17/08/19

Aconteceu a 17 Agosto 1980

Neste dia, terminou a 42ª edição da Volta a Portugal. A camisola amarela ficou com Francisco Miranda, da Lousa-Trinaranjus, mas o FC Porto venceu a competição geral por equipas e colocou cinco ciclistas nos dez primeiros classificados. Para a vitória colectiva, muito contribuíram as sete vitórias em 15 etapas da prova.

Dragões Diário 17-08-2019

O FC Porto regressa a casa para enfrentar o Vitória de Setúbal e procurar ultrapassar um momento que Sérgio Conceição qualifica como menos bom. O treinador garante que o grupo tem uma vontade enorme de dar a volta e mostra uma confiança firme no futuro: juntos vamos conquistar títulos. A bola começa a rolar às 21h30.
 
Da parte dos jogadores, a preparação para o encontro foi concluída ontem, com um treino no Olival. Os médios Sérgio Oliveira e Loum continuam com o nome inscrito no boletim clínico.

Os campeões nacionais de andebol estrearam-se no Torneio Internacional de Viseu com uma vitória por 33-22 sobre o Valladolid. Miguel Alves, autor de sete golos, foi o melhor marcador azul e branco. Esta tarde, a partir das 14h30, os Dragões enfrentam o Nantes (TVI 24).

16/08/19

Aconteceu a 16 Agosto 1953

Neste dia, num jogo com lotação esgotada, o FC Porto recebia o Sporting, vencia por uns esclarecedores 63-27 e sagrava-se bicampeão nacional. Foram os primeiros grandes títulos da história do basquetebol, modalidade com enorme tradição no clube.

Dragões Diário 16-08-2019

O FC Porto voltou a trabalhar ontem no Olival, onde realizou mais um treino tendo em vista a recepção ao Vitória de Setúbal, no Estádio do Dragão, a contar para a 2ª jornada do campeonato. Loum e Sérgio Oliveira continuam a ser os dois nomes que figuram no boletim clínico portista. A preparação para o jogo de amanhã (21h30) prossegue daqui a pouco, seguindo-se a conferência de imprensa do nosso treinador.

O FC Porto B não teve a estreia mais desejada na LigaPro, saindo da Covilhã com uma derrota por 2-0 na jornada inaugural. No horizonte da equipa comandada por Rui Barros está agora a receção ao Varzim, no Estádio de Pedroso, agendada para domingo (16h). O avançado Madi Queta acredita que, sendo este o primeiro jogo em casa dos bês portistas, é importante jogar bem e conquistar os três pontos.

Também alguns escalões de formação do FC Porto entram em acção no fim de semana que aí vem. A equipa de Sub-19, por exemplo, recebe o Famalicão, no Olival, na 2ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A (sábado, 17h). Os Sub-17 também jogam no Olival, mas frente ao Lourosa, na 1ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B (domingo, 11h).

15/08/19

Aconteceu a 15 Agosto 1999

Neste dia, no Estádio das Antas, o FC Porto conquistava mais uma Supertaça ao vencer o Beira-Mar por 3-1, na 2ª mão, que se somou a um triunfo por 2-1, em Aveiro. Fernando Santos era o treinador e fez alinhar: Vítor Baía, Secretário, Jorge Costa, Aloísio, Esquerdinha, Peixe, Chainho, Capucho, Alessandro, Domingos e Jardel. Os golos portistas foram de Jardel (2) e Lobão, na própria baliza.


Dragões Diário 15-08-2019

O FC Porto regressou ontem ao trabalho no Olival e já começou a preparar a recepção ao Vitória de Setúbal, no Estádio do Dragão, a contar para a 2ª jornada do campeonato. Sérgio Oliveira, que contraiu uma entorse no tornozelo direito, junta-se a Loum no boletim clínico portista. A preparação para o jogo com os sadinos, agendado para sábado (21h30), prossegue daqui a pouco com um treino matinal.

Por falar no FC Porto-Vitória de Setúbal, o primeiro jogo da época em casa para o campeonato, há uma Super Experiência à espera dos cinco adeptos mais criativos. O FC Porto e a Super Bock voltam a juntar-se para oferecer aos vencedores a possibilidade de assistir ao aquecimento junto ao relvado, ver o jogo no camarote Super Adeptos e receber uma camisola oficial do FC Porto, entre outras surpresas.

A nova época traz muitas novidades na equipa de hóquei em patins do FC Porto, que em 2019/20 vai defender o título nacional conquistado na temporada transata. A mais recente edição da revista Dragões, a 392ª, diz-lhe tudo o que precisa saber sobre os reforços da equipa azul e branca: são eles os guarda-redes Xavier Malián e Tiago Rodrigues, o defesa/médio Sergi Miras e o avançado Carlo Di Benedetto.

14/08/19

Aconteceu a 14 Agosto 1960

Neste dia, a célebre pista de ciclismo do Estádio das Antas foi inaugurada no dia do arranque da 23ª edição da Volta a Portugal. O vencedor desse contrarrelógio foi o italiano Renato Longis, da Ingnis, mas a vitória final na competição seria azul e branca: Sousa Cardoso completou os 2.524,6 quilómetros da prova em 74h01m04s e sucedeu ao também portista Carlos Carvalho com a camisola amarela.

Dragões Diário 14-08-2019

A regra de desempate que valoriza o número de golos marcados fora de casa ditou a eliminação do FC Porto na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Na recepção ao Krasnodar, os Dragões chegaram ao intervalo a perder por 3-0, reagiram na segunda parte e reduziram a desvantagem com golos de Zé Luís e Luis Díaz, mas não conseguiram a igualdade que daria o acesso ao playoff.

Sérgio Conceição classificou como ingrata a forma como o Krasnodar se colocou a vencer no início do jogo e destacou a resposta fantástica da equipa após o intervalo. Apesar da tristeza com a derrota, o treinador garante que o grupo está pronto para reagir: Estou aqui com toda a força do mundo para que, a partir deste resultado, ganhemos títulos esta temporada.

Por causa da vitória do Krasnodar no Dragão, o FC Porto não vai participar na fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2011. A equipa foi relegada para a Liga Europa, competição que começa a disputar em Setembro e na qual vai ser cabeça de série.

A derrota e o falhanço de um objectivo não foram as únicas más notícias geradas no jogo de ontem. Sérgio Oliveira fez uma entorse no tornozelo direito, teve ser substituído e será reavaliado hoje.

O melhor momento da noite acabou por ser a justíssima homenagem aos ciclistas da W52-FC Porto. Durante o intervalo, Samuel Caldeira, Edgar Pinto, Ricardo Mestre, António Carvalho, Gustavo Veloso, o camisola verde Daniel Mestre e o camisola amarela João Rodrigues subiram ao relvado e foram ovacionados pelos adeptos que preencheram as bancadas.

13/08/19

Aconteceu a 13 Agosto 2017

Neste dia, em Tondela, o FC Porto disputou o primeiro jogo fora de casa na caminhada rumo ao título nacional. A vitória por 1-0 foi construída com uma finalização oportuna de Aboubakar, na sequência de um remate de Alex Telles e de uma primeira defesa de Cláudio Ramos.

Dragões Diário 13-08-2019

Hoje é dia encher o Dragão - ainda há 1.000 bilhetes disponíveis - e tentar ajudar o FC Porto a garantir a qualificação para o playoff de acesso à Liga dos Campeões. Para isso, é preciso superar o Krasnodar no jogo que arranca às 20h e para o qual os azuis e brancos partem com uma vantagem de 1-0 conquistada na Rússia.

Sérgio Conceição alerta, contudo, que a equipa não pode descansar à sombra do golo marcado em Krasnodar: Temos de partir para o jogo como se estivéssemos empatados. É claro, para o treinador, que o FC Porto vai entrar em campo a assumir a responsabilidade de ganhar.

A receita para alcançar o objectivo, segundo Pepe, é simples: Temos de estar ao nosso melhor nível. Como sempre, o papel dos adeptos será fundamental: É extremamente importante estarmos juntos. Jogadores e adeptos. Acho que vai ser um dia especial.

Poderá seguiro jogo em directo e em exclusivo no Porto Canal e na FC Porto TV.

O jogo de hoje também servirá para homenagear, ao intervalo, os elementos da W52-FC Porto que venceram a Volta a Portugal. Ontem, os ciclistas azuis e brancos passaram pelo Museu, onde foram recebidos por Jorge Nuno Pinto da Costa e depositaram as camisolas amarela e verde conquistadas por João Rodrigues e Daniel Mestre.

O presidente do FC Porto aproveitou a ocasião para felicitar os atletas por uma vitória das mais difíceis e das mais saborosas e para garantir que asseguraram um lugar na história do clube. O camisola amarela João Rodrigues confirmou que está a viver um momento bastante especial, porque chegar ao Porto com aquela massa humana é verdadeiramente incrível.

12/08/19

Aconteceu a 12 Agosto 1972

Neste dia, a Volta a Portugal arrancou com um contrarrelógio por equipas realizado no Estádio das Antas. A rodar em casa, o FC Porto foi o conjunto mais rápido no circuito de 4,5 quilómetros, o que permitiu ao ciclista azul e branco Manuel Gomes terminar o primeiro dia da prova com a camisola amarela.

Dragões Diário 12-08-2019

O Porto saiu à rua para apoiar a W52-FC Porto e assistir à consagração de João Rodrigues como grande vencedor da Volta a Portugal. O ciclista azul e branco partiu para o contrarrelógio final com o mesmo tempo de Joni Brandão, mas completou o percurso de 19,5 quilómetros em menos 27 segundos do que o rival da Efapel.

A W52-FC Porto, que ontem acabou por ultrapassar o Boavista na classificação colectiva, correspondeu da melhor forma ao forte apoio popular que recebeu em Vila Nova de Gaia e no Porto. No último dia da prova, a formação dirigida por Nuno Ribeiro conseguiu colocar três ciclistas nos quatro primeiros classificados e seis no top dez.

No fim, João Rodrigues confirmou que é fantástico ganhar no Porto e mostrou-se muito feliz por vencer uma Volta bastante disputada até aos últimos metros. Jorge Nuno Pinto da Costa recorreu a três adjectivos para qualificar esta vitória: Especial, justíssima e esperada.

Com este triunfo, a W52-FC Porto completou o tetra na Volta a Portugal, igualando o feito azul e branco alcançado entre 1959 e 1962. Além disso, o FC Porto reforçou o estatuto de clube com mais vitórias nesta competição: são 16, mais sete do que o Benfica e o Sporting.

Amanhã é dia de estreia do FC Porto em casa em jogos oficiais da temporada 2019/20. O jogo frente ao Krasnodar, a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, está agendado para as 20h e será antevisto por Sérgio Conceição e um jogador a partir das 18h30 de hoje. Poderá acompanhar a conferência de imprensa em directo no Porto Canal e na FC Porto TV.
Serão estes mesmos canais a assegurar a transmissão do encontro em directo e em exclusivo. Se preferir e puder assistir ao vivo, apresse-se a comprar bilhete: 44 mil já estão vendidos.

O FC Porto B entrou a perder na edição deste ano da Segunda Liga. Na deslocação à Covilhã, ficou tudo decidido no quarto de hora final, altura em que a equipa da casa marcou os dois golos que definiram o resultado.

11/08/19

Aconteceu a 11 Agosto 2012

Neste dia, o FC Porto celebrava a conquista da 34ª edição da Supertaça de Portugal na sequência de um triunfo frente à Académica (1-0), em Aveiro, graças a um golo solitário de Jackson Martínez.

Dragões Diário 11-08-2019

Perdemos juntos este jogo, mas vamos ganhar muitos mais, juntos também. Foi essa a garantia deixada por Sérgio Conceição e partilhada por Pepe após a entrada em falso no campeonato, com uma derrota frente ao Gil Vicente (1-2), em Barcelos.

O treinador do FC Porto fez questão de recordar o próximo compromisso dos Dragões, para a 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões: Temos de olhar já para o desafio com o Krasnodar.

Após a vitória na Rússia, a equipa portista regressa ao Estádio do Dragão na terça-feira (20h) para dar mais um passo importante na Liga dos Campeões. Se não puder deslocar-se ao estádio, acompanhe a transmissão em direito e em exclusivo na FC Porto TV e no Porto Canal.

Hoje entra em campo o FC Porto B, que realiza o primeiro jogo oficial da temporada frente ao Sporting da Covilhã (18h), no Estádio José Santos Pinto, para a jornada inaugural da LigaPro. Estamos preparados para a nova época, disse Luís Mata na antevisão do encontro.

A Avenida dos Aliados será o destino final da Volta a Portugal 2019, que termina hoje com um contrarrelógio individual de 19,5 quilómetros entre Vila Nova de Gaia e o Porto. O portista António Carvalho foi o primeiro a chegar ao alto da Senhora da Graça, numa penúltima etapa que deixou tudo em aberto para as derradeiras pedaladas da prova.