02/03/19

Aconteceu a 02 Março 2012

Este foi um dia de clássico entre FC Porto e Benfica. O jogo foi realizado no Estádio da Luz e terminou com uma vitória da equipa portista por 3-2. Os golos do Porto foram marcados por Hulk, James Rodríguez e Maicon. O FC Porto viria a sagrar-se campeão nacional sob o comando técnico de Vítor Pereira.

Dragões Diário 02-03-2019

Agarrar o presente enquanto se projecta o futuro é o compromisso diário do FC Porto. Jorge Nuno Pinto da Costa falou com Sérgio Conceição sobre a continuidade do treinador e a resposta não podia ser mais clara: nova renovação de contrato, vinculando Sérgio Conceição ao clube até 2021.

Foi dificílimo, durou muito tempo, falámos ontem à noite e o Sérgio assinou hoje, resumiu Pinto da Costa, durante uma cerimónia realizada na galeria do Estádio do Dragão. No regresso ao local onde foi apresentado como treinador do FC Porto, Sérgio Conceição mostrou-se totalmente comprometido com o projeto: Quando falo em amor pelo FC Porto, falo em amor verdadeiro, não são apenas palavras. São palavras banhadas com um sentimento genuíno.

Ao final da manhã de ontem, antes de ser anunciada a renovação de contrato, o treinador tinha projectado o clássico frente ao Benfica. Tudo o que se fez até amanhã será esquecido quando o árbitro apitar, disse, garantindo que os campeões nacionais estão preparados e muito motivados para o embate. E chegou o dia. FC Porto de um lado, Benfica do outro, líder do campeonato contra o principal perseguidor, Estádio do Dragão com lotação esgotada e pontapé de saída agendado para as 20h30. No boletim clínico surge apenas o nome de Aboubakar.

Se tem lugar marcado para o clássico, saiba que a Praça do Dragão estará preparada para o receber a partir das 15h, com diversas propostas de animação. Pode consultar aqui um conjunto de informações importantes, como a quota necessária para entrar no estádio: Janeiro de 2019.

No hóquei em patins, Gonçalo Alves reforçou a mensagem passada pelo capitão Hélder Nunes: a recepção de amanhã à Oliveirense (18h), outro dos candidatos ao título nacional, é extremamente importante para as aspirações do FC Porto Fidelidade: Os adeptos precisam desta vitória e nós também.

01/03/19

Aconteceu a 01 Março 1959

Neste dia, no Estádio das Antas, Noé abriu a arca e o resultado, e ainda fez um hat-trick para compor parte da goleada (7-0) sobre o Belenenses de Iaúca e Matateu. Hernâni, o furacão de Águeda, bisou, Teixeira e Carlos Duarte fizeram o resto. Vinte e um dias mais tarde, em Torres Vedras, Noé marcou o segundo dos três golos que derrotaram o Torreense (e o Benfica, mesmo à distância de 50 quilómetros) e deram ao FC Porto o quinto de 28 títulos de campeão nacional.

Dragões Diário 01-03-2019

Na antevéspera do clássico, o quinto da época, Héctor Herrera confirmou, nas redes sociais, que o FC Porto prepara o jogo nos limites, pouco antes de Óliver Torres reforçar a importância dos adeptos e do apoio que a equipa sente desde que sobe ao relvado para o aquecimento.

Hoje é a vez do treinador. Depois do último treino antes do jogo com o Benfica, Sérgio Conceição projecta o encontro de amanhã à noite (20h30) no Dragão, que entra para as contas do título.

Após o treino de ontem, Éder Militão ficou a saber que faz parte dos convocados da selecção do Brasil que vai defrontar o Panamá no Estádio do Dragão e que o jogo em questão vai proporcionar o regresso ao Porto de Alex Sandro, Danilo Luiz e Casemiro.

Depois da derrota em Arouca, que colocou um ponto final num ciclo de 11 jogos consecutivos sem perder, o FC Porto B regressa a casa no domingo para defrontar o Famalicão, um adversário bom e experiente, mas que não chega para tirar o sono a Rui Pires, até porque o médio está seguro de que a equipa vai dar a volta por cima já em Pedroso. E o Porto Canal vai lá estar.

À vitória na Luz, que consolidou a liderança isolada no Andebol 1, segue-se a Taça EHF e o Holstebro, agora no Dragão Caixa. Djibril M’Bengue reconhece o grau de dificuldade imposto pelo reencontro, mas lembra que o FC Porto também tem uma óptima equipa, capaz de rivalizar com qualquer adversário. E nem precisa de lembrar o triunfo de há seis dias, na Dinamarca. Amanhã joga-se às 15h e o Porto Canal transmite em directo.

O facto de o Illiabum ter jogadores de qualidade e conseguir bons resultados em casa é o suficiente para Pedro Bastos perceber que há um jogo difícil à espera do FC Porto em Ílhavo. Ainda assim, a soma dos dois argumentos não produz grande efeito na maior de todas as convicções do base: Estamos preparados para alcançar a vitória. A partir das 16h de amanhã.

No domingo é a vez do hóquei em patins, e Hélder Nunes, que não está para rodeios, já chamou final ao jogo com a Oliveirense. Trata-se de um jogo típico entre candidatos ao título, argumenta o capitão. O apoio dos adeptos é fundamental e a transmissão do Porto Canal também. No Dragão Caixa, às 18h.

28/02/19

Aconteceu a 28 Fevereiro 1960

Neste dia, a estrela do FC Porto-Oriental foi uma figura que mais tarde se notabilizou pelo papel que desempenhou nas equipas técnicas de José Maria Pedroto: António Morais. O então avançado assinou um póquer que ajudou a bater os lisboetas por 9-1 e a garantir a qualificação para os oitavos de final da Taça de Portugal. Os outros golos azuis e brancos foram marcados por Hernâni (dois), Daucik (dois) e Viriato (na própria baliza).

Dragões Diário 28-02-2019

Esperaria pelo FC Porto até ao último segundo. Como verdadeiro portista que é, Pepe aborda assim o regresso ao clube que o projectou para o primeiro plano do futebol mundial. Em entrevista à edição de Fevereiro da Dragões, o defesa anteviu o que falta da temporada, revelou quais foram os centrais que mais o inspiraram, comentou a inveja de alguns rivais e até deixou um curioso desabafo sobre Iker Casillas.

Mas há mais, muito mais, no número 387 da revista. Adivinha quais são as maiores vítimas dos golos de Brahimi? Sabe que jogador se estreou a marcar de azul e branco frente a um guarda-redes que agora está na Roma? Faz ideia do caminho que percorreu Alfredo Quintana entre um bairro de Havana e as balizas do Dragão Caixa? Só tem de percorrer as páginas da revista para encontrar as respostas.

O plantel principal do FC Porto regressou ontem aos treinos com o clássico frente ao Benfica no horizonte. O nome de Vincent Aboubakar, que fez treino condicionado e trabalhou no ginásio, foi o único inscrito no boletim clínico. A próxima sessão está marcada para as 11h, no Olival.

O primeiro duelo entre FC Porto e Benfica desta semana decorreu ontem no Pavilhão da Luz e terminou com a vitória da equipa de andebol azul e branca por 27-25. O carácter e a qualidade dos jogadores foram, para Magnus Andersson, os factores que decidiram o jogo, que teve em Fábio Magalhães o melhor marcador dos Dragões.

O plantel de basquetebol recebeu o segundo reforço de inverno: Will Graves, poste norte-americano de 30 anos, assinou até ao final da época. Uma das competições que o jogador formado na Universidade da Carolina do Norte vai disputar é a Taça de Portugal, cujo sorteio da final a oito se realizou ontem.

Na Zona Norte do Campeonato Nacional de bilhar às três tabelas, o FC Porto bateu ontem a Portuguesa de Leça por 3-1 e assegurou a qualificação para a final a seis da competição.

25/02/19

Aconteceu a 25 Fevereiro 2004

Neste dia, o Estádio do Dragão recebeu pela primeira vez um jogo das competições europeias e nele só marcaram sul-africanos. Veja o vídeo...


Dragões Diário 25-02-2019

Amanhã há Taça e com as meias-finais da prova chega também o Sporting de Braga ao Dragão. Sérgio Conceição continua a preparar a primeira mão sem Aboubakar, Marega e Danilo, e hoje projecta o jogo em conferência de imprensa marcada para as 12h30, depois de mais um treino.

Ontem, em Arouca, foi um golo de Adílio que pôs fim a um ciclo de 11 jogos sem perder do FC Porto B. Apesar da derrota, a equipa de Rui Barros mantém o sétimo lugar, regressando a casa na próxima jornada da Ledman LigaPro, a 24ª, para receber o Famalicão.

No Olival, as equipas de Sub-17 e Sub-15 somaram mais duas vitórias para a formação portista. Os mais velhos venceram o Padroense por 2-1, com golos de Francisco Ribeiro e Pedro Vieira, e os mais novos golearam o Dragon Force por 4-0, com Luís Martins a abrir o resultado e Joel Carvalho a completá-lo com um hat-trick.

No hóquei em patins, o FC Porto apresentou-se em Tomar sozinho, na frente, e saiu de lá na companhia da Oliveirense e do Sporting, com quem passa a partilhar o primeiro lugar. A derrota por 4-3 e o empate entre os outros dois líderes ajudam a explicar a mudança de estado, que os golos de Reinaldo García, Hélder Nunes e Giulio Cocco não conseguiram evitar.

João Rodrigues, o melhor da W52-FC Porto na Volta ao Algarve, terminou a prova no nono lugar, a 2m27s do esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates), que assumiu a liderança e a camisola amarela ao segundo dia de prova. Raúl Alarcón, o vencedor das duas últimas edições da Volta a Portugal, foi segundo entre os azuis e brancos, concluindo a Algarvia no 19º lugar.