27/07/19

Aconteceu a 27 Julho 2003

Neste dia, a apresentação do plantel principal do FC Porto decorreu no Estádio das Antas e foi marcada por um espetáculo hollywoodesco de luz e som. Tratou-se do pontapé de saída para uma época de sonho, em que os Dragões treinados por José Mourinho juntaram o título europeu ao nacional.

Dragões Diário 27-07-2019

Ainda não é oficial, mas aí está a temporada 2019/20. O FC Porto regressa hoje ao Dragão para se apresentar aos sócios e adeptos num jogo particular frente ao Mónaco, mas a agenda não se esgota nesse encontro: a animação na praça do Dragão arranca às 13h; as portas do estádio abrem às 16h; a bola começa a rolar às 19h.

Desde 2004, jogar com o Mónaco é sempre motivo para evocar boas recordações, que remontam à vitória na final da Liga dos Campeões desse ano (3-0) e tiveram continuidade na fase de grupos de 2017/18, marcada por vitórias expressivas sobre os monegascos no Luís II (3-0) e em casa (5-2).

Em 16 anos de Dragão, esta é a terceira vez que a equipa do principado é a convidada de honra do FC Porto para uma apresentação aos sócios. Lembra-se das outras duas? Recorda-se dos restantes encontros de lançamento da nova temporada no actual estádio? Veja tudo isto no site oficial. 

Entretanto, a preparação para 2019/20 continua no Olival. Num dia em que houve dois treinos e em que Osorio voltou a trabalhar em pleno, Diogo Costa teve de passar pelo bloco operatório para reduzir uma luxação num dedo da mão direita.

O lateral Tiago Matos e o FC Porto renovaram o contrato que os liga até 2022. O campeão nacional e europeu de sub-19, que tem 18 anos e veste de azul e branco desde os nove, reconhece o sinal de confiança e promete continuar a trabalhar para conquistar mais títulos e ajudar o clube do coração.

Gonçalo Brandão assinou até 2021 e é reforço do FC Porto B. O defesa de 32 anos chega do Lausanne, da Suíça, e revela-se feliz e motivado para tentar ajudar a equipa, que tem muitos jovens com muita qualidade.

26/07/19

Aconteceu a 26 Julho 1917

Neste dia, Henrique Mesquita foi eleito presidente do FC Porto, cargo que ocuparia até 1920. Durante esses três anos, que coincidiram com a participação portuguesa na I Guerra Mundial e ficaram marcados pela crise económica, a agitação social e as baixas na equipa, como a de Joaquim Vidal Pinheiro, o clube venceu três edições do Campeonato Regional do Porto.

Dragões Diário 26-07-2019

É hoje que nasce a FC Porto TV, o novo meio de comunicação do FC Porto. Trata-se de um canal para já disponível através de uma aplicação que pode ser instalada em dispositivos móveis Android ou iOS, onde serão concentrados vários tipos de conteúdos relacionados com o clube – neste momento, estão disponíveis 170 horas de vídeos.

O jogo de apresentação do plantel principal, que se realiza amanhã frente ao Mónaco, vai ser transmitido em directo para todo o mundo através da FC Porto TV. Essa é uma das grandes vantagens do canal: a possibilidade de os portistas assistirem facilmente a jogos em directo a partir de qualquer ponto do planeta onde haja ligação à internet.

Em breve, a FC Porto TV incluirá ainda um conjunto de conteúdos premium, que serão pagos. O objectivo é incrementar a produção de conteúdos do canal e complementar a oferta de matérias relacionadas com o clube que estão e continuarão a estar disponíveis gratuitamente, em meios como o site fcporto.pt, o Porto Canal e a própria FC Porto TV.

101 anos depois do lançamento do primeiro jornal oficial, Porto Sportivo, o FC Porto continua a inovar na comunicação e na relação com os adeptos. O clube tem agora um canal de televisão generalista (Porto Canal), um canal de streaming (FC Porto TV), uma revista mensal (Dragões), uma newsletter diária (Dragões Diário), um site (fcporto.pt), páginas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) e duas aplicações (a do clube e a do Museu).

Ontem foi dia de regresso ao Olival e de sessão de trabalho vespertina para o plantel, que tem em vista o jogo de amanhã com o Mónaco. Loum e Osorio realizaram treino condicionado e foram os únicos jogadores com o nome inscrito no boletim clínico.  

Os campeões nacionais de andebol viajam hoje para Estugarda, na Alemanha, onde vão realizar um estágio durante dez dias. Djibril M’Bengue prevê um período importante para a equipa crescer e preparar-se para enfrentar os objetivos da nova temporada, que passam por vencer o campeonato, cujo sorteio se realizou ontem, e mostrar a qualidade do andebol português na montra europeia.

25/07/19

Aconteceu a 25 Julho 2001

Em 2001/02, o FC Porto precisou de disputar duas pré-eliminatórias para aceder à Liga dos Campeões. A primeira começou a ser jogada neste dia, nas Antas, frente aos galeses do Barry Town. Um hat-trick de Deco, um póquer de Pena e um golo de Soderström valeram uma vitória por 8-0 e deixaram a qualificação mais do que encaminhada.

Dragões Diário 25-07-2019

O FC Porto despediu-se do estágio no Algarve enfrentando o Farense no treino de ontem. Fernando Andrade, Fábio Silva, Nakajima e Madi Queta marcaram os golos que valeram um triunfo por 4-2, horas antes do voo de regresso ao Porto. Esta tarde, a partir das 17h, a equipa volta a trabalhar no Olival.

Zé Luís chegou há menos de um mês e já se mostra adaptado à realidade do clube. O estágio bem conseguido, tanto pelo trabalho como pelos resultados, ajudou e o avançado já só pensa na estreia em casa frente ao Mónaco: A equipa está ansiosa para regressar ao Estádio do Dragão. Estou feliz e curioso para ver esse momento.

Dos Estados Unidos e tendo como destino a equipa de basquetebol chegou Noah Starkey, um gigante com 2,11 metros de altura. O terceiro reforço azul e branco tem 22 anos, joga como poste e é proveniente da formação universitária de Southern Nazarene, que representou nas últimas quatro temporadas.

24/07/19

Aconteceu a 24 Julho 2011

Neste dia, o Estádio do Dragão recebeu a cerimónia de apresentação da versão 2011/12 do FC Porto. O convidado de honra foi o Peñarol, do Uruguai, que tinha sido o adversário dos Dragões no jogo da Taça Intercontinental de 1987. A festa fez-se na bancada e no relvado, onde a equipa treinada por Vítor Pereira venceu por 3-0, graças a um autogolo de Guillermo Rodríguez e a golos de Hulk e Walter.

Dragões Diário 24-07-2019

O plantel do FC Porto despede-se hoje de Lagos, onde durante a última semana e meia esteve a preparar a temporada que se avizinha. A forma tem sido apurada a pensar nos primeiros jogos oficiais, mas sábado há o momento especial da apresentação aos sócios e adeptos. O jogo frente ao Mónaco vai ter casa cheia.

Desde o sorteio de segunda-feira, o horizonte da equipa está marcado pela deslocação a Krasnodar, a 7 de Agosto, para a primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nas bancadas estará o portista russo Ivan Likhmanov, autodenominado líder da comunidade russófona de fãs do FC Porto.

Em declarações que poderá ler na próxima edição da Dragões, este fervoroso adepto mostrou-se extremamente feliz por poder voltar a ver o clube do coração ao vivo, e revelou que agora tem ainda mais motivação para fazer o FC Porto mais famoso na Rússia. Apesar do entusiasmo, não espera facilidades: Eles têm uma equipa muito forte, com boas infraestruturas, um bom estádio e uma boa academia.

Questionado sobre as principais mais valias e os pontos a explorar no adversário, Likhmanov foi parco em palavras e explicou: Quase não sigo o campeonato russo. A verdade é que o coração dele é como o do capitão João Pinto e só tem mesmo uma cor: azul e branco.

23/07/19

Aconteceu a 23 Julho 1977

Neste dia, a formação de andebol do FC Porto bateu o FC Gaia por 26-14 na final da Taça de Portugal.

Dragões Diário 23-07-2019

3.832 quilómetros é a distância que o plantel principal do FC Porto vai ter de percorrer até Krasnodar para começar a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O sorteio realizado ontem em Nyon ditou que é com o terceiro classificado da última edição do campeonato da Rússia que os Dragões vão lutar pelo acesso ao playoff.
 
Já pode anotar na sua agenda: a primeira mão da eliminatória realiza-se a 7 de Agosto, neste estádio inaugurado em 2016, bem parecido com o Olímpico de Berlim; a segunda está marcada para dia 13, no Dragão. O jogo da Rússia marcará o arranque oficial da temporada azul e branca, que continua a ser preparada no Algarve.
 
Foi em Lagos, por isso, que Danilo Pereira reagiu ao sorteio. O capitão sabe que o Krasnodar é uma equipa difícil, que já se encontra em competição, e destacou que a eliminatória envolve uma viagem complicada. Ainda assim, como o balanço do estágio é muito positivo, as perspectivas são boas: vamos estar preparados.
 
É possível que o leitor não conheça bem este adversário, com o qual o FC Porto nunca se cruzou. O FC Krasnodar foi fundado em 2008 e é um produto típico da sociedade russa pós-soviética. O proprietário do clube é um dos maiores milionários do país, que não hesita em usar a fortuna feita no retalho para impulsioná-lo.
 
Na primeira divisão desde 2011/12, o Krasnodar nunca se classificou abaixo do décimo lugar e tem sido sempre terceiro ou quarto desde 2014/15. Já com algumas participações na Liga Europa, atingiu os oitavos de final da competição em 2018/19. Pelo caminho, fez uma excelente fase de grupos (12 pontos) e eliminou o Bayer Leverkusen.
 
No plantel atual, o Krasnodar conta com dois jogadores que passaram pelo futebol português: Stanislav Kritciuk, guarda-redes que representou o Braga e o Rio Ave, e Kaio, médio brasileiro que na temporada passada efectuou 24 jogos pelo Santa Clara. O primeiro chegou mesmo a ser treinado por Sérgio Conceição no Minho, em 2014/15.
 
Os mais atentos ao futebol europeu devem ainda reconhecer os nomes de Tonny Vilhena e Marcus Berg, que chegaram à Rússia este verão e que são, respectivamente, internacionais pela Holanda e pela Suécia. Também integra este plantel o marcador do primeiro golo do Mundial de 2018, Yuri Gazinskiy, presença habitual na selecção russa.

22/07/19

Aconteceu a 22 Julho 1997

Neste dia, um dos grandes retirava-se dos relvados. João Pinto, o eterno capitão, o lateral direito de antes quebrar do que torcer, colocava um ponto final na carreira de jogador. Chegou ao FC Porto em 1976 e, ao longo de mais de duas décadas, vestiu em 587 ocasiões a camisola azul e branca, ficando na história como o recordista de jogos ao serviço do clube. João Pinto conquistou 24 títulos no FC Porto, incluindo a Taça dos Campeões Europeus, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

Dragões Diário 22-07-2019


O FC Porto continua a preparar o arranque da temporada e ontem venceu a Copa Ibérica, ao bater o Getafe por 2-1, depois de chegar ao intervalo a perder. A reviravolta chegou com golos de Pepe, numa boa cabeçada após um canto, e de Fábio Silva, oportuno a recargar um remate de cabeça de Zé Luís, também na sequência de um canto.

Aos 36 anos, Pepe, um dos grandes centrais do futebol europeu deste século, tem mais do dobro dos sorridentes 17 anos de Fábio, um talento que ontem apontou o primeiro golo pela primeira equipa do FC Porto e que certamente vai ser um nome para os compêndios do futebol. É assim o plantel do FC Porto para 2019/20, um misto da experiência dos mais calejados, com a irreverência dos mais novos. Promete.

A equipa tem agora mais uns dias de intenso trabalho no Algarve, regressando para se mostrar no Dragão, no sábado, no jogo de apresentação frente ao Mónaco.

Pepe mostrou no final satisfação pela vitória e colocou enfâse nas dificuldades que o jogo proporcionou: Este jogo é o espelho do que vamos encontrar muitas vezes no campeonato, disse o central, sem esclarecer se também se referia a um certo estilo de arbitragem...

Tal como na meia-final, Sérgio Conceição delegou no adjunto Vítor Bruno a análise ao jogo, que sintetizou com um manifesto para a época. É sempre bom ganhar, o FC Porto está habituado a ganhar e vamos fazer tudo para voltar às conquistas, é isso que nos move.

Daqui a pouco, às 11h, o FC Porto conhecerá o nome do adversário na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o primeiro obstáculo para chegar à Champions e que será também o primeiro jogo oficial da temporada, com a primeira mão marcada para 6 ou 7 de agosto (a segunda será uma semana depois, a 13). Club Brugge, da Bélgica, Krasnodar, da Rússia, Istanbul Basaksehir, da Turquia e Linz, da Áustria, são os possíveis adversários, sendo que a nossa equipa beneficia do estatuto de cabeça de série.

O FC Porto B também jogou ontem e também ganhou. Os mais novos derrotaram o Al-Duhail, do Catar, por 3-1, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares do Torneio de Verão António Assunção Barral, disputado na Póvoa de Varzim. Tony Djim (30m), Rodrigo Valente (54m) e Christopher Lungoyi (84m) marcaram os golos dos “bês”.

Uma palavra de parabéns para a seleção nacional de Sub-20 de basquetebol, que venceu o Europeu, divisão B, ao bater a República Checa na final por 73-57. Vlad Voytso, Francisco Amarante, João Guerreiro e Henrique Barros são jogadores do FC Porto e contribuíram para esta vitória.

21/07/19

Aconteceu a 21 Julho 2001

Neste dia, era anunciado o final da carreira de jogador de Domingos Paciência, que assumiria o comando técnico do FC Porto B. Um dos grandes avançados da história do clube e do futebol nacional, Domingos marcou 144 golos em 378 jogos com a camisola do FC Porto, conquistando 17 títulos: sete campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças.

Dragões Diário 21-07-2019

Luis Díaz precisou de pouco tempo para perceber que o FC Porto é como uma família. Há união e todos remam para o mesmo lado, salientou o extremo colombiano à margem de mais uma sessão de trabalho em Lagos e de uma notícia infeliz: Loum contraiu uma microrrotura na coxa direita e está remetido a tratamento.

Sem o médio senegalês, o FC Porto disputa esta noite a final da Copa Ibérica, frente ao Getafe, no Estádio Municipal de Portimão (20h30, Sport TV1). No próximo sábado, a equipa regressará ao Dragão para receber o AS Mónaco, adversário de boa memória, na apresentação aos sócios e adeptos portistas. Os bilhetes continuam à venda.

O FC Porto B entra hoje de manhã em campo, a partir das 11h, para defrontar o Al-Duhail SC (Qatar) no jogo de atribuição dos 3º e 4.º lugares do Torneio António Assunção Barral, na Póvoa de Varzim. Ontem, a formação orientada por Rui Barros perdeu por 1-0 frente aos Sub-23 do Portimonense.

A equipa de bilhar às três tabelas concluiu um ciclo brilhante com a conquista da Taça de Portugal, a 18ª do palmarés, frente ao Sporting no Estádio de Alvalade. Os Dragões garantiram a dobradinha depois de se terem sagrado vice-campeões europeus a 30 de junho, de terem visto Dick Jaspers subir ao lugar mais alto do pódio na 4ª etapa da Taça do Mundo a 7 de Julho e de terem vencido o campeonato nacional a 14 de Julho.