28/09/20

Dragões Diário 28-09-2020

Parabéns Futebol Clube do Porto!
Hoje comemoram-se 127 anos desde que António Nicolau d’Almeida fundou o FC Porto. A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava o nascimento de um club denominado Football Club do Porto. Na terceira página do jornal lisboeta era exposto o motivo que levou um jovem comerciante de vinho do Porto a tomar tão feliz iniciativa: preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade.

Nos primeiros seis meses de existência, os portistas realizaram vários treinos e jogos, conforme relatado pela imprensa da época, com destaque para a Taça D. Carlos I. Em Março de 1894, Football Club do Porto e Club Lisbonense enfrentaram-se no Campo dos Ingleses e a vitória sorriu aos da capital. A pedido da rainha D. Amélia, a partida prolongou-se para lá da hora, já que a comitiva real havia chegado atrasada ao Norte do país. 127 anos depois, o FC Porto detém os dois títulos mais importantes do futebol português e o maior palmarés internacional do país. Venham mais 127!

Ontem, os justos vencedores do dérbi da Invicta realizaram uma sessão matinal no CTFD PortoGaia. Depois da vitória gorda por 5-0 no Bessa, frente ao Boavista, o plantel dos Dragões voltou à carga e deu início à preparação para a recepção ao Marítimo, agendada para as 18h30 do próximo sábado. Sérgio Conceição continua sem poder contar com a dupla de lesionados de longa data (Marcano e Mbaye), enquanto que Cláudio Ramos e Evanilson se limitaram a complementar o trabalho de ginásio com exercícios de treino condicionado. Hoje é dia de folga para os líderes do campeonato, que tornam a pisar os relvados às 10h30 desta terça-feira.

Também ontem, e igualmente na margem Sul do Douro, o FC Porto B voltou à competição. A quarta ronda da LigaPro, entre os bês portistas e o Penafiel, disputou-se no Estádio de Pedroso. Os comandados de Rui Barros até foram o conjunto que mais atacou, mais rematou e mais bola teve, mas o resultado acabou por sorrir aos durienses, que venceram pela margem mínima (1-2). Para a equipa B do FC Porto segue-se a recepção ao Vilafranquense, na próxima jornada da segunda liga (domingo, 17h00).

A edição especial da Volta a Portugal em bicicleta começou com uma vitória azul e branca no prólogo de Fafe. Representada por João Rodrigues, Ricardo Mestre, Daniel Mestre, Gustavo Veloso, Rui Vinhas, Amaro Antunes e Samuel Caldeira, a W52-FC Porto foi para a estrada em busca do Penta na Grandíssima em cinco anos de parceria entre a formação de Sobrado e os Dragões. Nos sete mil metros de contrarrelógio individual, Veloso foi o mais rápido do pelotão e parte para a segunda tirada - 180 quilómetros entre Montalegre e o alto de Santa Luzia - vestido de amarelo.

O campeonato de voleibol feminino também teve início este domingo. Na primeira jornada da única prova nacional que ainda não conquistaram – apesar de terem vencido a fase regular na época transata – as atletas da AJM/FC Porto foram até Guimarães bater o Vitória por três parciais sem resposta. O bom arranque das comandadas de Rui Moreira, que ergueram a Supertaça na abertura da temporada 2020/21, teve continuidade na Cidade Berço. De regresso a casa, o próximo fim-de-semana reserva dois jogos de grande cartaz no Pavilhão Luso Venezuelano: no sábado as voleibolistas azuis e brancas recebem o Clube K e domingo é dia de clássico frente ao Benfica.

Sem comentários: