02/02/07

"Televisao" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

O presidente da Comissão Discplinar da Liga não vê televisão. Pelo menos não lhe interessa o que a televisão possa acrescentar sobre um jogo de futebol. É um direito que assiste a Ricardo Costa, além de que a opção não é sequer pioneira num país cujo Presidente da República confessou, quando ainda era primeiro-ministro, que não lia jornais. Eu tenho sempre dúvidas e sou bem capaz de errar muitas vezes. Graças à tecla do "delete" já me salvei de alguns erros comprometedores. Tenho dúvidas, por exemplo, que a CD esteja a proceder correctamente cingindo-se aos relatórios dos árbitros para daí extrair a dimensão de um castigo. Foi assim que, fechando os olhos às imagens, confiando apenas nos olhos de um árbitro-assistente que estava nas costas dos jogadores e naquilo que escreveu um árbitro cujos olhos só viram uma falta de Tixier sobre Quaresma, a CD chegou à conclusão de que o extremo portista merecia a pena máxima: dois jogos na bancada. Quem achou mais piada a tudo isto foi Tixier. No final do jogo, estava desgostoso porque Quaresma ainda não lhe pedira desculpas; quando chegou a França, onde agora joga, disse para Portugal que não encontrou no gesto do braço direito do portista qualquer sinal de cotovelada intencional. Ricardo Costa também não deve ler jornais. O árbitro decidiu, está decidido. Por isso, Cássio, avançado do Nacional, estará amanhã em Alvalade, apesar da cotovelada no maritimista Olberdam que só a televisão viu. Sorte teve Anderson Polga, porque as imagens provararam que não devia ter visto um amarelo no Estádio do Bessa; mais sorte ainda teve um jogador do Trofense, porque, sem qualquer canal televisivo por perto, valeu-lhe um recurso baseado nas imagens feitas pelo funcionário do clube para provar que não era ele que devia ter visto um amarelo.
OPINIÃO
Estamos a falar de um excelente jogador. Nunca vi ninguém a cruzar com a qualidade e precisão do Quaresma
Paulo Futre, juntando-se ao coro de elogios com origem em Espanha

F.C. Porto alterou lista de inscritos na UEFA Champions League

O F.C. Porto comunicou esta quarta-feira à UEFA as alterações à lista de atletas inscritos na UEFA Champions League. Sokota, Lucas e Renteria são os nomes que passam a incluir o elenco dos Dragões na mais importante competição de clubes do Mundo, enquanto Diogo Valente, Ezequias e Tarik deixam de figurar nas opções de Jesualdo Ferreira para as competições europeias.
A F.C. Porto – Futebol, SAD, entretanto, acordou hoje a cedência temporária dos direitos desportivos de Tarik ao RKC Waalwijk, clube da I Divisão da Holanda. Diogo Valente e Ezequias, recorde-se, já tinham sido cedidos ao Marítimo e Beira Mar, respectivamente, também até ao final da presente temporada. Cláudio Pitbull e Leandro do Bomfim, igualmente atletas dos quadros do F.C. Porto, também vão jogar na Liga portuguesa, respectivamente na Académica e no Nacional.

Fonte: Site oficial

Portistas convocados para as selecções

Ricardo Quaresma, Hélder Postiga e Raul Meireles foram chamados a integrar a selecção nacional, que na próxima terça-feira, dia 6, defronta o Brasil no Estádio Emirates, em Londres, em jogo de carácter particular. Os três jogadores do F.C. Porto devem apresentar-se até às 12h00 de domingo, numa unidade hoteleira de Lisboa, local de concentração do seleccionado português. Três dias depois da recepção ao Estrela da Amadora, em partida da 17ª jornada da Liga, Quaresma, Postiga e Meireles reencontrar-se-ão com Helton em Londres, no mesmo relvado, mas em campos opostos. O guarda-redes dos Dragões foi seleccionador por Dunga para defender a baliza do Brasil.
O guarda-redes Paulo Ribeiro e o avançado Vieirinha foram convocados para a selecção portuguesa de Sub-21, que disputará a vitória no VII Torneio Internacional do Vale do Tejo com as equipas nacionais da Estónia, da República Checa e da Eslovénia. A competição decorrerá de 6 a 8 deste mês. A selecção portuguesa estreia-se na terça-feira, defrontando a Estónia no Estádio Municipal de Rio Maior. Para além de Paulo Ribeiro e Vieirinha, a convocatória dos Sub-21 inclui ainda mais quatro jogadores vinculados ao F.C. Porto: Diogo Valente, Hugo Almeida, Ivanildo e Paulo Machado.
O guarda-redes Ventura foi convocado para integrar o estágio de preparação da selecção nacional de Sub-20, que decorrerá de segunda a quarta-feira em Rio Maior. O atleta do F.C. Porto apresentar-se-á no Centro de Estágios de Rio Maior até às 15h00 de segunda-feira, sendo dispensado após o treino matinal de quarta-feira.
O guarda-redes Ruca e o avançado Figueiredo foram chamados a integrar o estágio de preparação da selecção nacional de Juniores B, que decorrerá no Estádio Nacional, em Lisboa, de 6 a 7 de Fevereiro. Os dois jogadores da equipa Sub-17 do F.C. Porto, que lidera a Série B do Campeonato Nacional da categoria, devem apresentar-se às 15h00 da próxima terça-feira no Jamor, sendo dispensados no dia seguinte, após o treino da tarde.

01/02/07

José Maria Pedroto
















"Alhos" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

"Errar é humano, persistir no erro é diabólico", eis como é possível a minha avó voltar a ser notícia. Pelo menos aqui. E tudo por causa de Pinto da Costa, pessoa que a minha avó não conheceu, nem sequer lhe foi apresentada. Aliás, duvido que alguma vez soubesse o nome do presidente do FC Porto, ainda mais porque até tinha filhos que gostavam de clubes de cores mais carnavalescas. Ontem, fiquei a conhecer melhor as exigências do prime-time televisivo quando à hora do almoço soube pelas televisões de que Pinto da Costa ia voltar ao tribunal. E recordei-me logo da minha avó. Entendi de imediato que o presidente do portista ia estar no Palácio da Justiça, no Porto, necessitei de alguns bons segundos das reportagens e directos para saber que falaria por videoconferência na qualidade de testemunha. Apito Dourado? Não. A transferência de Maciel do Leiria para o FC Porto, em 2004. Estranhei, confrontando-me com a falta de conhecimento de qualquer irregularidade na mudança do brasileiro da Cidade do Liz a Cidade Invicta. Só então percebi que quem estava a ser julgado era o Leiria, ainda que continuasse a ouvir insistentemente o nome do presidente portista. Os directos foram-se sucedendo e só assim, juntando frases de uns com frases de outros, deu para perceber que Pinto da Costa era a testemunha que uma das partes em litígio arrolou para confirmar que sim, Maciel foi de facto transferido do Leiria para o FC Porto. Como se não bastasse a evidência. Certo é que o assunto era alhos, mas a manchete foi bugalhos. A minha avó não diria melhor.
Cinco avançados - Confusão
O FC Porto parece ter escapado à tentação das contratações em desespero, coisa vulgar em que vai às compras no mercado de Inverno. Cobrindo-se com apenas dois reforços para o que falta da época, deixou a descoberto um facto anormal: ficou com cinco pontas-de-lança, tantos quantos os médios... A fartura nem sempre é uma coisa boa.