa dos 16 homenageados, que inclui velhas glórias, atletas de outras modalidades, dirigentes, funcionários e representantes simbólicos de todos os adeptos, como a casa do ano, o sócio do ano e os Super Dragões, enquanto parceiro do ano. Mais logo, a emissão do Universo Porto da Bancada incluirá um compacto com imagens desta edição tão diferente do habitual dos Dragões de Ouro. Vai para o ar às 22h na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Na primeira etapa em linha da Volta a Portugal, Gustavo Veloso manteve a camisola amarela depois de ter sido o terceiro a cruzar a meta no alto de Santa Luzia, em Viana do Castelo. O corredor mais rápido da W52-FC Porto foi, contudo, Daniel Mestre, que fechou a etapa no segundo lugar com o mesmo tempo do vencedor. Para hoje está reservada a icónica tirada que termina na Senhora da Graça. Arranca em Paredes e compreende uma distância de 167 quilómetros.

28/09/20

Aconteceu a 28 Setembro 2013

Neste dia, o imenso património cultural da cidade do Porto crescia ainda mais. No dia do 120º aniversário do clube nascia o Museu do FC Porto, considerado pela crítica como um dos mais inovadores e modernos museus desportivos do planeta. Com 27 áreas temáticas ao longo de praticamente oito mil metros quadrados contíguos ao Estádio do Dragão, a galeria da história azul e branca alberga centenas de troféus e memórias das mais diversas modalidades. Graças à utilização de novas tecnologias digitais, o Museu proporciona uma experiência intensa e emotiva para qualquer portista. A identidade e o espólio do FC Porto estão seguros num espaço de referência como este.

Dragões Diário 28-09-2020

Parabéns Futebol Clube do Porto!
Hoje comemoram-se 127 anos desde que António Nicolau d’Almeida fundou o FC Porto. A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava o nascimento de um club denominado Football Club do Porto. Na terceira página do jornal lisboeta era exposto o motivo que levou um jovem comerciante de vinho do Porto a tomar tão feliz iniciativa: preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade.

Nos primeiros seis meses de existência, os portistas realizaram vários treinos e jogos, conforme relatado pela imprensa da época, com destaque para a Taça D. Carlos I. Em Março de 1894, Football Club do Porto e Club Lisbonense enfrentaram-se no Campo dos Ingleses e a vitória sorriu aos da capital. A pedido da rainha D. Amélia, a partida prolongou-se para lá da hora, já que a comitiva real havia chegado atrasada ao Norte do país. 127 anos depois, o FC Porto detém os dois títulos mais importantes do futebol português e o maior palmarés internacional do país. Venham mais 127!

Ontem, os justos vencedores do dérbi da Invicta realizaram uma sessão matinal no CTFD PortoGaia. Depois da vitória gorda por 5-0 no Bessa, frente ao Boavista, o plantel dos Dragões voltou à carga e deu início à preparação para a recepção ao Marítimo, agendada para as 18h30 do próximo sábado. Sérgio Conceição continua sem poder contar com a dupla de lesionados de longa data (Marcano e Mbaye), enquanto que Cláudio Ramos e Evanilson se limitaram a complementar o trabalho de ginásio com exercícios de treino condicionado. Hoje é dia de folga para os líderes do campeonato, que tornam a pisar os relvados às 10h30 desta terça-feira.

Também ontem, e igualmente na margem Sul do Douro, o FC Porto B voltou à competição. A quarta ronda da LigaPro, entre os bês portistas e o Penafiel, disputou-se no Estádio de Pedroso. Os comandados de Rui Barros até foram o conjunto que mais atacou, mais rematou e mais bola teve, mas o resultado acabou por sorrir aos durienses, que venceram pela margem mínima (1-2). Para a equipa B do FC Porto segue-se a recepção ao Vilafranquense, na próxima jornada da segunda liga (domingo, 17h00).

A edição especial da Volta a Portugal em bicicleta começou com uma vitória azul e branca no prólogo de Fafe. Representada por João Rodrigues, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Gustavo Veloso, Rui Vinhas, Amaro Antunes e Samuel Caldeira, a W52-FC Porto foi para a estrada em busca do Penta na Grandíssima em cinco anos de parceria entre a formação de Sobrado e os Dragões. Nos sete mil metros de contrarrelógio individual, Veloso foi o mais rápido do pelotão e parte para a segunda tirada - 180 quilómetros entre Montalegre e o alto de Santa Luzia - vestido de amarelo.

O campeonato de voleibol feminino também teve início este domingo. Na primeira jornada da única prova nacional que ainda não conquistaram – apesar de terem vencido a fase regular na época transata – as atletas da AJM/FC Porto foram até Guimarães bater o Vitória por três parciais sem resposta. O bom arranque das comandadas de Rui Moreira, que ergueram a Supertaça na abertura da temporada 2020/21, teve continuidade na Cidade Berço. De regresso a casa, o próximo fim-de-semana reserva dois jogos de grande cartaz no Pavilhão Luso Venezuelano: no sábado as voleibolistas azuis e brancas recebem o Clube K e domingo é dia de clássico frente ao Benfica.