17/11/20

Aconteceu a 17 Novembro 2017

Neste dia, o FC Porto bateu o Portimonense por 3-2, no Estádio do Dragão, e carimbou a qualificação para os oitavos de final da Taça de Portugal. O encontro da quarta eliminatória foi rico em golos e em emoção. Logo aos cinco minutos, Danilo Pereira deu vantagem aos azuis e brancos, mas ainda antes do intervalo Wellington Carvalho empatou o jogo e, a cerca de 20 minutos do fim do período regulamentar, Pedro Sá pôs o colectivo algarvio mais perto da surpresa. Quando parecia eliminada, a equipa de Sérgio Conceição mostrou de que era feito o futuro campeão nacional e já nos descontos operou a virada, com assinatura de Aboubakar e Brahimi.

Dragões Diário 17-11-2020

O Estádio do Dragão foi inaugurado há 17 anos e desde então já lá foram marcados 877 golos de todas as formas e feitios: 422 de pé direito, 249 de pé esquerdo, 190 de cabeça e 16 com outras partes do corpo. Num exercício necessariamente subjectivo, a FC Porto TV reuniu aqueles que considerou os 50 melhores remates certeiros às balizas adversárias na nova casa dos campeões nacionais. A lista tem a abrir a arrancada triunfal de Tarik Sektioui na vitória por 2-1 frente ao Marselha, em Novembro de 2007, e a fechar o disparo de Otávio que selou o 4-1 diante do Lokomotiv de Moscovo, exactamente 11 anos mais tarde.        
 
O andebol azul e branco regressa esta semana à Liga dos Campeões. A três pontos do líder do grupo A, o conjunto dirigido por Magnus Andersson recebe esta quarta-feira, às 17h45, o PSG, um adversário com jogadores de topo mundial. Ao mesmo tempo que reconhece o potencial da formação francesa, Diogo Branquinho deixa claro que a melhor versão do FC Porto chega para ganhar este jogo. O ponta-esquerda afirma mesmo que os Dragões já estão num patamar em que têm a boa responsabilidade de vencer os duelos ao mais alto nível.  
 
Dentro de água, o FC Porto participou numa prova oficial pela primeira vez em mais de dez meses. No passado fim de semana, uma equipa portista de natação, com quatro juniores e 17 seniores, disputou o Torneio Zonal Norte, na Piscina Municipal da Mealhada, onde foi a mais bem-sucedida entre as 37 presentes, ao arrecadar 28 medalhas. O evento assinalou ainda o regresso ao clube de Florian da Silva, assim como as estreias de Tomás Silva e Francisco Amaral pelos Dragões.

16/11/20

Aconteceu a 16 Novembro 2003

Neste dia, abriam-se as portas de um recinto cuja dura missão era substituir o Estádio das Antas. Era inaugurado o Estádio do Dragão na presença de 51 mil espectadores, todos eles eternizados num painel de azulejos com a assinatura de Júlio Resende exposto no interior das bancadas. Convidado de honra para a festa de abertura, o Barcelona estreou o novo anfiteatro azul e branco e também fez estrear na primeira equipa um menino de 16 anos que dava pelo nome de Lionel Messi. Frente aos futuros bicampeões nacionais, bicampeões europeus e bicampeões mundiais, os catalães perderam por 2-0 graças à pontaria de Derlei e de Hugo Almeida. Dado que o tapete verde do palco dos sonhos dos portistas ainda não se encontrava ao nível do FC Porto, o Dragão só voltaria a acolher jogos praticamente três meses depois. Bem a tempo de ser o local de tantas celebrações.


Dragões Diário 16-11-2020

O Estádio do Dragão está de parabéns. Hoje, a casa dos campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal completa 17 anos de vida. Desde o encontro de abertura do novo estádio, o FC Porto disputou exactamente 400 encontros oficiais em casa e conquistou 26 títulos. Em quatro centenas de partidas no Dragão os portistas festejaram 877 golos, dos quais 126 foram apontados de fora da área, 190 de cabeça, 386 na primeira parte e 467 na baliza Sul. O melhor marcador da história do Dragão é Jackson Martínez, onze golos à frente de Moussa Marega. Pepe foi o goleador mais velho e 50.818 espectadores estabeleceram o recorde de assistência. Se tiver interesse em saber mais curiosidades e estatísticas dos 400 jogos oficiais no Dragão, o site oficial do FC Porto é o local indicado para as descobrir.
 
Ontem de manhã, a nossa equipa de hóquei em patins manteve a bitola e voltou a golear. Depois do 6-0 ao Valongo, na passada quarta-feira, os detentores do título nacional tornaram a vencer por seis golos sem resposta, desta feita diante do Riba D’Ave. Após um início de campeonato marcado por alguma irregularidade, os Dragões levam agora o embalo trazido por duas vitórias expressivas com folha limpa para mais uma ronda caseira. A recepção ao HC Braga, em atraso devido a um caso de Covid-19 positivo na formação minhota, está agendada para as 20h30 da próxima quinta-feira.
 
Igualmente às primeiras horas deste domingo, a AJM/FC Porto concluiu com novo triunfo a dupla jornada do fim de semana. De regresso a casa, as voleibolistas azuis e brancas venceram o Leixões por 3-2 numa partida de alta intensidade que durou mais de duas horas e teve emoção até bem perto do final. Depois da magnífica recuperação portista no terceiro set, as matosinhenses resgataram o quarto parcial pela margem mínima (23-25) e forçaram a negra. Na derradeira partida, as comandadas de Rui Moreira superiorizaram-se por 15-11 e garantiram mais três saborosos pontos. Segue-se o Boavista, às 20h30 de quarta-feira, novamente no Centro Luso-Venezuelano.

15/11/20

Dragões Diário 15-11-2020

A manhã de ontem foi de trabalho para o plantel do FC Porto, que realizou mais um treino no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde vai preparando o jogo com o GD Fabril (21 de novembro, 14h30), referente à 3ª eliminatória da Taça de Portugal. Ainda com três nomes no boletim clínico e 14 futebolistas ao serviço das respetivas seleções, os campeões nacionais gozam agora dois dias de folga. A próxima sessão de trabalho está marcada para terça-feira, a partir das 10h30.

O FC Porto continua com um registo perfeito no Andebol 1 depois de receber e bater o SC Horta (39-19), no Dragão Arena, em jogo da décima jornada do campeonato. Miguel Alves, autor de oito golos, foi o melhor marcador dos portistas, que somam nove vitórias em outros tantos jogos na principal competição nacional. No horizonte mais próximo do colectivo comandado por Magnus Andersson está agora a receção ao PSG (quarta-feira, 17h45), a contar para a sétima jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.

A equipa de basquetebol do FC Porto atravessa um excelente momento de forma, mas dentro do coletivo portista há uma individualidade em destaque nos tempos mais recentes: Larry Gordon registou médias de 20 pontos e 11 ressaltos nos últimos quatro jogos e tem-se exibido em grande nível na época de estreia em Portugal. Em entrevista à mais recente edição da revista Dragões, o extremo norte-americano falou à Nação Porto: Vamos jogar com o coração pelo emblema que temos no peito.

Dez dias depois de ter vencido em casa do CD Aves (3-1), a AJM/FC Porto regressou na manhã de ontem à competição e triunfou por 3-0 no reduto do AVC Famalicão, com os parciais de 25-15, 25-17 e 25-7, em partida referente à décima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina.