NOTÍCIAS, REPORTAGENS, COMENTÁRIOS, CURIOSIDADES, MEMÓRIAS E MUITO MAIS SOBRE O MELHOR CLUBE DO MUNDO...
16/07/11
Pré-Época: FC Porto - Borussia Mönchengladbach
15/07/11
Falcão no pasquim de Lisboa
14/07/11
Falcao renova até 2015
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º, nº1, do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou por mais duas
épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015, o vínculo contratual que liga esta sociedade ao seu jogador Radamel Falcao.
Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para 45.000.000€ (quarenta e cinco milhões de euros).
O Conselho de Administração
Porto, 14 de Julho de 2011
Belluschi integrado de forma condicionada
Rafa completa o boletim clínico. O lateral-esquerdo continua a desenvolver trabalho de ginásio.
Para amanhã está marcado apenas um treino, às 17h00 (aberto 30 minutos à comunicação social), e uma superflash, às 16h45.
Fucile: "O nosso dever é defender o emblema de Campeão"
Lindo estar de volta
O contacto com a equipa foi bom. Não estivemos juntos muito tempo, porque a viagem foi bastante cansativa, mas foi lindo estar de volta aos meus companheiros e conhecer os que chegaram esta época.
Conhecia-os de os ver na televisão. Já lhes dei os parabéns e disse-lhes que chegaram a um grande clube. Se estão aqui é porque são bons; agora têm de demonstrar que merecem estar na equipa.
Redobrar esforços
Todos os anos temos a mesma ambição, ainda para mais quando se ganha tanta coisa. Temos de redobrar esforços para melhorar. Sabemos que é muito difícil repetir a época passada, mas com trabalho e com este grupo técnico, que já nos conhece, esperamos voltar a ter sucesso.
Treinador foi uma boa escolha
O Vítor Pereira foi uma boa escolha, pois já o conhecíamos e sabe muito. Era adjunto do André e também já dirigia a equipa. Mandava 50 por cento e temos sorte em tê-lo.
Quando cheguei, cumprimentou-me e dei-lhe os parabéns por ser o nosso novo treinador. É uma pessoa que gosta de trabalhar muito, por isso tenho de ligar todas as pilhas para os treinos que aí vêm.
Bem fisicamente
Sinto-me bem fisicamente. Comecei a pré-época na Selecção, à qual cheguei praticamente sem fazer nada, do ponto de vista físico, por causa da clavícula; lá, consegui melhorar do braço, que estava um pouco fraco, e agora chego aqui bem, e espero estar a cem por cento rapidamente.
Humildade e sacrifício
Não gosto de dizer que vamos ganhar o campeonato; trabalhamos sempre com esse objectivo, mas com humildade e sacrifício. Sabemos que há outras equipas que procuram o mesmo e o nosso dever é defender o emblema de Campeão; além desse título, conquistámos a UEFA Europa League, e há que defender esse estatuto.
Barcelona só depois do V. Guimarães
Ainda é muito cedo para pensarmos no jogo contra o Barcelona. Ainda estamos na pré-época e depois disso temos a Supertaça de Portugal, frente ao V. Guimarães, que é o nosso primeiro desafio oficial.
13/07/11
Banco BMG suporta custos do museu do F. C. Porto
Como contrapartida, a instituição bancária assegurou o direito de utilização de determinados espaços publicitários para a divulgação e promoção da empresa.
A construção do museu do clube é um dos objectivos do presidente Pinto da Costa no actual mandato e foi um dos argumentos utilizados para avançar para a recandidatura à liderança dos dragões.
Fernando apto
O dia ficou ainda marcado pela chegada de Fucile. O internacional uruguaio, que gozou férias até mais tarde, por ter estado ao serviço do seu País, já se encontra na Alemanha, a caminho do Hotel Klosterpforte, onde se reunirá com os restantes companheiros do plantel.
Quanto ao boletim clínico, de referir que Belluschi e Rafa mantiveram os respectivos planos de recuperação: treino condicionado para o médio e trabalho de ginásio para o lateral.
Otamendi: «O FC Porto quer sempre ganhar títulos»

O central argentino sublinhou que os Campeões Nacionais são, por isso, naturalmente favoritos, e elogiou o facto de Vítor Pereira ter mantido a mentalidade de jogoda época passada, o que veio facilitar o trabalho dos jogadores.
Forma de jogo mantém-se
Manteve-se a estrutura, a forma de jogo e a mentalidade. A maneira de trabalhar do mister Vítor Pereira é semelhante àquela a que estávamos habituados e isso facilita o nosso trabalho.
Plantel com muita competência
Sabemos o que o Hulk significa para nós e a classe que tem. Mas há outros jogadores de grande qualidade no plantel, que também procuram fazer o melhor pela equipa sempre que entram, para ajudar o grupo. Para nós isso é igualmente importante; queremos fazer as coisas bem e tratar de ter um bom ano.
O Hulk é um jogador importantíssimo, com características especiais. De qualquer forma, é como disse: temos material no plantel com competência para substituí-lo e para continuarmos a conseguir vitórias, que é o que o FC Porto sabe fazer bem.
Favoritos mas não invencíveis
Obviamente que somos favoritos, porém não somos invencíveis. O FC Porto trata de fazer as coisas o melhor possível, partida após partida, pois quer sempre ser candidato e ganhar títulos.
Fazer uma boa pré-temporada
A nossa mentalidade passa por fazermos uma boa pré-temporada, para podermos chegar a esse encontro [frente ao Barcelona, para a Supertaça Europeia] da melhor forma possível. Dentro de campo, não vai ser uma questão de nomes nem de nacionalidades. Sou argentino, como o Messi, mas nesse jogo defenderei as cores do FC Porto.
Ainda não falámos sobre esse desafio. Ele está concentrado na Copa América e em conquistar o título para a Argentina, que é algo que já nos foge há algum tempo. Isso é que é importante, neste momento.
«O Messi é o jogador que é e creio que não há nenhum método específico para pará-lo. O que é preciso é tomar as precauções necessárias para quando se defronta um jogador maravilhoso como ele.
Repetir conquistas do ano passado
O FC Porto vai subindo o nível de jogo, confronto após confronto; foi assim no ano passado e vamos trabalhar para que as coisas nos continuem a sair bem, de modo a repetirmos essas conquistas.
Trabalho colectivo
Da minha parte, sinto que tenho características que me permitirão assumir o comando da defesa, tratando de ordenar todas as linhas. No entanto, esse trabalho é algo que fazemos em conjunto; lá atrás, todos falam entre si.
12/07/11
Bolo para James
James está de parabéns. O internacional colombiano celebra 20 Primaveras, esta terça-feira, e a ocasião foi devidamente assinalada pelos companheiros logo no arranque dos trabalhos do dia. O treino matinal começou com uma praxe ao aniversariante, seguindo-se um almoço com direito a bolo e festa.
Tiago Ferreira chamado à Selecção de Sub20
David: «Só há coisas boas neste clube»

A cumprir o seu primeiro ano de sénior, David acalenta o desejo de ficar no plantel do FC Porto, sabendo que para isso ainda tem de «trabalhar muito e continuar a evoluir». O lateral falou aos jornalistas esta terça-feira de manhã, em Marienfeld, onde afirmou ser «um motivo de grande orgulho» estar no estágio dos Dragões e sublinhou só haver «coisas boas» no clube.
Motivo de orgulho
É um motivo de grande orgulho estar neste estágio. Sempre pertenci aos escalões de Formação do FC Porto e sempre ambicionei estar aqui. É o cumprir de um sonho. Mas ainda há muito a trabalhar; o meu objectivo é ficar no plantel e para isso tenho de continuar a evoluir.
Confiante nas decisões do FC Porto
Ainda não está nada fechado. Cabe aos responsáveis do FC Porto decidirem o meu futuro; eles saberão certamente o que é melhor para mim e para o clube.
Concorrência forte permite evolução maior
Ganhar ritmo noutra equipa também poderia ser bom, no sentido em que talvez pudesse jogar com mais regularidade. De qualquer forma, o meu objectivo é ficar no plantel do FC Porto. É verdade que a concorrência aqui é mais forte, mas isso também me permitirá evoluir ainda mais.
Lateral polivalente
Por hábito, jogo no lado direito da defesa, mas se tiver de jogar à esquerda, faço-o com toda a normalidade. O mais importante é jogar e poder ajudar a equipa.
Identificado com a mística azul e branca
O desafio frente ao Gütersloh correu bem. Fiz uma assistência e foi um bom jogo para a equipa.
Sempre joguei no FC Porto, já adquiri a mística do clube, e quero continuar a jogar aqui. Todos os jogadores me deixaram à vontade, pelo que acabei por encarar a partida com normalidade.
Sucesso vai continuar
A base do plantel mantém-se; só saíram dois jogadores e penso que será mais um ano de sucesso para o clube, em que conseguirá grandes conquistas.
Champions é uma ambição
Jogar a Champions seria extraordinário. É algo que qualquer jogador ambiciona e será esse o meu objectivo também. Quem sabe um dia?
Sapunaru e Fucile como referências
As minhas referências são os dois laterais-direitos do FC Porto [Sapunaru e Fucile]. Quero evoluir e chegar ao patamar em que eles se encontram. O meu objectivo é ganhar-lhes o lugar.
Sim, já disse isso ao Sapunaru, claro. Mas penso que será uma competição saudável. Somos todos amigos aqui dentro. Só há coisas boas neste clube.
Marcação a Hulk obriga a níveis de exigência superiores
Se é difícil para os seniores dos grandes clubes, quanto mais para mim, que ainda estou a ter a primeira experiência como sénior. Mas é certamente uma forma de exigir ainda mais de mim e evoluir cada vez mais [referindo-se ao facto de ter de fazer marcação a um jogador como o Hulk]. É um dos melhores do Mundo, um dos mais difíceis de travar, e se conseguir encará-lo com alguma facilidade, irei sentir, seguramente, menos dificuldade contra os outros adversários.
Estar tranquilo
O treinador pede-me para estar tranquilo e fazer o que sempre fiz. Quer que continue a trabalhar da mesma maneira.
No final do jogo em Gütersloh, disse-me que estive muito bem e deu-me os parabéns.
Kleber agradeceu assistência
O Kleber agradeceu-me logo a assistência, mas isso faz parte do desafio. Uns fazem golos, outros dão a marcar... O importante é que estamos cá todos para ajudar o clube.
11/07/11
Fernando indisponível devido a entorse
Os Dragões voltam aos treinos já amanhã, desta feita com uma dupla sessão. O primeiro, que será precedido de uma superflash (agendada para as 10h15) está marcado para as 10h30 (aberto 30 minutos à comunicação social) e o segundo para as 17h00 (porta fechada).
James: É um orgulho celebrar o meu aniversário com esta família

Longe da família biológica, mas perfeitamente identificado com a família azul e branca, James confessa ser um «orgulho» festejar o seu 20.º aniversário com os companheiros do FC Porto. Esta terça-feira será um dia «especial» para o jovem colombiano, que aproveitou a superflash desta segunda-feira à tarde para tecer também algumas considerações sobre a nova época: Estamos a ter uma boa adaptação e isso é muito importante.
Primeiro jogo correu bem
O jogo de ontem correu bem. Estamos a ter uma boa adaptação e isso é muito importante.
À inteira disposição do treinador
Gosto de actuar no meio-campo; é uma posição em que me sinto cómodo. No entanto, também me sinto confortável quando jogo na ala.
O meu melhor futebol aparecerá onde o treinador quiser. Procuro estar sempre à sua disposição e jogar na posição em que ele preferir.
Identificado com a equipa
Este é o meu segundo ano aqui e já conheço bem a equipa, por isso não me parece que ir ao Mundial de Sub20 vá ser mau para mim nesse sentido; esperemos que quando volte, o faça da melhor maneira. É uma grande competição e será importante ter um bom ritmo. Ser Campeão do Mundo é um dos meus sonhos e oxalá consiga realizá-lo.
Colômbia em grande plano na Copa América
A Colômbia está muito bem na Copa América. Está a um nível elevado e isso é muito importante para todos os colombianos.
Cada vez mais adaptados ao novo treinador
Estamos a adaptar-nos cada vez mais aos métodos do novo treinador.
Elogios aos novos companheiros
Os novos jogadores são bons; têm muita qualidade, por isso mesmo é que estão cá.
Muita qualidade humana no grupo
Sim, vai ser especial festejar o meu aniversário com a família portista. Há muito boas pessoas no grupo; há muita qualidade humana e, portanto, é um orgulho.
Tratar de ser favoritos
Todos os rivais são complicados, mas vamos dar o nosso melhor e tratar de ser favoritos [referindo-se ao campeonato].
Partida especial a abordar com inteligência
Vai ser um jogo muito difícil; todavia, se o enfrentarmos com inteligência, creio que podemos ganhar [referindo-se ao embate contra o Barcelona, para a Supertaça Europeia].
Vai ser uma partida especial, não só por defrontar o Messi, mas todos os jogadores do Barcelona. São todos bons.
Fotos e declarações do jogo contra o Gutersloh
No rescaldo da goleada ao FC Gütersloh, o treinador Vítor Pereira elogiou a atitude da equipa, que se revelou sempre «muito organizada e agressiva». Hulk e Walter, autores de três golos cada um, sublinharam a importância de continuarem a trabalhar forte, e o aniversariante Tiago Ferreira disse-se honrado por integrar o estágio do FC Porto, destacando a qualidade de todo o plantel.
Vítor Pereira
Revelámos uma boa atitude e comportamentos de qualidade, contra uma equipa que se mostrou organizada, mas que encontrou pela frente um FC Porto agressivo, a criar envolvimentos constantes e uma pressão grande.
A diferença de golos explica-se com o sustentar do nosso jogo, que desgastou o adversário e nos permitiu acelerar, no momento certo. Criámos uma atitude de quem quer continuar a cultivar o hábito de ganhar e tivemos uma postura correcta.
A equipa joga num colectivo forte e os jogadores só sobressaem quando assim é. Não estou preocupado com eventuais saídas. Estamos a crescer em termos de comportamentos e valemos pelo todo e não pelas individualidades.
Hulk
Não fui eu que resolvi a partida. Desde o início, os que jogaram tentaram fazer o que o mister pediu e acabámos por conseguir um bom jogo. De qualquer forma, ainda não ganhámos nada e sabemos que temos de continuar a trabalhar.
Toda a estrutura me tem acolhido bem; tenho mais cinco anos de contrato e espero ganhar ainda muitos títulos aqui.
Walter
Para um atacante, é sempre bom marcar. Agora há que dar continuidade ao trabalho que vimos desenvolvendo.
Tenho uma boa impressão do mister Vítor Pereira. Sempre me deu confiança; continua a fazê-lo agora que é o treinador principal, e espero retribuir com muito trabalho.
Hoje em dia, não há equipas pequenas; nós é que facilitámos o jogo.
Tiago Ferreira
Foi uma forma especial, muito boa de comemorar o aniversário. É um privilégio e uma honra poder estar aqui em estágio com esta equipa.
O jogo correu bem. Fizemos o que o mister pediu e acabámos por conseguir uma goleada, o que é sempre importante.
Há pouco a mudar em relação ao ano passado, mas há sempre alguns aspectos a corrigir e o treinador acredita que podemos melhorar ainda mais.
Tenho aprendido tudo com os meus companheiros. São os melhores na sua posição em Portugal e tem sido muito bom trabalhar com eles.
Crónica do jogo contra o Gütersloh
O FC Porto venceu o FC Gütersloh, por 1-10, no primeiro jogo particular disputado na Alemanha. Vítor Pereira lançou dois onzes diferentes, no arranque da partida e ao intervalo, com ambos a revelarem uma dinâmica ofensiva tremenda, de que resultou uma autêntica goleada. Kleber e Djalma abriram o marcador; Hulk (3), Rúben Micael, Walter (3) e Maicon fixaram o resultado final.
O golo inaugural do encontro surgiria perto da meia hora, da cabeça de Kleber, que respondeu, de forma imponente, a um cruzamento na esquerda de David. O avançado brasileiro ainda viu ser-lhe anulado o bis três minutos depois, por uma alegada falta, que pareceu não existir.
De qualquer forma, não demorou muito até a bola voltar a entrar na baliza do FC Gütersloh, com Djalma a encostar para o fundo das redes, após combinação entre James – a actuar no meio-campo, o colombiano esteve em evidência, pela notável qualidade de passe, conseguindo algumas aberturas impressionantes para os seus companheiros – e Castro.
No segundo tempo, o treinador do FC Porto apostou em todos os jogadores que se encontravam no banco, com destaque para as estreias, em desafios à porta aberta, de Bracali e Kelvin, e do ex-júnior Christian e do regressado Addy.
Apesar das alterações, a equipa manteve a toada ofensiva, concretizando por mais oito vezes, com Hulk e Walter a conseguirem ambos hat-tricks; o primeiro abriu a conta pessoal através da conversão de uma grande penalidade, que ele próprio havia sofrido; fez o segundo num remate espontâneo, que desferiu um arco perfeito para o lado esquerdo da baliza; e chegou ao terceiro com uma bomba, já dentro da área.
Quanto a Walter, respondeu, por duas vezes, da melhor maneira, aos cruzamentos de Christian, encostando para o fundo da baliza, e cabeceou, sem hipótese para o guardião adversário, uma bola teleguiada por Hulk.
Os restantes dois golos foram da autoria de Rúben Micael, já perto da pequena área, e de Maicon, de cabeça, após cruzamento na direita de Hulk, um dos mais interventivos nesta etapa complementar.
Para a história, além do resultado expressivo, fica a excelente atitude patenteada por todo o grupo e elogiada por Vítor Pereira no final da partida.
F. C. Porto marcou dez ao Gutersloh

FICHA DE JOGO
FC Gütersloh-FC Porto,
Jogo de preparação da época 2011/12, integrado no estágio em Marienfeld
Heidewaldstadion (10 de Julho de 2011)
Árbitro: Swiers
Assistentes: Negri e Rodejohann
FC GÜTERSLOH: Hendrik Müller; Stephan Eggert, Steven Degelmann, Patrick Plucinski e Pascal Röber; Lennard Warweg, Tim Brinkmann (cap.) e Pascal Becker; Raffaele Wiebusch, Ustim Schröder e Alexander Schiller
Entraram ao intervalo: Alexander Opitz; Matthäus Wieckowicz, Dennis Kroos, Marc Birkenhake, Dennis Grübel, Temel Hop e Maximilian Heinrich
Outras substituições: Stephan Eggert por Thomas Duhn (62m)
Treinador: Dirk Flock
FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Tiago Ferreira e David; Souza, Castro (cap.) e James; Varela (sub-cap.), Kleber e Djalma
Entraram ao intervalo: Bracali; Sereno, Maicon, João Moutinho, Addy, Otamendi, Rúben Micael, Walter, Hulk, Kelvin e Christian
Treinador: Vítor Pereira
Resultado final: 1-10
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Kleber (28m), Djalma (35m), Hulk (47 g.p., 59 e 82m), Rúben Micael (61m), Walter (67, 78 e 89m); Matthäus Wieckowicz (74m) e Maicon (79m)