20/05/13

Vítor Pereira: "Campeonato ganho pela melhor equipa"


O treinador do F. C. Porto era, naturalmente, a imagem da felicidade após o triunfo em Paços de Ferreira, que selou a conquista do título.
"Fizemos um jogo tranquilo e consistente, e ganhámos com todo o mérito. Este foi um campeonato competitivo, bem disputado, e neste momento só tenho vontade de agradecer às nossas famílias, aos jogadores, que mostraram grande cárter, à administração, ao presidente, aos adeptos e especialmente às nossas claques", começou por dizer Vítor Pereira, antes de destacar os pontos fortes dos dragões: "O F. C. Porto é isto: é qualidade e isto caracteriza o povo do Norte, que é persistente, tem convicções fortes, e responde nos momentos cruciais. No ano passado fizemos isso e neste ano fizemos o mesmo".
Depois de ter apelidado o campeonato de "sujinho, sujinho" após a vitória do Benfica sobre o Sporting, ontem Vítor Pereira explicou a posição: "Essa questão referiu-se única e exclusivamente a um jogo, falei na altura porque senti que tinha de falar. O campeonato foi bem disputado e no meu ponto de vista foi bem ganho pela melhor equipa, que fomos nós. Cresci neste ano, como cresci no anterior, e crescerei no futuro. Fomos sempre uma equipa, começámos e acabámos esta época como equipa".
Dando os parabéns, também, ao Paços de Ferreira e ao Estoril pelas campanhas realizadas, o treinador portista não quis falar muito do seu futuro e surgiu na conferência de imprensa com toda a equipa técnica. "Aqui não quero falar muito, porque está tudo dito. Agora, o que quero é sentir o ventinho na cara nos Aliados!", disse, antes de ir para a festa.
"O povo do Norte é persistente, de convicções fortes e responde nos momentos cruciais".

Pinto da Costa: "Não queríamos que fosse a Liga do Capela"


O presidente do F. C. Porto recebeu o troféu de campeão nacional das mãos do treinador Vítor Pereira e admitiu que o título teve "um sabor ainda mais especial" porque muitos esperavam que os portistas fosse os "cabeçudos" de outras festas.
Pinto da Costa não subiu o palco em cima da bilheteira do Dragão, mas participou na festa azul e branca a partir da varanda do estádio, onde revelou o sentimento por celebrar o 27.º título do F. C. Porto.
"Um título é sempre uma grande alegria, mas quando se sente a descrença e o fatalismo que notámos a certa altura do campeonato, a festa sabe ainda melhor. Quero deixar uma palavra especial para os nossos adeptos que festejaram no Marquês de Pombal, em Lisboa, num local que tinha sido reservado por outros", afirmou o presidente portista aos microfones do Porto Canal.
O líder dos dragões deixou, ainda, uma dedicatória especial ao técnico: "Foi um ano ainda mais difícil para o Vítor Pereira, porque o nosso treinador sentiu que muitos apoiavam o nosso adversário, como se nós fossemos uns cabeçudos em festa alheia".
"A partir de certa altura, não queríamos que esta fosse a Liga do Capela e este título até apaga esse triste momento do nosso futebol", acrescentou Pinto da Costa, antes de destacar um ponto que tem em comum com Vítor Pereira.
"Tanto eu como o treinador nos dedicamos de alma e coração ao que fazemos. A nossa primeira prioridade era o título nacional e nunca deixamos de acreditar que era possível. Estamos a festejar com toda a justiça", realçou Pinto da Costa.

FC Porto conquista o tricampeonato


O F.C. Porto conquistou este domingo o terceiro campeonato consecutivo de futebol, depois de ter derrotado, na Mata Real, o Paços de Ferreira por 2-0. A vitória bastava para os dragões trazerem o título para o Porto.
Na última jornada da Liga, o F. C. Porto venceu o Paços de Ferreira, por 2-0, no Estádio Capital do Móvel, e sagrou-se tricampeão. Lucho, aos 23 minutos, de grande penalidade, e Jackson, aos 51 minutos, apontaram os golos portistas.
O Benfica também venceu o Moreirense, por 3-1, mas acabou por ficar em segundo lugar.
A partida ficou marcada pelas expulsões de Ricardo (17m), após ter travado James que jogada que deu origem ao penálti, e Danilo (56m), esta por acumulação de amarelos. Num estádio a abarrotar pelas costuras, o F. C. Porto foi sempre dominador e tranquilizou-se após abrir o marcador. Luiz Carlos fez um mau passe, James ficou com a bola e foi travado por Ricardo quando seguia isolado para a baliza. No lance, existem dúvidas se a falta começou a ser feita fora da área.
Na segunda parte, o F. C. Porto chegou cedo o 0-2, com Jackson a finalizar, na grande área, após um passe de Lucho, que se cotou como o melhor em campo. A expulsão de Danilo obrigou depois a que Vítor Pereira recuasse Defour para lateral direito, tendo o F. C. Porto controlado a partida até final, apesar da boa atitude do Paços de Ferreira, que procurou o golo de honra.
Nos minutos finais, Kelvin, que fica ligado à história do campeonato, ao ter apontado o golo que deu a vitória (2-1) sobre o Benfica, ainda teve a oportunidade de entrar em campo, tendo estado perto do terceiro golo (87m), mas o remate saiu por cima da baliza de Cássio.
No final do jogo, o treinador do F.C. Porto mostrou-se satisfeito com a conquista do título. "Ganhou a melhor equipa", disse.
A festa portista não se fez esperar. A equipa recebeu o troféu da conquista do campeonato e festejou no relvado da Mata Real. No Porto, uma onda de adeptos invadiu a Baixa da cidade e Alameda, junto ao Estádio do Dragão.
Nas redes sociais, os jogadores do F.C Porto partilharam fotos da festa no balneário.