09/05/20

Aconteceu a 09 Maio 2004

Neste dia, o FC Porto já era campeão nacional e os adeptos só sonhavam com a final de Gelsenkirchen, que estava a pouco mais de duas semanas de distância. Mas na última jornada do campeonato, no Dragão frente ao Paços de Ferreira, a equipa de Mourinho ainda tinha um objetivo: fazer de McCarthy o melhor marcador da Liga. Para atingi-lo, fez um hat-trick.

Dragões Diário 09-05-2020

Ao quinto dia da semana, o plantel principal do FC Porto cumpriu o quinto treino desta nova fase da época. Em condições normais, este fim de semana seria jogada a 33ª e penúltima jornada do campeonato, o que significa que os portistas poderiam estar no Dragão a apoiar o nosso clube frente ao Moreirense.

No entanto, a pandemia da covid-19 trocou as voltas a todos e ainda há dez jogos da Liga por disputar, o primeiro dos quais em casa do Famalicão, seja essa casa qual for. E ninguém tem dúvidas de que a equipa regressará com as ganas de fazer as coisas bem de que Marcano falava em entrevista à Dragões no princípio de Março.

No caso do central espanhol, que é totalista na Liga e que já leva seis golos marcados em 2019/20, estes jogos poderão servir para dar continuidade a uma das melhores épocas da carreira. Com justiça, é ele o protagonista de mais um episódio de Dragões em destaque.

As equipas das outras modalidades, já se sabe, não voltarão à competição esta temporada, mas nem por isso ficarão inactivas. Depois de amanhã, o Dragão Arena acolhe o regresso aos treinos das formações de andebol, basquetebol e hóquei em patins, que adoptarão todas as precauções necessárias face à pandemia.

08/05/20

Aconteceu a 08 Maio 1999

Neste dia, o tetracampeão FC Porto lutava por mais um título nacional que podia significar um feito inédito na história do futebol português: o pentacampeoanto. No Municipal de Chaves, os portistas entraram determinados a manter a distância pontual sobre o Boavista e, antes do quarto de hora, já Zahovic tinha feito o primeiro golo na conversão exímia de um livre directo. Antes do intervalo, Jardel (quem mais?) marcou o segundo e facilitou a palestra de Fernando Santos. Na última meia-hora, Aloísio fez o terceiro e o Super Mário bisou, fechando a contagem em 4-0 e a vantagem em cinco pontos. Cheirava a Penta.

Dragões Diário 08-05-2020

Ontem voltou a ser dia de labuta no Olival. Sob o olhar atento - e por cima da máscara - de Pinto da Costa, Sérgio Conceição orientou mais uma sessão de treino colectivo com o plantel dividido em três grupos. O guardião Francisco Meixedo, o médio Fábio Vieira e o avançado João Mário tornaram a ser chamados à piscina dos grandes, mantendo em 27 o número de atletas a trabalhar na equipa principal. Esta manhã, a partir das 10h, os líderes do campeonato regressam aos relvados do nosso Centro de Treinos para preparar um hipotético retorno da Liga, proposto pelas entidades organizadoras para o último fim de semana deste mês.

A terceira edição do Dragões para Sempre debruça-se sobre aquele que, na opinião de muitos, será um dos melhores números 9 da história portista. Radamel Falcao esteve apenas dois anos na Invicta, porém - nas 87 partidas que equipou de brasão abençoado ao peito -, marcou 72 vezes e ajudou os azuis e brancos a conquistarem sete troféus. Detentor do recorde goleador numa edição da Liga Europa, com 17 remates certeiros em 2010/11, El Tigre junta-se, para já, a Józef Młynarczyk e Jorge Costa na galeria de ilustres Dragões eternizados nesta rubrica da FC Porto TV.

A Dragon Force lançou um novo programa para todas as crianças que, interrompida a actividade desportiva nas escolas portistas, queiram permanecer activas e focadas no seu desenvolvimento futebolístico. O DF Talent Development Live é um projecto de treino à distância em directo, para jovens entre os 4 e os 14 anos, com acompanhamento permanente dos técnicos da formação do FC Porto. As sessões terão uma hora de duração e decorrerão durante cinco semanas, entre 11 de Maio e 12 de Junho. As inscrições arrancaram ontem e podem ser feitas no site do FC Porto.

07/05/20

Aconteceu a 07 Maio 1995

Neste dia, o FC Porto defrontava o Sporting, no Estádio de Alvalade, e confirmava a conquista do título nacional ao vencer o clássico com um golo solitário de Domingos, apontado da marca de penálti perto da hora de jogo. Despedido do Sporting um ano e meio antes, Sir Bobby Robson dava início ao percurso que fez do FC Porto o único clube português pentacampeão, um feito sem igual no futebol nacional. O primeiro golo desta campanha ímpar entre 1994/95 e 1998/99, recorde-se, foi apontado por Rui Filipe frente ao SC Braga (2-0), no Estádio das Antas. Nos festejos do primeiro título do Penta, o plantel portista prestou o tributo que se exigia ao colega que perdeu a vida num acidente de viação.

Dragões Diário 07-05-2020

Ainda não há uma data definida para o regresso do campeonato, mas o FC Porto continua a trabalhar diariamente no Olival para defender a liderança com tudo quando isso acontecer. A manhã de ontem voltou a contemplar uma sessão de trabalho com o plantel dividido em três grupos e com os mesmos três reforços da véspera, todos da equipa B: o guarda-redes Francisco Meixedo, o médio Fábio Vieira e o avançado João Mário. Daqui a pouco há novo treino nos moldes habituais.

“Dragões em Foco” é o nome da mais recente rubrica da FC Porto TV e percorre os números dos futebolistas da equipa principal no campeonato, numa análise que naturalmente é sustentada nas 24 jornadas disputadas entre Agosto e Março. A viagem será feita em contagem crescente e começa com Pepe, um jovem de 37 anos que veste a camisola 3 no plantel comandado por Sérgio Conceição. Sabe, por exemplo, quantos jogos fez ou quantos golos marcou Pepe no campeonato?

Miguel Layún deixou o FC Porto a meio de 2017/18, mas os sete jogos que realizou no campeonato fizeram dele campeão nessa temporada. Depois de disputar a Liga espanhola com as camisolas de Sevilha e Villarreal, o ex-jogador portista regressou ao México no início de 2019 para representar o Monterrey. O José Miguel Soares esteve à conversa com Miguel Layún em mais um episódio de Dragões Lá Fora e o polivalente mexicano aproveitou para deixar um abraço aos adeptos, soltando um Força, Porto!

06/05/20

Aconteceu a 06 Maio 2018

Neste dia, no Estádio do Dragão, os adeptos do FC Porto puderam começar a festejar com a equipa a conquista do título de campeão nacional, que tinha sido confirmado na noite anterior quando o Sporting e o Benfica empataram a zero. Naquela noite memorável, foi Herrera quem ergueu primeiro a taça, depois de uma vitória sobre o Feirense com golos de Sérgio Oliveira e de Brahimi, o segundo uma verdadeira obra de arte.

Dragões Diário 06-05-2020

Sérgio Conceição fez ontem o que faz há 1038 dias: treinar o plantel principal do FC Porto nos relvados do Olival. Ao segundo dia de trabalho depois do desconfinamento, a equipa continuou dividida em três grupos e foi reforçada com mais dois jogadores da formação secundária: a Francisco Meixedo, que já tinha treinado anteontem, juntaram-se João Mário e Fábio Vieira. O boletim clínico continua em branco.

Um processo disciplinar resultante de uma queixa do Benfica contra Pepe, por suposta agressão a Taarabt no clássico de 8 de Fevereiro, foi arquivado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, tal como já tinha sido uma denúncia contra Marega. O FC Porto, recorde-se, venceu esse jogo por 3-2, com golos de Sérgio Oliveira, Alex Telles e Rúben Dias (na própria baliza) e com um mérito incontestável.

O Museu FC Porto ainda não reabriu, mas nem por isso foi quebrado o ritmo da apresentação regular de um Objecto do Mês. Em Maio, o destaque vai para a acta da reunião da Assembleia Geral em que os aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram designados sócios honorários do clube, a 26 de Outubro de 1922.

05/05/20

Aconteceu a 05 Maio 2012

Neste dia, seis dias depois de um empate do Benfica em Vila do Conde ter antecipado os festejos, o FC Porto recebeu o Sporting no jogo de consagração do segundo de três títulos consecutivos e resolveu a questão nos últimos dez minutos. Hulk voltou a ser incrível e fez os dois golos da noite.

Dragões Diário 05-05-2020

Depois de 50 dias a treinar em casa, o plantel do FC Porto regressou ontem ao Olival. Fê-lo de máscara, dividido em três grupos, preparado para os exames imunológicos a que foi submetido e com o apoio-surpresa dos Super Dragões. A sessão de trabalho repartida integrou Francisco Meixedo, guarda-redes do FC Porto B, e será replicada nos mesmos moldes durante a manhã de hoje.

Com o regresso à competição mais próximo e o primeiro lugar para consolidar, vale a pena recordar as palavras de Matheus Uribe à mais recente edição da Dragões. Ao longo de oito páginas de entrevista, o internacional colombiano assume que os jogadores nunca duvidaram da possibilidade de reaver a liderança e interpreta as vitórias nos três clássicos como um certificado de qualidade do plantel a que o treinador pede sempre mais.

Na verdade, entrega total, mesmo nos treinos, é uma espécie de máxima transversal à história das últimas quatro décadas do FC Porto, que João Pinto revisita no primeiro episódio da primeira temporada de O Jogo da Minha Vida. O eterno capitão, que nem estava para sê-lo, recorda, num velho pelado de Oliveira do Douro, a rampa de lançamento que lhe permitiu tocar o topo da Europa e a disposição para seguir o presidente até ao fim do mundo.

04/05/20

Aconteceu a 04 Maio 2003

Nós somos os melhores. Em condições normais somos muito melhores. Em condições normais, vamos ser campeões. Em condições anormais… também vamos ser campeões! Neste dia, cumpriu-se a promessa que José Mourinho tinha selado com um murro na mesa. No dia 4 de maio de 2003, o FC Porto recebeu e venceu o Santa Clara, por 5-0, e confirmou o resgate do título nacional após três anos sem ser campeão. Com quatro jornadas ainda por disputar, Mourinho conquistava o primeiro troféu da sua carreira. Nas semanas posteriores, seguiram-se a Taça de Portugal e a Taça UEFA. 

Dragões Diário 04-05-2020

O FC Porto volta hoje aos trabalhos. Mais de 50 dias depois da última sessão de treino presencial orientada por Sérgio Conceição, a nossa equipa principal de futebol regressa daqui a pouco ao CTFD PortoGaia. Nos relvados do Olival, o plantel será dividido em três grupos que realizarão testes imunológicos contra a Covid-19. Nos quase dois meses de isolamento, os atletas dos Dragões foram seguindo as instruções da equipa técnica e médica para que, quando este dia chegasse, os índices físicos e anímicos se mantivessem no topo. As medidas de prevenção e higiene adoptadas nas instalações garantem a segurança dos profissionais azuis e brancos neste reatar da atividade desportiva em grupo.

Não é só o nosso Centro de Treinos que reabre portas esta segunda-feira. A partir de hoje, entre as 10h e as 19h, os serviços presenciais da Loja do Associado voltam a estar, todos os dias, abertos ao público na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão. O espaço habitual, dentro da FC Porto Store, permanece encerrado, mas a loja oficial dos portistas mantém-se a funcionar online com descontos de 40% em todos os produtos da linha New Balance FC Porto. Os custos de entrega, em território nacional, são gratuitos para compras superiores a 20 euros.

O sétimo episódio de Dragões Lá Fora tem como convidado Josué Pesqueira. A cumprir quarentena em Israel, onde representa as cores do Hapoel Be’er Sheeva, o esquerdino não esquece o sentimento da nação azul e branca: Vai ser difícil para as pessoas do Porto não irem ver o FC Porto jogar. Vai ser difícil para muita gente, mas para as pessoas do Porto ainda mais. Eu sendo do Norte, sendo do Porto, conheço muito bem a mística e sei que isso só vai tornar o clube e as pessoas mais fortes ainda. Espero que o campeonato acabe como está. Assim, o FC Porto vai ser campeão, concluiu Josué.

03/05/20

Aconteceu a 03 Maio 1994

Neste dia, o FC Porto recebia o Sporting, no Estádio das Antas, e uma vitória era fundamental para manter os Dragões na luta pelo título. Sob o comando de Sir Bobby Robson, despedido da equipa lisboeta alguns meses antes, os azuis e brancos só ganharam vantagem no início da segunda parte, quando Drulovic transformou em golo uma recuperação de bola à entrada da área do Sporting. Já perto do final, o mesmo Drulovic assistiu o gigante Vinha para 2-0, ilustrado com um belo remate de primeira. No fecho da temporada 1993/94, o FC Porto viria a conquistar a Taça de Portugal frente ao mesmo adversário.

Dragões Diário 03-05-2020

O ilustre convidado do último episódio do FC Porto em Casa foi Sérgio Conceição, que já se prepara para voltar ao Olival, tal como os jogadores, estando esse regresso agendado para amanhã, a partir das 9h. O nosso treinador, que durante a conversa foi surpreendido pelos amigos Roberto Mancini, Siniša Mihajlović, Fernando Santos e Fernando Rocha, viajou do passado ao presente e projectou o futuro com o Mar Azul: Todos somos poucos para conseguir os dois títulos que queremos esta época.

Caiu o pano sobre o FC Porto em Casa, um programa que uniu a família portista numa viagem diária à história do nosso clube, sempre pela voz dos protagonistas que ajudaram a escrevê-la. Ao longo de um mês, o FC Porto em Casa fez as delícias de milhares de adeptos e foi uma fonte inesgotável de portismo, tantos foram os Dragões de eleição que por lá passaram. Felizmente, a história do FC Porto é interminável, pois como diz o nosso presidente: Não ganhámos nada. O que ganhamos começa amanhã.
 
Regressar, ver e vencer. O mais recente episódio de Tudo Num Instante recorda a reestruturação da secção de basquetebol do FC Porto nas épocas anteriores ao título nacional de 2015/16. No verão de 2012, os finalistas da Liga não se inscreveram na principal divisão e optaram por competir nos escalões inferiores da modalidade, com as cores do Dragon Force. Depois de um ano na CNB2 e no Nacional de Sub-20, seguiram-se duas épocas e dois títulos na Proliga, mas o melhor ainda estava para vir.