14/06/18

Dragões Diário 14-06-2018

De azul e branco venceu 14 títulos nacionais - é um dos seis pentacampeões da história do futebol português – e dois troféus internacionais - uma Taça Intercontinental e uma Supertaça Europeia, que começou a ser conquistada com aquele golaço que marcou em Amesterdão. Já como treinador, acrescentou ao currículo uma Supertaça, numa das duas passagens pelo comando da equipa principal. É ele, Rui Barros, o novo treinador do FC Porto B.

A UEFA confirmou que o FC Porto cumpriu com as metas do fair-play financeiro na temporada 2017/18, num comunicado em que é feita uma atualização da situação dos vários clubes com os quais o organismo que superintende o futebol europeu assinou acordos.

O presente está a ser tratado e o futuro também: ontem foi a vez de Ricardo Silva renovar contrato. O jovem guarda-redes, que na época passada integrou o plantel da equipa B, é o nono jogador da formação a prolongar o vínculo desde o início deste ano civil.

Lotação esgotada no Dragão Caixa para o jogo três da final da Liga de Basquetebol - o FC Porto-Oliveirense é já amanhã à noite (21h15, Porto Canal) e só a vitória interessa para nos mantermos na corrida pelo título.

No ciclismo, já está na estrada o Grande Prémio Abimota. A W52-FC Porto terminou o contrarrelógio coletivo no quinto lugar e hoje corre-se a primeira etapa em linha da corrida, entre Coruche e Proença-a-Nova.

12/06/18

Dragões Diário 12-06-2018

Qual é coisa qual é ela que antes de o ser já o era? O golo de Herrera na Luz, claro, que antes de ser considerado o melhor da temporada 2017/18 já o era para todos os que tiveram a felicidade de festejá-lo. Ontem chegou a oficialização do facto consumado, pelo Sindicato dos Jogadores.

O futuro está aí à porta e o FC Porto continua a prepará-lo: Madi Queta prolongou ontem o contrato que o liga ao clube até 2021. O avança luso-guineense representou a equipa B e os Sub-19 na temporada passada e destacou-se nas provas internacionais: assinou três golos e três assistências na UEFA Youth League e marcou o golo que valeu a conquista da Premier League International Cup frente ao Arsenal, que pode recordar aqui.

Após duas derrotas nos dois primeiros jogos da final dos playoffs da Liga, a equipa de basquetebol do FC Porto está obrigada a vencer a próxima partida para manter a aspiração de conquista do título. O jogo, já se sabia, será disputado na sexta-feira no Dragão Caixa, mas a hora foi alterada: o apito inicial está agendado para as 21h15.

11/06/18

Aconteceu a 11 Junho 1978

Tarde de domingo, o campeonato decide-se na última jornada. O FC Porto é líder, com os mesmos 49 pontos que o segundo, o Benfica, mas com uma confortável vantagem na diferença de golos. Recebe o Braga, tem o título na mão e não o deixa escapar. Não podia deixar escapar. Oliveira marca o primeiro, Octávio aumenta a contagem e, na segunda parte, apareceu o inevitável Gomes que, com um “bis”, selou a goleada por 4-0. Festa imensa no Estádio das Antas: o FC Porto é campeão nacional 19 anos depois. José Maria Pedroto é o treinador, Jorge Nuno Pinto da Costa o chefe do departamento de futebol - são os mestres daquela que é a mãe de todas as conquistas.

Dragões Diário 11-06-2018

Hoje é segunda, mas olhamos já para o final da semana. Na sexta-feira à noite, às 20h30, há uma importante missão a cumprir: encher o Dragão Caixa e apoiar o FC Porto do primeiro ao último minuto na final da Liga de Basquetebol. A Oliveirense chegou ao 2-0 na eliminatória, decidida à melhor de cinco, com uma vitória por 94-83. Moncho López acredita que o fator casa vai ajudar a começar a inverter a situação nos Playoffs, consciente do cenário que tem pela frente: O próximo jogo é ganhar. Sim ou sim. Nada mais do que isso, acrescentou o treinador.

José Fernandes foi o ciclista da W52-FC Porto em destaque na 10ª edição do Memorial Bruno Neves, prova pontuável para a Taça de Portugal. No calendário segue-se o Grande Prémio Abimota - corre-se entre quarta-feira e domingo.

Os turcos do FBN Tekstil BSK sucedem ao FC Porto como campeões europeus de bilhar às três tabelas, depois de terem afastado os azuis e brancos das meias-finais, com uma vitória por 3-1. Quando os melhores do mundo estão em confronto, os pequenos detalhes fazem pender a balança para um dos lados. Foi por milésimas que não passámos à final, mas também já nos aconteceu o contrário, resumiu Alípio Jorge no fim da 60.ª edição da Taça da Europa que voltou a ter palco no Dragão.

No futebol jovem, os Sub-17 foram a Braga conquistar uma vitória gorda, por 4-0 - faltam três jornadas para terminar o Nacional de Juniores B e o primeiro lugar continua a um ponto de distância. Nos Sub-15, inverteram-se os papéis: os minhotos jogaram no Olival e ganharam por 1-0.

Ainda na formação, mas no basquetebol, os Sub-16 são campeões nacionais: bateram o Académico, por 87-69, na terceira jornada da fase final em que também entraram Sporting e Barreirense. Há uma semana, foram os Sub-18 a fazer a festa do bicampeonato.