13/10/18

Aconteceu a 13 Outubro 1963

Neste dia, quando Santa Maria da Feira ainda era Vila da Feira, Sousa Santos, ciclista da terra que pedalou com a camisola do FC Porto durante 18 anos, despedia-se da competição e recebia duas salvas de prata e uma enorme ovação ao intervalo de um jogo de futebol entre a equipa principal do Feirense e um misto azul e branco. Ao palmarés de Sousa Santos faltava apenas a vitória na Volta a Portugal, que esteve perto de conseguir em 1955 e 1957, edições que terminou na segunda posição. Naquela tarde, o FC Porto ofereceu ainda uma bicicleta de corrida a Joaquim, filho de Sousa Santos, que 16 anos mais tarde venceria a Volta com a camisola dos Dragões. Dias antes da homenagem, Sousa Santos, o pai, já tinha avisado: Nasci no FC Porto e conservar-me-ei fiel nas suas fileiras até ao dia em que tenha atingido a meta que nos leva para o outro mundo. Morreu aos 82 anos, em Fevereiro de 2013.

Dragões Diário 13-10-2018

Com Otávio em gestão de esforço, sem 11 internacionais pelo quarto dia consecutivo e privado de Aboubakar e Hernâni, Sérgio Conceição voltou à carga e preparou como pôde o encontro com o Vila Real, da terceira eliminatória da Taça de Portugal, que já tem data e hora. Às 9h30 de hoje, no Olival, as portas fecharam-se para mais um treino; 30 minutos depois, no Dragão, reabriram as bilheteiras para os jogos com o Feirense e o Varzim.

Seis jogos, seis vitórias, 37 golos marcados, zero sofridos. É com este cartão de visita que os Sub-15 se apresentam às 11h de domingo, em Santa Maria da Feira. O treinador Sérgio Ferreira, que prefere ter a bola a correr atrás dela, tenciona impor o jogo portista ao máximo e o defesa Gabriel Brás vai avisando que os azuis e brancos vão entrar forte frente ao Feirense. Como, aliás, entram sempre, acrescenta.

Antes da estreia na fase de grupos da Taça da Europa, a equipa de Moncho López vai a Ovar para disputar um jogo com muita história. É assim sempre que FC Porto e Ovarense se encontram, lembra Miguel Queiroz, que espera uma partida difícil e conta com um grande espectáculo. Hoje, a partir das 16h, na Arena Dolce Vita.

12/10/18

Aconteceu a 12 Outubro 1996

Neste dia, com o FC Porto a jogar para o terceiro de cinco títulos consecutivos, os azuis e brancos foram a Alvalade ganhar por 1-0, com um golo de Edmilson e com Sérgio Conceição na origem do lance. À sexta jornada, a de estreia de Hilário na baliza, a equipa de António Oliveira ocupava a segunda posição da tabela, mas oito meses depois terminaria a prova na frente e com 13 pontos de vantagem sobre o Sporting.

Dragões Diário 12-10-2018

Sem 11 internacionais, sem Aboubakar nem Hernâni. Foi assim que Sérgio Conceição voltou a preparar a estreia na Taça de Portugal, frente ao Vila Real, mas com a diferença de o fazer em dose dupla: de manhã e à tarde. Hoje, no Olival, o único treino em agenda começa às 10h.
 
O FC Porto cumpriu de novo a meta do défice previsto no acordo de fair play financeiro estabelecido com a UEFA em junho de 2017. Fê-lo com alguma folga e mantendo a competitividade da equipa, observou Fernando Gomes, administrador financeiro da SAD, durante a apresentação dos resultados consolidados de 2017/18.

A nossa equipa de andebol já está na Bielorrússia, onde amanhã joga a segunda mão da segunda e última ronda de qualificação para a Taça EHF. Quando, às 16h45, defrontar o SKA Minsk, o FC Porto estará a um pequeno passo de cumprir um dos objectivos da época e com cinco golos de vantagem levados do Dragão Caixa, mas como André Gomes bem avisou vai ser um jogo muito difícil.

Uma hora e meia depois, mas no Dragão Caixa, rolam a bola e os patins. Reinaldo García, sete vezes campeão com o FC Porto, e Giulio Cocco, em época de estreia no campeonato a que já chamou a NBA do hóquei, fizeram uma curiosa antevisão do encontro da primeira jornada, frente ao Oeiras. E um deles ganhou uma francesinha.

Rilski Sportist, Alba Fehervar e Pallacanestro Varese. Vá fixando os nomes, porque estes são os adversários do FC Porto no Grupo F da Taça da Europa de basquetebol, e o segundo dos três vai chegar da Hungria já na próxima semana para jogar no Dragão Caixa, na primeira jornada da prova.

11/10/18

Aconteceu a 11 Outubro 1942

No arranque da temporada 1942/43, o FC Porto contratou o húngaro Lippo Hertzka para substituir o também magiar Mihaly Siska como treinador da equipa principal. O antigo técnico do Real Madrid, responsável pelo primeiro título de campeão nacional do colosso espanhol, estreou-se oficialmente neste dia, num dérbi frente ao Boavista a contar para o Campeonato Regional do Porto. No Campo do Bessa, os Dragões venceram por 3-0, com golos de Pinga, Pratas e Lourenço.

Dragões Diário 11-10-2018

Daqui a pouco mais de uma semana, o FC Porto arranca a participação na quinta competição desta temporada, a Taça de Portugal, com uma visita ao Sport Club Vila Real. A equipa da Divisão de Honra da AF Vila Real é uma velha conhecida dos Dragões: entre 1926 e 1991, enfrentaram-se em seis ocasiões, com os azuis e brancos a saírem sempre por cima.

Enquanto não é conhecida a data desta partida, provisoriamente agendada para 21 de Outubro, o plantel principal do FC Porto continua a treinar no Olival. Ontem, Sérgio Conceição continuou sem poder contar com os 11 internacionais que estão ao serviço das selecções e com os lesionados Aboubakar e Hernâni. João Pedro realizou treino integrado condicionado.

Numa noite marcada pela estreia do guarda-redes Thomas Bauer, o FC Porto não defraudou as expectativas e bateu o SC Horta por 36-20, em jogo da 7ª jornada do Andebol 1. Com este resultado, os Dragões beneficiaram da derrota do Sporting na Maia para subirem ao grupo dos líderes do campeonato.

10/10/18

Aconteceu a 10 Outubro 1987

Neste dia, em Oliveira de Azeméis, o FC Porto conquistava a Supertaça de hóquei em patins. Sem Vítor Hugo, que saiu para o Novara, nem Realista, já jogador do Barcelona, os azuis e brancos, que uma semana antes tinham goleado a Oliveirense (6-0) nas Antas, estavam longe de imaginar o que os esperava na segunda mão. A confirmação da vitória na prova foi conseguida em circunstâncias difíceis, num jogo realmente violento e com uma arbitragem do pior que há, observou na altura Ilídio Pinto, o diretor da modalidade. Ao intervalo, um hat-trick de Vítor Bruno dava vantagem aos Dragões (3-1), que acabariam por perder o jogo por 7-3, mas sem deixar fugir o troféu: 9-7 na soma das duas mãos e depois de ter ultrapassado tudo o que se possa imaginar, acrescentou o treinador Cristiano Pereira.

Dragões Diário 10-10-2018


Sérgio Conceição já começou a preparar o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, mas só ao princípio da tarde de hoje, por ocasião do sorteio, conhecerá o adversário. Ontem fê-lo sem 11 internacionais reclamados pelas seleções de sete países e ainda sem Aboubakar nem Hernâni, ambos lesionados.

Enquanto aguarda, como o treinador, para conhecer o adversário na Taça, fique já a saber que os bilhetes para o Lokomotiv Moscovo-FC Porto, da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, estarão disponíveis na Loja do Associado a partir de hoje.

A equipa de hóquei em patins, que, como Jorge Nuno Pinto da Costa muito bem observou, é assídua frequentadora do espaço, entregou ontem mais um troféu no Museu. A Supertaça ganha ao Sporting foi o sétimo título garantido pela formação de Gillem Cabestany em apenas três anos, o que para o treinador só demonstra que a equipa continua forte e com ambição. Para o capitão Hélder Nunes, começar a época ali é mais do que um bom sinal. É extraordinário, disse ele. 

Depois da vitória sobre o SKA Minsk, o FC Porto regressa esta noite ao Andebol 1 para receber o Sporting da Horta, e Miguel Martins não está com meias medidas. Somos favoritos e temos de encarar o jogo dessa forma, observa o central, lembrando que a condição não dispensa a equipa de arrancar mais uma excelente exibição. Para seguir a partir das 20h30; no Dragão Caixa, de preferência, ou no Porto Canal, em alternativa.

09/10/18

Aconteceu a 09 Outubro 1955

Neste dia, o FC Porto recebeu o Torreense no novíssimo Estádio das Antas. Após uma primeira parte em branco, a equipa de Yustrich marcou dois golos no segundo tempo, por Perdigão e Teixeira, e conquistou os dois pontos que lhe permitiam, à quarta jornada, permanecer a um ponto do líder do campeonato.  No final da temporada essa diferença já se tinha esbatido e os Dragões juntaram a conquista da liga à da Taça de Portugal.

Dragões Diário 09-10-2018

Ontem foi dia de folga, hoje é dia de retomar o trabalho. O plantel principal do FC Porto volta às 17h ao Olival, sem os atletas que estão ao serviço das selecções, para começar a preparar os próximos desafios nas quatro provas em que está envolvido. O regresso à competição está marcado para o fim de semana de 20 e 21 de outubro, em que será disputada a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Felipe chegou ao FC Porto no verão de 2016. Desde então, já disputou 100 jogos oficiais com a camisola dos Dragões, um número redondo atingido no domingo. Em pouco mais de duas épocas de azul e branco, o central conquistou uma Liga e uma Supertaça e viu o trabalho recompensado com a estreia pela selecção do Brasil.

Tem sido promissor o arranque de temporada da equipa de andebol. Um dos responsáveis por este bom momento é Carlos Martingo, adjunto de Magnus Andersson, que foi eleito Treinador do Ano do Andebol 1 de 2017/18. Em entrevista à Dragões, Martingo explicou que não seria adjunto de um treinador qualquer e afirmou que acredita que esta equipa técnica vai ajudar o clube a reencontrar o trilho das vitórias

Bertinho Júnior e Pedro Ribeiro, atletas de boxe do FC Porto, conquistaram neste domingo os cinturões nas categorias de 60kg e 64kg do torneio Golden Gloves 2018, disputado na Maia. Com apenas 18 anos, Bertinho Júnior tornou-se o mais jovem de sempre a vencer na categoria de 60kg.

08/10/18

Aconteceu a 08 Outubro 1950

Neste dia, no Campo da Constituição, o FC Porto, orientado pelo romeno Anton Vogel, recebia e vencia o Benfica por 5-2, em jogo da quarta jornada da Liga. Vital e Monteiro da Costa bisaram e Nelo fez o resto, de pouco valendo aos encarnados os dois golos de José Águas.

Dragões Diário 08-10-2018

Não foi bonito o clássico. Teve muitas faltas, poucas oportunidades e um único golo, marcado por Seferovic, que, obviamente, não tira o campeão da corrida. São só dois pontos para o topo, mesmo depois da segunda derrota, que talvez possa ter sido a última. Pelo menos é esse o projecto assumido por Sérgio Conceição em conferência de imprensa.

Ainda a lidar com o impacto momentâneo da derrota, o treinador garantiu que o FC Porto vai lutar muito pelo bicampeonato e prometeu uma equipa muito competitiva até ao final. Sobre o jogo, o empate seria o resultado mais justo para Sérgio Conceição, especialmente depois de um encontro em que as equipas anularam os pontos fortes uma da outra.

Saímos daqui com o sabor amargo da derrota. Danilo assumiu-o sem reservas no final do jogo da Luz, mas também lembrou que há muito campeonato pela frente e pormenores a afinar, para satisfazer o objectivo de sempre: Temos de lutar para voltar ao lugar onde todos gostamos de estar.

Horas antes de a bola rolar na Luz, o FC Porto disputava o primeiro clássico do dia na Mealhada, para vencer o Sporting por 4-1 e ganhar a Supertaça de hóquei em patins pela terceira vez consecutiva. Marcaram Hélder Nunes, que bisou, Rafa e Gonçalo Alves, num jogo em que os azuis e brancos foram claramente melhores do que o adversário.

Mesmo reconhecendo a participação decisiva de Gonçalo e Hélder no momento-chave da partida, Guillem Cabestany observou que todos os jogadores estiveram a um grande nível. O capitão assumiu a felicidade por continuar a fazer história no clube e Telmo Pinto detectou na vitória motivação extra para lutar pelo principal objectivo da época, que passa por recuperar o título de campeão.

Regressamos ao futebol com um golo de Malele, aquele que ditou a derrota do FC Porto B na recepção ao Arouca, em jogo da sexta jornada da Ledman LigaPro. Na recta final do encontro, Rui Pedro esteve muito perto de fazer o empate, depois de uma bela combinação com Madi Queta, mas o remate saiu um pouco ao lado do poste mais distante.

Ao final da manhã, no Olival, os Sub-15 já tinham vencido o Freamunde por 5-0. Joel Carvalho fez um hat-trick, com Hélder Silva e José Macedo a participar também na goleada. A equipa de Sérgio Ferreira soma 18 pontos em 18 possíveis no Nacional de Juniores C, com 37 golos marcados e nenhum sofrido.

07/10/18

Aconteceu a 07 Outubro 2006

Neste dia, o FC Porto disputou a Supertaça de hóquei em patins. A partida foi jogada em Barcelos, e o adversário foi o Juventude de Viana. Os Dragões, que estavam longe de imaginar que atravessavam uma década em que venceriam consecutivamente dez edições do campeonato, ganharam por 4-2, com golos de Pedro Gil, Reinaldo Ventura (dois) e Ricardo Figueira.

Dragões Diário 07-10-2018

Os campeões nacionais enfrentam hoje o Benfica, no Estádio da Luz (17h30), e o que Sérgio Conceição espera da equipa é um espírito muito grande para repetir o triunfo de há quase seis meses e alargar o registo positivo do FC Porto neste recinto. O treinador assume que a pressão é sempre a mesma e é elevada, e que o papel dos adeptos voltará a ser importante: No ano passado foi fantástico. Espero que este Mar Azul se desloque para Lisboa.

Quem já se deslocou para Lisboa foi a equipa, ontem à tarde, e a saída do Dragão foi uma vez mais marcada por uma impressionante manifestação de apoio dos adeptos. Horas antes, no Olival, realizou-se o último treino de preparação para esta partida, que teve como nota negativa a lesão de Hernâni (rotura num adutor da coxa direita).

A equipa de Sub-19 assumiu ontem a liderança da Zona Norte do Campeonato Nacional, após bater o Sporting de Braga por 4-0 no Olival. Os golos do conjunto treinado por Mário Silva foram marcados por Angel Yesid, Fábio Vieira e Fábio Silva (dois).

No Dragão Caixa, a tarde terminou com a entrada vitoriosa dos azuis e brancos na Liga Portuguesa de Basquetebol: 94-65 frente ao recém-promovido Imortal. Moncho López aproveitou a partida para diagnosticar aspectos a melhorar na equipa: No ataque não fomos particularmente ricos, mas fomos generosos a passar a bola, e isso é bom.

Ao início da noite, foi a vez de a equipa de andebol entrar com o pé direito na segunda ronda de qualificação para a Taça EHF: vitória por 34-29 frente ao SKA Minsk, com Areia em destaque (dez golos). A segunda mão desta eliminatória joga-se no próximo sábado, na Bielorrússia.

Finalmente, ontem foi mais um dia de glória para o bilhar do FC Porto: o atleta azul e branco Dick Jaspers sagrou-se campeão mundial de bilhar às três tabelas, numa final disputada no Cairo face ao francês Jeremy Bury.