23/10/17

Aconteceu a 23 Outubro 1955

Neste dia, Costa Pina, médio do FC Luanda, filial do FC Porto, dava por terminada uma carreira de 17 anos. Para a despedida, empreende a viagem dos seus sonhos até ao Porto, para, no último gesto como futebolista, pisar a relva do então ainda jovem Estádio das Antas.

Dragões Diário 23-10-2017

Muitas vezes já ouvimos Sérgio Conceição falar de dinâmica de jogo e do papel que cada jogador desempenha para que ela seja, de facto, uma realidade. Nesse sentido, também já ouvimos inúmeras vezes o nosso treinador dizer que o papel dos avançados não se esgota em fazer golos, tal como o dos defesas não se limita a defender. E o que lhe trazemos aqui hoje é apenas uma prova como este FC Porto de Sérgio Conceição não se fica pelas palavras. O exercício é simples: convidamo-lo a regressar ao último jogo, frente ao Paços de Ferreira, e a reviver este momento espetacular do avançado Marega, autor de dois dos seis golos portistas, e de seguida a rever aqui os nomes dos marcadores dos dois primeiros golos da nossa equipa. Está convencido?
 
Poucas horas após o apito final desse FC Porto-Paços de Ferreira, o plantel principal voltou a calçar as “botas” para iniciar a preparação para o jogo de estreia na edição 2017/18 da Taça da Liga, que é já amanhã. No primeiro treino a pensar no Leixões, adversário da segunda jornada do Grupo D, estiveram ausentes Soares e Diogo Dalot, embora por motivos diferentes. O primeiro porque continuou a recuperar de lesão, o segundo porque participou, e de que forma, no triunfo do FC Porto B sobre o Varzim de que lhe falaremos no parágrafo seguinte. Em sentido contrário, registou-se a presença do aniversariante Galeno, que, depois de se estrear no Dragão em jogos oficiais, se manteve a trabalhar com a equipa principal.
 
No regresso a casa, o FC Porto B venceu de forma clara o Varzim, por 3-0, na décima jornada da Ledman LigaPro. Da partida fica para a história um golo de um avançado, outro de um médio e outro de um defesa: Tony Djim foi o primeiro a anotar, seguindo-se Bruno Costa e Diogo Dalot, dando expressão a uma exibição superior da equipa de António Folha. Nas contas do campeonato são agora 19 os pontos amealhados, os mesmos do que o Leixões, que, recorde-se, na terça-feira visita o Dragão: segue no terceiro posto.
 
A contar vitórias continua também a equipa de Sub-17. É esse o único desfecho que o conjunto de Mário Silva conhece na Série B do Campeonato Nacional de juniores B. São já nove consecutivas a abrir a prova, esta última conseguida graças a uma goleada sobre os Cracks Lamego, por claros 10-0.

Menos positivo foi o domingo para a equipa de Sub-15, uma vez que a formação orientada por Tulipa perdeu os primeiros pontos da época. No Olival, o jogo frente ao Dragon Force terminou empatado a dois golos, resultado que mesmo assim não coloca em risco a confortável liderança da Série B.